Partilhar

West Highland White Terrier

Atualizado: 10 outubro 2018
West Highland White Terrier

O West Highland White Terrier, Westie, ou Westy, é um cão pequeno e amigável, mas valente e corajoso ao mesmo tempo. Desenvolvido como um cão de caça, hoje em dia é um dos melhores animais de estimação que existem. Esta raça de cães vem da Escócia, mais especificamente Argyll, e é caracterizada por seus pelos brancos brilhantes. Apareceu no início do século XX, como resultado da descendência dos terrier de monte de pedras que tinham pelos brancos e creme. No início, a raça foi usada para caçar raposas, mas logo se tornou o excelente cão de companhia que conhecemos agora.

É um cão muito carinhoso e sociável, por isso é ideal para famílias com crianças, que podem dar-lhes muita companhia e carinho. Além disso, esta raça precisa fazer uma atividade física moderada, por isso é perfeitamente compatível com quem mora em um apartamento pequeno ou em casa. Se você quiser adotar um Westie, esta ficha de raças do PeritoAnimal irá ajudá-lo a resolver todas as suas dúvidas.

Origem
  • Europa
  • Reino Unido
Classificação FCI
  • Grupo III
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do west highland white terrier

Esta raça originou-se nas terras altas da Escócia ocidental. De fato, a tradução literal de seu nome é "white terrier das terras altas ocidentais". Inicialmente, a raça era indistinguível de outro terrier de pernas curtas escocês, como o monte de pedras, o Dandie Dinmont e o terrier escocês. No entanto, com o passar do tempo cada variedade foi criada separadamente, até se tornarem verdadeiras raças de cães.

Estes terrier foram originalmente criados como cães para a caça de raposa e texugo, e tinham pelagem de cores diferentes. Dizem que o Coronel Edward Donald Malcolm decidiu criar apenas cães brancos depois que um dos seus cães vermelhos morreu porque ele foi confundido com uma raposa ao sair da toca. Se a lenda for verdadeira, essa seria a razão pela qual o westie é um cão branco.

Em 1907, esta raça foi apresentada pela primeira vez na prestigiada exposição de cães da Crufts. Desde então, o west highland white terrier tem desfrutado de grande aceitação em corridas de cães e em milhares de casas ao redor do mundo.

West highland white terrier: características físicas

O cachorro west highland white terrier é de pequeno porte, ideal para quem mora em apartamento porque mede cerca de 28 centímetros até a cernelha e geralmente não ultrapassa 10 kg. Em geral, as fêmeas são um pouco menores que os machos. Este é um cão pequeno e compacto, mas com uma estrutura forte. As costas estão niveladas (retas) e a lombar é larga e forte, enquanto o peito é profundo. As pernas são curtas, musculosas e fortes.

A cabeça do west highland white terrier é um pouco volumosa e é coberta com pelo abundante. O nariz é preto e um tanto alongado. Os dentes são grandes em relação ao tamanho do cão e são bastante poderosos, afinal era um recurso útil para caçar raposas em sua toca. Os olhos são médios e escuros e têm uma expressão inteligente e alerta. O rosto do Westie é doce e amigável, parece estar sempre alerta por causa de suas orelhas pontudas. A cauda é um elemento típico e muito característico da aparência do West Highland. É coberto com abundante pelo áspero e é o mais reto possível. Tem a forma de uma pequena cenoura, tem entre 12,5 e 15 centímetros de comprimento e em nenhuma circunstância deve ser cortada.

A característica mais notável do West Highland é seu lindo pelo branco (a única cor aceita) resistente, que é dividido em uma camada interna de pelo macio e denso que contrasta com uma camada externa de pelo duro e mais áspero. A camada externa normalmente cresce até os 5-6 centímetros, combinado com pelo branco, torna essencial ir ao cabeleireiro com alguma regularidade. O corte do pelo tipo pelúcia é um dos mais usados ​​para esta raça.

West highland white terrier: personalidade

Corajoso, esperto, muito seguro de si e dinâmico, o westie é talvez o mais carinhoso e sociável dos cães terrieres. Mesmo assim, lembre-se de que é um cachorro projetado para caçar animais perigosos, como raposas. Embora dependa de cada animal, o west whighland white terrier geralmente se relaciona perfeitamente com outros cães graças ao seu temperamento equilibrado e amigável. É importante que como qualquer outro cão, ele deve ser socializado corretamente a partir de passeios a parques e ambientes próximos para conhecer outros animais de estimação e pessoas.

Devemos saber que esse maravilhoso cão também é o companheiro perfeito das crianças, com as quais você desfrutará de um ritmo ativo de brincadeiras. Se sua intenção é adotar um cachorro para que seus filhos aproveitem o tempo com ele, porém devemos ter em conta seu pequeno tamanho e que tipo de jogo escolhido para brincar pois pode terminar com uma perna quebrada. Devemos educá-los para que o jogo entre o animal de estimação e as crianças seja apropriado. Além disso, eles tendem a latir e cavar, isso pode complicar a vida das pessoas que gostam de silêncio extremo e um jardim bem cuidado. No entanto, eles são excelentes animais de estimação para pessoas dinâmicas que gostam de atividades ao ar livre.

Em geral, costumamos dizer que é um cachorro com uma personalidade forte, muito determinado e corajoso, apesar de seu pequeno tamanho. O Westy é um cão ativo e afetuoso que adora sentir-se parte do núcleo familiar. Ele é um cão muito complacente e carinhoso com aqueles que cuidam dele todos os dias, a quem vai oferecer sempre sua versão mais positiva da vida. Doce e inquieto, Westie adora um passeio pelo campo ou pelas montanhas, mesmo que ele seja um cão idoso. É essencial que você brinque com ele regularmente para manter sua agilidade e inteligência como ele merece.

West highland white terrier: cuidados

A pele do West Highland é um pouco seca e se der banho muito frequente pode torná-lo propenso a ter feridas. Vamos tentar evitar este problema lavando-o com uma regularidade de aproximadamente 3 semanas com um shampoo exclusivo recomendado para a raça. Depois do banho, secar os ouvidos com uma toalha, uma parte do corpo que precisa de uma limpeza regular.

A escovação do pelo também deve ser regular, assim sua pele ficará saudável e brilhante. Além disso, a escovação é agradável para a maioria dos cães, por isso afirmamos que a prática de seu cuidado promoverá um vínculo entre você e o pet. Embora a manutenção do cabelo não seja tão complicada, o westie tende a se sujar facilmente por ser completamente branco. É normal que suje o focinho ou as pernas depois de comer ou brincar, um truque é usar lenços umedecidos para limpar a área. Também é necessário prestaremos atenção aos dutos lacrimais que tendem a acumular remelas e, às vezes, a criar manchas marrons.

Não é um cão que precisa de grandes doses de exercício, por isso, fazer duas ou três caminhadas diárias com um ritmo ativo será suficiente para que os west highland white terrier sejam felizes e saudáveis. Por causa de seu pequeno tamanho, este cão pode se exercitar dentro de casa, mas também gosta de brincar ao ar livre. Além disso, é importante dar a este cão toda a companhia que ele precisa. Como ele é um animal muito sociável, ele precisa passar bastante tempo com sua família e não é bom deixá-lo sozinho por longos períodos de tempo.

West highland white terrier: educação

Os Westies tendem a ser amigáveis ​​com as pessoas e podem se dar bem com outros cães quando são socializados adequadamente. Pelo seu forte instinto de caçador, são incapazes de tolerar animais de pequeno porte, pois tem a tendência de caçar. De qualquer forma, é importante começar a socialização dos cães desde cedo, para evitar futuros problemas de timidez ou agressão. A forte personalidade desses pequenos cães levou muita gente a pensar que é difícil treiná-los, mas isso não é verdade. O west highland white terrier são cães muito inteligentes que aprendem rapidamente quando são treinados em positivo, com métodos como treinamento de clicker, guloseimas e prêmios. Eles não respondem bem às técnicas tradicionais de treinamento, baseadas na punição e no reforço negativo, você só precisa dar treinamento regular. Ele está sempre atento pendente de seu território, pronto para defendê-lo, por isso afirmamos que é um excelente cão vigilante .

West highland white terrier: doenças

Filhotes de cachorro westie são especialmente vulneráveis ​​à osteopatia craniomandibular, uma condição que envolve o crescimento anormal da mandíbula. É genético e deve ser tratado corretamente com a ajuda de um veterinário. Geralmente aparece cerca de 3-6 meses de idade do filhote e desaparece aos 12 anos, após a aplicação de corticosteroide, remédios naturais, entre outros. É grave apenas em algumas situações.

Outras doenças que o west highland white terrier pode sofrer são Doença de Krabbe ou doença de Legg-Calve-Perthes. Westie também tem tendência, embora com menos frequência, a cataratas, luxação patelar e intoxicação por cobre.

Fotos de West Highland White Terrier

Artigos relacionados

Suba a sua foto de West Highland White Terrier

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre West Highland White Terrier

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

West Highland White Terrier
1 de 14
West Highland White Terrier

Voltar ao topo da página