Curiosidades do mundo animal

Como saber se o gato está feliz?

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 18 agosto 2023
Como saber se o gato está feliz?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Como amante dos gatos, certamente você já percebeu o quão comunicativos e carinhosos eles são. No PeritoAnimal, entendemos bem isso e dedicamos cada post para expandir esse conhecimento aos tutores que, assim como você, estão interessados em compreender melhor a psicologia dos gatos, entender o seu comportamento e fazer com que os amem um pouco mais a cada dia. Com esse propósito, neste artigo você descobrirá quais sinais indicam que o seu gato está feliz.

Os sons, a linguagem corporal e os pedidos de atenção em busca de interação compõem o leque de recursos que os gatos usam para nos mostrar que estão à vontade ao nosso lado. Se depois de ler estas linhas você confirmar que o seu felino se sente sortudo por ter você como tutor, toda a comunidade poderá testemunhar a felicidade que vocês compartilham de maneira encantadora.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu cachorro é feliz

Índice

  1. Mostra a barriga
  2. Mia repetidamente
  3. Te olha com olhos semifechados
  4. Se lambe muito
  5. Demonstram interesse pela comida
  6. Ronrona perto de você
  7. Dorme ao seu lado

Mostra a barriga

A postura corporal nos fornece muitas informações sobre o quão feliz um gato está. Quando a sua cabeça está elevada de forma sustentada, ele está te dizendo que se sente contente e seguro. Se, além disso, a sua cabeça está apontada para frente, ele está te cumprimentando e dando as boas-vindas. Ele está pedindo a sua atenção para que o acaricie. Estenda a sua mão para que ele possa cheirá-la e depois coloque-a sobre a sua cabeça em um carinhoso "olá".

Se ele aproxima o nariz em direção ao seu rosto, é outra forma de te cumprimentar, e você deveria responder com mais carinhos. Os movimentos da cauda nos fornecem informações sobre o seu estado de espírito. Assim, se ela está erguida para cima, é um sinal de que o seu gato está feliz. Quando a ponta forma um pequeno gancho, é um sintoma de que ele está empolgado em te ver.

Sabemos que o nosso gato está tendo um sono agradável quando ele dorme com as patas enfiadas para baixo, pois isso é um sinal de que ele está confortável e completamente relaxado nesse ambiente. O seu gato se sente seguro em casa. A expressão máxima dele é quando ele mostra a sua barriga, uma área muito vulnerável que ele não hesita em preservar. Se ele te mostrar a barriga olhando para você e semicerrando os olhos, você pode se considerar sortudo. Ele confia plenamente em você.

Você encontrará todos os detalhes e informações relacionadas a esse tópico no nosso artigo "A linguagem corporal dos gatos".

Como saber se o gato está feliz? - Mostra a barriga

Mia repetidamente

Quando um gato está se sentindo feliz, ele quer que todo mundo saiba, e a maneira como ele expressa isso é mantendo conversas com você por meio de miados repetidos. Sabia que esse som felino tem como único propósito se comunicar com os humanos? Tons agudos expressam alegria, enquanto tons graves indicam certo desconforto ou mal-estar. Por exemplo, quando um estranho deixou seu cheiro em casa.

Embora raças asiáticas (lideradas pelo siamês) sejam as mais vocais e exigentes em interações comunicativas, se você se pergunta como saber se o gato está feliz, observe se ele emite um miado suave quando te vê pela manhã ou se gorjeia ao avistar um pássaro pela janela. São sinais inequívocos de que ele está feliz e saudável. Além disso, o ronronar, que abordaremos posteriormente, merece menção à parte.

Como saber se o gato está feliz? - Mia repetidamente

Te olha com olhos semifechados

Se o seu gato o olha com os olhos semifechados, não quer dizer que está observando em tom misterioso, mas sim o contrário. Este é um sinal que gosta de você e que se sente feliz. Lembre-se que os olhos de um gato são uma porta de expressão emocional.

Se por exemplo, ao colocar-lhe a sua deliciosa comida, vê que os olhos do gato dilatem, isto quer dizer que se encontra muito feliz e satisfeito. A dilatação repentina dos olhos de um gato são um claro sinal de excitação e felicidade.

Como saber se o gato está feliz? - Te olha com olhos semifechados

Se lambe muito

Sejam gatos felizes ou não, os gatos adoram se cuidar. Na verdade, eles dedicam um terço do dia se lambendo. Portanto, se o teu gato não negligencia a sua higiene corporal, isso é um indicativo de que ele está saudável e equilibrado. Além disso, eles também realizam a higiene social com aqueles em quem confiam, seja outro gato, outro animal ou um humano que eles apreciam e querem cuidar com esse gesto.

Se, ao contrário, o seu autocuidado é brusco e/ou impulsivo, pode ser um sinal de um distúrbio comportamental causado pelo estresse, e você deve levá-lo ao veterinário sem demora. Outra forma de marcação ou de estabelecimento de um cheiro de grupo ocorre quando ele esfrega ou encosta a sua cabeça ou as costas, por exemplo, entre as tuas pernas. O mesmo se aplica se ele lamber o teu cabelo. São demonstrações de afeto que indicam que ele confia em você e que a sua companhia o faz um gato feliz.

Leia o nosso artigo com toda a informação sobre como fazer um gato feliz.

Como saber se o gato está feliz? - Se lambe muito

Demonstram interesse pela comida

Outro sinal inequívoco de como saber se o gato está feliz é o seu interesse pela comida. Se ele tem apetite, se você o vê desfrutando daquelas horas das refeições e se ele procura por ti ou pelo seu brinquedo favorito para brincar, correr e pular, não há dúvida de que ele está saudável e contente. Não é à toa que quando os gatos mostram falta de apetite e inatividade, é o primeiro sinal de alerta de que algo está errado, seja uma condição física ou mental.

Consulta "Quantas vezes um gato come por dia?" para obter mais informações sobre o assunto.

Ronrona perto de você

Se o seu gato ronrona quando você faz carinho nele, é um sinal de que ele gosta do que você está fazendo e, portanto, é um gato feliz. Se, pelo contrário, ele ronronar quando você se aproximar dele, pode ser que não esteja muito receptivo naquele momento para interação. Geralmente, o ronronar felino está associado ao bem-estar e relaxamento. Por isso, não é estranho que isso seja acompanhado de amassar as patas e semifechar os olhos. É um estado muito agradável para eles, que os transporta de volta à infância.

Descobre a seguir "Por que os gatos ronronam?".

Dorme ao seu lado

Se o seu gato costuma escolher você para tirar sonecas, você pode afirmar com orgulho, "meu gato é feliz". O momento de dormir, assim como o de se alimentar, é especialmente delicado para eles, já que os torna vulneráveis a predadores. Portanto, se ele dorme em cima de você ou perto de você, isso é sinônimo de que ele se sente confortável e seguro ao seu lado. Isolar-se e passar muitas horas sozinho deveria te fazer suspeitar de que ele não está bem.

Agora que você viu como saber se o gato está feliz, deixamos o seguinte artigo para você consultar "Quantas horas um gato dorme por dia?".

Como saber se o gato está feliz? - Dorme ao seu lado

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se o gato está feliz?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
A sua avaliação:
Ana paula gonçalves
O meu gato é castrado,não mia,dorme no fundo cama,nunca sai casa,passa o tempo deitado ou agachado com barrida no chão,bebe pouca agua,está gordinho,sera esta doente? Rosronar rouco
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Regina
Minha gata é arisca. Não gosta de ser tocada...morde...arranha se colocar a mão nela... está comigo há dois anos...mas tá sempre juntinha..na hora das refeições tem a cadeira dela...sempre junto...não pede nada...só fica perto...vou p banho..deita em cima da minha sandália.. rsrsr... é carinhosa do jeito dela....Amo minha gatinha!!!
A sua avaliação:
Leonor
Olá!
Quanto tempo em média os(a) gatinhos(as), dormem por dia?
Obrigada
A sua avaliação:
Leonor
Olá. Acabei de adotar uma gatinha de rua com 1 mês e 2 semanas e vivo num apartamento. Ela come mas n bebe muita agua. Mas ela dorme muito. É motivo de preocupação? Já agora ela só chegou à 2 dias à casa nova.
Obrigada
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Lucimeire Barroso
Olá, tenho uma gatinha vira lata, ela tem geito de demonstrar carinho diferente de outros gatos que já tive. Ela quando se aproxima pra demonstrar carinho morde as pontas dos nossos dedos, e não os ruídos que geralmente Gatos fazem. O que isso quer dizer?
Zulmira
Bom dia
Tenho um gato de 3 anos, morava em uma casa grande com quintal grande e com mais duas gatas . Tive que mudar para uma casa bem menor e não tenho quintal . Meu gato tive que trazer comigo
Ele tem a caminha dele o lugar dele
Só que ele dormi o dia todo , quando chega a noite ele levanta come faz as necessidade dele , ai começa animação
Tem medo de tudo , quase não brinca
O que posso fazer para animar meu gato
Obrigado

Tive
Luísa Savala
Oi Zulmira! Os gatos geralmente sentem muito esse tipo de mudança, por isso, um bom conselho é enriquecer o ambiente dele. Temos um artigo que explica como pode ser feito o enriquecimento ambiental para gatos: https://www.peritoanimal.com.br/enriquecimento-ambiental-para-gatos-21655.html
De qualquer maneira, se ele continuar com essas atitudes, o mais indicado é buscar ajuda de um profissional especialista em comportamento felino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Tainara
Ola, meu gato mia muito,tambem faz xixi nas coisas ,nao sei o que fazer?????
Luana Ferreira
Boa noite, meu gato começou a urinar sangue, o que pode ser? Durante o dia o xixi está normal mas a noite ele urinou sangue estou muita assustada..
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Luana! Existem diferentes possíveis causas. Você deve visitar o seu médico veterinário de confiança o quanto antes. Leia este artigo que pode ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/meu-gato-esta-urinando-sangue-o-que-pode-ser-20933.html
A sua avaliação:
SYBELLE MAIA
PARABÉNS PELO ARTIGO MUITO NECESSÁRIO!
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Sybelle! Ficamos muito felizes que tenha gostado dessa matéria!
GEÍSA VALVERDE
MEU GATO NÃO MIA, PORQUE SERÁ?
Josiel de Assis
Já o meu mia o tempo todo e até incomoda. Mas eu gosto. Quando ele está calado, acho que tem algo errado.
Rosangela
Seu gato é totalmente branco? Li um artigo que a maioria dos gatos brancos são surdos. Não sei se é verdade. Pergunte ao seu veterinário. ⚘
A sua avaliação:
Aline Siqueira
Minha gatinha já é uma menina de 11 anos ...minha mãe faleceu e adotei ela pra mim...acredito que ela se sinta bem na minha casa uma vez que já tem seu próprio espaço sua caminha e adotou a janela da nossa sala como lugar favorito...até pede pra abrir a janela pra ficar por horas olhando lá pra baixo...( moramos no terceiro andar e temos tela de proteção) Ma s ela tem um habito de morder minhas pernas quando passo na frente dela e quando estou na cozinha fazendo as refeições seu lugar preferido é deitada no tapete exatamente no local que mais transito...ela fica o tempo todo ali ao meu lado ou embaixo dos meus pés e claro as mordidas são constantes....quase sempre não doem....será isso um bom sinal....ela me adotou como sua companheira de brincar de pega pega em casa e faço isso com frequência ela corre pela casa e eu atras dela e vice versa mas quando me acha me morde e machuca.Será que ela gosta de mim...ela não tem habito de ronronar e pouco se lava...Ela é normal?Será que é feliz com nós?
Nelson Ferreira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Aline, muito obrigado por partilhar a sua história. Em principio a sua gato parece ser uma gata completamente normal. Dê uma olhada neste artigo sobre esse tema das mordidas:
http://www.peritoanimal.com.br/porque-meu-gato-me-morde-20720.html
Esperamos que ajude! :)
danielaborges
nao ela nao gosta de vc... gatos devem ronroa todo o tempo
Sarita
Ela é uma gatinha normal. Pelo que fala ela gosta de brincar com você, isso é um bom sinal. E quanto a ronronar, varia de gato pra gato. Tenho um gato que ronrona o dia inteiro, inteiro mesmo kkk, em contra partida, tenho uma laranja que ama se esfregar na gente, mas ela só ronrona depois de muito carinho.
Mozelia maria
Quero saber tudo sobre gatos! Pois sou agaixonada! !!
beatriz sabinno
eu tembem sou apaixonada por gatos amo
Wanda
Minha gata Maria me morde Pq será ? Ela não amassa paozinho
1 de 6
Como saber se o gato está feliz?