Partilhar

Basset Hound

28 abril 2016
Basset Hound

O basset hound pertence ao grupo dos lebreiros e é originário de Saint Hubert (França) onde um nobre aficionado por caça escolheu esta raça para as suas saídas de caça privadas. A moda espalhou-se por todo o país até chegar à Grã-bretanha. Uma vez em Inglaterra, a criação destes cachorros continuou, acabando por adotar uma origem inglesa.

Possuem um aspeto singular que lhes garante uma sólida base de admiradores por todo o mundo. São excelentes companheiros para a caça, embora a maioria dos amantes desta raça prefira, hoje em dia, adotá-lo como cachorro de companhia, ignorando essas qualidades.

Origem
  • Europa
  • França
  • Reino Unido
Classificação FCI
  • Grupo VI
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado

Aspeto físico

O atributo mais significativo de um basset hound é o seu aspeto físico, muito marcante e original que, combinada com o seu aspeto triste, torna o cão adorável. O corpo deste cachorro é longo e espesso em proporção às suas patas muito curtas.

A cabeça é grande e está coberta de rugas na testa e nos olhos. É de notar que possui ainda uma grande papada e lábios superiores que caem folgadamente sobre os inferiores, fazendo com que os últimos não sejam visíveis. As suas longas orelhas caem ao redor do seu rosto.

Apesar do seu pequeno tamanho, é um cachorro robusto que mede entre 33 e 38 centímetros até ao ombro, pesando entre 35 e 40 quilogramas de peso. Isto acaba por formar um físico um tanto desproporcional, mas não desagradável.

Em relação às cores da pelagem, devemos destacar que cada exemplar tem uma cor única e diferente do resto dos seus irmão, embora possam ser muito parecidos. Geralmente, possuem uma combinação tricolor que inclui branco, preto e fogo, mas também podemos encontrar exemplares de cor branca e marrom. O seu pelo é curto e duro.

Personalidade

O basset hound é um cachorro afável, divertido e bem humorado, o que não combina com o seu aspeto triste e solitário. É muito familiar e adora desfrutar de jogos, passeios e excursões com a sua família.

É uma raça que, como muitas outras, despreza a solidão e a falta de contato com aqueles que considera a sua família. Por isso, não é de estranhar que nos siga por toda a casa durante o dia e que aceite a presença de outros pets no lar, preferencialmente da mesma raça.

Adapta-se bem a qualquer núcleo familiar, incluindo casais, famílias e crianças. O tutor deve sempre proporcionar distrações como brinquedos diversos para que tenha "coisas para fazer".

Comportamento

No geral, falamos de uma raça que aceita a companhia dos mais pequenos e aguenta as suas travessuras de forma paciente. Ainda assim, é importante que o tutor eduque as crianças para que não puxem as suas longas orelhas, evitando assim qualquer reação negativa por parte do seu pet. As brincadeiras entre ambos serão ativas e divertidas. Se o seu objetivo é compartilhar o cachorro com toda a sua família, é garantido que vai desfrutar de um animal muito especial.

Ainda que se trate de um cachorro de caça, o basset hound pode chegar a ter uma excelente relação com outros pets dentro do lar. Se for socializado corretamente, o seu novo cachorro pode chegar a ser amistoso com quem você quiser.

Cuidados

Observando as suas características físicas, podemos ver que com o seu corpo alongado e peso elevado, é fácil o cachorro ganhar dores de costas. Você pode detetar esse problema facilmente, observando se ele evita subir escadas ou não. Se vir que ele hesita ou se recusa a fazê-lo, deve consultar o veterinário o mais rápido possível.

Proporcione brinquedos e mordedores suficientes e variados para desviar o seu instinto rastreador que pode resultar na ocasional destruição durante a sua aprendizagem e crescimento. Se passa muito tempo fora de casa, talvez deva considerar outro pet pois o basset hound não tolera a solidão particularmente bem.

Deve fomentar e manter a sua musculatura saudável pois esse é um cachorro que tende a engordar com facilidade. Por esse motivo, recomendamos longas caminhadas largas com pausas sempre que ele o desejar.

Deve ser escovado com uma certa regularidade (2 ou 3 vezes por semana) para manter o seu pelo bonito e brilhante. Deve tomar banho uma vez por mês e cuidar das suas babas e remelas sempre que necessário.

Saúde

Pode sofrer problemas genéticos ou hereditários no decorrer da sua vida, uma vez que os contínuos cruzamentos entre familiares desta raça aumentam a probabilidade de sofrer de problemas de saúde complicados como a displasia de anca, entre outros. Evite que ele ganhe o hábito se subir no sofá, nas pessoas ou em outras superfícies para prevenir uma possível hérnia discal.

O basset hound também pode sofrer de glaucoma ou conjuntivite se as suas necessidades e cuidados básicos não forem controlados. Mesmo que não o aparente, é um cachorro delicado. Controle a sua alimentação para que não inclua demasiada gordura.

Educação

Embora se esteja falando de um cachorro medianamente inteligente, a sua predisposição para agradar a sua família fará com que se torne menos teimoso e obstinado do que geralmente aparenta. Com o reforço positivo, uma correta atividade física e muito carinho por parte dos seus tutores, podemos afirmar que a educação de um basset hound não é complicada.

Fotos de Basset Hound

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Basset Hound

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Basset Hound

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
1 comentário
Damauri
Meu basset é muito lindo, tem 10 meses e é um mulecão, esta caido muito pelo dele, mas muito mesmo. e não é só nas duas estações do ano, o pelo dele é lindo, brilhante sedoso, e se demoro mais que 6 dias para dar banho ai cai mais pelo ainda, escovo os pelos 2 a 4 vezes ao dia, tem pelo oleoso, come ração premier, esta sempre em lugar limpo a não ser quando vamos passear na rua.


Nelson Ferreira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Damauri, muito obrigado pelo seu comentário. Um dos problemas pode ser precisamente o fato de você estar dando demasiados banhos ao seu cachorro.

Dá uma olhada nestes dois artigos sobre esse tema do banho e dos tipos de pelo do cachorro:

https://www.peritoanimal.com.br/com-que-frequencia-se-deve-dar-banho-ao-cao-21601.html

https://www.peritoanimal.com.br/tipos-de-pelo-do-cachorro-e-como-cuidar-de-cada-um-7896.html


Basset Hound
1 de 12
Basset Hound

Voltar ao topo da página