Partilhar

Por que os gatos mexem a cauda?

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 8 novembro 2018
Por que os gatos mexem a cauda?

Ver fichas de  Gatos

Os gatos mexem a sua cauda peluda praticamente durante todo o dia. Ao mesmo tempo, são animais muito comunicativos. Estes dois fatos estão relacionados entre si. O movimento da cauda indica-nos muito mais coisas do que acreditamos e sabemos. Escondido na cauda do nosso gato, pode estar ocorrendo uma grande conversa.

Por que os gatos mexem a cauda? Esta ação não é um simples espasmo físico. Existem dezenas de discursos que podem ser interpretados a partir do movimento da cauda de um gato, que são muito diferentes, alguns óbvios e outros mais subtis.

À medida que conhecemos a linguagem do nosso gato para além dos miados, conhecemos mais a sua personalidade e compreendemos a sua natureza. É por isso que neste artigo do PeritoAnimal queremos lhe explicar os motivos que fazem o seu gato abanar a cauda.

Também lhe pode interessar: Por que os gatos ronronam?

A cauda versátil do gato

Graças ao quão móvel é, a cauda de um gato é uma das partes do seu corpo mais comunicativas. Se prestar atenção ao comportamento da cauda do seu gato, verá que há uma grande quantidade de diferentes tipos de movimentos: pode estar levantada para cima, para baixo, na diagonal tensa, levantada com a ponta dobrada para baixo, movimentos rápidos ou suaves, enrolada ao redor dele mesmo, colocada entre as patas, completamente eriçada, entre muitos outros. É bastante complexo analisar a cauda de um gato, pois para além de movimentos também temos que verificar como o pelo fica: se plano, eriçado ou tipo cerdas de uma escova.

Basicamente a cauda de um gato mexe-se porque ele tem algo para nos dizer. Pode ser um desejo, um estado de ânimo ou um aviso, o seu gato expressa o seu mundo interior através da cauda. A maioria destes movimentos são voluntários, no entanto alguns estudos indicam que outros são involuntários.

Por que os gatos mexem a cauda? - A cauda versátil do gato

A cauda positiva

  • Para cima e a tremer: Um gato que estremece a cauda toda é um gato que está muito emocionado por o ver. São nervos bons e este é um gesto positivo. Isto pode acontecer quando você volta para casa depois de um longo dia de trabalho.
  • Apontada para cima: É um momento para a amabilidade e tranquilidade. Se tiver uma boa relação com o seu gato, ele vai optar por realizar este geste quando estiver junto de si. Também é uma forma de o cumprimentar de forma alegre. Entre uma gata mãe e os seus filhotes acontece que a mãe eleva a cauda desta forma, para tentar que os filhotes a sigam ou para chamar a sua atenção.
  • Cauda esticada para a frente sobre as suas costas: Este geste pode ser um pouco estranho, mas indica que o seu gato está realmente contente e feliz com a sua presença. A nível animal, os gatos consideram-nos como seus iguais. Esta é a sua forma de nos convidar a cheirar as suas glândulas anais e de serem amigáveis.
Por que os gatos mexem a cauda? - A cauda positiva

A cauda curiosa

  • Levantada em ângulo: Isto não significa nenhuma ameaça nem para si nem para o seu meio. O gato pode estar um pouco inseguro perante alguma possível nova situação. No geral, acontece quando algum novo amigo felino ou alguma pessoa vem pela primeira vez a sua casa. Veja como realiza este movimento ao mesmo tempo que cheira este novo sujeito.
  • Cauda levantada, com um gancho na ponta: Como se fosse um sinal de interrogação felino. Isto quer dizer que tem uma atitude conciliadora mas reservada, e não está muito seguro de algo.
  • Cauda varrendo: Este é um dos movimentos mais complexos, porque poderia significar uma série de coisas. Neste caso deverá estar atento aos outros tipos de linguagem corporal do seu gato para saber exatamente como se sente (orelhas, corpo, etc). Varrer a cauda de um lado para o outro de forma irregular, pode querer dizer coisas como: um grande interesse e atenção em algo (um brinquedo, uma presa), êxtase pela higiene corporal, frustração e raiva se a cauda bater no solo, um convite para outro gato amigo brincar.
Por que os gatos mexem a cauda? - A cauda curiosa

A cauda negativa

  • Gancho na base da cauda: Quando o gancho é invertido é um movimento que indica que o gato se encontra em uma situação defensiva e disposto à agressão. No geral, a cauda também estará eriçada e o lombo arqueado.
  • Cauda levantada e agitada: Isto é um sinal que vem aí o drama. Este tipo de cauda geralmente transmite uma emoção cheia de intensidade. Pode indicar uma atitude irônica no seu gato e ao mesmo tempo diz-lhe que está zangado com algo e prefere estar sozinho. Ele fará isso enquanto passa ao seu lado, sem parar, mostrando indiferença.
  • Cauda tipo escova: Se a cauda do seu gato incha e o seu pelo fica grosso e parado como as cerdas de uma escova, não se aproxime muito. O felino sente-se ameaçado e é muito provável que seja agressivo. O mesmo acontece quando se mantém baixa e reta, mas com este tipo de pelos.
  • Cauda entre as patas: O seu gato tem medo, está incômodo e quer inclusive ficar sozinho. Esta é uma cauda submissa, mas ao mesmo tempo, não é bom se descuidar e baixar a guarda.
Por que os gatos mexem a cauda? - A cauda negativa

Os gatos não comunicam apenas mexendo a cauda

Agora que já sabe porque os gatos mexem a cauda, é importante que saiba também que não é a única forma que têm de comunicar com o seu meio, pois utilizam também as orelhas, a posição corporal ou a sua cabeça, entre outras coisas para nos demonstrar o seu estado de ânimo e dar-nos a entender o que se passa. Por isso, observe bem, siga o seu instinto e crie empatia com o seu gatinho.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os gatos mexem a cauda?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Por que os gatos mexem a cauda?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Emanuel Daniel BR
Parece que a cauda dos gatos se mexem sozinhas, a dos meus nunca para quietas, só quando eles dormem.

Por que os gatos mexem a cauda?
1 de 5
Por que os gatos mexem a cauda?

Voltar ao topo da página