Curiosidades do mundo animal

Como saber se o seu cachorro te ama

Mercè Garcia
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. 24 fevereiro 2023
Como saber se o seu cachorro te ama
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Você se questiona sobre como saber se seu cachorro te ama? Muito provavelmente seu companheiro peludo te ama muito mais do que você imagina, pois está em sua natureza e método de sobrevivência seguir aqueles que lhe fornecem alimento e carinho. No entanto, se faz pouco tempo que você o adotou, é normal que você tenha dúvidas sobre o afeto dele sobre você.

Diariamente, os cães mostram aos seus tutores em diversas ocasiões o quanto ele os ama, embora de uma maneira diferente da nossa. Portanto, é essencial conhecer a linguagem canina. Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar alguns sinais que indicam que o peludo te ama, e muito! Descubra como saber que seu cachorro te ama a partir de 10 ações dele! Boa leitura.

Também lhe pode interessar: 10 sinais que mostram que seu gato te ama

Índice

  1. Te recebe com entusiasmo
  2. Balança o rabo sempre que te vê
  3. Te busca para brincar
  4. Te dá atenção
  5. Te segue por todos os lugares
  6. Te beija com os famosos
  7. Te protege
  8. Te conforta quanto você está triste
  9. Deixa você abraçá-lo e beijá-lo
  10. Nunca te abandona
  11. Outros sinais que indicam que seu cachorro te ama
  12. Como fazer meu cachorro gostar de mim?
Ver mais >>

1. Te recebe com entusiasmo

Os cachorros são curiosos por natureza e praticamente sempre querem para cumprimentar qualquer um que entre em sua casa, um lugar que eles sentem que é deles. Entretanto, se ele te cumprimenta abanando o rabo, correndo e brincando, é sinal de que ele está feliz por você estar de volta - o que significa que provavelmente seu cachorro te ama!

Como saber se o seu cachorro te ama - 1. Te recebe com entusiasmo

2. Balança o rabo sempre que te vê

Se o cachorro balança o rabo de um lado para o outro e até abana a cintura junto... você pode ficar muito contente! Este é um sinal muito claro de que o cachorro está alegre, quer brincar e está feliz em te ver. Os movimentos exagerados e com posições de jogo/brincadeira da cauda transmitem confiança, simpatia e alegria.

Como saber se o seu cachorro te ama - 2. Balança o rabo sempre que te vê

3. Te busca para brincar

O jogo ou brincadeira é uma boa forma de como saber se o cachorro te ama. Tal atitude é um comportamento que os cães nunca perdem, mesmo quanto adultos. Com exceção, é claro, dos cães que sofrem de problemas de saúde ou de comportamento, tais como demência senil ou altos níveis de estresse. Se o cachorro te busca para brincar isso é um sinal claro de afinidade e de que ele está feliz e te ama!

Neste outro artigo listamos 5 jogos para brincar com o cachorro em casa.

Como saber se o seu cachorro te ama - 3. Te busca para brincar

3. Te dá atenção

Se o cachorro gira a cabeça quando você fala com ele, move as sobrancelhas e está sempre atento a tudo o que você faz, então você é sem dúvida uma pessoa muito especial em sua vida. A atenção que ele te dá é diretamente proporcional ao seu afeto por você e tal comportamento é uma das formas de como saber se o cachorro te ama.

Como saber se o seu cachorro te ama - 3. Te dá atenção

4. Te segue por todos os lugares

Se o cachorro quer estar constantemente contigo, é um sinal claro de que ele confia em você e se sente confortável ao seu lado. Embora haja alguns cães que gostem de ficar no colo mais do que outros, a verdade é que a maioria deles não consegue resistir a ir a qualquer lugar com você.

Entretanto, é importante aprender a diferenciar esta atitude da ansiedade de separação, quando o cão não é capaz de administrar sua solidão e começa a mostrar comportamento destrutivo, latidos exagerados ou urinar e defecar em casa.

Como saber se o seu cachorro te ama - 4. Te segue por todos os lugares

5. Te beija com os famosos

Os cães adoram lamber! Embora às vezes eles possam ser atraídos pelo sabor de sua pele ou pelo cheiro que está em sua boca de algo que você comeu, a verdade é que quando um cachorro lambe seu rosto ele está te enviando um sinal claro de amizade.

Às vezes pode significar "estou bem" ou "não chegue tão perto", mas na maioria das vezes, quando um cachorro lambe uma pessoa no rosto, significa que ele a ama.

Nós, humanos, tendemos a reforçar este comportamento, como a maioria de nós gosta. Então, quando o cão interpreta que gostamos, eles não vão parar de fazê-lo - assim, é uma maneira de você saber que o cachorro te ama!

Como saber se o seu cachorro te ama - 5. Te beija com os famosos

7. Te protege

Não é necessário treinar um cachorro em defesa e ataque para que ele nos defenda. De fato, no PeritoAnimal não recomendamos o uso deste tipo de treinamento, pois ele aumenta os níveis de estresse no cão e pode ter sérias consequências se realizado por pessoas inexperientes.

Entretanto, não é raro um cão mostrar uma atitude hostil para com aqueles que gritam conosco ou tentam nos atacar. Embora você possa achar isto muito reconfortante, lembre-se que não é positivo reforçar este comportamento, pois ele pode levar a um comportamento agressivo.

Como saber se o seu cachorro te ama - 7. Te protege

8. Te conforta quanto você está triste

Os cães são capazes de sentir a dor das pessoas de muitas maneiras diferentes. Eles reconhecem o choro, semelhante ao seu uivo, assim como muitos comportamentos que realizamos em momentos de tristeza.

Portanto, não é raro que eles tentem nos confortar ficando ao nosso lado ou oferecendo pequenos gestos de amor, tais como lambidas suaves. Se você tinha dúvidas sobre o amor do cachorro por você, com este sinal a resposta é clara, não é mesmo?

Neste outro artigo respondemos: cachorro sente saudade de seu tutor?

Como saber se o seu cachorro te ama - 8. Te conforta quanto você está triste

9. Deixa você abraçá-lo e beijá-lo

Acredite ou não, a maioria dos cães não se sente confortável quando os abraçamos ou beijamos excessivamente, porque eles se sentem presos e um pouco estressados. É normal que bocejem e virem a cabeça como um sinal de calma.

Mesmo assim, seu cão é capaz de entender que este é um comportamento que te agrada, então ele deixa você fazer isso para mostrar que te ama. Além disso, como no caso das lambidas, os cães tendem a tolerar comportamentos que nós reforçamos. Portanto, não é raro que eles deixem você fazer qualquer coisa que você queira se, junto com isso, você falar palavras carinhosas e de elogios como "muito bem" ou "te amo".

Como saber se o seu cachorro te ama - 9. Deixa você abraçá-lo e beijá-lo

10. Nunca te abandona

O cachorro é considerado o animal mais leal que existe. E foi por isso que ganhou a fama de melhor amigo do homem, devido à sua lealdade e compromisso. Se você fizer um esforço para cuidar do cachorro, amá-lo e oferecer-lhe, na medida do possível, a melhor qualidade de vida, você sempre terá ao seu lado um amigo fiel que nunca te abandonará.

Como saber se o seu cachorro te ama - 10. Nunca te abandona

Outros sinais que indicam que seu cachorro te ama

    • Ele deita de barriga pra cima perto de você.
    • Baixa as orelhas quando você faz carinho nele
    • Te usa como refúgio
    • Te procura pela casa
    • Reage às suas emoções
    • Pratica comandos mesmo sem ser solicitado
    • Te obedece

      Lembre-se de que cada cachorro tem uma personalidade específica e por isso nem todos eles agirão da mesma maneira. Descubra 10 coisas que os cachorros amam aqui.

        Recomendamos que você tenha paciência e que ofereça muito carinho ao peludo para que ele confie em você e comece a te amar tanto quanto você o ama.

        Como fazer meu cachorro gostar de mim?

        Se você já descobriu os sinais de que seu cachorro te ama e você quer fortalecer ainda mais o vínculo entre vocês, você deve saber que isso é possível prestando atenção ao cuidado que você dá a ele, à atenção que você lhe dá e à alimentação. Da mesma forma, se após passar pela lista acima você sentir que o vínculo construído não é suficientemente forte, as dicas que compartilhamos no vídeo a seguir te permitirão corrigir qualquer erro e fazer com que seu cachorro te ame ainda mais.

        Neste vídeo, explicamos como fazer um cachorro mais feliz, o que se traduz em um reforço desse vínculo. E mais, se o animal estiver feliz com você, saudável e se sentir seguro, ele te oferecerá todo o seu amor e lealdade!

        Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se o seu cachorro te ama, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

        Escrever comentário

        Adicione uma imagen
        Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
        O que lhe pareceu o artigo?
        1 comentário
        A sua avaliação:
        Camila
        Meu cachorro me ama!
        1 de 11
        Como saber se o seu cachorro te ama