Curiosidades do mundo animal

Gato espreguiçando - O que significa?

 
Miren Azurmendi
Por Miren Azurmendi. 20 novembro 2023
Gato espreguiçando - O que significa?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Se você convive com um gato, com certeza já sabe como eles gostam de zanzar entre suas pernas ou segui-lo por toda parte enquanto o olham e miam suavemente. Embora o comportamento felino seja muito variado em nuances, o significado predominante dessas ações é uma combinação de chamar a atenção e demonstrar afeto. Mas você já se perguntou o que significa quando seu gato se espreguiça?. Neste post do PeritoAnimal, falamos sobre as 7 principais causas.

Algumas das motivações do espreguiçar felino não diferem muito do motivo por trás do nosso comportamento. Afinal, é realmente reconfortante se esticar para relaxar os músculos após uma soneca ou quando nos sentimos estressados. Os gatos também sabem disso e adotam tal prática regularmente, cientes dos muitos benefícios que esse gesto lhes proporciona, especialmente com as sonecas frequentes que tiram ao longo do dia.

Também lhe pode interessar: Latido de cachorro, o que significa?
Índice
  1. Recuperar a flexibilidade muscular
  2. Manter-se alerta
  3. Segurança
  4. Marcação territorial
  5. Bem-estar
  6. Chamar sua atenção
  7. Estar no cio

Recuperar a flexibilidade muscular

É de conhecimento geral que os gatos são dorminhocos. Não à toa, na idade adulta, passam entre 14 a 16 horas por dia tirando várias sonecas restauradoras (embora o sono deles não seja profundo). Isso representa cerca de 75% do dia, e essa proporção aumenta à medida que envelhecem, de modo que podem passar até 20 horas por dia cochilando quando já são idosos. Saiba mais sobre esse tema em nosso artigo "Por que os gatos dormem tanto?".

Nesse contexto, parece natural que, ao acordar, eles precisem se espreguiçar para combater a rigidez muscular. De fato, a explicação para por que os gatos se espreguiçam quando dormem é exatamente essa. Espreguiçar permite que ativem a circulação sanguínea, preparem seus músculos e recuperem o controle sobre seus corpos, como bons caçadores que são.

E há alguma ciência por trás disso. Os praticantes da postura do gato no yoga conhecem sua eficácia para aliviar o estresse, prevenir dores nas costas e estimular o retorno venoso e a digestão. Em última análise, os benefícios desse tipo de alongamento em relação à postura e ao desempenho adequado dos órgãos estão comprovados.

Gato espreguiçando - O que significa? - Recuperar a flexibilidade muscular

Manter-se alerta

Outra das razões pelas quais os gatos se espreguiçam tanto está relacionada com seu instinto de preservação. Na mesma linha do ponto anterior, depois de passar tantas horas em repouso, ou seja, em uma situação de vulnerabilidade, espreguiçar-se permite que eles recuperem o controle da situação e tenham uma certa margem de reação em caso de necessidade (por exemplo, diante do eventual ataque de um predador).

Se você se interessa mais pelo tema dos gatos caçadores, recomendamos o seguinte artigo sobre "Por que meu gato come moscas?".

Segurança

O bem-estar emocional é outro dos motivadores por trás das espreguiçadas dos gatos. Se o seu gato se espreguiça com frequência na sua presença, não há dúvida de que ele se sente confortável e protegido ao seu lado. Logo, é provável que ele repita esse comportamento quando você volta para casa. Ele fica feliz em vê-lo e ao se aproximar e se espreguiçar perto de você, ele está fazendo um convite para receber carinho. Se ele mostrar a barriga, seu bem-estar é evidente. Não deixe de retribuir!

Nós convidamos você a ler o artigo "Por que os gatos rolam no chão?" para saber mais sobre o comportamento dos felinos.

Gato espreguiçando - O que significa? - Segurança

Marcação territorial

Além de expressar seu afeto, se observarmos os códigos de linguagem e comunicação dos gatos entre si, podemos notar que eles evidenciam suas hierarquias de grupo e seus vínculos por meio da marcação. Isso significa que eles se aproximam de você, se espreguiçam sobre você e impregnam você com feromônios secretados por suas glândulas carpianas para marcar você com uma impressão olfativa. Assim, se houver outros gatos em casa, eles saberão que você pertence ao seu círculo de confiança.

Se você se interessa por este tema, recomendamos a leitura do artigo "Como os gatos marcam território?".

Bem-estar

O alongamento muscular envolvido no ato de se espreguiçar libera endorfinas e proporciona uma sensação de bem-estar. Eles se sentem tão relaxados que até mesmo gatos de temperamento mais inquieto ou nervoso repetem tal comportamento, frequentemente acompanhado de bocejos. Essa é a razão pela qual os gatos se esticam para cima. Assim, liberam tensões, relaxam e desfrutam de um momento prazeroso. Você com certeza também já experimentou isso ao se espreguiçar.

Como saber se o gato está feliz? Descubra no artigo do PeritoAnimal!

Gato espreguiçando - O que significa? - Bem-estar

Chamar sua atenção

Sem dúvida, os pedidos de atenção são comuns entre os gatos domésticos que sabem que são mimados por suas famílias adotivas. Além de miar, ao longo de sua história de convivência com os humanos, os gatos aprenderam quais táticas usar para satisfazer suas necessidades - e sua linguagem corporal está repleta de exemplos dessas táticas. Se espreguiçar para eventualmente fincar as garras em você e obter o que desejam é uma delas.

Estar no cio

A última das causas mais comuns de por que os gatos se espreguiçam ocorre entre as fêmeas quando estão no cio. Durante esse período, diretamente relacionado a uma maior disponibilidade de luz solar, é comum vê-las se revirando no chão, se espreguiçando, esfregando-se em objetos ou pessoas enquanto emitem um miado agudo e melancólico (um choro que se intensifica durante a noite e é particularmente perturbador).

Saiba como evitar miado de gato no cio neste artigo.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato espreguiçando - O que significa?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Olivares, M., Hernández, C. (2022). Miaulogía: Guía de comportamiento felino. Editorial Universo de Letras.
  • Bradshaw, J. (2019). En la mente de un gato. Editorial RBA Bolsillo.
  • Álvarez Bueno, R. (2021). Etología felina: Guía básica del comportamiento del gato. Editorial Amazing Books.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Gato espreguiçando - O que significa?