PARTILHAR

Como tirar cheiro de xixi de cachorro

 
Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Editora e redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 11 novembro 2019
Como tirar cheiro de xixi de cachorro
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Tirar o cheiro de xixi do cachorro pode ser uma dor de cabeça para muitas pessoas. Quer seja um filhote que ainda está aprendendo a fazer as necessidades, um cachorro adulto que não foi adestrado ou um com problemas de saúde, limpar a urina do cachorro e evitar que ele use qualquer zona da casa como banheiro privado pode ser complicado se você não estiver aplicando as técnicas adequadas.

Pensando nisso, o PeritoAnimal oferece em seguida diferentes métodos para eliminar o cheiro de urina do cachorro de diferentes zonas da casa, assim como truques, repelentes e recomendações para erradicar esse hábito de forma definitiva. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Repelente caseiro para cachorro

Métodos para tirar cheiro de xixi de cachorro

Urinar dentro de casa pode acontecer a qualquer cachorro, mesmo em pets que foram adestrados corretamente, quer seja porque você não levou o pet a passear quando era necessário ou porque ele está doente. Por outro lado, esses são acidentes comuns em filhotes que se encontram em fase de aprendizagem. Em qualquer um desses casos, ralhar ou castigar o seu cão NÃO é recomendado, uma vez que ele é incapaz de compreender que uma ação natural como urinar leva a um castigo. Além disso, se não for corrigido de imediato, o animal nem será capaz de entender por que você está incomodado, pelo que se sentirá frustrado e assustado.

Como tirar cheiro de urina do cachorro pode ser um problema maior que ensiná-lo a fazer as necessidades no lugar correto. Isso acontece porque, em muitas ocasiões, usar os produtos inadequados faz com que a pegada olfativa, ou seja, o rastro de odor a urina, continue no sítio embora você não note (não esqueça que o olfato do cachorro é mais desenvolvido que o humano). Além disso, alguns produtos contêm componentes que, em vez de servir como neutralizador de odores para cachorros, acabam incitando que eles continuem usando esse lugar como banheiro.

Você quer saber como tirar o cheiro de cachorro da sua casa? Em seguida, apresentamos os métodos mais eficazes.

1. Antes de mais, seque a urina do seu cachorro

Antes de aplicar algum dos remédios caseiros para tirar cheiro de urina do cachorro, é necessário secá-la. O mais recomendado é atacar o problema quando ele acaba de urinar, dessa forma a limpeza é mais eficaz.

Use papel absorvente e descartável para remover a maior quantidade de urina possível, usando luvas. Não esfregue a urina para secá-la, você acabará fazendo com que penetre ainda mais na superfície, sobretudo se é têxtil, como tapetes, carpete ou cortinas.

Uma vez retirada a urina, passe outra toalha de papel absorvente umedecida com água para eliminar a maior quantidade possível. Você saberá que retirou todo o xixi quando a cor amarela desaparecer ou diminuir consideravelmente.

Realizados esses passos, é momento de aplicar os métodos para tirar o cheiro de xixi de cachorro explicados em seguida. Em caso de manchas de urina secas, aplique os remédios sugeridos diretamente.

2. Peróxido de hidrogênio para tirar cheiro de urina de cachorro do chão

O peróxido de hidrogênio, popularmente conhecido como água oxigenada, é um composto químico com propriedades oxidantes potentes. Existem duas formas eficazes de usá-lo:

Peróxido de hidrogênio e água

Misture uma parte de peróxido de hidrogênio com água corrente em uma garrafa com pulverizador. Depois de secar a urina (caso seja recente), umedeça a zona com a mistura e deixe agir por 30 minutos. Passado esse tempo, retire-a com uma toalha absorvente e enxágue com água.

Este método é eficaz em tapetes e carpetes de cor clara, embora não seja recomendado para têxteis escuros, uma vez que a água oxigenada pode descolorá-los (recomendamos que você teste antes em uma zona não visível). Da mesma forma, se você deseja saber como tirar cheiro de urina de cachorro do chão, esse é um bom método para solos de cerâmica.

Peróxido de hidrogênio e bicarbonato de sódio

Você deve misturar 2 colheres de peróxido de hidrogênio, 2 de bicarbonato e 1 de detergente líquido para louça. Use um recipiente fundo, uma vez que os componentes têm uma reação efervescente quando se misturam. Este método é excelente como produto para tirar cheiro de urina de cachorro.

Ao misturar, você deve obter uma pasta espessa e uniforme. Este método é ideal para urina seca ou manchas antigas, apenas é necessário espalhar uma boa quantidade da mistura sobre a zona problemática, deixar atuar por uma hora, retirar com papel absorvente e enxaguar com água.

Como tirar cheiro de xixi de cachorro - 2. Peróxido de hidrogênio para tirar cheiro de urina de cachorro do chão

3. Vinagre branco: um neutralizador de cheiros natural

O vinagre branco é um ingrediente caseiro usado frequentemente como detergente natural, já que possui propriedades desinfetantes e um odor penetrante. Você pode usá-lo para limpar manchas de urina frescas ou antigas em chão ou em tapetes, apenas evite esfregar essas últimas para que o xixi não penetre mais nas fibras têxteis.

Aplicar o vinagre como neutralizador de odores é muito simples, apenas misture uma parte de vinagre com uma de água quente em um recipiente com pulverizador. Em seguida, aplique sobre a zona urinada e deixe agir por 20 minutos. Logo, retire com papel absorvente e seque por completo.

O poder do vinagre contra os odores é tão grande que pode até ser usado para controlar o cheiro corporal do cachorro, misturando-o com o seu shampoo na hora do banho. Pode ainda ser usado como remédio caseiro contra pulgas.

Para saber mais sobre os benefícios do vinagre para cães não perca esse artigo.

4. Bicarbonato de sódio para limpar xixi de cachorro

O bicarbonato de sódio é um composto alcalino que se usa para diferentes propósitos, entre os quais se destacam as suas aplicações em casa graças ao efeito antifúngico e abrasivo que possui. Por esse motivo, é um bom método para tirar o cheiro de xixi de cachorro. Você pode usá-lo de duas formas:

Bicarbonato

Depois de retirar a urina, espalhe bicarbonato de sódio sobre a zona e deixe agir durante a noite. No dia seguinte de manhã, retire-o com um aspirador. O bicarbonato pode ser tóxico para cachorros se for ingerido em grandes quantidades, pelo que você apenas deve aplicar esse método se o seu amigo peludo não tem acesso à zona tratada.

Bicarbonato de sódio e vinagre

Este remédio serve para manchas recentes ou antigas. Misture 150 mililitros de vinagre com 2 colheres de bicarbonato. Em seguida, aplique a solução sobre a zona problemática e deixe atuar durante meia hora. Passado esse tempo, retire e enxágue com água.

Em zonas como madeira ou tapetes, experimente em uma área não visível para garantir que não descolora.

5. Limão, o melhor remédio para tirar cheiro de urina de cachorro

O limão siciliano, esse ingrediente tão popular na sozinha, pode ser muito útil na hora de eliminar o cheiro de urina do cachorro. Além disso, é um método natural sem risco de efeitos secundários. O seu aroma não só elimina o cheiro desagradável da urina, como também possui propriedades antifúngicas e antibacterianas.

A melhor forma de aplicá-lo consiste em misturar 100 mililitros de suco de limão, 50 mililitros de água e 2 colheres de sopa de bicarbonato. Coloque a mistura dentro de um pulverizador e espalhe sobre a zona previamente seca. Deixe agir por meia hora e retire com água. Se necessário, repita o processo.

Além de eliminar o cheiro, o limão também funciona como repelente caseiro para cachorro não urinar, uma vez que os aromas cítricos evitam que os cães se aproximem dos lugares. Se você quer conhecer outros cheiros que os cachorros não gostam, consulte também este artigo.

Como tirar cheiro de xixi de cachorro - 5. Limão, o melhor remédio para tirar cheiro de urina de cachorro

6. Detergentes enzimáticos

Os detergentes enzimáticos são produtos ecológicos elaborados à base de enzimas. Entre outras funções, eliminam os odores desagradáveis, uma vez que as enzimas dissolvem as moléculas que produzem os ditos cheiros. Graças a isso, são uma boa opção na hora de tirar cheiro de urina de cachorro.

As marcas de detergentes enzimáticos variam em cada país, mas são facilmente encontradas em supermercados e lojas de produtos de limpeza da casa. Recomendamos que você se dirija ao estabelecimento mais próximo para adquirir um e seguir as introduções do recipiente para aplicá-lo.

Tirar cheiro de urina de cachorro do quintal

Os odores desagradáveis relacionados com o xixi de cachorro não só afetam o interior da casa, também podem afetar o exterior, quer seja um quintal ou um jardim. Além disso, existem casos nos quais outros cachorros decidem usar a entrada do seu jardim como banheiro, sendo necessário aplicar medidas para apagar esse rastro olfativo e fazer com que não volte a acontecer.

Esses são os métodos que podem ser usados para tirar cheiro de urina de cachorro do quintal ou jardim:

Limpeza de piso de jardim

O chão do jardim, quer seja de mármore, granito ou outro material, pode ser afetado pelos odores desagradáveis da urina do cão. Para eliminá-los, use:

  • Branqueador químico. Pode ser comprado en locais de venda de produtos de limpeza. Misture em partes iguais com água e esfregue sobre a zona afetada. Logo, retire com água para eliminar completamente o produto, já que é tóxico para animais.
  • Limão e água. Uma mistura de partes iguais de limão e água serve como neutralizador do cheiro da urina, além de ser um repelente para cachorros.

Limpeza do gramado

Quando se trata de material orgânico como o gramado do jardim, eliminar os cheiros desagradáveis requer métodos diferentes. Nesse caso, o mais adequado é adquirir cal para jardim em lojas de decoração de exteriores ou viveiros.

Quando você tiver o produto, polvilhe cal sobre a zona com mau odor e logo regue com água abundante para que a terra a absorva.

Como tirar cheiro de xixi de cachorro - Tirar cheiro de urina de cachorro do quintal

Repelentes para cachorro não urinar em casa

Além de eliminar o cheiro de xixi de cachorro nos lugares afetados, você pode optar por utilizar produtos que servem como repelentes para cachorros. Dessa forma, ao pulverizar a zona problemática, estará convencendo o seu cachorro a não urinar nessa zona. Essa é uma boa opção quando você ensina está adestrando o seu pet sobre os sítios que ele deve usar para fazer as necessidades.

Recomendamos as seguintes combinações como repelente caseiro para cachorro não urinar:

Pimenta Caiena

A pimenta de Caiena é muito apreciada na gastronomia, em particular pelo seu sabor picante e um pouco fumado. Nos cachorros, porém, produz um efeito irritante das mucosas, pelo que se afastam desse odor.

Usá-lo como repelente é muito simples, basta polvilhar a pimenta no local onde o seu pet costuma urinar e, em seguida, ele deixará de usar ele local. Além disso, o método serve como neutralizador de odores, podendo ser usado para reforçar o efeito de algum dos outros remédios aplicados.

Álcool

O álcool isopropílico é usado de forma comum para desinfetar feridas, uma vez que tem propriedades antibacterianas acompanhadas de um intenso odor penetrante, o qual é incómodo para os cachorros.

Misture uma parte desse álcool com 2 de água e pulverize a zona que você pretende livrar de urina do cachorro. Este método serve para interiores e exteriores, mas você nunca deve aplicá-lo nas plantas. Além disso, garanta que o seu cachorro não o ingere acidentalmente.

Limão e vinagre

O limão e o vinagre juntos combinam as suas propriedades antifúngicas e desinfetantes, além de contribuírem para criar uma forte camada de cheiro que repele os cachorros. Misture uma xícara de suco de limão siciliano e 1 de vinagre e pulverize a solução sobre a zona afetada pelo xixi do cachorro. Repita as vezes necessárias enquanto ensina o seu cão onde ele deve fazer as necessidades.

Recomendações finais

Na hora de tirar o cheiro de xixi de cachorro, é importante determinar a causa pelo qual o seu pet começou a urinar em lugares inadequados e aplicar a solução correspondente. Caso se trate de um filhote, é necessário começar a educá-lo. Se, por sua vez, se trata de um cachorro adulto que manifesta esse comportamento de forma repentina, preste atenção a possíveis sinais de estresse, depressão, necessidade de alterar a rotina, entre outros. Em ambos os casos, não se esqueça de consultar o veterinário para descartar a presença de uma doença que pode estar provocando incontinência. No processo de educar o cachorro, o reforço positivo é a opção mais adequada e com melhores resultados.

O uso de produtos que contêm amoníaco, cloro ou lixívia é proibido, já que o seu odor incita os cachorros e os gatos a urinar no lugar que acaba de ser limpo. Na verdade, esse é um dos principais erros na hora de evitar o comportamento de urinar dentro de casa.

Embora todos os remédios explicados sejam excelentes neutralizadores de odores e que alguns até ajudem a evitar que o pet volte a urinar nesse local, é fundamental ter em conta que não são a solução.

A solução real é educar o cachorro para que ele aprenda a fazer as necessidades na rua, o que também permitirá que ele disfrute de passeios, exercícios e atividades, além de poder relacionar-se com outros cães. A socialização é igualmente importante para o animal, assim como a prática de exercício físico todos os dias. Tanto em filhotes como em adultos, para sermos tutores responsáveis, devemos assumir essas tarefas e garantir que todas as necessidades dos animais são asseguradas.

Como tirar cheiro de xixi de cachorro - Recomendações finais

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como tirar cheiro de xixi de cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Bibliografia
  • How to get ride of dog pee and cat urine odors. The Balance. Disponível em: https://www.thebalance.com/how-to-get-rid-of-dog-urine-and-cat-urine-odors-1799052
  • Rutberg, Shara. Tips for removing dog urine smell from carpet. Pet MD. Disponível em: https://www.petmd.com/dog/care/evr_dg_tips-for-removing-dog-urine-smell-from-carpet
  • Connelly, N.; Damhus, T.; Hartshorn, R.; Hutton, A. (2005). Nomenclature of inorganic chemistry. International Union of Pure and Applied Chemistry, UK. Disponível em: http://old.iupac.org/publications/books/rbook/Red_Book_2005.pdf

Vídeos relacionados com Como tirar cheiro de xixi de cachorro

1 de 3
Vídeos relacionados com Como tirar cheiro de xixi de cachorro

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como tirar cheiro de xixi de cachorro
1 de 5
Como tirar cheiro de xixi de cachorro

Voltar ao topo da página ↑