Partilhar

Samambaia é tóxica para os gatos?

 
Por Aerton Guimarães. 16 setembro 2020
Samambaia é tóxica para os gatos?

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são exploradores natos, principalmente quando estão sozinhos em casa. Eles aproveitam o espaço “todo para eles” para deitar onde bem entendem e descobrir se há novidades para conhecer. E se você ama a decoração verde em casa e tem um pet, é bom averiguar quais plantas são tóxicas para os animais para não colocar a saúde do seu bichano em risco.

Uma das principais dúvidas é em relação à samambaia (Pteridium aquilinum), bastante utilizada para alegrar ambientes no lar. Apesar de não produzirem frutos e dependerem da dispersão de seus esporos para colonizar novas áreas, as samambaias estão bastante presentes nas zonas tropicais, subtropicais e temperadas do mundo. Somente no Brasil já foram descritas mais de 1.000 espécies da planta.

Inúmeros estudos sobre sua toxicidade já foram realizados, por afetar diretamente o mundo bovino e dos cavalos. E neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar pra você se a samambaia é tóxica para os gatos. Você vai entender quais os transtornos que a ingestão da planta é capaz de provocar e o que pode ou não ser feito nessas situações. Confira!

Também lhe pode interessar: Plantas de Natal tóxicas para gatos e cães

Cuidados com as plantas e animais de estimação em casa

Alguns animais têm o costume de comer grama para facilitar a digestão ou só por curiosidade mesmo. Eu aprendi na prática com a Magali, minha gatinha siamesa que viveu comigo por 18 anos: deixar plantas ao alcance do nosso pet não é uma boa ideia.

Vez ou outra eu encontrava vômito da minha filhota pela casa e o motivo era quase sempre o mesmo: a ingestão de plantas (sim, é possível ver as partes das folhas que não são digeridas).

Foi aí que aprendi a lição, o jeito era optar por plantas seguras para gatos ou deixar as plantinhas em lugares inacessíveis aos bichanos. É a maneira mais segura de decorar a casa sem oferecer perigo ao seu filhote de quatro patas.

A Magali ficava em casa o tempo todo e nunca saía, mas há vários felinos que têm costume de passear diariamente nas redondezas da vizinhança, jardins e até matas fechadas. É por isso que é importante ficar atento aos sintomas causados por intoxicação.

Samambaia é tóxica para os gatos? - Cuidados com as plantas e animais de estimação em casa

Samambaia é tóxica para os gatos?

Sim, a samambaia é tóxica para os gatos. A combinação gatos e samambaias infelizmente não dá match. Bem, a não ser que a planta fique onde não possa ser alcançada pelo felino. A ingestão da samambaia é capaz de causar diferentes transtornos de intoxicação, como vômito, anemia, excesso de salivação, diarreia com sangue, convulsões e pode até levar à morte, dependendo da quantidade que ele engolir[1].

Isso tudo por conta de um composto chamado ptaquilosídeo, encontrado na planta, que é considerado o principal responsável pelo aparecimento de problemas de saúde em animais que ingeriram a samambaia[2]. O composto também pode causar vício, fazendo com que o seu pet sempre queira comer a planta, mesmo depois de sentir sintomas bastante incômodos após sua ingestão. Agora tá explicado o motivo que leva o nosso bichano a ficar comendo algo que ele sabe que vai fazer mal.

Claro que há animais que comem pouca quantidade da planta e não apresentam nenhum tipo de reação, por isso a observação é sempre a melhor aliada quando a suspeita da ingestão de uma das plantas venenosas para gatos.

Samambaia é tóxica para os gatos? - Samambaia é tóxica para os gatos?

Meu gato comeu samambaia, o que faço?

Se o seu gatinho comeu samambaia, é preciso ficar atento aos sintomas. Em primeiro lugar, mantenha a tranquilidade. Seu pet pode ficar ainda mais estressado e até piorar o quadro de intoxicação dependendo do seu comportamento com ele. A recomendação é não fazer nenhum procedimento caseiro e nem medicar o animal de maneira intuitiva, um procedimento bastante comum, mas que deve ser evitado

A dica é observar a evolução dos sintomas e evitar dar comida ou leite. Por apresentar um pH neutro, bem mais alto que do estômago, o leite atua como neutralizante apenas se o veneno ingerido tiver caráter ácido. Caso contrário, ou seja, se o veneno for de caráter básico, o leite pode potencializar a ação da substância tóxica fazendo com que ela seja absorvida mais rapidamente ainda, por isso a melhor decisão é deixar o pires com o leite de lado.

Por outro lado, a água está liberada. E se a intoxicação evoluir, não hesite em procurar um veterinário o quanto antes.

Samambaia é tóxica para os gatos? - Meu gato comeu samambaia, o que faço?

Outras plantas tóxicas para gatos

Há um grande número de plantas que podem causar transtornos digestivos, neurológicos ou cardíacos nos gatos. Além da samambaia, entre as plantas tóxicas para gatos mais comuns estão as seguintes:

Eucalipto (Eucalyptus)

É uma das plantas mais fáceis de encontrar em florestas e zonas públicas com jardins. Então, se o seu gato tem o costume de fugir de casa ou de passear por aí com liberdade, é bom ter cuidado. Ingerir eucalipto causa transtornos gastrointestinais, diarreia e vômitos.

Hera (Hedera helix)

Todas as partes da hera são venenosas, mas os frutos, especialmente, são ainda mais perigosos. A sua ingestão provoca tanto transtornos gastrointestinais, como diarreia e vômitos, como espasmos e aceleramento do ritmo cardíaco. Além disso, o simples contato com a pele desenvolve dermatite e erupções no nosso gatinho. Nos casos mais graves, em que o pet ingere uma grande quantidade da planta, ela pode causar até a morte.

Oleandro (Nerium oleander)

É difícil de imaginar que essa planta, tão comum e presente em inúmeros jardins, é capaz de desenvolver principalmente problemas gastrointestinais nos gatos. No entanto, em função da quantidade ingerida, também pode causar dificuldade respiratória, arritmias e paragem cardíaca nos casos mais extremos, além de febre e sonolência.

Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia seguine)

Todas as partes desta planta são tóxicas para os gatos, seja pela ingestão ou apenas pelo contato direto. Por contato, a planta causa transtornos dermatológicos, tais como irritação, inflamação, vermelhidão ou bolhas. Por ingestão, causa ardor bucal no momento, o que normalmente faz com que o gato pare de comer imediatamente. Além disso, provoca inflamação da garganta, dor, inchaço do pescoço, estômago e esôfago, dificuldade para engolir, salivação excessiva, vômitos, dificuldade respiratória e, nos casos mais graves, asfixia.

Hortência (Hydrangea macrophylla)

Tanto as folhas como as flores da Hortência são tóxicas e, entre os principais sintomas de uma intoxicação felina por esta planta estão os transtornos gastrointestinais (diarreia, vômitos e dor abdominal). Em função da quantidade ingerida, ela também pode afetar o sistema nervoso provocando problemas de habilidades motoras, como a falta de coordenação.

Lírio (Lilium)

Ingerir esta planta tóxica para gatos causa principalmente transtornos digestivos, como diarreia, vômitos, dor abdominal e mal-estar geral. Nos casos mais graves pode provocar hipertensão e aumento da pressão arterial do felino.

Bico de Papagaio (Euphorbia pulcherrima)

É uma das plantas mais comuns em casa durante o inverno e, por sua vez, uma das mais tóxicas para os gatos. sua ingestão pode causar transtornos digestivos como diarreia, vômitos e dor abdominal. O contato direto com a seiva da planta provoca irritação na pele e nos olhos do felino, coceira e erupções.

Tulipa (Tulipa hybrida)

Todas as partes da tulipa são tóxicas e sua ingestão pode provocar no gato irritação gastrointestinal acompanhada de vômitos e diarreia.

Azaleia (Rhododendron simsii)

Embora afete principalmente o sistema digestivo, causando diarreia, vômitos e salivação excessiva, também pode desenvolver uma falta de coordenação acompanhada de alucinações quando consumida em pequenas quantidades. Se o pet comer quantidades mais elevadas, pode provocar danos digestivos agudos, dificuldade respiratória, alteração do ritmo cardíaco, convulsões hipertensão, coma e, inclusive, a morte nos casos mais extremos.

Narciso (Narcissus)

Todas as variedades do narciso são tóxicas para gatos. O contato com a planta desenvolve irritação na pele e, se ingerida, causa problemas gastrointestinais graves como vômitos e diarreia aguda, inflamação e dor abdominal, e transtornos cardíacos que podem levar à morte do animal.

Plantas seguras para gatos

Algumas plantas para gatos, porém, são inofensivas e, outras, são consideradas até medicinais para nosso bichinho de quatro patas. A erva de gato é uma delas, pois permite aliviar o estresse em gatos, favorecendo uma ambiente tranquilo e fornece estimulação mental extra. Consulte todas as propriedades da erva-gateira e não hesite em adquirir uma dessas plantas.

A aloe vera ou babosa, é outra das plantas seguras e altamente benéficas para gatos, especialmente para o tratamento de problemas de pele. Neste artigo você pode tirar todas as suas dúvidas sobre os benefícios da aloe vera para gatos.

Tanto a camomila quanto a valeriana são boas plantas de áreas externas para gatos, por muitas razões. Além disso, elas são bonitas e podem te ajudar a decorar seu jardim. Começando com camomila, sua infusão pode atuar como remédio caseiro para eliminar carrapatos em gatos se aplicada topicamente, serve para limpar os olhos com remela, aliviar a conjuntivite (sempre como complemento do tratamento veterinário) e acalmar a pele irritada. A infusão de camomila, quando ingerida, também ajuda a tratar problemas gastrointestinais leves.

A valeriana, por outro lado, produz um efeito sedativo nos gatos, por isso é um excelente tranquilizante natural para gatos nervosos ou estressados. No entanto, apesar de seus bons resultados, é essencial encontrar o que está causando esse estado de nervosismo ou ansiedade para tratar.

Outras plantas que podemos recomendar e que não são tóxicas para gatos são algumas das plantas aromáticas. As mais adequadas para felinos são o alecrim, tomilho, salsa e hortelã, devido às suas propriedades. Todas elas fornecem vitaminas e minerais, possuem propriedades diuréticas, anti-inflamatórias, purificadoras e digestivas.

Além disso, cada uma oferece benefícios particulares, que você pode conferir no artigo 22 plantas para gatos.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Samambaia é tóxica para os gatos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.

Referências
  1. UFSC. Patologia Veterinária. Intoxicação por Samambaia. Disponível em <https://patologiaveterinaria.paginas.ufsc.br/2016/05/16/intoxicacao-por-samambaia/>. Acesso em 16 de setembro de 2020.
  2. Toxicidade da samambaia (Pteridium aquilinum (L.) Kuhn) para a saúde animal e humana. Disponível em <https://www.researchgate.net/publication/280725904_Toxicidade_da_samambaia_Pteridium_aquilinum_L_Kuhn_para_a_saude_animal_e_humana>. Acesso em 16 de setembro de 2020.
Bibliografia
  • G1. Sorocaba e Jundiaí. Mundo Pet. Disponivel em <https://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/mundo-pet/noticia/saiba-quais-plantas-toxicas-podem-levar-caes-e-gatos-a-morte.ghtml>. Acesso em 16 de setembro de 2020.
  • Estadão. Comportamento. Disponível em <https://emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,saiba-o-que-fazer-em-casos-de-intoxicacao-do-seu-bichinho-de-estimacao,70001722182>. Acesso em 16 de setembro de 2020.
  • Metrópoles. É o bicho! Disponível em: <https://www.metropoles.com/colunas-blogs/e-o-bicho/plantas-x-gatos-conheca-as-ervas-que-podem-ser-letais-aos-bichanos>. Acesso em 16 de setembro de 2020.
  • InfoEscola. Samambaia. Disponível em <https://www.infoescola.com/biologia/samambaias/>. Acesso em 16 de setembro de 2020.
  • Plantas tóxicas: Uma visão dos proprietários de pequenos animais. Disponível em <https://revistas.unipar.br/index.php/veterinaria/article/viewFile/4477/2702>. Acesso em 16 de setembro de 2020.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Samambaia é tóxica para os gatos?
1 de 4
Samambaia é tóxica para os gatos?

Voltar ao topo da página