Como saber se o gato está feliz?

Como saber se o gato está feliz?

Como amante dos gatos, certamente você já percebeu o quão comunicativos e carinhosos eles são. No PeritoAnimal, entendemos bem isso e dedicamos cada post para expandir esse conhecimento aos tutores que, assim como você, estão interessados em compreender melhor a psicologia dos gatos, entender o seu comportamento e fazer com que os amem um pouco mais a cada dia. Com esse propósito, neste artigo você descobrirá quais sinais indicam que o seu gato está feliz.

Os sons, a linguagem corporal e os pedidos de atenção em busca de interação compõem o leque de recursos que os gatos usam para nos mostrar que estão à vontade ao nosso lado. Se depois de ler estas linhas você confirmar que o seu felino se sente sortudo por ter você como tutor, toda a comunidade poderá testemunhar a felicidade que vocês compartilham de maneira encantadora.

Mostra a barriga

A postura corporal nos fornece muitas informações sobre o quão feliz um gato está. Quando a sua cabeça está elevada de forma sustentada, ele está te dizendo que se sente contente e seguro. Se, além disso, a sua cabeça está apontada para frente, ele está te cumprimentando e dando as boas-vindas. Ele está pedindo a sua atenção para que o acaricie. Estenda a sua mão para que ele possa cheirá-la e depois coloque-a sobre a sua cabeça em um carinhoso "olá".

Se ele aproxima o nariz em direção ao seu rosto, é outra forma de te cumprimentar, e você deveria responder com mais carinhos. Os movimentos da cauda nos fornecem informações sobre o seu estado de espírito. Assim, se ela está erguida para cima, é um sinal de que o seu gato está feliz. Quando a ponta forma um pequeno gancho, é um sintoma de que ele está empolgado em te ver.

Sabemos que o nosso gato está tendo um sono agradável quando ele dorme com as patas enfiadas para baixo, pois isso é um sinal de que ele está confortável e completamente relaxado nesse ambiente. O seu gato se sente seguro em casa. A expressão máxima dele é quando ele mostra a sua barriga, uma área muito vulnerável que ele não hesita em preservar. Se ele te mostrar a barriga olhando para você e semicerrando os olhos, você pode se considerar sortudo. Ele confia plenamente em você.

Você encontrará todos os detalhes e informações relacionadas a esse tópico no nosso artigo "A linguagem corporal dos gatos".

Mia repetidamente

Quando um gato está se sentindo feliz, ele quer que todo mundo saiba, e a maneira como ele expressa isso é mantendo conversas com você por meio de miados repetidos. Sabia que esse som felino tem como único propósito se comunicar com os humanos? Tons agudos expressam alegria, enquanto tons graves indicam certo desconforto ou mal-estar. Por exemplo, quando um estranho deixou seu cheiro em casa.

Embora raças asiáticas (lideradas pelo siamês) sejam as mais vocais e exigentes em interações comunicativas, se você se pergunta como saber se o gato está feliz, observe se ele emite um miado suave quando te vê pela manhã ou se gorjeia ao avistar um pássaro pela janela. São sinais inequívocos de que ele está feliz e saudável. Além disso, o ronronar, que abordaremos posteriormente, merece menção à parte.

Te olha com olhos semifechados

Se o seu gato o olha com os olhos semifechados, não quer dizer que está observando em tom misterioso, mas sim o contrário. Este é um sinal que gosta de você e que se sente feliz. Lembre-se que os olhos de um gato são uma porta de expressão emocional.

Se por exemplo, ao colocar-lhe a sua deliciosa comida, vê que os olhos do gato dilatem, isto quer dizer que se encontra muito feliz e satisfeito. A dilatação repentina dos olhos de um gato são um claro sinal de excitação e felicidade.

Se lambe muito

Sejam gatos felizes ou não, os gatos adoram se cuidar. Na verdade, eles dedicam um terço do dia se lambendo. Portanto, se o teu gato não negligencia a sua higiene corporal, isso é um indicativo de que ele está saudável e equilibrado. Além disso, eles também realizam a higiene social com aqueles em quem confiam, seja outro gato, outro animal ou um humano que eles apreciam e querem cuidar com esse gesto.

Se, ao contrário, o seu autocuidado é brusco e/ou impulsivo, pode ser um sinal de um distúrbio comportamental causado pelo estresse, e você deve levá-lo ao veterinário sem demora. Outra forma de marcação ou de estabelecimento de um cheiro de grupo ocorre quando ele esfrega ou encosta a sua cabeça ou as costas, por exemplo, entre as tuas pernas. O mesmo se aplica se ele lamber o teu cabelo. São demonstrações de afeto que indicam que ele confia em você e que a sua companhia o faz um gato feliz.

Leia o nosso artigo com toda a informação sobre como fazer um gato feliz.

Demonstram interesse pela comida

Outro sinal inequívoco de como saber se o gato está feliz é o seu interesse pela comida. Se ele tem apetite, se você o vê desfrutando daquelas horas das refeições e se ele procura por ti ou pelo seu brinquedo favorito para brincar, correr e pular, não há dúvida de que ele está saudável e contente. Não é à toa que quando os gatos mostram falta de apetite e inatividade, é o primeiro sinal de alerta de que algo está errado, seja uma condição física ou mental.

Consulta "Quantas vezes um gato come por dia?" para obter mais informações sobre o assunto.

Ronrona perto de você

Se o seu gato ronrona quando você faz carinho nele, é um sinal de que ele gosta do que você está fazendo e, portanto, é um gato feliz. Se, pelo contrário, ele ronronar quando você se aproximar dele, pode ser que não esteja muito receptivo naquele momento para interação. Geralmente, o ronronar felino está associado ao bem-estar e relaxamento. Por isso, não é estranho que isso seja acompanhado de amassar as patas e semifechar os olhos. É um estado muito agradável para eles, que os transporta de volta à infância.

Descobre a seguir "Por que os gatos ronronam?".

Dorme ao seu lado

Se o seu gato costuma escolher você para tirar sonecas, você pode afirmar com orgulho, "meu gato é feliz". O momento de dormir, assim como o de se alimentar, é especialmente delicado para eles, já que os torna vulneráveis a predadores. Portanto, se ele dorme em cima de você ou perto de você, isso é sinônimo de que ele se sente confortável e seguro ao seu lado. Isolar-se e passar muitas horas sozinho deveria te fazer suspeitar de que ele não está bem.

Agora que você viu como saber se o gato está feliz, deixamos o seguinte artigo para você consultar "Quantas horas um gato dorme por dia?".

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se o gato está feliz?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.