Partilhar

Meu gato está urinando sangue, o que pode ser?

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 29 janeiro 2019
Meu gato está urinando sangue, o que pode ser?

Ver fichas de  Gatos

A presença de sangue na urina do gato é um sintoma que costuma assustar muito os donos, e a maior parte das vezes com razão. A hematúria (como se denomina em linguagem médica) é um sintoma que pode estar relacionado com muitas condições e que precisa de uma avaliação imediato por parte do veterinário.

Para o informar e alertar do que pode estar acontecendo com o seu felino, neste artigo do PeritoAnimal vamos falar das principais causas de sangue na urina do gato. Preste atenção ao comportamento do seu companheiro peludo e confira se apresenta outro sintoma para dar ao veterinário todos os detalhes possíveis, visto que é fundamental identificar a tempo a condição para assegurar a recuperação do felino.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para gato urinando sangue

O que é a hematúria?

Como já referimos, a presença de sangue na urina (de glóbulos vermelhos) denomina-se medicamente como hematúria. No entanto, existem sintomas similares, como a presença de hemoglobina na urina, sendo conhecida como hemoglobinúria. A hemoglobina é a o pigmento que o glóbulo vermelho tem no seu interior, pelo que este tem de se romper antes e de forma massiva, e ser filtrado pelo rim para ser eliminado através da urina. É necessário distinguir um do outro e, isto pode ser feito através de uma análise de urina do gato que apenas o veterinário poderá realizar.

O que pode causar sangue na urina do gato?

Existem várias condições que se podem manifestar com hematúria e hemoglobinúria. No entanto, sempre que se tentar chegar a um diagnóstico costumam-se descartar primeiro as causas mais prováveis. Mas, deve se ter em conta que as causas mais prováveis podem variar com a idade do gato, a alimentação e os seus hábitos de vida.

As causas mais prováveis de sangue na urina do gato costumam ser:

  • Traumatismos. Costuma ser frequente quando o gato caiu de uma altura considerável, além de outros traumatismo, pode ter havido uma pequena hemorragia na bexiga, devido ao impacto.
  • Infecções. Costuma ser relativamente frequente a cistite em gatos, assim como balanite nos machos (infecção no pênis). Devido à posição de eliminação de urina, ou seja, urinar agachado, a zona anal e genital pode ficar manchada e ser esta a via de penetração de várias infecções, causando assim o aparecimento de sangue na urina do gato. Em gatos de pelo comprido costuma ser mais comum.
  • Cálculos biliares. No caso do gato, é porque é um animal que costuma beber pouca água, se a comida não for rica em água e ligeiramente ácida, pode ir formando pouco a pouco cálculos urinários ou urólitos. Estes friccionam e corroem toda a mucosa das vias urinárias, provocando pequenas hemorragias que podemos observar através da urina do felino.
  • Em gatos de pelo comprido é muito importante se certificar que o pelo não embaraça e não cria nós ao redor do pênis dos machos, visto que poderia dar lugar a infecções e necrose na zona.
  • Diferentes parasitas hemáticos. Costumam ser protozoários que são transmitidos através das pulgas e carrapatos. Quando destroem massivamente os glóbulos vermelhos, além de provocarem anemia, podem dar lugar a hemoglobinúria.
  • Tumores na bexiga. Não são muito frequentes no gato, mas podem ocorrer. Costumam ocorrer em animais de idade avançada e, devido à infiltração do tecido tumoral na parede vesical, pode dar lugar a sangramento abundante.
  • Doenças virais associadas a imunossupressão, como a imunodeficiência felina, etc. No animal costumam ser menos resistentes as doenças bacterinas, observando-se por exemplo cistite, que se apresentam com hematúria.
  • No caso das fêmeas não castradas, a piometra pode ocorrer com a expulsão de material hemorrágico-purulento através do orifício genital, sendo arrastado pela urina.
Meu gato está urinando sangue, o que pode ser? - O que pode causar sangue na urina do gato?

Consulte o veterinário

Depois de saber as principais causas de sangue na urina do gato, já pode perceber a importância de consultar um especialista. Será o veterinário que, através da informação que o dono lhe proporcionar, a exploração que realizar no animal e de outros meios diagnósticos (análise de urina e sangue, assim como radiografias e ecografias), vai determinar a doença que o gato tem e indicar o tratamento mais adequado.

Lembre-se que, tal como referimos no início do artigo, oferecer ao gato os cuidados básicos que precisa e proporcionar-lhe uma alimentação adequada podem ajudar notavelmente a evitar o aparecimento das condições causadoras da hematúria. Além disso, e especialmente se o felino for de idade avançada, será importante ter em dia o seu calendário de vacinas e desparasitação.

Meu gato está urinando sangue, o que pode ser? - Consulte o veterinário

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu gato está urinando sangue, o que pode ser?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Meu gato está urinando sangue, o que pode ser?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
52 comentários
A sua avaliação:
dalila
meu gato esta fazendo xixi com sangue a dois dias e não esta defecando.
Vanessa
Espancaram meu gato ele está urinando sangue não tá conseguindo a defecar
A sua avaliação:
Tania
minha gata está urinando sangue, ela te 2 anos e meio mais ou menos , pois largaram ela aqui dai adotamos, agora to preocupada pois alguns falam que é da ração e outros que ela ta fértil e agora?
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Tania! Apenas um veterinário pode fazer um diagnóstico e determinar a origem do problema. Recomendamos que você busque um veterinário de confiança o quanto antes. Rápidas melhoras!
Rosana Baima
Meu gatinho teve um acidente e anda se arrastando as perninha no chão e está urinando sangue e que posso fazer
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rosana! O seu gato precisa ser visto por um veterinário o mais rápido possível.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Elaine Cameran
Gata urinando sangue,inquieta e fazendo xixi toda hora.
Virgínia Cardoso
Minha gata está castrada a um mês e está urinando sangue mas brinca e se alimenta normal pode ser da ração?
Thaynara
Olá após a cirurgia castramentento no governo ela começou a ter infreções urinária com sangue, tentando fazer xixi várias vez, fazendo pequeno pingos, não perdeu apetite, ela bebe bastante água,
Começou 22 dias após cirurgia... O que pode me ajudar? . Por q antes ela N tinha infeção, ela tem só 2,7kg e 1 ano de idade alguns meses.
Não tenho condições para paga veterinário e amo muito ela.. Não sei o q fazer
A sua avaliação:
Maya hoeser
o meu gato é macho e já teve 3 vezes infecção urinaria (não sei se saiu sangue pois quando ele ficou com a infecção ele não estava comigo) minha mãe já comprou amoxicilina e uma ração especial para gatos com infecção urinaria mas nos não consultamos um medico veterinario e alem de sangue na urina ele tá febril e tá dormindo bem mais que o normal (ele faz uma quantidade bem pouca de urina e lambe bastante sua região intima) sera mesmo que é infeção urinaria???????????
PFV RESPONDE NÃO QUERO QUE MEU FILHO MORRA ELE FOI MEU PRIMEIRO GATO eu resgatei ele quando tinha 9 anos quando ele nem tinha abrido os olhos direito eu tenho ele ha 3 anos
Reginaldo de Jesus
Como fazer para meu gato parar de urinar sangue?
Administrador PeritoAnimal
Oi Reginaldo! Apenas um veterinário pode recomendar o melhor tratamento para o caso do seu pet. Não hesite em buscar um bom profissional para que ele faça um exame físico do animal e recomende o melhor procedimento. Rápidas melhoras!
Rose Figueiredo
Bom dia, um dos gatos que tenho chegou agora em casa. Meu filho encontrou o na rua machucado, sujo e com fome. Já vermifuguei, tratei do gatinho com toda a atenção com a qual tenho com o meu outro felino. Mas hoje percebi ao limpar a areia deles, essa presença de urina com sangue na região central. Essa infecção poderá passar para o outro gato também?

Meu gato está urinando sangue, o que pode ser?
1 de 3
Meu gato está urinando sangue, o que pode ser?

Voltar ao topo da página