Partilhar

Lhasa Apso

16 junho 2016
Lhasa Apso

O Lhasa Apso é um cachorro pequeno que se carateriza pela sua pelagem comprida e abundante. Este pequeno cachorro parece uma versão em miniatura do Old English Sheepdog e é originário do Tibete. Embora pouco conhecido, o Lhasa Apso é um cão muito popular na sua região e, apesar do seu tamanho pequeno, é um dos cachorros de guarda por excelência.

Descubra no PeritoAnimal tudo sobre o Lhasa Apso, um cachorro que apesar do seu tamanho pequeno tem um caráter excepcionalmente corajoso e único. Além disso, vamos lhe explicar os cuidados que deve ter com ele para ter sempre uma boa saúde.

Continue lendo esta ficha para saber se o Lhasa Apso é o cão ideal para si.

Origem
  • Ásia
  • China
Características físicas
Tipo de pelo

História do Lhasa Apso

O Lhasa Apso é proveniente da cidade de Lhasa no Tibete e foi originalmente criado como cachorro de guarda dos mosteiros tibetanos. É um dos melhores exemplos de que um cachorro pequeno pode ser um grande guardião.

Enquanto o Mastim Tibetano era utilizado para a guarda fora dos mosteiros, o Lhasa Apso era o preferido para a guarda dentro dos mesmos. Além disso, era utilizado em relações públicas, uma vez que se ofereciam cachorros desta raça a personalidades visitantes de outras latitudes. Na sua terra natal é conhecido como Abso Seng Kye, que significa "cão-leão sentinela". É provável que o "leão" seja devido ao seu pelo abundante, ou talvez pela sua grande coragem e valor.

Embora tenha sido originalmente criado como cão de guarda, o Lhasa Apso atual é um cachorro de companhia. O comprido e denso pelo foi de grande utilidade para manter o calor e evitar a forte radiação solar no Tibete, hoje é apenas uma atração destes cachorros pequenos mas corajosos.

Caraterísticas do Lhasa Apso

A cabeça do Lhasa Apso está coberta de pelo em abundância, que cobre os olhos do cachorro e forma barba e bigodes bem desenvolvidos. O cranio é relativamente estreito, não deve ser achatado nem em forma de maçã. Une-se ao corpo através de um pescoço forte e bem arqueado. O focinho, corte em relação ao comprimento do cranio, é reto e o nariz é preto. O stop é moderado e a mordida é em tesoura invertida (os incisivos superiores fecham por detrás dos inferiores). Os olhos do Lhasa Apso são ovais, de tamanho médio e escuros. As orelhas são penduradas e estão cobertas de pelo.

O corpo é pequeno e, mais longo do que alto. Está coberto de pelo comprido em abundância. A linha superior é reta e o lombo é forte. As extremidades anteriores do Lhasa Apso são retos, enquanto que as posteriores apresentam uma boa angulação. Os jarretes devem ser paralelos entre si. O Lhasa Apso tem um pelo comprido e de textura dura, que cobre todo o seu corpo e cai até ao solo. As cores mais populares nesta raça são o dourado, branco e mel, mas também se aceitam outras, como o cinza escuro, preto, marrom ecor de areia.

A cauda do Lhasa Apso é de inserção alta e fica sobre as costas, mas não em forma de asa. É curvada na extremidade e está coberta de pelo em abundância que forma franjinhas em todo o seu comprimento.

A altura à cruz dos machos é por volta de 25.4 centímetros. As fêmeas são um pouco mais pequenas. O padrão da raça utilizado pela Federação Cinológica Internacional não especifica um peso definido para os Lhasa Apso, mas estes cachorros pesam normalmente por volta dos 6,5 quilos.

Caráter do Lhasa Apso

Devido ao seu uso como cachorro de guarda, o Lhasa Apso evoluiu como um cachorro seguro de si mesmo, forte e ativo que precisa de exercício físico e mental. No entanto, hoje em dia está classificado entre os cães de companhia devido ao seu tamanho e aparência.

Esta raça canina costuma ser independente, pelo que a socialização desde cedo é muito importante. Embora seja um cachorro que gosta muito de mimos e carícias, costuma ser um pouco desconfiado com os estranhos.

O tamanho pequeno desta raça faz pensar que é adequada como companhia para as crianças, mas isto é um erro. Um Lhasa Apso corretamente socializado será uma boa companhia para qualquer família, mas as crianças representam uma ameaça aparente (e muitas vezes real) para a maioria dos cachorros pequenos. Por isso, o Lhasa Apso é mais adequado para famílias com filhos já crescidos ou com crianças suficientemente maturas para cuidar do seu cachorro adequadamente.

Cuidados do Lhasa Apso

É importante destacar a dificuldade que representa o cuidado do pelo do Lhasa Apso. Estes cachorros precisam de escovações frequentes, mais de uma vez por dia inclusive. Caso contrário, o pelo ficará embaraçado e poderão se formar nós. Esta necessidade particular é um inconveniente para quem não tem tempo suficiente e para quem deseja compartilhar atividades ao ar livre com o seu cachorro. Apesar do Lhasa Apso precisar de brincadeiras e exercícios, a sua necessidade de exercício não é elevada e pode viver comodamente em um apartamento.

Educação do Lhasa Apso

Para começar e, como acontece com a educação de qualquer cachorro, será muito importante começar a tratar da socialização cedo para que o cachorro possa aprender a se relacionar com pessoas, animais e objetos de todo o tipo, sem sofrer de medos ou fobias. Por outro lado, à chegada da sua fase adulto será muito importante começar a praticar ordens básicas de obediência que lhe ajudará a facilitar a comunicação com ele.

O reforço positivo dá excelentes resultados com esta raça. Por isso, é mais correto dizer que o Lhasa Apso é um cachorro fácil de treinar se se utilizarem os métodos adequados.

Saúde do Lhasa Apso

No geral, o Lhasa Apso é um cachorro muito saudável. No entanto, podem ocorrer problemas de pele se o pelo não se mantiver saudável. Também se sabe que esta raça pode apresentar uma ligeira tendência à displasia de quadril, problemas renais e úlceras. Por isso, ir de forma regular ao veterinário com ele irá ajudar a detetar qualquer tipo de problema ou mal-estar.

Deve seguir o calendário de vacinas definido pelo veterinário e prestar muita atenção aos parasitas externos, que encontram no Lhasa Apso um hóspede muito atrativo. Desparasitar o cachorro externamente de forma mensal é imprescindível.

Fotos de Lhasa Apso

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Lhasa Apso

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Lhasa Apso

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
4 comentários
Danilo de Lima Queiroz
Oi bom dia sou Danilo meu cachorro sente dores nas patas como tratar
Fátima Silva
O meu lhasa é um amor. Obediente, dócil e não se importa de ficar em casa sozinho. Eu saio é volto e a casa está impecável, ele não faz bagunça nem destruição não faz as necessidades dentro de casa nem mesmo no quintal, só na rua mesmo é muito educado e limpo, o pelo dele não tem odor forte. Resumindo pra mim é a melhor raça 😚😍
Andreza Amaral
o pelo do meu ilhasa esta caindo muito esta com falhas
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Andreza! Diferentes doenças de pele podem causar esse sinal clínica. Dê uma olhada neste artigo: https://www.peritoanimal.com.br/doencas-de-pele-nos-cachorros-7531.html
tatiana nana
Meu lhasa está com etnia na barriguinha oq faço pois não posso operar ele é filhote
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Tatiana! Você deve consultar o seu médico veterinário de confiança.

Lhasa Apso
1 de 7
Lhasa Apso

Voltar ao topo da página