menu
Partilhar

As posições que indicam que o cachorro está feliz

 
Por Ricardo Luis Bruno Cazeaux, Veterinário e etólogo. 5 janeiro 2021
As posições que indicam que o cachorro está feliz

Ver fichas de  Cachorros

Qualquer tutor deseja a máxima felicidade de seu cachorro. Mas como você sabe se seu cão está feliz? Além de abanar a cauda, os peludos têm outras formas de transmitir suas emoções, como por exemplo, por meio das posições em que ficam. Entretanto, é importante esclarecer que a felicidade não se reflete apenas em um determinado momento, mas também na calma e no bem-estar.

Neste artigo do PeritoAnimal, mostraremos as posições que indicam que um cachorro está feliz para que você aprenda a conhecer um pouco melhor seu parceiro de vida.

Convite para jogar

São poucas as vezes em que podemos afirmar categoricamente que um cachorro está feliz como quando jogamos algo para ele buscar. O comportamento do jogo apresenta diferentes posições, sendo uma das mais representativas a posição de convite para jogar. O cachorro levanta a parte traseira do corpo, enquanto abaixa a frente, olha para o outro cachorro ou para seu tutor e faz pequenos e rápidos movimentos até o outro começar a brincar também, correndo ou perseguindo uma bola, por exemplo.

E já que estamos falando de jogos, neste outro artigo você confere 5 jogos para brincar com seu cachorro em casa.

As posições que indicam que o cachorro está feliz - Convite para jogar

Se apoia em você

O seu amigo peludo já se apoiou em você? Esta é uma clara indicação de que seu cachorro te ama e gosta de estar ao seu lado, ou em outras palavras: seu cachorro está feliz com você.

As posições que indicam que o cachorro está feliz - Se apoia em você

Rola na grama

Seguimos falando sobre o significado das posições dos cachorros. Outra posição de felicidade quase absoluta é quando vemos o cachorro de barriga para cima na grama e começa a esfregar suas costas quase freneticamente. Essa é uma maneira de refrescar-se em épocas de muito calor e também de chamar a atenção de seu tutor.

As posições que indicam que o cachorro está feliz - Rola na grama

O cachorro deita de lado

À primeira vista esta não parece ser uma posição que mostra que um cachorro está feliz, mas sim que está calmo e relaxado. Mas a verdade é que esta é uma posição clássica que mostra o estado de bem-estar do cachorro. Além disso, você sabia que as posições de cachorro dormindo podem revelar muito sobre seu estado de espírito? Confira neste outro artigo do PeritoAnimal.

As posições que indicam que o cachorro está feliz - O cachorro deita de lado

Excitação para passear

Se você vive com cachorros, certamente sabe que eles não conseguem conter a ansiedade quando começamos a preparar tudo antes de sair para levá-los para passear. Não há dúvida de que naquele momento o cachorro está feliz e demonstra isso por meio de seu comportamento ansioso.

É muito importante passear seu cão todos os dias, pelo menos 3 vezes ao dia, pois isso lhe proporcionará o estímulo mental e o exercício diário de que ele precisa. Aqui deixamos este outro artigo com 10 motivos para passear com seu cachorro.

As posições que indicam que o cachorro está feliz - Excitação para passear

Dormir de barriga para cima

Quando um cachorro dorme de barriga para cima, isso significa que ele está muito confortável com seu ambiente, para que possa descansar facilmente expondo suas partes mais vulneráveis. Da mesma forma, os cachorros demonstram seu bom estado emocional quando adotam a posição de dormir de barriga para cima perto de sua mãe e de seus irmãos. É claro que esta posição só ocorre quando há um ótimo nível de bem-estar e tranqüilidade do cão.

As posições que indicam que o cachorro está feliz - Dormir de barriga para cima

Cachorro sorrindo

Embora a definição de posição esteja mais associada com uma determinada postura corporal, os gestos faciais também poderiam ser incluídos como parte do repertório comportamental que os cachorros exibem para demonstrar seus diferentes estados de espírito, neste caso, o de bem-estar ou felicidade.

Muitos amantes de cachorros já devem ter visto um "cachorro sorrindo". Este é um gesto muito comum em cães de certas raças, como os Dobermans, pois este comportamento tem uma forte base genética. Normalmente o cachorro que apresenta esta característica o faz em contexto de felicidade ou bem-estar, pois é o momento do retorno de seu tutor ou de algum indivíduo com quem ele tem um bom vínculo afetivo, isto é, com quem ele tem um bom vínculo afetivo.

Seremos capazes de reconhecer esta expressão quando virmos que os olhos de nosso peludo estão bem abertos e arredondados, suas orelhas estão eretas, não inclinadas nem para frente nem para trás e sua boca ligeiramente aberta sem mostrar seus dentes. Esta expressão facial é geralmente acompanhada por um movimento nervoso da cauda e uma postura corporal relaxada.

As posições que indicam que o cachorro está feliz - Cachorro sorrindo

Deita com você

Outra posição de um cão feliz é quando ele se deita ao lado de seu tutor, geralmente em uma posição ventral com a cabeça nas pernas dianteiras, observando o que acontece ao seu redor, embora também possa deitar-se e lamber as mãos ou o rosto de seu tutor como um sinal de afeto e felicidade. Muitas vezes, quando isso acontece, o cão também tende a seguir seu condutor em todos os lugares, como explicamos neste outro artigo sobre por que meu cão me segue por toda parte?

As posições que indicam que o cachorro está feliz - Deita com você

Para no meio da brincadeira

Outra posição de um cachorro feliz ocorre quando ele está correndo com algum outro cão e, de repente, para e não olha para nada, de maneira ofegante, com uma mistura de excitação, cansaço e alegria. Não há dúvida de que naquele exato momento seu peludo está passando por um dos melhores e mais aguardados momentos de seu dia.

A importância da interação de um cachorro com outro não só é necessária e benéfica para sua socialização, como também gera um dos melhores momentos de bem-estar e felicidade. Para mais informações, consulte este outro artigo sobre socialização do cachorro.

As posições que indicam que o cachorro está feliz - Para no meio da brincadeira

Posição de ataque nas brincadeiras

Qualquer pessoa que tenha tido a sorte de observar a posição de ataque (arqueada) dos cachorros durante as brincadeiras, especialmente quando brincam com outros cães, terá notado que se houver arbustos ou lugares para se abrigar, um dos cachorros escapará do outro e em um determinado momento "se esconde" e adotará uma postura de ataque. Em seguida, assim que seu perseguidor passar, ele vai atrás os papéis de caçador e presa mudarão. Esta é, sem dúvida, outra posição de um cachorro feliz.

As posições que indicam que o cachorro está feliz - Posição de ataque nas brincadeiras

Posição reta

Há outras posições que demonstram um estado de bem-estar interno em nosso cachorro. Elas não são exibidas quando descansando ou brincando, mas em qualquer outro momento. Essas posições também nos indicam o estado emocional positivo que o animal está vivendo. Um cão que se senta ao lado de seu tutor enquanto ele fala calmamente com outra pessoa, por exemplo, também é um indicador do bom momento que o cachorro está passando.

Agora que você sabe como identificar a posição de um cachorro feliz, você pode estar interessado em ler este outro artigo sobre a linguagem do cachorro e sinais de calma.

As posições que indicam que o cachorro está feliz - Posição reta

Se deseja ler mais artigos parecidos a As posições que indicam que o cachorro está feliz, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Beaver, Bonnie (2009) Canine Behavior: Insights and Answers. 2nd Edition, Elsevier Health Sciences. 2009, 315pp

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

As posições que indicam que o cachorro está feliz
1 de 12
As posições que indicam que o cachorro está feliz

Voltar ao topo da página