Partilhar

Whippet

18 outubro 2016
Whippet

O Whippet é um dos galgos mais leves, alcançando um tamanho reduzido em comparação com outros galgos. Este parece um Greyhound de tamanho pequeno e, antigamente era usado como cão de caça e de corridas. De origem britânica, o Whippet é um cachorro realmente popular, geralmente pelo seu porte bonito e elegante. Trata-se de um cachorro ativo, brincalhão e muito sociável que nos lembra o Galgo Inglês.

Se está pensando em adotar um Whippet e tem dúvidas sobre as suas caraterísticas (como o tamanho e o peso), a sua personalidade ou a educação que vai precisar, entrou no sítio certo. Nesta ficha de raça do PeritoAnimal vamos lhe explicar tudo sobre a raça Whippet. Continue lendo e descubra tudo sobre este adorável e mediano galgo.

Origem
  • Europa
  • Reino Unido
Classificação FCI
  • Grupo X
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

História do Whippet

O Whippet é proveniente de cruzamentos entre o Greyhound e raças de cachorros do tipo terrier. Os cruzamentos realizados deram lugar a um dos cães mais rápidos que existem atualmente, capaz de alcançar os 60 quilômetros por hora em poucos segundos. De fato, o Whippet é o cachorro que alcança a maior aceleração. Estes cães foram utilizados como cães de corridas e de caça de coelhos e lebres. Atualmente estas tarefas não são habituais e cada vez são mais comuns os Whippet como animais de estimação, que desfrutam de uma vida calma sem terem que trabalhar.

Caraterísticas físicas do Whippet

O padrão da raça aceite pela FCI indica que a aparência do Whippet combina poder e força com elegância e linhas bonitas, mas é difícil apreciar o poder e a força desta raça canina à primeira vista. Muito pelo contrário, uma visão geral do Whippet costuma fazer pensar que se trata de um cachorro delicado e frágil. No entanto, um conhecimento mais profundo da raça revela cachorros fortes e resistentes, com muito boa predisposição para a atividade física.

A cabeça do Whippet é longa e fina, achatada no topo. Vai ficando estreita até o focinho, que também é comprido e fino. Os olhos são ovais, brilhantes e de uma expressão muito vivaz. As orelhas pequenas e em forma de rosa, são de textura fina. O pescoço comprido e musculado é arqueado. As costas são largas, firmes e um pouco longas, enquanto que o lombo é forte e apresenta uma ligeira curvatura. O peito profundo apresenta uma parte anterior baixa e bem definida, e continua com o abdômen bem retraído.

A cauda do Whippet é comprida e termina em uma ponta afiada. Apesar do cachorro a levantar quando está ativo, nunca a leva por cima do dorso. O pelo é fino, curto e compacto, podendo ser de qualquer cor.

A altura na cernelha que os machos podem alcançar oscila entre os 47 e 51 centímetros. A altura na cernelha das fêmeas oscila entre 44 e 47 centímetros. O peso não está indicado no padrão FCI da raça, mas os Whippet costumam pesar entre 9 e 20 quilos.

Caráter do Whippet

O Whippet é um cão de caráter tranquilo, gentil, doce e sensível. Pode ser reservado com os estranhos, pelo que é recomendável socializá-lo desde filhote para evitar problemas de timidez quando o cachorro for adulto. No entanto, o fato de ser reservado com os estranhos pode ser útil se deseja um cachorro de guarda que o avise.

Estes cães não suportam bem os castigos, nem físicos nem psicológicos. O adestramento positivo funciona muito bem e, é o estilo de adestramento canino que se deve escolher para esta raça. O adestramento com clicker é talvez a variante mais aconselhável de adestramento positivo para treinar um Whippet.

Estes cachorros costumam se dar bem com as crianças, sempre que estas últimos não maltratem o cachorro. Esta raça de cachorro não é a melhor opção como pet para crianças pequenas. Mas são excelentes animais de estimação para crianças de maior idade que são capazes de se controlar e tratar bem o seu cachorro.

Não é fácil ter um Whippet junto com outro animal de estimação mais pequeno, uma vez que estes cachorros têm um forte instinto caçador e costumam perseguir e capturar todos os animais pequenos que se mexem rápido. Sabe-se de vários casos em que Whippets mataram outros pets, como gatos e coelhos. No entanto, costumam se dar bem com outros cães.

Cuidados do Whippet

Devido à sua pele fina e ao seu pelo curto, estes cachorros são muito sensíveis ao frio e devem ser protegidas com roupa para cachorros quando o clima for frio. Caso contrário, poderá ver como treme o seu cachorro elegante. Por outro lado, o pelo curto do Whippet é fácil de manter. Costuma ser suficiente uma escovação regular e um banho ocasional. Além disso, o Whippet perde pelo regularmente.

Podem se adaptar a viver em um apartamento, mas precisam de fazer exercício intenso com certa frequência. Não se esqueça que são galgo e, como tal, precisam de correr para liberar a sua energia. Por isso, é melhor contar com um jardim cercado onde o Whippet possa correr livremente. Se não contar com um jardim, é aconselhável dar ao Whippet, pelo menos uma vez por dia, a oportunidade de correr livremente em algum sítio fechado. Com uns três passeios por dia e algum tempo de liberdade, o Whippet será realmente feliz.

Educação do Whippet

O Whippet é um cão tímido mas que se relacionará sem problema com outros cães, se lhe proporcionarmos uma boa socialização desde a sua fase de filhote. Para isso, deve apresentá-lo a outros cachorro, gatos e pets de forma regular, para além de pessoas e objetos de todo o tipo. Este ponto é muito importante se desejar que o Whippet conviva com outros animais além de cachorro.

Como qualquer outro cachorro, o Whippet deverá aprender as ordens básicas que lhe proporcionem segurança onde se encontrar. Além disso, isto irá permitir-lhe desenvolver uma boa saúde mental e uma boa relação consigo.

Saúde do Whippet

Estes galgos costumam viver entre 12 e 15 anos, mas podem estar sujeitos a algumas doenças relativamente frequentes na raça. Os Whippet podem sofrer de cataratas, problemas cardíacos, atrofia progressiva de retina, problemas de tireoide e hipersensibilidade a químicos e medicamentos. Além disso, têm uma pele muito fina que se pode magoar com facilidade.

Seguindo o calendário de vacinação do cachorro e consultando o veterinário a cada 6 meses poderá prevenir muitos problemas de saúde ou tratá-los rapidamente quando aparecerem.

Fotos de Whippet

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Whippet

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Whippet

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Whippet
Foto postada por ivonir ignaczak agostini:A minhaAmeli
1 de 8
Whippet

Voltar ao topo da página