Partilhar

As melhores raças de cachorros para alérgicos

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 11 maio 2016
As melhores raças de cachorros para alérgicos

Ver fichas de  Cachorros

Uma pessoa sofrer de alergia a cachorros não implica que o seu corpo esteja emitindo uma resposta imunitária provocada pelo animal em si, mas por uma série de alérgenos que eles produzem. Os principais alérgenos que os cachorros produzem são proteínas que podem ser encontradas na saliva, na caspa e nas glândulas sebáceas (localizadas na derme) do animal.

Se você sofre se alergia a proteínas da caspa e da pele de cachorro, deve saber que existem vários cães chamados de hipoalergênicos por produzirem uma quantidade menor de caspa e quase não soltarem pelo, outra das vias por onde os alérgenos chegam às pessoas, causando reações alérgicas. Continue lendo esse artigo do PeritoAnimal e descubra quais são as melhores raças de cachorros para alérgicos.

Cachorros hipoalergênicos

Como comentado no início do artigo, as raças de cachorros hipoalergênicas são as mais indicadas para as pessoas com alergia a cães. No entanto, é importante ter em conta que, mesmo que sejam hipoalergênicas, isso não quer dizer que não provoquem nenhuma reação alérgica. Apenas produzem uma quantidade menor de alérgenos e, por isso, uma pessoa alérgica consegue tolerá-las melhor. Mesmo assim, cada pessoa é diferente e não está cientificamente provado que todas as raças hipoalergênicas sejam adequadas para quem sofre de alergia a cachorros. Por esse motivo, é possível que algum dos cães listados abaixo provoquem alergia. Nessa lista, poderá encontrar cachorros que não soltam pelo, que não têm pelo ou que não produzem caspa.

Se, or outro lado, o alérgeno que desencadeia a resposta imunitária do seu corpo se encontrar na saliva, deve consultar o seu médico para saber se pode ou não desfrutar da companhia de um cachorro, em função do grau da sua alergia.

Terrier americano sem pelo

O american hairless terrier é um dos mais recomendados para pessoas com alergia a cachorros por dois motivos: não tem pelo e não produz caspa. Embora se trate de uma raça pouco comum, o certo é que é um cachorro muito ativo, inteligente e carinhoso. A sua estatura ronda, geralmente, os 40 cm de altura e possuem um corpo esculpido e uma aparência elegante. A sua grande inteligência faz deles cachorros muito fáceis de adestrar, enquanto a sua personalidade brincalhona e enérgica garante um companheiro com quem treinar, correr e brincar.

As melhores raças de cachorros para alérgicos - Terrier americano sem pelo

Yorkshire terrier

Para as pessoas alérgicas que vivem em apartamentos, o yorkshire terrier é o cachorro perfeito. Como quase não solta pelo nenhum, a pequena quantidade de alérgenos que pode produzir não será espalhada por toda a casa, de modo que os sintomas de alergia não devem ser aparentes. Devem, no entanto, ser estabelecidas diretrizes de higiene e escovagem diária para evitar que o pelo do seu yorkshire terrier se emaranhe ou suje.

As melhores raças de cachorros para alérgicos - Yorkshire terrier

Cachorros do tipo bichon

Os cachorros tipo bichon fazem parte da lista das melhores raças para alérgicos porque, como acontece com o yorkshire, não perdem pelo. Apesar de contarem com um volumoso manto, tanto o bichon maltês como o frisé e o bolonhês são compatíveis com este tipo de alergias. Além de escovar o seu pelo diariamente, deve prestar especial atenção ao cuidado dos seus olhos e canal lacrimal.

As melhores raças de cachorros para alérgicos - Cachorros do tipo bichon

Schnauzer

Além de ser um dos cachorros mais populares pela sua beleza, variedade de tamanhos e fácil adestramento, o schnauzer também é adequado para pessoas alérgicas pela pequena quantidade de pelo que solta. É uma raça ativa e brincalhona que, geralmente, se relaciona bem com adultos e crianças dispostos a oferecer todo o seu carinho, pois podem facilmente sentir-se tristes e desenvolver uma atitude negativa.

As melhores raças de cachorros para alérgicos - Schnauzer

Cachorros de água

Tanto o cachorro de água espanhol, como o português, o caniche e o poodle são ideais para pessoas com alergia pois não perdem pelo nenhum. A sua pelagem encaracolada e compacta com textura e aparência semelhante à lã não se solta da sua pele. Por esse motivo, não se espalham alérgenos por toda a casa. Para evitar que se emaranhe, é imprescindível escovar o cachorro de água em questão com uma escova própria para este tipo de pelo. Mesmo assim, recomendamos que leve o cachorro a um centro de estética canina para que ele faça o melhor corte e aconselhe qual o tipo de shampoo que deve usar.

As melhores raças de cachorros para alérgicos - Cachorros de água

Shih Tzu

De origem chinesa, o Shih Tzu é adequado tanto para pessoas com alergia como para asmáticos por fazer parte dos cachorros que não soltam pelo. É uma raça muito carinhosa, ativa e inteligente que adora companhia dos seus tutores e outras pessoas. Para manter a sua pelagem em perfeitas condições, deve escová-lo diariamente e levá-lo ao centro de estética canina para cortar o pelo.

As melhores raças de cachorros para alérgicos - Shih Tzu

Galgo italiano e inglês

Tanto o galgo italiano como o inglês contam com um pelo muito curto que não costuma acarretar consequências negativas para as pessoas alérgicas. Se procura um cachorro pequeno, tranquilo e de adestramento fácil, opte pelo galgo italiano. Se é um amante de raças grandes, o galgo inglês é o companheiro perfeito para você. Outra vantagem dos galgos é o seu caráter nobre, leal e fiel. Se adotar um destes cachorros, terá consigo num eterno companheiro que lhe oferecerá todo o seu carinho.

As melhores raças de cachorros para alérgicos - Galgo italiano e inglês

Samoyedo

Não se deixe enganar pelo seu volumoso e precioso manto. O Samoyedo também é uma das melhores raças para alérgicos porque apenas produz caspa, um dos principais alérgenos. Além disso, e apesar de parecer o contrário, é uma raça que geralmente não solta muito pelo. Desse modo, se gosta de raças de cachorros grandes, carinhosas, brincalhonas e ativas, esse é o companheiro perfeito.

As melhores raças de cachorros para alérgicos - Samoyedo

Airedale terrier

Dentro das raças de cachorros de porte médio e grande, o maior dos terriers também é ideal para pessoas alérgicas por não soltar pleo nenhum. Este cão é extremamente protetor e se dá muito bem com crianças. É inteligente, carinhoso e de fácil adestramento. Requer escovagens semanais e cortes de pelo para se manter bem asseado.

As melhores raças de cachorros para alérgicos - Airedale terrier

Outras raças hipoalergências de cachorros

    Embora as raças anteriores sejam as mais indicadas, cada pessoa é um caso diferente e pode apresentar algum sintoma de alergia com as mesmas, como mencionado anteriormente. Por isso, e para que possa encontrar o melhor cão para você, consulte a seguinte lista que inclui outros cachorros hipoalergênicos:

    • Basenji
    • Bedlington terrier
    • Bearded collie
    • Cairn terrier
    • Coton de tulear
    • Cão de crista chinês
    • Dandie dimmont terrier
    • Fox terrier
    • Kerry blue terrier
    • Cão pelado peruano
    • Puli
    • Sealyham terrier
    • Cão d'água irlandês
    • Welsh terrier
    • Terrier escocês
    • West highland white terrier

    Se deseja ler mais artigos parecidos a As melhores raças de cachorros para alérgicos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Ideal para.

    Escrever comentário sobre As melhores raças de cachorros para alérgicos

    Adicione uma imagen
    Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
    O que lhe pareceu o artigo?
    2 comentários
    marlene
    Os cachorros Lyasa são muito alérgicos????
    Pedro
    Poderia me informar onde encontro american hairless terrier para comprar no Rio de Janeiro? Obrigado.

    As melhores raças de cachorros para alérgicos
    1 de 10
    As melhores raças de cachorros para alérgicos

    Voltar ao topo da página