menu
Partilhar

Quanto tempo de vida tem um cachorro com câncer?

 
Quanto tempo de vida tem um cachorro com câncer?

Ver fichas de  Cachorros

Ouvir a palavra câncer é sinônimo de más notícias. Só de ouvir, as imagens que vêm à mente são um longo processo de medicamentos e cuidados intensivos, radioterapia, quimioterapia. Não só os seres humanos sofrem desta doença, mas também os animais, como é o caso dos cães.

Quando um animal de estimação é diagnosticado com esta doença, muitas perguntas surgem. Entre elas, quanto tempo de vida tem um cachorro com câncer? Além dela, como o câncer o afeta, que cuidados ele precisa, entre outras. Se você quer saber mais sobre este tema, continue lendo este artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Quanto tempo vive um gato com câncer?

Quanto tempo de vida tem um cachorro com câncer?

Se você quer saber quanto tempo de vida tem um cachorro com câncer, a verdade é que não é possível dar uma resposta concreta a essa pergunta, pois cada caso é diferente. Pode ser de alguns meses a alguns anos.

Na realidade, a recuperação e o sucesso do tratamento dependem do tipo de câncer que seu cachorro tem, assim como sua raça, sua saúde geral, história de outras doenças, estilo de vida, alimentação que ele teve até aquele momento (e durante o tratamento), idade, a reação do tumor ao tratamento, a progressão da doença quando ela é descoberta, entre muitos outros fatores.

Para citarmos um exemplo, no caso do linfoma, após o diagnóstico muitos especialistas afirmam que o tempo de vida do cachorro é de, em média, dois meses. Mas isso pode variar de acordo com os fatores já citados.

Além disso, é bem conhecido que um tratamento adequado prolonga a vida desses companheiros peludos, e há muitos casos de recuperação completa.

Ainda neste artigo, falaremos sobre como o câncer afeta o cachorro, a alimentação indicada e os diferentes tipos de tratamento que existem para o câncer. Continue lendo!

Como o câncer afeta o cachorro

O câncer canino ataca as células do corpo, fazendo com que elas se multipliquem de forma incontrolável. Depois disso, elas se dividem e formam mais células em sucessão, afetando os órgãos internos e danificando o tecido. Tudo isso se transforma gradualmente em um tumor.

Existem vários tipos de câncer que são comuns em todas as raças caninas, tais como os seguintes:

  • Linfoma: ataca o sistema linfático. Caracteriza-se por um aumento no tamanho dos gânglios linfáticos encontrados na mandíbula. É um dos tipos mais comuns e todas as raças podem apresentá-la.
  • Câncer de mama: é uma neoplasia que afeta as glândulas mamárias. É muito comum em todos os cães, especialmente naqueles que não foram castrados.
  • Osteosarcoma: é um tipo de câncer muito agressivo que ataca o sistema ósseo. Ela afeta principalmente cachorros de grande porte, mas também ocorre em cães de médio e pequeno portes.
Quanto tempo de vida tem um cachorro com câncer? - Como o câncer afeta o cachorro

Cuidados gerais com um cachorro com câncer

Uma vez confirmada a presença de um tumor cancerígeno em seu cão, é necessário realizar check-ups regulares com o veterinário. Evite expor seu cão a qualquer tipo de estresse ou situações que gerem ansiedade. Ele deve estar em um ambiente onde se sinta sempre confortável e calmo.

É essencial que você brinque frequentemente com ele, lhe faça companhia e o faça sentir-se amado. Isto o manterá feliz e com bom humor. Também é muito importante cumprir à risca com o tratamento prescrito pelo veterinário que acompanha o caso, uma vez que o futuro do animal dependerá disso.

Tratamento para câncer em cachorros

Quando se trata de câncer, existem diferentes tipos de tratamento, pois cada manifestação desta doença requer métodos diferentes. Além disso, há também o fator idade, condição física e saúde geral do seu cão, bem como a progressão da doença.

Neste sentido, o veterinário detectará o tipo de tumor que seu animal de estimação tem, que pode ter características benignas ou malignas. Para tumores benignos, os medicamentos são geralmente utilizados sem a necessidade de cirurgia; os remédios são capazes de reduzir ou eliminar completamente o tumor sem maiores complicações.

Por outro lado, os tumores malignos frequentemente requerem cirurgia, dependendo do tamanho e da localização do tumor. Também é comum aplicar quimioterapia e radioterapia ao paciente, com o objetivo de reduzir as células malignas no corpo do cachorro.

Neste outro artigo do PeritoAnimal falamos sobre as terapias alternativas para cachorros com câncer que talvez possam te interesar.

Quanto tempo de vida tem um cachorro com câncer? - Tratamento para câncer em cachorros

Alimentação indicada para um cachorro com câncer

No que diz respeito à dieta, ela é um pilar importante na recuperação do cachorro com câncer. Devido aos tratamentos, é comum que eles percam o apetite e, portanto, emagreçam pouco a pouco e se sintam muito fracos. Portanto, uma de suas tarefas será cuidar mais do que nunca de sua alimentação.

Antes de tudo, é preciso torná-la atraente e apetitosa, isto com a intenção de atrair sua atenção e encorajá-lo a comer. É importante que o alimento contenha alto teor de proteína da carne vermelha, assim como também é recomendada a presença de verduras verdes, pois eles contêm propriedades que ajudam a fortalecer o sistema imunológico do cachorro. Entre elas, recomendamos:

  • Brócolis
  • Couve-flor
  • Espinafres

Estas verduras não devem ser oferecidas em abundância, mas como um suplemento. Alguns vegetais, ricos em açúcares, devem ser evitados, como por exemplo:

  • Cenoura
  • Batatas
  • Ervilhas

Por que estes alimentos não são recomendados? O câncer se alimenta de açúcares, portanto uma dieta na qual você acrescenta estes vegetais só facilita a propagação do câncer. Por outro lado, é importante enfatizar que a dieta de um cachorro não pode incluir grãos, pois seu sistema digestivo não os processa corretamente. Naturalmente, uma tigela de água fresca e limpa deve estar sempre disponível.

Agora que você conheceu os cuidados gerais e também viu que é impossível definir quanto tempo de vida tem um cachorro com câncer sem avaliar todos os fatores, o importante é que você siga rigorosamente as recomendações do veterinário, aplique o tratamento e cuidados sugeridos em casa e dê ao seu animal de estimação todo o amor, compreensão e apoio que ele lhe deu durante sua vida com você.

Apesar de triste, recomendamos o vídeo a seguir em que falamos sobre os 5 sinais que indicam quando temos um cachorro morrendo:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto tempo de vida tem um cachorro com câncer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • Blue Cross For Pets. Coping with cancer in dogs. Disponível em: <https://www.bluecross.org.uk/pet-advice/coping-cancer-dogs>. Acesso em 1 de julho de 2021.
  • American Kennel Club. Cancer in Senior Dogs - Signs and symptoms to watch for. Disponível em: <https://www.akc.org/expert-advice/health/cancer-senior-dogs-signs-symptoms-to-watch-for/>. Acesso em 1 de julho de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Quanto tempo de vida tem um cachorro com câncer?
1 de 3
Quanto tempo de vida tem um cachorro com câncer?

Voltar ao topo da página