Partilhar

Educar um cachorro a fazer as necessidades fora de casa

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 12 fevereiro 2019
Educar um cachorro a fazer as necessidades fora de casa

Ver fichas de  Cachorros

Assim que o seu cachorro acaba de receber as vacinas, começa o momento perfeito para educá-lo de forma a aprender a fazer as suas necessidades fora de casa. Esse não é apenas um hábito que mantem o seu lar limpo, mas também é um momento especial para a rotina do cachorro, que adora passear.

Esta será a primeira lição de aprendizagem do seu jovem pet e a técnica usada para educá-lo será determinante para as futuras lições, pelo que deve prestar atenção a determinados conselhos deste artigo do PeritoAnimal.

Continue lendo para saber como educar um cachorro a fazer as necessidades fora de casa.

Quando o cachorro deve começar a aprender a urinar fora

O momento ideal para ensinar a urinar um cachorro a urinar na rua ronda os 3 - 6 meses. Contudo, o que realmente é importante para que ele possa sair para a rua é a vacinação e a implantação do chip.

No momento em que o cachorro recebe todas as ruas vacinas e fica relativamente imune a muitas doenças possivelmente mortais para ele, como a cinomose ou a parvovirose, entre outras. Além disso, o chip vai ajudá-lo caso o seu cachorro se perca acidentalmente.

Começar a educar um cachorro para que urine fora de casa é muito importante para a higiene e para começar o seu processo de socialização.

Educar um cachorro a fazer as necessidades fora de casa - Quando o cachorro deve começar a aprender a urinar fora

Identificar o momento em que ele quer fazer as suas necessidades

Para levar a cabos esta parte da sua educação com êxito, é imprescindível que conheça o seu pet, assim como o seu ritual de necessidades.

Normalmente, um cachorro tem vontade de urinar ou defecar uns 20 ou 30 minutos depois de comer, ainda que esse tempo varie de acordo com o cachorro. Em algumas ocasiões, bastam 15 minutos.

O despertar ou o momento que sucede a prática de exercício físico também são alturas em que o seu cachorro terá vontade de fazer necessidades.

Educar um cachorro a fazer as necessidades fora de casa - Identificar o momento em que ele quer fazer as suas necessidades

Antecipar as suas necessidades

Este processo não é difícil, contudo, requer estabilidade da nossa parte. Ter um cachorro é como ter um bebé a quem falta a mãe, devendo ser educado por nós para aprender a relacionar-se, a brincar e a fazer as necessidades.

O seu cachorro deve aprender a fazer as suas necessidades em sítios concretos. Por isso, assim que identificar quando ele vai urinar, antecipe os seus atos levando-o para o exterior e permitindo que urine. Se ensinou o seu cachorro a urinar em jornal dentro de casa, é muito positivo que leve o jornal consigo para que ele perceba melhor o que você está esperando da parte dele.

Educar um cachorro a fazer as necessidades fora de casa - Antecipar as suas necessidades

Ensinar o seu cachorro a urinar na rua com reforço positivo

Qualquer sistema de obediência que queira praticar com o seu cachorro, incluindo aprender a urinar na rua, deve ser feito com reforço positivo. Desta forma, você premia o bem-estar do cachorro, melhora a sua qualidade de aprendizagem e faz com que seja mais fácil ele se lembrar do jeito certo para fazer as coisas. Para que aprenda a urinar na rua, assim que antecipar os seus atos siga esses passos, sempre com o reforço positivo:

  1. Assim que o cachorro acabar de comer ou você deduzir que tem vontade de fazer as suas necessidades, saia para a rua com o jornal. Além disso, será muito útil se levar uma bolinha preparada com pedaços de linguiça ou guloseimas para cachorro que possa oferecer.
  2. Já na rua, coloque o jornal próximo de uma árvore para que ele compreenda que essa é a zona que deve usar para urinar.
  3. Quando ele começar a urinar, deixe-o tranquilo sem dizer nada nem tocar no animal.
  4. Quando ele terminar, felicite-o e ofereça elogios, além da guloseima que deve ser po seu prêmio.

Ao utilizar uma guloseima como prêmio depois de fazer suas necessidades, o cachorro relacionará de forma muito positiva o exterior, as necessidades e as guloseimas. Como pode imaginar, todo esse processo pode ser um pouco lento e requer paciência da sua parte para que o cachorro compreenda como funciona o sistema de urinar na rua.

Educar um cachorro a fazer as necessidades fora de casa - Ensinar o seu cachorro a urinar na rua com reforço positivo

O que deve fazer se o seu cachorro urinar dentro de casa

Durante esse processo, não estranhe se encontrar algum xixi ou cocô dentro de casa. Isso acontece porque, em algumas ocasiões, o cachorro não consegue aguentar a vontade de urinar ou defecar. Resista a toda a vontade que tenha de repreender o cachorro, ele apenas vai ganhar uma expressão triste ou assustada pois ele não compreende porque você está ralhando, sentindo mal-estar e ansiedade.

Os cachorros não gostam de sujar o local onde habitam. Por esse motivo, mesmo que o seu cachorro aprenda a fazer as suas necessidades fora, isso não vai acontecer porque você ralhou. Usar este tipo de educação gera medo no cachorro, o que prejudica o seu crescimento.

O cachorro não compreende tudo o que você diz e, por isso, você deve levá-lo para um lugar distante quando urina e limpar o xixi como se nada tivesse acontecido.

O reforço positivo é o que determina que o seu cachorro aprenda a urinar no exterior: quanto mais você repetir o processo e mais positivo seja o reforço, mais rapidamente o cachorro assimilará e informação e fará as necessidades dessa forma.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Educar um cachorro a fazer as necessidades fora de casa, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário sobre Educar um cachorro a fazer as necessidades fora de casa

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Fabio
Oi. Boa noite!
Eu tenho dois filhotes de Rottweiler, e sempre depois das refeições deles, eu os levo pra pra fazer as necessidades na rua. Mas eles nunca fazem.
Eu passo entre 30min e 1hr com eles na rua e não conseguem fazer as necessidades . Mas, assim que eu entro em casa com eles, não demora muito e eles já estão fazendo dentro de casa!
O que devo fazer?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Fabio! Você já tentou as dicas do artigo?
Se esse comportamento permanecer, o mais indicado é buscar ajuda de um profissional especialista em comportamento canino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
sandra
tenho um mini basset com seis anos de idade, quando estou dentro do apto ele urina e faz coco na sacada, saio cedo e vou passear com ele. e quase sempre a noite quando volto do trabalho, mas durante o dia se volto p almoçar e ele me ve sair ele faz coco e xixi bem no corredor da entrada. eu agrado , compro bichinhos e presentes, e nada, isto me deixa muito aborrecida. eu acho q ele entende pq ele se esconde quando faz. o que fazer
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Sandra! Você já tentou as dicas do artigo?
De qualquer maneira se o comportamento do seu cachorro continuar, o mais indicado é buscar ajuda de um profissional especialista em comportamento canino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Neusa Santos
Minha Pinscher tem 2 meses ,ela faz as necessidades por toda casa, o que faço?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Neusa! Aos 2 meses de idade é normal ela ainda fazer tudo em casa. Quando ela fizer os 3 meses comece a ensinar ela seguindo as dicas do artigo.

Educar um cachorro a fazer as necessidades fora de casa
1 de 5
Educar um cachorro a fazer as necessidades fora de casa

Voltar ao topo da página