Partilhar

46 maneiras de fazer o seu cachorro feliz

 
Por Lucas Andrade, Biólogo. 28 agosto 2018
46 maneiras de fazer o seu cachorro feliz

Ver fichas de  Cachorros

Cachorros são considerados melhores amigos do ser humano ao redor do mundo e deve haver algum motivo para essa constatação. Tutores de cachorro sentem em sua rotina todo o cuidado e carinho que os cães podem proporcionar. Com todos esses sentimentos, sentimos que ninguém é mais feliz que nós. Por isso, nada mais justo que retribuir esse carinho e cuidado com os animais.

Se você deseja saber como deixar o seu cão feliz, nós do Perito Animal trazemos esse artigo com 46 maneiras de fazer o seu cachorro feliz, explicando como algumas atitudes e coisas de cachorro que podem te ajudar em deixar o seu pet mais feliz.

Necessidades básicas deixam seu cachorro feliz

1. Escove o pelo do cachorro:

Além de contribuir para a estética da pelagem do animal, o momento de escovação pode ser relaxante tanto para o cachorro quanto para o dono.

2. Evite que o cachorro tenha pulgas:

Pulgas são pequenos parasitas que podem aderir na pele do animal e causar diversos sintomas, como coceira excessiva e até alergia de suas picadas. É importante que você evite o contato do cachorro com as pulgas para garantir que não haja esses problemas na vida do animal.

3. Cuide das necessidades do cachorro de acordo com sua idade:

Os cachorros têm necessidades diferentes de acordo com sua idade. Geralmente, cachorros filhotes e idosos necessitam de mais atenção de seus tutores. Por isso, é bom que você trate o seu animal de acordo com suas necessidades.

4. Cuide das necessidades do cachorro:

Além das necessidades de cachorros filhotes e idosos, cada animal é uma caixinha de surpresas que pode precisar de sua ajuda em diversas questões. É importante que você tenha noção disso para garantir melhor saúde e qualidade de vida ao cachorro.

5. Mantenha água fresca sempre disponível:

A água é reconhecida como a fonte da vida e isso não se restringe apenas a vida do ser humano. A água é importante pois garante o bom funcionamento de diversas atividades metabólicas do corpo do seu cachorro. Além disso, é importante manter a qualidade da água que você serve ao cão para evitar sua contaminação, o que pode deixar seu cachorro doente.

6. Passeie com seu cachorro:

O ato de passear pode deixar seu cachorrinho feliz. Além de ser uma atividade física, o passeio permite que o seu animal conheça novos lugares, pessoas, animais e evita que o cão acabe entediado em casa, com energia de sobra para gastar.

7. Não dê remédios de ser humano ao seu cachorro sem prescrição de um médico veterinário:

É normal que os tutores de cães fiquem desesperados quando o animal fica doente. Nesses momentos, é importante você saber que alguns medicamentos que você usa podem fazer mal ao cachorro. Por essa razão, é necessário que você medique o cão apenas com medicamentos prescritos pelo médico veterinário.

8. Castre o seu cachorro:

Castrar é útil pois garante benefícios à saúde do seu cão. A atitude de castrar é benéfica e poderá deixar o cachorro saudável.

9. Corte as unhas do cachorro:

Cortar as unhas do cachorro ajuda o animal andar e correr de forma mais confortável e agradável Por isso, esse ato deixará o seu animais mais contente.

10. Mantenha seu cachorro em forma:

Exercícios físicos, boa alimentação e corpo em forma são ótimos para a saúde de qualquer ser vivo e para os cachorros não é diferente. Manter a forma do cachorro pode prevenir que o animal desenvolva inúmeras doenças.

46 maneiras de fazer o seu cachorro feliz - Necessidades básicas deixam seu cachorro feliz

11. Faça passeios alternativos:

Além dos benefícios de passear com o cachorro, passeios em lugares novos podem deixar o cachorro alegre, pois o animal acaba conhecendo muitas coisas novas em cada um dos passeios.

12. Deixe o cachorro farejar:

Cachorros são animais curiosos e possuem o sentido do olfato bastante apurado. Caso o seu animal esteja investigando algo utilizando o olfato, deixe-o farejar à vontade, desde que ele não corra riscos de entrar em contato com substâncias que podem fazer mal para sua saúde.

13. Converse com o seu cachorro:

Pode parecer uma atitude inocente, mas conversar com o seu cachorro pode trazer diversos benefícios para saúde tanto do animal, quanto de seu tutor. Além disso, conversar com o cachorro pode estreitar o laço de amizade entre os dois.

14. Mantenha o corpo do seu cachorro limpo:

Manter o corpo do seu animal livre se sujeira e parasitas ajuda a prevenir diversas doenças. Então é bom que você permaneça com esse hábito para garantir boa saúde para o cachorro.

15. Faça carinho no seu cachorro:

Todos amam receber carinho e com os cachorros não é diferente. Fazer carinho pode deixar o cachorro feliz.

16. Preste atenção no comportamento do cachorro:

Cães não falam com palavras, mas conseguem se comunicar com seus tutores com seus comportamentos. É importante que você preste atenção no comportamento do seu cão, para entender o que ele está querendo te dizer.

17. Fique aconchegado com o cachorro:

Passar um tempinho aconchegado com o cachorro pode ser muito benéfico. Além se agradar o seu animal, é muito gostoso passar um tempo junto com o cão.

18. Escove os dentes do cachorro:

Escovar os dentes do cachorro pode parecer algo estranho, mas esse ato ajuda a prevenir algumas doenças que podem afetar a saúde do seu cachorro.

19. Vá ao veterinário com o cachorro:

É importante que você leve o seu cachorro periodicamente para consulta com seu médico veterinário. Para que assim seja confirmado que a saúde do animal está boa, ou então para realizar o tratamento de alguma questão da forma mais rápida possível.

20. Socialize o seu cachorro com outros cachorros:

Cachorros são animais sociais, assim como seus ancestrais lobos, por isso a socialização com outros cachorros pode deixar o seu cão feliz.

21. Socialize o seu cachorro com outras pessoas:

Os cachorros são acostumados com a companhia humana e muitas pessoas gostam desses animais, por isso, a socialização com as pessoas pode garantir um momento cheio de carinhos para o seu cão.

22. Dê banhos em seu cachorro:

Dar banho no cachorro de vez em quando pode auxiliar na prevenção em diversas doenças que o seu cão pode desenvolver, além de garantir que o animal fique constantemente limpo e cheiroso, mesmo depois daqueles passeios pela montanha.

23. Adestre o seu cachorro:

Adestrar o cachorro pode ajudar em seu bom convívio com outras pessoas ou outros animais.

Alimentação é essencial para o fazer feliz

24. Alimente bem o seu cachorro:

É importante que você alimente bem o seu animal para garantir sua saúde e bem-estar. A alimentação é uma necessidade básica que pode contribuir em diversas questões no estilo de vida do cachorro e uma dieta balanceada pode contribuir para deixar os cachorros felizes.

25. Não dê doces ao cachorro:

Os doces consumidos pelo ser humano são tóxicos para os cachorros, por isso é muito importante que você não deixe o seu cachorro se alimentar com eles.

26. Dê alguns biscoitos de cachorro em vez em quando:

Os cães amam os biscoitos específicos para os pets. Você pode dar alguns biscoitos de vez em quando para o animal, isso deixará pet feliz.

27. Dê petiscos naturais para o seu cachorro

Alguns petiscos naturais podem ser excelentes opções como prêmio para reforçar positivamente o seu cachorro.

28. Dê alimentos de qualidade para o cachorro:

É importante que você alimente o cão com alimentos de qualidade, que tem potencial de fazer bem para saúde do cão.

29. Faça comidas caseiras para o seu cachorro:

Fazer a comida do seu cachorro com alimentos naturais é uma boa escolha. Antes disso, verifique se o cão apresenta alergia para alguns alimentos, e verifique alimentos que cachorros podem ou não comer. Experimente fazer um sorvete para cachorros caseiro.

46 maneiras de fazer o seu cachorro feliz - Alimentação é essencial para o fazer feliz

Brinque com o seu cachorro

30. Brinque todos os dias com seu cachorro:

Brincar com o seu cachorro pode ser muito benéfico. Além de ajudar a gastar energia do animal, isso pode estreitar os laços do animal com o seu tutor.

31. Faça brinquedos caseiros para o seu cachorro:

Não é necessário que você gaste uma fortuna com coisas para cachorro. Você pode fazer alguns brinquedos caseiros com materiais de fácil acesso e seguros para se divertir por muito tempo com o seu cachorro.

32. Brinque de pegar com o seu cachorro:

A brincadeira de pegar é conhecida pelo mundo todo, principalmente brincando com os cachorros. Essa brincadeira deixa o cão alegre.

33. Confira seu os brinquedos do cachorro são seguros:

Nem todas as coisas de cachorro que vendem no mercado são seguros. Para garantir que o seu cão não se machuque em momentos de brincadeiras e diversão, verifique se os brinquedos do cachorro não apresentam riscos de machuca-lo. Leia a nossa lista de brinquedos não recomendados para cachorros.

34. Leve o cachorro para nadar:

Além de contar como uma forma de exercício físico, alguns cachorros simplesmente amam nadar para se divertir. Se esse for o caso do seu cachorro, ele ficará muito feliz se você o levar para nadar.

35. Dê algo de morder ao cachorro:

Cães adoram morder as coisas e às vezes essa vontade deixa alguns tutores chateados com os animais. Por isso, é interessante que você dê ao cachorro alguma brinquedo ou objeto específico para o cachorro poder morder quando estiver com vontade.

36. Brinque de esconder coisas com o cachorro:

Além de divertida, essa brincadeira pode ajudar o seu cachorro desenvolver melhor o seu olfato para procurar objetos escondidos e desenvolver sua capacidade investigativa .

46 maneiras de fazer o seu cachorro feliz - Brinque com o seu cachorro

Atitudes que deixam o seu cachorro feliz

37. Feliz aniversário cachorro:

Cachorros adoram comemorações, então porque não aproveitar datas como o aniversário do seu cachorro para realizar uma festa de aniversário bem divertida, cheia de brinquedos e alimentos para cachorros. Isso deixará o seu cachorro bastante feliz. Veja as nossas receitas de bolos para cachorros.

38. Seja o melhor amigo do cachorro:

O cachorro sempre trata o seu tutor como melhor amigo e porque não devolver esse sentimento? Faça o possível para agradar o seu cão, para garantir saúde e qualidade de vida, assim você contará com o amor incondicional do animal por toda sua vida.

39. Tire foto com o cachorro:

Os cachorros amam ficar junto de seus tutores, mesmo que esses momentos sejam apenas para tirar selfies para serem postadas em redes sociais. Leia os nossos 10 conselhos para fotografar cachorros.

40. Deixe o seu cachorro confortável de acordo com a temperatura do ambiente:

Essa dica varia de acordo com a temperatura do ambiente e a raça do cachorro. Se o seu cachorro tem pelagem curta e estiver frio, é importante que você consiga aquecer ele. Se o seu cachorro tem pelagem longa e estiver calor, é importante que você consiga refrescar ele.

41. Seja gentil com o cachorro:

Não maltrate o seu cachorro. Ele pode até cometer erros em alguns momentos, mas quem nunca errou? Por isso tenha paciência com ele e o ensine com amor e carinho.

42. Não deixe seu cachorro sozinho por muito tempo:

Deixar o cachorro sozinho por muito tempo pode deixa-lo estressado e consequentemente o animal pode desenvolver doenças psicológicas como depressão e ansiedade.

43. Coloque música para o seu cachorro:

Músicas podem mexer com as sensações dos seus cachorros, podendo deixa-lo mais tranquilo ou feliz. Alguns cachorros até uivam quando ouvem música. Você pode testar diferentes estilos de músicas para perceber qual o cão mais gosta.

44. Evite deixar o cachorro com pelo molhado:

Deixar o pelo do animal molhado pode deixar o ambiente propenso ao desenvolvimento de diversas doenças de pele, por isso, mantenha o seu animal sempre limpo e seco.

45. Mantenha a casa segura para o cachorro:

Sua casa também é a casa do cachorro. É importante que você deixe a casa da forma mais segura ao animal, evitando colocar produtos tóxicos em lugares que o cão pode ter acesso, deixando um ambiente livre para o animal brincar, entre outros.

46. Tenha uma lista telefônica com contatos para emergência:

Imprevistos acontecem e nesses momentos é sempre útil que você tenha fácil acesso ao contato de algum médico veterinário, ou qualquer pessoa que poderá ajudar o seu cachorro e você em momentos de desespero.

46 maneiras de fazer o seu cachorro feliz - Atitudes que deixam o seu cachorro feliz

Se deseja ler mais artigos parecidos a 46 maneiras de fazer o seu cachorro feliz, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre 46 maneiras de fazer o seu cachorro feliz

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

46 maneiras de fazer o seu cachorro feliz
1 de 6
46 maneiras de fazer o seu cachorro feliz

Voltar ao topo da página