Outros problemas de saúde

Meu gato está urinando sangue, o que pode ser?

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 29 janeiro 2019
Meu gato está urinando sangue, o que pode ser?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

A presença de sangue na urina do gato é um sintoma que costuma assustar muito os donos, e a maior parte das vezes com razão. A hematúria (como se denomina em linguagem médica) é um sintoma que pode estar relacionado com muitas condições e que precisa de uma avaliação imediato por parte do veterinário.

Para o informar e alertar do que pode estar acontecendo com o seu felino, neste artigo do PeritoAnimal vamos falar das principais causas de sangue na urina do gato. Preste atenção ao comportamento do seu companheiro peludo e confira se apresenta outro sintoma para dar ao veterinário todos os detalhes possíveis, visto que é fundamental identificar a tempo a condição para assegurar a recuperação do felino.

Índice

  1. O que é a hematúria?
  2. O que pode causar sangue na urina do gato?
  3. Consulte o veterinário

O que é a hematúria?

Como já referimos, a presença de sangue na urina (de glóbulos vermelhos) denomina-se medicamente como hematúria. No entanto, existem sintomas similares, como a presença de hemoglobina na urina, sendo conhecida como hemoglobinúria. A hemoglobina é a o pigmento que o glóbulo vermelho tem no seu interior, pelo que este tem de se romper antes e de forma massiva, e ser filtrado pelo rim para ser eliminado através da urina. É necessário distinguir um do outro e, isto pode ser feito através de uma análise de urina do gato que apenas o veterinário poderá realizar.

O que pode causar sangue na urina do gato?

Existem várias condições que se podem manifestar com hematúria e hemoglobinúria. No entanto, sempre que se tentar chegar a um diagnóstico costumam-se descartar primeiro as causas mais prováveis. Mas, deve se ter em conta que as causas mais prováveis podem variar com a idade do gato, a alimentação e os seus hábitos de vida.

As causas mais prováveis de sangue na urina do gato costumam ser:

  • Traumatismos. Costuma ser frequente quando o gato caiu de uma altura considerável, além de outros traumatismo, pode ter havido uma pequena hemorragia na bexiga, devido ao impacto.
  • Infecções. Costuma ser relativamente frequente a cistite em gatos, assim como balanite nos machos (infecção no pênis). Devido à posição de eliminação de urina, ou seja, urinar agachado, a zona anal e genital pode ficar manchada e ser esta a via de penetração de várias infecções, causando assim o aparecimento de sangue na urina do gato. Em gatos de pelo comprido costuma ser mais comum.
  • Cálculos biliares. No caso do gato, é porque é um animal que costuma beber pouca água, se a comida não for rica em água e ligeiramente ácida, pode ir formando pouco a pouco cálculos urinários ou urólitos. Estes friccionam e corroem toda a mucosa das vias urinárias, provocando pequenas hemorragias que podemos observar através da urina do felino.
  • Em gatos de pelo comprido é muito importante se certificar que o pelo não embaraça e não cria nós ao redor do pênis dos machos, visto que poderia dar lugar a infecções e necrose na zona.
  • Diferentes parasitas hemáticos. Costumam ser protozoários que são transmitidos através das pulgas e carrapatos. Quando destroem massivamente os glóbulos vermelhos, além de provocarem anemia, podem dar lugar a hemoglobinúria.
  • Tumores na bexiga. Não são muito frequentes no gato, mas podem ocorrer. Costumam ocorrer em animais de idade avançada e, devido à infiltração do tecido tumoral na parede vesical, pode dar lugar a sangramento abundante.
  • Doenças virais associadas a imunossupressão, como a imunodeficiência felina, etc. No animal costumam ser menos resistentes as doenças bacterinas, observando-se por exemplo cistite, que se apresentam com hematúria.
  • No caso das fêmeas não castradas, a piometra pode ocorrer com a expulsão de material hemorrágico-purulento através do orifício genital, sendo arrastado pela urina.
Meu gato está urinando sangue, o que pode ser? - O que pode causar sangue na urina do gato?

Consulte o veterinário

Depois de saber as principais causas de sangue na urina do gato, já pode perceber a importância de consultar um especialista. Será o veterinário que, através da informação que o dono lhe proporcionar, a exploração que realizar no animal e de outros meios diagnósticos (análise de urina e sangue, assim como radiografias e ecografias), vai determinar a doença que o gato tem e indicar o tratamento mais adequado.

Lembre-se que, tal como referimos no início do artigo, oferecer ao gato os cuidados básicos que precisa e proporcionar-lhe uma alimentação adequada podem ajudar notavelmente a evitar o aparecimento das condições causadoras da hematúria. Além disso, e especialmente se o felino for de idade avançada, será importante ter em dia o seu calendário de vacinas e desparasitação.

Meu gato está urinando sangue, o que pode ser? - Consulte o veterinário

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu gato está urinando sangue, o que pode ser?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
71 comentários
A sua avaliação:
Juliana Acosta
Oi castrei meu gato de sexta pra sabado e domingo que fui olhar e vi uma bola na barriga dele ...bola de liquido sangue e puz e vermelho da perna are a barriga e febre e ele anda em camera lenta hoje segunda fez xixi com sangue apos eu voltar da veterinaria q falou q a bola na barriga nao foi da castraçao...umagina agora com o xixi na urina ela tambem vai falar q nao é da castraçao .ele é magro puro osso...era de rua...nao tinha nada na barriga ...oque me parece é que ele tomou uma pancada na barriga
A sua avaliação:
Maria Lucimar Borges de Paula
Meu gato tá urinando com sangue como posso tratar?
A sua avaliação:
Vincent Jhosep
Olá, minha gata esta fazendo xixi em outros lugares da casa como no sofá, e ela não esta conseguindo fazer xixi quando vai na areia, só faz gotas, e ela vai repetidamente na caixa e só faz gotas, e uma vez percebi que ela fez xixi com sangue oque pode ser ?
Mariana
Boa tarde ! Estou com esse mesmo problema , vc descobriu o que era ?? Pode me ajudar
Agradeço
A sua avaliação:
Sabrina Luque
Meu gato não consegue fazer xixi, e hoje ele amanheceu fazendo esse liquido vermelho , o que pode ser ? ME AJUDEM POR FAVOR
Luísa Savala
Oi Sabrina! Você deve levar o seu gato a um médico veterinário de confiança com urgência.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Luana
Oi, estou preocupada com meu gato, dia 19/10/19 comecei a dar multicareda Hills para estresse, pois meui gato nao estava fazendo xixi em quantidade normal e estava com sangue, passados praticamente 20 dias e há 4 dias tenho dado 1,5 ml de calminCat de 12 em 12 horas, porem meu gato ainda tem sangue na urina. A veterinaria inicialmente havia dito para dar racao molhada a vontade e se ele comesse eu poderia acrescentar agua, enquanto ia aumentando a quantidade da racao seca multicare. Porem esta veterinaria não esta sabendo tratar e nem me dizer o que pode estar havendo com meus gato, ele não deveria passar uma medicação para calculos. Eu acho que ela está tratando estresse, quando deveria estar tratando calculos. isso é possivel?
A sua avaliação:
Maiza Santos Rodrigues
Bom dia a 1 ano atrás eu Castro minhas 2 gatas porém há um tempo pra cá só 1 faz xixi com sangue ! Um dia o xixi sai mais claro outra vez sai sangue queria saber se pode ser por causa da castração? A outra já teve filhotes e o xixi dela e normal e essa que está fazendo xixi c sangue nunca teve filhotes o que pode ser ?
Luísa Savala
Oi Maiza! Sem ver o seu gato não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Rosalia
Minha gata persa urinando sangue durante 2anos bebe muita água e come bem ração renal que veterinária indicou até amoxicilina fiz 2xexames ultrassom e fluidoterapia melhora e volta sempre pior gastei e não tem cura fluidoterapia melhora mas volta sempre quero fazer fluidoterapia em casa mas tenho medo ver não quer me ensinar
Marta
Ela está urinando sangue, mas não mudou o comportamento, está se alimentando bem e bebe muita água
Maria Rosa Rodrigues
mudei a racao do meu gato e percebi que ele tá fazendo xixi cm sangue pode ser a ração
Luísa Savala
Oi Maria Rosa! Geralmente a mudança de ração não causa sangramento na urina dos gatos, sendo assim, esse pode ser sinal de doença no seu gato.
Por essa razão, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele faça um correto diagnóstico e passe o tratamento mais adequado.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
neuza
de uma ração sem corante
Sheila
Oi tenho uma gata de 1 ano, castrada por volta dos 5 meses pq a peguei vítima de abandono então não sei a idade exata.
Há um.mes ela está urinando sangue. Levei no veterinário q deu medicamento pi r dez dias, depois de uma semana do tratamento voltou, fez mais dez dias com outro medicamento tbm voltou depois de uma semana, tentamos fazer o ultrassom, não conseguimos ver nada pq ela faz xixi. Começamos novo tratamento assim.mesmo mas já com cinco dias ainda ta urinando sangue. To preocupada. Estão falando em sedar para fazer exames de sangue e ultrassom pq ela tá muito brava.
To sem saber o q faço.
Luísa Savala
Oi Sheila! Sem ver a sua gata não conseguimos passar nenhum diagnóstico, no entanto, recomendamos que você volte no veterinário e explique a situação ou busque uma segunda opinião profissional pois parece ser um caso grave.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Marcelo
Meu gato está urinando sangue, mas está comendo, bebendo, brincando e usando a areia direitinho. O que pode ser?
A sua avaliação:
Igor
Minha gata estava urinando avermelhado a mais ou menos 1 mês. Depois de alguns dias voltou ao normal e permaneceu assim até esta semana, mas nos últimos dias a urina está mais avermelhada que antes. Ela, em alguns momentos, urina em lugares diferentes da casa, como no canto da porta ou num tapete
Ana Paula
A situação da minha gata é a mesma que a do Igor, ela faz xixi em vários cantos da casa, sempre próximo as paredes e com sangue bem vermelho. Estou assustada, ainda não tive tempo de levá-la ao veterinário por conta do meu trabalho, gostaria de ter uma idéia do que se trata.
A sua avaliação:
dalila
meu gato esta fazendo xixi com sangue a dois dias e não esta defecando.
Vanessa
Espancaram meu gato ele está urinando sangue não tá conseguindo a defecar
A sua avaliação:
Tania
minha gata está urinando sangue, ela te 2 anos e meio mais ou menos , pois largaram ela aqui dai adotamos, agora to preocupada pois alguns falam que é da ração e outros que ela ta fértil e agora?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Tania! Apenas um veterinário pode fazer um diagnóstico e determinar a origem do problema. Recomendamos que você busque um veterinário de confiança o quanto antes. Rápidas melhoras!
Rosana Baima
Meu gatinho teve um acidente e anda se arrastando as perninha no chão e está urinando sangue e que posso fazer
Luísa Savala
Oi Rosana! O seu gato precisa ser visto por um veterinário o mais rápido possível.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Elaine Cameran
Gata urinando sangue,inquieta e fazendo xixi toda hora.
Virgínia Cardoso
Minha gata está castrada a um mês e está urinando sangue mas brinca e se alimenta normal pode ser da ração?
Thaynara
Olá após a cirurgia castramentento no governo ela começou a ter infreções urinária com sangue, tentando fazer xixi várias vez, fazendo pequeno pingos, não perdeu apetite, ela bebe bastante água,
Começou 22 dias após cirurgia... O que pode me ajudar? . Por q antes ela N tinha infeção, ela tem só 2,7kg e 1 ano de idade alguns meses.
Não tenho condições para paga veterinário e amo muito ela.. Não sei o q fazer
A sua avaliação:
Maya hoeser
o meu gato é macho e já teve 3 vezes infecção urinaria (não sei se saiu sangue pois quando ele ficou com a infecção ele não estava comigo) minha mãe já comprou amoxicilina e uma ração especial para gatos com infecção urinaria mas nos não consultamos um medico veterinario e alem de sangue na urina ele tá febril e tá dormindo bem mais que o normal (ele faz uma quantidade bem pouca de urina e lambe bastante sua região intima) sera mesmo que é infeção urinaria???????????
PFV RESPONDE NÃO QUERO QUE MEU FILHO MORRA ELE FOI MEU PRIMEIRO GATO eu resgatei ele quando tinha 9 anos quando ele nem tinha abrido os olhos direito eu tenho ele ha 3 anos
1 de 3
Meu gato está urinando sangue, o que pode ser?