menu
Partilhar

Truques para o cachorro não urinar dentro de casa

Por Marta Sarasúa, Etóloga e auxiliar veterinária. 14 julho 2022
Truques para o cachorro não urinar dentro de casa

Ver fichas de  Cachorros

As razões que levam um cachorro a urinar dentro de casa são muitas e, às vezes, várias causas coexistem no mesmo animal, dificultando compreender e eliminar este hábito tão desagradável. Como ocorre com qualquer transtorno de comportamento, o primeiro passo para abordar de maneira eficaz esse problema será analisar o motivo ou os motivos pelos quais o cão pode estar urinando dentro de casa e, para isso, sempre pode contar com ajuda de um profissional etólogo ou um educador canino respeitoso, bem como um veterinário de sua confiança.

Os filhotes vão urinar dentro de casa até que sejam capazes de controlar seus esfíncteres durante várias horas e aprendam a fazer suas necessidades fora de casa, objetivo que será facilmente alcançado se começar a educar os mesmos desde pequenos. No entanto, se teu cão é adulto e iniciou recentemente a urinar dentro de casa pode ser consequência de estresse, problemas emocionais, idade avançada ou alguma patologia, entre outras causas. Neste artigo do PeritoAnimal te mostramos alguns truques para o cachorro não urinar dentro de casa e te orientamos a procurar um profissional que trabalhe com reforço positivo caso a situação do seu mascote não melhore.

1. Reforçar cada vez que urinar fora de casa

Um dos exercícios mais básicos para começar a trabalhar a modificação deste comportamento consiste em criar uma associação positiva entre urinar fora de casa e a entrega de um reforçador, que pode ser um pedaço de comida, um elogio social, um carinho ou momento de jogos, de acordo com o que o seu cão mais gosta.

Este reforço positivo deverá ser oferecido somente quando o animal urinar no lugar adequado e tem que ser algo motivador para o seu cão, assim não seja tímido e faça uma pequena festa cada vez que o cachorro fizer xixi na rua! Este exercício ajudará seu cachorro a ir compreendendo onde deve e onde não deve fazer suas necessidades, mas também te ajudará se tem um cão adulto com hábitos desagradáveis de higiene por falta de aprendizagem.

Te recomendamos o seguinte artigo Como ensinar um cão a fazer suas necessidades na rua para que tenha mais detalhes.

Truques para o cachorro não urinar dentro de casa - 1. Reforçar cada vez que urinar fora de casa

2. Aumente a qualidade e frequência dos passeios

Os passeios com o cachorro devem ser momentos tranquilos em que não haja pressa nem impaciência. Pense que esses momentos são importantes para seu mascote, pois são os únicos momentos do dia que podem sair para cheirar, explorar e se relacionar com o entorno, algo imprescindível para seu bem-estar emocional.

O ideal é poder caminhar por zonas amplas e verdes ondem não tenham muitos fatores estressantes, como carros, crianças ou barulhos fortes. Deste modo o cão poderá se tranquilizar mais facilmente e fazer suas necessidades sem que nada o interrompa. Por outro lado, leve em consideração que alguns animais precisam ficar um pouco longe dos tutores para urinar ou defecar tranquilos, então uma coleira de pelo menos dois metros será mais adequada.

Se o cachorro segue fazendo xixi dentro de casa, pense em aumentar a frequência dos passeios para assim ter mais oportunidade de reforçar quando urine na rua. Se organize para sair em momentos em que seja mais provável que seu cão urine, por exemplo, após acordar de um cochilo ou após comer ou beber água. Não é necessário que os passeios sejam muito longos, especialmente no caso dos filhotes.

Quantas vezes devo passear com um cachorro? Descubra a resposta na continuação.

Truques para o cachorro não urinar dentro de casa - 2. Aumente a qualidade e frequência dos passeios

3. Estabeleça uma rotina

Mesmo que pareça óbvio, um dos melhores truques para o cachorro não urinar em casa é estabelecer uma rotina e se antecipar. Os ambientes com muitas mudanças e imprevisíveis podem afetar a saúde emocional dos cães e, por consequência, seu comportamento.

Sair para passear com seu cão sempre nas mesmas horas o ajuda a criar uma rotina e a ter uma maior percepção de controle sobre seu ambiente, o qual é muito importante para prevenir certos problemas de estresse e ansiedade. Se o cachorro souber com certeza quanto tempo falta para poder sair e urinar na rua, reduzirá as probabilidades de que faça suas necessidades em casa.

Claro, mas se o cachorro ainda é um filhote, pode não ter capacidade de aguentar várias horas sem urinar, e portanto, fará mesmo que tenha rotinas bem estabelecidas. Você deve adaptar os horários às etapas de desenvolvimento em que seu encontra seu mascote.

4. Reduza o nível de estresse

Os transtornos emocionais relacionados com o medo e com o estresse, como as fobias ou a ansiedade por separação, podem ser a causa para o cachorro urinar em um local inadequado dentro de casa. No caso específico da ansiedade por separação as micções recorrentes dentro de casa quando o cão está sozinho ou fisicamente separado de seus tutores são consideradas um sintoma de que o animal pode estar desenvolvendo este transtorno, junto com outros comportamentos como ficar ofegante, chorar, latidos, estereotipias, nervosismo ou comportamentos destrutivos.

Infelizmente, a ansiedade por separação é um problema frequente e jamais é solucionado ignorando o animal ou castigando por urinar em casa. Seu tratamento dever ser adaptado a cada caso e requer tempo e dedicação por parte do tutor, que deve se envolver e trabalhar de forma constante e empática com o cão.

Se suspeita que seu mascote urine em casa como consequência do estresse ou outros problemas emocionais, pode tentar ajudá-lo utilizando produtos especiais como os feromônios caninos apaziguadores ou enriquecendo seu ambiente brinquedos recarregáveis ou lanches para mastigar. De todas as formas, e diante desses casos, sempre recomendamos contatar um etólogo ou educador canino que trabalhe com reforço positivo e que possa te assessorar sobre como tratar o problema do seu peludo.

Te deixamos este outro artigo sobre a Ansiedade por separação em cães: sintomas e tratamento.

Truques para o cachorro não urinar dentro de casa - 4. Reduza o nível de estresse

5. Limpe com produtos específicos

Os locais que o animal marca com sua urina passam a adquirir um odor diferente que convida o cão (ou os demais cães se você os tem) a voltar a urinar exatamente no mesmo lugar. Isto acontece porque o xixi dos cães contém feromônios que somente os cães e outros animais são capazes de detectar e o cheiro desses feromônios fica impregnado no solo e nos objetos mesmo que limpemos a urina.

Para evitar isso, é necessário limpar os locais onde o cachorro urinou utilizando produtos específicos que eliminam completamente o odor e assim "apagar os rastros", fazendo que nem mesmo o cachorro possa identificar. Estes produtos são aqueles que contém oxigênio ativo em sua composição. Nem alvejantes nem amônia são eficazes nesses casos, de forma que outro truque para que seu cachorro não urine em casa é utilizar os produtos de limpeza adequados.

Como tirar cheiro de xixi de cachorro? Descubra a resposta neste post.

 

Truques para o cachorro não urinar dentro de casa - 5. Limpe com produtos específicos

6. Modifique a organização de um espaço

Às vezes os cachorros se habituam a urinar em um determinado lugar na casa e somente fazem ali, por exemplo, em um local específico ou em uma ponta de um móvel específico. Algo simples que você pode fazer é alterar o valor que esse lugar tem para o cachorro, fazendo com que ele deixe de o considerar como "banheiro".

Os cachorros não costumam urinar no mesmo lugar onde comem, descansam ou tem vida social, mas em áreas mais distantes. Comece a passar um tempo com seu cachorro no local em que ele costuma urinar, convertendo em um espaço de brincadeiras ou coloque ali seu pote de comida, sua cama e outros recursos de interesse para assim modificar o valor que este local tem para ele. Deve complementar este exercício com uma boa limpeza do espaço e trabalho de reforço da conduta na rua. Este é outro bom truque para o cachorro não urinar no local.

7. Nunca utilize castigos

Os cães não são capazes de estabelecer uma relação causal entre dois eventos que ocorrem com mais de poucos segundos de diferença. Na prática, isto implica que se chega em casa e vê um xixi no meio da sala é totalmente absurdo castigar seu cachorro por isso, pois o animal pode ter urinado há horas e não poderá entender o motivo da sua irritação. Mesmo que abaixe as orelhas e fique de barriga para cima, isto não significa que está arrependido, simplesmente que está tentando se acalmar.

Por outro lado, gritar ou repreender o cão no meio do ato também não será útil, pois fazendo isso não estará abordando a causa do problema, e por isso, não está solucionando. O mais provável nesses casos é que o cachorro fique com medo e se afaste de você para urinar sem que você o veja ou que ele comece a desenvolver outros problemas comportamentais.

Verifique os 5 erros comuns ao repreender um cachorro e Como punir um cachorro? corretamente nestes outros posts que te sugerimos.

Truques para o cachorro não urinar dentro de casa - 7. Nunca utilize castigos

8. Visite o veterinário

Se nenhum dos truques para o cachorro não urinar no local que não deve funcionar, recomendamos procurar um centro veterinário. Como em qualquer transtorno comportamental, é necessário descartar se a conduta problemática tenha aparecido como consequência de uma doença. São várias as doenças que apresentam como um dos seus principais sintomas a poliúria (aumento da produção de urina), da qual pode fazer com que o cachorro urine dentro de casa por não conseguir aguentar ou ao se sentir mal. Algumas que se destacam são:

Muitas vezes estas patologias também provocam polidipsia, que é definida como o aumento da ingesta de água diária. Além disso, se o animal está em tratamento por alguma outra doença com diuréticos, esta pode ser a causa da urina dentro de casa.

Por outro lado, a idade do animal também é um fator a se considerar, pois os cães muito idosos podem desenvolver incontinência urinária ou a chamada síndrome de disfunção cognitiva, que seria algo similar à demência nas pessoas.

E aí, já sabe como fazer o cachorro não urinar no local inadequado? Continue acessando nossos posts!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Truques para o cachorro não urinar dentro de casa, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Devson José
Olá perito animal, adorei o conteúdo sobre adestramento de cachorros!
Truques para o cachorro não urinar dentro de casa
1 de 6
Truques para o cachorro não urinar dentro de casa

Voltar ao topo da página