Ideal para

Raças de cachorros que podem ficar sozinhos em casa

 
Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. 26 maio 2023
Raças de cachorros que podem ficar sozinhos em casa
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Embora a pandemia tenha fomentado a adesão ao trabalho remoto em todo o mundo, muitas pessoas ainda precisam cumprir uma longa jornada de trabalho presencial, o que implica em ficar várias horas longe de casa. Se esse é o seu caso e você gostaria de adotar um cachorro, talvez você esteja se perguntando quais raças de cachorros podem ficar sozinhos em casa.

Por isso, neste artigo do PeritoAnimal, compartilhamos nossa seleção de 12 raças caninas independentes e tranquilas que geralmente têm mais facilidade em lidar com a solidão e uma menor predisposição para desenvolver problemas comportamentais associados à ansiedade de separação e à destrutividade. No entanto, queremos lembrar que nenhum cachorro, seja ele de raça ou vira-lata, deve ficar sozinho por mais de sete ou oito horas, pois todos precisam ser cuidados e receber os cuidados adequados para preservar sua boa saúde física e mental. É importante ressaltar também que cães submetidos ao isolamento, com pouca ou nenhuma interação social, são mais propensos a demonstrações de insegurança e ao desenvolvimento de fobias e transtornos complexos, como a síndrome de privação sensorial. Além disso, você deve levar em consideração que um cachorro que fica sozinho por várias horas precisa de um ambiente enriquecido onde possa se exercitar e manter seu corpo e mente ativos, pois, caso contrário, ele terá grandes chances de desenvolver sintomas de estresse que afetam negativamente sua saúde e comportamento. Feitas essas observações, vamos ver quais são as melhores raças de cães que podem ficar sozinhas em casa.

Também lhe pode interessar: 29 cachorros pequenos que não crescem

Índice

  1. Lhasa apso
  2. Chow chow
  3. Basenji
  4. Shar pei
  5. Basset hound
  6. Chihuahua
  7. Pequinês
  8. Schnauzer
  9. Shiba inu
  10. Galgo
  11. Samoieda
  12. Dogue alemão
  13. Vira-latas
Ver mais >>

1. Lhasa apso

Iniciamos nossa lista de raças de cachorros que podem ficar sozinhos com o lhasa apso. Devido ao seu pequeno tamanho e temperamento independente, o lhasa apso é uma das melhores raças de cães para aqueles que moram em apartamento e precisam passar várias horas fora de casa para cumprir com seus compromissos de trabalho e pessoais. No entanto, não devemos deixar que sua aparência adorável nos faça supor que são "cãezinhos de colo", pois esses peludos originários do Tibete têm uma personalidade bastante forte e uma grande coragem. De fato, são uma raça canina muito antiga que historicamente foi treinada para desempenhar funções de guarda e alerta. Por essa razão, os cães lhasa apso precisam ser socializados desde filhotes para prevenir comportamentos indesejados associados à territorialidade e proteção de recursos, além de favorecer sua integração com outros indivíduos.

Raças de cachorros que podem ficar sozinhos em casa - 1. Lhasa apso

2. Chow chow

Falando de raças de cães antigas, o "cão leão chinês" é conhecido em todo o mundo por sua aparência elegante, independência e grande lealdade aos seus tutores. No entanto, assim como o pequeno lhasa apso, o chow chow é um cão guardião histórico em seu país de origem (China) e possui um instinto caçador bem desenvolvido, portanto, a socialização precoce é fundamental para promover uma boa convivência com outros cães e animais em geral.

Além disso, sua personalide forte e obstinada torna-o um cão relativamente difícil de treinar, por isso é mais recomendado para tutores experientes e também é uma das raças de cachorros que podem ficar sozinhos em casa.

Raças de cachorros que podem ficar sozinhos em casa - 2. Chow chow

3. Basenji

Conhecido como a raça que menos late, o basenji é muito antigo e tem origem no continente africano, onde é altamente valorizado por sua disposição para o trabalho e grande instinto de caça. Ele se destaca por ter uma personalidade independente, mas é muito ativo, exigindo um bom nível de atividade física diária e estimulação mental para manter um comportamento estável. Portanto, embora seja uma das raças de cães que podem ficar sozinhas em casa, os basenjis devem viver em um ambiente enriquecido com brinquedos e uma boa variedade de estímulos que lhes permitam gastar energia e exercitar suas habilidades cognitivas e sensoriais, tudo isso para prevenir o aparecimento de sintomas de estresse e tédio.

Eles também podem se dar muito bem com outros cães e crianças, desde que tenham acesso a um adequado processo de socialização.

Raças de cachorros que podem ficar sozinhos em casa - 3. Basenji

4. Shar pei

Aqui temos outra raça canina originária da China e com um comportamento naturalmente calmo e independente, o que facilita lidar com a solidão e diminui a predisposição a problemas relacionados à ansiedade de separação e ao afastamento de seus tutores humanos. Da mesma forma que seu compatriota, o chow chow, o shar pei possui uma personalidade forte e sua educação requer bastante paciência e conhecimento.

Os esforços aplicados na socialização e treinamento do shar pei são recompensados por sua extraordinária capacidade de estabelecer um vínculo de extrema lealdade e proteção com seus tutores. É outra das raças de cachorros que podem ficar sozinhos.

Raças de cachorros que podem ficar sozinhos em casa - 4. Shar pei

5. Basset hound

Esses adoráveis peludos de orelhas enormes e origem francesa também estão entre as melhores raças de cães que podem ficar sozinhos em casa e se adaptar bem a viver em um apartamento. Seu temperamento é conhecido não apenas pela independência, mas também por uma notável teimosia, o que pode dificultar seu treinamento. No entanto, quando são socializados desde as primeiras semanas de vida e educados com reforço positivo, os cães da raça basset hound se tornam companheiros extraordinários para crianças e desenvolvem uma invejável paciência para lidar com suas travessuras.

Se você está pensando em adotar um peludo dessa raça, recomendamos que leve em consideração que existem várias doenças comuns no basset hound que afetam sua coluna, articulações, pele, olhos e ouvidos. Além disso, há um conjunto de disfunções plaquetárias com forte componente hereditário que tem tanta incidência nesses cães que leva o nome de "trombopatia do Basset Hound".

Raças de cachorros que podem ficar sozinhos em casa - 5. Basset hound

6. Chihuahua

Esses pequenos cães mexicanos são tão populares ao redor do mundo que não precisam de apresentações. Apesar de muitos considerarem eles como "cães de colo", a verdade é que os chihuahuas têm um temperamento muito forte, corajoso e um tanto intrépido, mas precisam de uma socialização adequada desde cedo para evitar o desenvolvimento de comportamentos ciumentos ou possessivos, que são frequentemente observados em indivíduos dessa raça que não foram devidamente educados. Para evitar que isso aconteça com o seu cão, aqui estão algumas dicas e truques para adestrar um chihuahua.

Também é importante lembrar que, devido à sua morfologia e baixa densidade muscular, o chihuahua é bastante sensível ao frio e tem dificuldades naturais em regular os níveis de açúcar no sangue, o que pode levar a episódios frequentes de hipoglicemia nesses pequenos.

Quando um chihuahua é socializado desde as primeiras semanas de vida, recebe uma alimentação completa e equilibrada e tem acesso aos cuidados essenciais para preservar o seu bem-estar, acaba por se tornar perfeitamente capaz de lidar com a solidão quando seus donos não estão em casa, embora preferiram ter a companhia de outro cão da mesma raça ou tamanho.

Raças de cachorros que podem ficar sozinhos em casa - 6. Chihuahua

7. Pequinês

Outro companheiro altamente recomendado para aqueles que procuram raças de cachorros que podem ficar sozinhos e se adaptam bem a um apartamento é o pequinês. Como o nome sugere, o pequinês é uma antiga raça canina originária da China, onde foi reverenciado pelos monges budistas e acolhido como membro da realeza asiática.

Esses pequenos peludos, com uma aparência levemente similar à de um pequeno leão, são muito corajosos e estabelecem um vínculo de extrema lealdade com seus tutores, a quem não hesitarão em proteger de qualquer ameaça. De fato, eles são tão alertas e protetores que costumam ficar desconfiados na presença de pessoas e animais estranhos. Portanto, mais uma vez, a socialização precoce será a chave para que o pequinês possa conviver harmoniosamente com uma variedade de estímulos, ambientes e indivíduos, prevenindo comportamentos indesejados associados à territorialidade e à proteção de recursos.

Raças de cachorros que podem ficar sozinhos em casa - 7. Pequinês

8. Schnauzer

Atualmente, reconhecem-se oficialmente três tipos ou raças de schnauzer:

  • Schnauzer miniatura;
  • Schnauzer médio;
  • Schnauzer gigante.

Schnauzer gigante

Além de ser o maior em tamanho, o schnauzer gigante também se destaca por ter um temperamento mais independente. Um dado interessante está relacionado com a histórica versatilidade dessa raça, que tem sido usada como cão de trabalho, guardião em áreas urbanas e rurais, e até mesmo participou das duas Guerras Mundiais como cão militar. Isso significa que, com o manejo adequado e o auxílio do reforço positivo, o schnauzer gigante é capaz de aprender uma variedade de comandos de obediência, tarefas e truques, além de se sair muito bem em esportes caninos como o agility.

Schnauzer médio

O schnauzer padrão, de tamanho médio, tem sido o mais popular por muitas décadas (até a criação do schnauzer miniatura, que é ainda mais popular atualmente). Originalmente, esses cães bigodudos foram treinados para caçar pequenos roedores e desempenhar um papel de vigilância em ambientes rurais. Posteriormente, ganharam certa notoriedade como cães de boa convivência com crianças e sua transição para áreas urbanas tem sido muito bem-sucedida, especialmente como cães de companhia. Estamos falando de um cão muito leal à sua família e um ótimo protetor dos pequenos humanos, que, quando devidamente socializado, pode se tornar o cão familiar perfeito e é um dos cachorros que podem ficar sozinhos em casa tranquilamente enquanto saímos para trabalhar.

Schnauzer miniatura

Por fim, temos o schnauzer miniatura, que é atualmente um dos cães de companhia mais populares em todo o mundo. Seu tamanho pequenino é uma vantagem significativa para aqueles que vivem em apartamentos pequenos, e seu temperamento é um pouco mais doce e menos independente do que o de seus irmãos maiores. Além disso, são cães alertas e bastante ativos que precisam de um ambiente enriquecido para se entreter e se exercitar enquanto esperam o retorno de seus tutores. No PeritoAnimal, explicamos o que é o enriquecimento ambiental para cães e como aplicá-lo em sua casa.

Raças de cachorros que podem ficar sozinhos em casa - 8. Schnauzer

9. Shiba inu

O shiba inu é considerado uma das raças de cães mais independentes e que melhor lidam com a solidão quando vivem em um ambiente positivo e enriquecido. À primeira vista, esses peludos se assemelham ao akita inu, seus parentes e conterrâneos, sendo ambas as raças originárias do Japão. No entanto, o shiba é menor, tem um focinho mais pontudo e um corpo mais esbelto, enquanto o akita é bastante robusto e imponente.

Se nos concentrarmos nas características comportamentais, também encontramos diferenças importantes entre o shiba inu e o akita inu. Embora ambos sejam independentes e não latam muito, o shiba inu é muito mais brincalhão e sociável do que o akita, cujo temperamento tende a ser mais desconfiado, tímido e até mesmo imprevisível. É por isso que, embora ambos precisem ser devidamente socializados, o shiba inu é um cão muito mais recomendado para famílias com crianças e/ou outros animais.

No entanto, antes de decidir adotar um peludo dessa raça japonesa, é importante ter em mente que a manutenção de sua bela pelagem requer tempo e esforço, especialmente durante as épocas de troca de pelos, e que a educação é um aspecto indispensável em uma posse responsável. Para ajudá-lo, aqui explicamos passo a passo como adestrar um shiba inu.

Raças de cachorros que podem ficar sozinhos em casa - 9. Shiba inu

10. Galgo

A Federação Espanhola de Galgos (FEG) reconhece 15 raças de galgos, sendo as mais populares globalmente o galgo afegão, o galgo espanhol e o galgo inglês ou greyhound. Embora compartilhem as características morfológicas distintivas desse grupo de cães, encontramos uma grande variedade de tamanhos, tipos e cores de pelagem, bem como de comportamento, o que significa que há grandes chances de você encontrar um galgo que se adapte bem à sua personalidade e estilo de vida.

A principal razão pela qual incluímos os galgos entre as raças de cachorros que podem ficar sozinhos é o seu temperamento naturalmente calmo e muito dócil, assim como seu grande apreço pela companhia humana. Além disso, eles soltam muito pouco pelo e podem conviver até mesmo com pessoas alérgicas. Todavia, eles precisam de uma boa dose diária de exercícios para gastar energia e manter um comportamento equilibrado.

Outra grande vantagem de adotar um galgo é que você pode ajudar um dos muitos cães dessas raças que são abandonados após a temporada de "caça esportiva" ou considerados "ineficientes" para corridas de cães, e que estão esperando por uma segunda chance em abrigos e ONGs de proteção animal. E se você ainda tem dúvidas sobre o processo de adoção, não deixe de ler nosso artigo sobre adotar um cachorro adulto - conselhos e recomendações.

Raças de cachorros que podem ficar sozinhos em casa - 10. Galgo

11. Samoieda

"Equilibrado" é provavelmente o termo mais adequado para definir o caráter desses cães russos com uma aparência encantadora de urso de pelúcia. O samoieda é independente na medida certa, pois ao mesmo tempo em que desfruta da companhia de seus humanos e se mostra paciente e brincalhão com as crianças, é um cão perfeitamente capaz de lidar com a solidão e que responde muito bem ao adestramento.

No entanto, para que um cão samoieda possa exibir todas as suas qualidades, é importante não negligenciar sua socialização e seu estímulo físico e mental diários. Além de passear com ele pelo menos três vezes ao dia e estimulá-lo com jogos de inteligência regularmente, é altamente recomendável envolvê-lo em algum esporte canino e ensinar pelo menos os comandos básicos de obediência.

Raças de cachorros que podem ficar sozinhos em casa - 11. Samoieda

12. Dogue alemão

Para os amantes de cães gigantes e tranquilos, o grande dinamarquês ou dogue alemão pode ser o companheiro perfeito, desde que você tenha um lar suficientemente espaçoso. Esses grandalhões não são particularmente enérgicos nem brincalhões, mas sua personalidade extremamente serena, sua paciência com as crianças e grande afeto por seus donos os tornam cães domésticos por excelência. No entanto, eles podem ser um pouco desconfiados na presença de pessoas e animais desconhecidos, mas com uma boa socialização desde cedo, tornam-se muito amigáveis.

Também é fundamental saber que o dogue alemão precisa de exercício moderado regularmente, por isso é recomendado fazer pelo menos três passeios diários. Além disso, é importante levar em consideração que cuidar de um dogue alemão demanda um investimento financeiro significativo, tanto em termos de alimentação e recursos básicos quanto em medicina preventiva, pois é uma raça com predisposição genética para várias doenças, como displasia de quadril e cotovelo, torção gástrica, cardiomiopatias, etc.

Raças de cachorros que podem ficar sozinhos em casa - 12. Dogue alemão

13. Vira-latas

Em outros artigos já falamos sobre as numerosas vantagens de adotar um cão vira-lata (sem raça definida) e uma das mais destacadas é, precisamente, a surpreendente versatilidade de seu temperamento, o que permite uma adaptação a uma enorme variedade de ambientes e pessoas com diferentes personalidades e estilos de vida. Portanto, é muito mais provável que você encontre um cão vira-lata compatível com sua própria personalidade e com os traços comportamentais que você gostaria de desfrutar em seu melhor amigo.

Além disso, você ficará feliz em saber que, devido à sua alta diversidade genética, os cães sem pedigree têm uma predisposição muito baixa para desenvolver a maioria das doenças hereditárias que afetam a maioria das raças caninas. Por esse motivo, considera-se que os cães vira-latas estão entre os mais saudáveis e, quando recebem os cuidados essenciais para preservar seu bem-estar físico e mental, podem desfrutar de uma expectativa de vida privilegiada de até 16 ou 18 anos.

Portanto, não descarte um vira-lata se estiver procurando por um cão que possa ficar sozinho em casa enquanto você vai trabalhar. Fale sobre seu estilo de vida no abrigo de animais e eles irão ajudar a encontrar e adotar o companheiro ideal.

Não perca a ficha completa do famoso vira-lata caramelo.

Raças de cachorros que podem ficar sozinhos em casa - 13. Vira-latas

Se deseja ler mais artigos parecidos a Raças de cachorros que podem ficar sozinhos em casa, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Ideal para.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 14
Raças de cachorros que podem ficar sozinhos em casa