Partilhar

Boston terrier

Atualizado: 1 outubro 2018
Boston terrier

O Boston Terrier é um cachorro elegante, alegre e sociável. Pode ser o pet ideal tanto para donos experientes como para iniciantes. Falamos de um cachorro de tamanho pequeno, fácil de cuidar e realmente muito carinhoso. É perfeito para todo o tipo de famílias e não devemos dedicar tempo em excesso à sua educação. A principal qualidade deste cachorro é a sua alta sociabilidade, o seu bom comportamento e o apego que tem pelos seus familiares.

Nesta ficha do PeritoAnimal vamos lhe explicar tudo sobre o Boston Terrier como por exemplo as suas caraterísticas físicas, o caráter que possui ou os cuidados que vai precisar. Continue lendo e descubra se esta raça é a apropriada para si.

Não se esqueça que o Boston Terrier é um cachorro de tamanho pequeno, realmente frágil, por isso se tem crianças pequenas em casa deve educá-las para o tratarem de forma correta e cuidadosa.

Origem
  • América
  • Estados Unidos
Classificação FCI
  • Grupo IX
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Ideal para
Clima recomendado
Tipo de pelo

História do Boston Terrier

Ao contrário de outras raças de cachorros, o Boston Terrier tem uma história bem documentada. A raça foi desenvolvida por um cocheiro que trabalhava para pessoas ricas de Boston, em 1865. Este cocheiro dedicou-se a realizar cruzamentos entre os cachorros de raça dos seus trabalhadores, e começou cruzando um Terrier Inglês com um Buldogue. É desse cruzamento que esta raça tem a palavra "terrier" no seu nome, mas atualmente já não há nada desses cachorros de caça duros no Boston Terrier.

A ascendência desse cruzamento foi reproduzida apenas com cachorros pequenos e, principalmente com Buldogues Franceses. Isso explica a grande semelhança que existe entre o Boston Terrier e o Buldogue Francês. Com o passar do tempo, o Boston Terrier ganhou cada vez mais popularidade e hoje é um dos cães mais populares nos Estados Unidos e grande parte da Europa. Na América Latina continua sendo um cachorro pouco conhecido, mas não é absolutamente estranho.

Caraterísticas do Boston Terrier

O corpo do Boston Terrier é curto, compacto e de estrutura quadrada, quer dizer que o seu comprimento é igual à altura da cernelha. As patas deste cachorro são fortes para o seu tamanho e elegantes. A cabeça do Boston Terrier é curta e quadrada. Está bem proporcionada em relação ao resto do corpo e a sua expressão denota um alto grau de inteligência. O nariz, preto e largo, apresenta um sulco bem definido entre as narinas.

Estes cachorros apresentam um prognatismo (maxilar inferior mais longo que o superior) caraterístico que dá forma quadrada ao focinho. Os olhos são grandes, redondos e escuros. As orelhas são pequenas e erguidas. Infelizmente, o standard FCI aceita as orelhas amputadas, desde que sejam erguidas. Essa prática, embora possa dar a aparência desejada à raça, não é mais que um maltrato e falta de respeito para com os animais, e está proibida em muitos animais. A cauda do Boston Terrier é curta, fina e de inserção baixa.

O pelo típico desta raça é curto, liso, brilhante e de textura fina. Pode ser de cor marrom e branco, tigrado e branco, seal e branco e preto e branco.

O standard FCI da raça não indica uma altura em particular, mas a altura à cernelha costuma rondar os 40 centímetros. Por sua vez, o peso ideal, que está indicado no standard, divide-se em três categorias:

  • Cachorros de menos de 6,9 quilos
  • Cachorros que pesam entre 6,8 e 9 quilos
  • Cachorros que pesam entre 9 e 11,35 quilos

Caráter do Boston Terrier

Estes cachorros são amigáveis, sociáveis e gentis. Além disso, são muito leais e inteligentes. O seu bom caráter converteu-o em pet preferido de muitas famílias em todo o mundo.

Costumam ser cães muito amigáveis com as pessoas, embora um pouco reservados no início com estranhos. Além disso, têm a fama de serem grandes amigos das crianças, mas deve ter cuidado para os mais pequenos não magoarem os mais cachorros. Também costumam dar-se bem com outros cachorros e podem aprender a conviver com outros pets. De qualquer forma, é importante socializar estes cachorros quando ainda são filhotes.

Os Boston Terrier têm um alto grau de inteligência, mas são incompreendidos por muitos treinadores de tradições antigas, que pensam que se tratam de cães teimosos. A verdade é que estes cachorros aprendem com muita facilidade quando são adestrados com métodos positivos, como o adestramento com clicker. Podem aprender uma grande variedade de coisas quando o adestrador compreende e aplica os princípios fundamentais do adestramento canino.

Embora não apresentam problemas particulares de comportamento canino, estes cães precisam de muita atenção e companhia, o que pode ser complicado para que não tem tempo suficiente para um pet. Se ficarem sozinhos por períodos prolongados podem ser destruidores ou inclusive desenvolver ansiedade por separação.

Em resumo, estes cachorros são excelentes pets para famílias com e sem crianças sempre que os donos contém com o tempo suficiente para estarem junto dos seus cachorros. Apesar dos Boston Terrier não serem agressivos, não é aconselhável que sejam pets de crianças muito pequenas, uma vez que são cachorros frágeis que podem sofrer maus tratos e saírem lesionados com facilidade.

Cuidados do Boston Terrier

O pelo do Boston Terrier é fácil de cuidar e costuma ser suficiente escová-lo de vez em quando e dar-lhe banho apenas quando estiver banho. Estes cães perdem pelo regularmente, mas não muito.

No que se refere ao exercício, o Boston Terrier não precisa de muito. Os passeios diários costumam ser suficientes para o manter em um bom estado físico, mas também gostam de jogos de apanhar a bola. Muitos fãs da raça praticam agility e freestyle canino com os seus cães, que são esportes que se podem desfrutar com esta raça. No entanto, deve pensar seriamente nos riscos que o Boston Terrier enfrenta ao fazer exercício intenso em climas quentes. Nunca deve forçar estes cachorros a exercitarem-se em temperaturas elevadas, porque podem sofrer golpes de calor fatais.

Por outro lado, estes cachorros precisam de muita atenção e companhia. Não são cachorros para deixar sozinhos por muito tempo e não são aptos para famílias que passam o dia todo fora. Adaptam-se bem à vida em um apartamento e precisa de viver no interior, inclusive se viverem em uma casa. Se contarem com um jardim, podem aproveitá-lo para brincar e se divertirem, mas apenas quando está com a sua família. Caso contrário, preferem ficar sozinhos dentro de casa. Não devem dormir na rua porque a sua pelagem não lhes proporciona proteção suficiente.

Educação do Boston Terrier

A educação do Boston Terrier será muito simples uma vez que de forma natural encontramos nele um cachorro sociável. Ainda assim, será fundamental trabalhar a socialização a fundo e a aprendizagem das diferentes ordens de obediência básicas. Ao se tratar de um cachorro muito inteligente não terá problemas para se adaptar a aprender diferentes ações, sempre que utilizar o reforço positivo.

Saúde do Boston Terrier

Infelizmente, devido à sua particular morfologia, esta raça tem predisposição a várias doenças de cachorros. Os Boston Terrier são propensos a ter cataratas, luxação patelar, epilepsia, problemas de coração, alergias e sensibilidade à anestesia e outros químicos. Além disso, são muito suscetíveis aos golpes de calor e por isso deve ter muito cuidado com eles em ambientes quentes. Deve evitar que façam exercício intenso quando as temperaturas são altas.

Também se sabe que estes cachorros não são bons nadadores, pelo que se podem afogar facilmente se caírem na água. É melhor prevenir que remediar, por isso deve evitar riscos se tiver uma piscina em casa.

Fotos de Boston terrier

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Boston terrier

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Boston terrier

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Boston terrier
1 de 7
Boston terrier

Voltar ao topo da página