Partilhar

Ensinando o cachorro a não subir no sofá

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 4 agosto 2016
Ensinando o cachorro a não subir no sofá

Ver fichas de  Cachorros

Quando o nosso cão é filhote é frequente deixá-lo dormir e brincar no sofá. À medida que crescem e dependendo do seu tamanho, este hábito pode começar a criar conflitos em casa. Por isso, é importante que desde pequeno dedique tempo à sua educação.

Mas é possível educar o seu cachorro a não subir no sofá. Definindo algumas regras de comportamento e sendo constante, conseguirá que o seu cachorro se deite tranquilamente na sua cama e deixe o sofá para os humanos.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar-lhe como ensinar o cachorro a não subir no sofá e, lembre-se que quanto melhor for a relação com o seu cachorro, melhores e mais rápidos serão os resultados.

Decida se poderá subir ou não no sofá

É muito importante decidir se vai deixá-lo subir no sofá em algum momento ou nunca. A educação do cachorro vai depender muito disso. Se, por norma, não deixa o seu cachorro subir no sofá mas um membro da família sempre o convida a subir, isto pode confundir o cachorro. Por este motivo, é importante que toda a família que vive com o cachorro se encarregue de definir os limites e de os respeitar.

  • Não quero que o meu cachorro suba no sofá: Se não quer que ele suba no sofá nunca o deverá deixar fazer. É fundamental que seja constante e não desista, mesmo que ao início ele o ignore. Não faça exceções, diga-lhe para ir para baixo sempre que tentar subir.
  • Quero que ele suba às vezes: Pode educar o seu cachorro para que apenas suba no sofá quando você o convidar. Pode ser difícil ao início mas se for constante pode consegui-lo. Não o faça durante o período de adestramento, pois pode confundi-lo muito. Convide-o uma vez para subir no sofá e mande-o sair e voltar para a sua cama quando você sair.
  • Pode subir no sofá: Se permitir que o seu cachorro se deite consigo no sofá, vejam filmes juntos e fique dormindo no seu sofá quando for embora significa que vai permitir-lhe subir sempre que quiser. Para o seu cachorro o sofá é uma zona de ambos. Por isso, o seu cachorro não entenderá se quando tiver uma visita em casa não o deixar subir.

    Não pretenda que de repente o seu cachorro se comporte sob regras que nunca conheceu. Por isso, o mais recomendável é que o eduque a subir no sofá apenas quando você o convidar.

Se deixar o seu cachorro subir para o sofá, deve se lembrar que depois de cada passeio que fizer com o seu cachorro deverá limpar as suas patas, especialmente se estiver chovendo. Não é preciso dar-lhe todas as vezes um banho com sabão, limpe apenas regularmente a sujidade que se acumular nas patas.

Ensinando o cachorro a não subir no sofá - Decida se poderá subir ou não no sofá

Como evitar que ele suba quando estou em casa

Não deixe que ele suba em nenhum momento na sua presença. Se for preciso insistir e fazê-lo várias vezes, faça-o. Deve ser constante e manter as regras que definir. Utilize palavras como "Não" ou "Para baixo", diga-as de forma energética e olhando para ele. Pode recompensá-lo quando baixar mas não é recomendável. Utilize este recurso se o seu cachorro for especialmente caprichoso com o sofá.

Cada vez que o vir no sofá, diga-lhe para ir para a sua cama, assim ele vai perceber que é a sua zona de estar e não o sofá.

Se alguns cachorros tiverem sido educados desde pequenos a puderem subir no sofá, depois fica mais difícil fazê-los entender que já não podem. Se o seu cachorro é adotado ou vem de outra casa com estes hábitos, tenha paciência e leve o tempo que for preciso para o reeducar. Nunca utilize a violência, é sempre mais produtivo o reforço positivo quando o encontrar na sua caminha.

  • Ofereça-lhe a sua própria cama: Um dos motivos pelos quais gostam de subir no sofá é porque cheira a nós. Além disso, normalmente quando são filhotes permitimos que subam para o nosso colo para estarem ao nosso lado. E não se esqueça do conforto, é sempre melhor uma almofada macia que uma no solo, e eles sabem bem disso.

Se colocar uma cama para cachorros ao lado do sofá, ele irá sentir-se mais próximo de si sem sentir a necessidade de subir no sofá. Se conseguir alcançá-lo com a mão, melhor ainda, umas carícias de reconhecimento nas primeiras vezes que utilizar a cama são perfeitas durante o seu adestramento.

Escolha uma boa cama, confortável para ele e na qual possa dormir. Embora não durma de noite nesse cômodo é conveniente que tenha o seu próprio sítio para o acompanhar enquanto vê televisão ou lê no sofá.

Ensinando o cachorro a não subir no sofá - Como evitar que ele suba quando estou em casa

Quando o cachorro estiver sozinho em casa

Pode ser que tenha conseguido que ele não suba no sofá à sua frente, mas quando volta para casa encontra-o dormindo nele ou descendo rapidamente quando você entra em casa. Este é um problema que muitos donos têm e não é fácil de resolver.

A única coisa que podemos fazer é impedi-lo fisicamente. Ou seja, colocando objetos como uma cadeira deitada ou algumas bolsas de plástico. Assim já não será confortável nem agradável para ele subir no sofá. É uma medida que com o tempo poderá ir eliminando.

Se o cachorro tem a sua própria cama no mesmo cômodo e você o ensinou a não subir à sua frente, pouco a pouco deixará de subir. Existem à venda repelentes para sofá e móveis que o podem ajudar mas se dedicar algum tempo à sua educação não será necessário utilizá-los.

Ensinando o cachorro a não subir no sofá - Quando o cachorro estiver sozinho em casa

Uma casa diferente, regras diferentes

Como vê, com uma série de regras e constância conseguirá que o seu cachorro respeite o sofá. Quando o seu cão estiver educado é muito gratificante passar tempo com ele dentro de casa. Defina as regras e faça com que ele as cumpra sempre.

No dia a dia de uma casa pode ser um conflito o fato do seu cachorro não sair do sofá e se transformar no dono dele. Por isso, a simples regra de não subir no sofá vai melhorar a vossa convivência, evitando discussões e conflitos em casa. Toda a família deve participar na educação do cachorro desde que chega a casa, seja filhote ou um cão adulto.

Se decidiu que o seu cachorro pode subir ocasionalmente no sofá, utilize protetores ou capas laváveis e mantenha uma correta higiene após os passeios diários. Cada casa e cada dono deve decidir como quer que o seu cachorro se comporte e o que lhe permite ou não fazer.

Ensinando o cachorro a não subir no sofá - Uma casa diferente, regras diferentes

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ensinando o cachorro a não subir no sofá, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário sobre Ensinando o cachorro a não subir no sofá

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Ensinando o cachorro a não subir no sofá
1 de 5
Ensinando o cachorro a não subir no sofá

Voltar ao topo da página