Curiosidades do mundo animal

Como saber se meu cachorro é feliz

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 13 dezembro 2023
Como saber se meu cachorro é feliz
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os cães, assim como as pessoas, podem sentir felicidade ou, ao contrário, podem experimentar ansiedade ou até mesmo sofrer de depressão. Para saber se seu cachorro está feliz ao seu lado, observe sua postura corporal e comportamento. Se ele estiver relaxado, pedir carinho, apoiar-se em você, mexer o rabo e dormir tranquilamente, é possível afirmar que seu cachorro está plenamente feliz.

Os cães são animais muito sensíveis e podem ter mudanças de humor de acordo com diferentes situações. Como tutores e amigos, desejamos que nada atrapalhe a felicidade deles. Como os cães não falam, é necessário interpretar as pistas que indicam que estão contentes. Por isso, neste artigo do PeritoAnimal, explicamos como saber se meu cachorro é feliz.

Também lhe pode interessar: Como saber se o gato está feliz?

Índice

  1. Não perde o apetite
  2. Sempre quer brincar e passear
  3. Dorme bastante
  4. Pede carinho
  5. Gosta de explorar
  6. Está relaxado
  7. Não morde nem destrói objetos
  8. Balança o rabo
  9. Pupilas dilatadas
  10. Entrecerra os olhos

Não perde o apetite

Os cães são animais muito vorazes, a menos que tenham algum problema, seja físico ou psicológico. Se estiver doente ou deprimido, é normal perderem o apetite. Agora, como saber se meu cachorro é feliz? Um cachorro feliz irá pedir comida e devorar tudo que colocar em sua tigela. Esta é um dos 10 sinais mais reveladores de que seu pet é feliz.

Não se esqueça de que, ao comer a mesma ração todos os dias, eles podem ficar entediados e pararem de comer de uma vez. Nesse caso, preste atenção aos outros sinais para garantir que seu cachorro esteja feliz e não tenha parado de comer devido a outros problemas, o que pode ser resolvido com uma dieta de qualidade. Curioso? Confira alguns dos benefícios da comida caseira para cachorros.

Como saber se meu cachorro é feliz - Não perde o apetite

Sempre quer brincar e passear

Saber se um cachorro é feliz é fácil se você perceber que ele está ativo. Ou seja, um cachorro ativo é um cachorro feliz. Seja com seu tutor ou com outros animais, os cachorros costumam ser muito brincalhões. Além disso, estão sempre prontos para longas caminhadas para liberar energia. Existem cachorros mais dinâmicos que outros, mas, independentemente da energia que tenham, um cachorro feliz sempre quer passear e brincar.

Confira nosso artigo sobre quais são os melhores horários para passear com o cachorro.

Como saber se meu cachorro é feliz - Sempre quer brincar e passear

Dorme bastante

Um cachorro adulto dorme cerca de 16 horas por dia, enquanto os filhotes podem precisar de até 20 horas de sono. Um cachorro feliz precisará descansar adequadamente para recuperar as energias e estar pronto para pedir mais brincadeiras e passeios.

Se o seu cachorro dormir mais do que o necessário, pode ser sinal de algum problema, como depressão, tédio ou outras doenças, como cinomose ou parvovirose. É importante prestar atenção para descobrir a causa e resolvê-la o mais rápido possível.

Como saber se meu cachorro é feliz - Dorme bastante

Pede carinho

Um cachorro feliz adora estar perto de seus entes queridos e compartilhar momentos juntos. Ele pedirá carinho e demonstrações de afeto várias vezes ao dia e mostrará a barriga para que você a acaricie. Isso é um sinal de que confia em você e se sente à vontade e seguro em sua companhia.

Outra maneira de buscar seu carinho é chamando você para brincar, que, como já mencionamos, é mais uma das evidências de que seu cachorro é feliz.

Como saber se meu cachorro é feliz - Pede carinho

Gosta de explorar

Outro sinal de um cachorro feliz é que são animais muito curiosos e adoram descobrir o mundo ao seu redor. Eles gostam de cheirar e explorar coisas novas e lugares desconhecidos. Um cachorro que não se interessa por coisas e pessoas desconhecidas é um cachorro apático ou medroso, que provavelmente tem problemas de humor, socialização ou traumas do passado. De todo modo, é importante descobrir a causa e tratá-la para restaurar sua estabilidade emocional.

Como saber se meu cachorro é feliz - Gosta de explorar

Está relaxado

Caso seu cachorro esteja relaxado na maior parte do tempo, não associe isso como sinônimo de tédio. Na verdade, isso ocorre porque ele não tem nenhuma tensão que o coloque em alerta, então ele está em um estado de espírito feliz. Mesmo assim, você sempre deve ficar atento para ver como ele reage aos estímulos que você sabe que ele gosta, como, por exemplo, a pergunta "vamos passear?".

Como saber se meu cachorro é feliz - Está relaxado

Não morde nem destrói objetos

O próximo sinal de como saber se seu cachorro é feliz constitui-se em observar o comportamento do seu cachorro em relação aos móveis e objetos ao seu redor. É verdade que um dos sintomas de um cachorro entediado e triste é que ele quebra e morde tudo ao seu alcance para chamar a atenção. Portanto, se você perceber que seu pet não faz nada disso, é porque ele é um cachorro feliz.

No entanto, se for um filhote, a situação muda, pois ele ainda está em período de aprendizagem. Nesse caso, você precisará ensiná-lo sobre quais objetos pode morder e quais não, usando o reforço positivo. Uma boa sugestão para começar é lendo nosso artigo "Filhote de cachorro mordendo e rosnando: o que fazer".

Como saber se meu cachorro é feliz - Não morde nem destrói objetos

Balança o rabo

É provável que este seja um dos sinais mais óbvios de que um cachorro é feliz, já que até mesmo alguém que não é o tutor de um cachorro consegue reconhecer esse comportamento. Esses sinais corporais nos mostram que os cuidados que estamos proporcionando são eficazes e que nossos amigos estão de bom humor. Outro sinal corporal que os cachorros fazem quando estão felizes é pular, por exemplo.

Saiba mais sobre comportamento canino no artigo "Como os cachorros se comunicam?" do PeritoAnimal.

Como saber se meu cachorro é feliz - Balança o rabo

Pupilas dilatadas

As pupilas dilatadas em cachorros são um sinal momentâneo de que seu cachorro está feliz. Se essa dilatação for acompanhada por um brilho nos olhos, sem dúvida, seu cachorro é feliz. Mesmo assim, é preciso ter cuidado, pois se você notar que as pupilas do seu cachorro estão dilatadas por vários dias, pode ser sinal de algum problema de saúde.

Se quiser saber mais sobre doenças dos olhos de cachorros, não deixe de ler este post.

Como saber se meu cachorro é feliz - Pupilas dilatadas

Entrecerra os olhos

A última indicação para descobrir se seu cachorro é feliz também está relacionada aos olhos. É um gesto pequeno e sutil, mas que realmente significa muito: entrecerrar os olhos. Se, ao fazer carinho em seu amigo peludo, você perceber que ele faz esse gesto, é porque ele realmente é um cachorro feliz, pois ao entrar em contato com você, ele relaxa.

Apesar de termos mostrado 10 sinais de que seu cachorro é feliz, você é quem o conhece melhor, conhece sua personalidade e atitude etc., e é quem vai perceber qualquer mudança de comportamento e se ele está triste. Preste atenção aos detalhes e observe se o comportamento dele mudou. Acima de tudo, esforce-se para garantir que seu cãozinho tenha uma vida plena, saudável e totalmente feliz. Ele te retribuirá da mesma maneira.

Agora que descobriu como saber se seu cachorro está feliz, não deixe de conferir este vídeo em que explicamos como demonstrar que o ama:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se meu cachorro é feliz, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 10
Como saber se meu cachorro é feliz