PARTILHAR

Cachorro morde dono: o que fazer

Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. Atualizado: 24 novembro 2022
Cachorro morde dono: o que fazer
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Quem seria capaz de duvidar da lealdade dos cães? Eles são os melhores amigos dos humanos, aqueles que estão sempre dispostos a acompanhar as aventuras e a rotina, alegrar os dias e consolar nos momentos difíceis. Por isso, muitas pessoas se assustam e não sabem o que fazer quando o cachorro avança no dono, mostra os dentes ou tenta mordê-lo.

Infelizmente, ainda existe a tendência de associar uma conduta agressiva dos cachorros com o caráter, sendo este um dos principais motivos de abandono. Por isso, vale lembrar que nenhum cachorro, independente de sua raça, sexo ou idade, é "mau’ por natureza" e não existem raças "assassinas". A agressividade dos cachorros é um problema de comportamento que pode ter diferentes causas, dependendo do estilo de vida, da educação, da rotina e da saúde de cada indivíduo.

Aqui no PeritoAnimal, pretendemos te ajudar a compreender melhor seu melhor amigo e desconstruir alguns mitos sobre o comportamento canino. Por isso, hoje vamos te explicar porque um cachorro pode tentar morder ou atacar as pessoas e também responder à questão "cachorro morde dono: o que fazer?"

Porém, antes de começar, é importante deixar claro que um cachorro agressivo precisa ser tratado por um profissional devidamente capacitado. Se seu cachorro se mostra agressivo ou tenta te morder, procure um veterinário especializado em etologia canina, não tente aplicar métodos que você não domina ou não entende completamente, pois isso pode ser muito perigoso.

Também lhe pode interessar: Por que o cachorro morde o pé do dono

Cachorro filhote mordendo

Seu cachorro te mordeu do nada? Provavelmente, você já viveu a situação de estar brincando com seu cachorro e, de repente, levar uma mordida. Geralmente, nesse contexto, o cachorro só 'marca' levemente e não aplica uma mordida forte, embora essa não seja uma regra. Isso acontece com muita frequência, principalmente com os filhotes, já que eles que se encontram na etapa mais enérgica da vida de um cão.

Durante a infância, o filhote precisa explorar o ambiente, descobrir os estímulos ao seu redor, brincar e se expressar livremente. Isso faz parte do crescimento físico e cognitivo, fundamental para desenvolver seus sentidos e estimular sua inteligência. Nessa idade, o ato de morder é extremamente comum não só porque o filhote está trocando a dentição, mas também porque utiliza a boca para experimentar o mundo que o cerca.

Porém, quando o filhote alcança a terceira semana de vida, precisa começar a trabalhar a inibição da mordida para evitar que ele assimile como algo positivo morder o dono ou outras pessoas durante as brincadeiras ou no seu dia a dia. Quando um cachorro não treina a inibição da mordida durante a infância, é muito provável que leve o hábito de morder quando está brincando para a fase adulta. Esse comportamento que, inicialmente, parece inofensivo, pode acabar sendo muito desagradável e até perigoso, principalmente nos cães que costumam brincar com crianças ou pessoas idosas.

Por que o cachorro morde o pé do dono?

Muitas pessoas também se perguntam porque o cachorro morde o pé do dono, esse comportamento também pode ser um hábito adquirido durante seus primeiros meses ou semanas de vida, principalmente se o tutor o estimula a perseguir seus pés como se fosse uma brincadeira. Ao fazer isso, inconscientemente o tutor apresenta seu pé como uma 'presa', despertando o instinto de caça que está presente em todos os cachorros de forma inata.

Se seu filhote está na fase de mudar seus dentes e tem o impulso de morder tudo, recomendamos que você adquira um Kong ou um brinquedo-mordedor para filhotes de cachorro. Não acostume seu filhote a morder suas mãos ou seus pés, pois estará reforçando uma conduta que não desejará que se repita no futuro.

Cachorro avançando quando tento tirar algo da boca dele: por quê?

Infelizmente, outra situação bastante comum e preocupante é que o cachorro avance ou tente morder o dono quando este tenta tirar algo da sua boca ou se aproxima aos seus 'pertences' (brinquedos, comida, etc.). Isso acontece quando o cachorro considera um objeto tão valioso que tem medo de perdê-lo e, então, recorre à agressividade para evitar que alguém possa privá-lo desse elemento. Esse comportamento 'possessivo' nos cachorros chama-se proteção de recursos e deve ser tratado adequadamente para evitar acidentes domésticos.

Para um cachorro, seus 'recursos protegidos' podem ser objetos, espaços físicos e até pessoas. Por exemplo, alguns cachorros se mostram possessivos em relação a seus donos e tentam atacar qualquer pessoa que a ele se aproxime. Enquanto outros cachorros podem tentar morder qualquer pessoa que se aproxime da comida ou seus brinquedos. Na natureza, a proteção de recursos é indispensável para a sobrevivência das espécies, principalmente em épocas de escassez. Porém, quando falamos de animais de estimação, como os cães, esse comportamento é extremamente perigoso e precisa ser tratado.

Cachorro avançando: o que fazer?

Por isso, é fundamental prevenir que o cachorro se torne possessivo e a melhor maneira de fazer isso é educá-lo desde seus primeiros meses de vida. Além de trabalhar a inibição da mordida, também é essencial ensinar o cachorro a soltar objetos utilizando sempre o reforço positivo para estimular a aprendizagem e recompensar as boas condutas.

Também será indispensável socializar corretamente o seu filhote para evitar problemas de comportamento como a agressividade e a proteção de recursos. Mas se você decidir adotar um cachorro adulto, precisará saber que também é possível socializar um cão adulto sempre contando com paciência, carinho e a ajuda do reforço positivo, até mesmo para evitar que o cachorro fique te atacando.

Cachorro morde dono: o que fazer - Cachorro avançando quando tento tirar algo da boca dele: por quê?

Cachorro atacando sem motivo: por quê?

Muitos tutores, ao serem mordidos pelo próprio cachorro, acham que seu cão atacou de repente, sem ter qualquer motivo aparente. Mas, é importante ressaltar que dificilmente um cachorro ataca qualquer pessoa 'do nada', principalmente tratando-se de seu tutor. O que geralmente ocorre é que, ao não saber interpretar a linguagem corporal dos cães, muitas pessoas não conseguem perceber os sinais que antecedem um ataque.

Na grande maioria dos casos, a agressividade aparece como o último recurso do cachorro para proteger sua integridade ou impedir que algum estímulo do seu entorno continue ameaçando seu bem-estar. Antes de ter uma conduta extrema, como morder o próprio dono, o cachorro costuma apresentar sintomas de estresse, demonstrar incômodo ou insatisfação com determinadas condutas.

Se um cachorro ataca uma pessoa, geralmente, é por perceber nela algum tipo de ameaça à sua integridade física e emocional ou algum risco ao bem-estar do seu território, de seus tutores ou familiares. Uma pessoa que tem medo de cachorro, por exemplo, expressará esse medo através de suas atitudes e também de seus odores corporais. O cachorro perceberá essa emoção negativa facilmente e, em consequência, poderá adotar uma postura agressiva-defensiva por ver naquele indivídua uma conduta estranha e potencialmente perigosa.

Também é importante que você preste atenção à sua própria linguagem corporal no dia a dia com o seu melhor amigo. Seu cachorro perceberá facilmente quando você estiver irritado, incomodado ou estressado e, provavelmente, a conduta também mudará e poderá reagir de forma estranha ou negativa.

Cachorro agressivo: causas

Estas são as principais causas que podem fazer com que um cachorro estranhe o dono ou se mostre agressivo em relação a outras pessoas. Porém, lembre-se que só o veterinário é capaz de chegar a um diagnóstico sobre a causa específica de um problema de comportamento no seu cachorro, depois de examiná-lo, analisar o estilo de vida e a rotina. Por isso, se você perceber que o caráter do seu cão mudou, leve-o ao veterinário da sua confiança para analisar o estado de saúde do seu melhor amigo e verificar a causa dessa conduta inadequada.

Problemas de saúde em cachorros

Os cachorros também podem se tornar agressivos quando sentem dor e percebem que estão mais vulneráveis. Um cachorro estranhando o dono sem motivos aparentes, evitando o contato com seus familiares e tentando morder todo mundo pode ter algum problema de saúde. Por isso, se seu melhor amigo apresenta problemas de conduta, a primeira coisa a se fazer é levá-lo ao veterinário.

Estresse em cachorros

É uma das principais causas dos problemas de comportamento nos cachorros, inclusive do desenvolvimento da agressividade. O estresse nos cachorros pode ter diferentes causas, como o sedentarismo ou uma atividade física deficiente, um ambiente negativo, mudanças repentinas na sua rotina ou uma mudança de casa, chegada de novos integrantes à família, etc. Para saber mais sobre o tema, consulte nosso artigo sobre como reduzir o estresse do meu cachorro.

Problemas de socialização

Os cachorros que não foram socializados corretamente podem ter problemas para interagir e conviver com outros indivíduos, sejam pessoas ou animais. O processo de socialização ensina o cachorro a sentir-se seguro e relacionar-se de forma positiva com os indivíduos e estímulos que rodeiam seu ambiente. Por isso, é um passo indispensável da educação dos cachorros, que permite prevenir vários problemas de comportamento e dá a oportunidade aos cachorros de desfrutar de uma vida social saudável.

Problemas de comunicação

Os problemas de comunicação entre tutores e cachorros também estão entre as principais causas de mordidas e acidentes domésticos. Os cachorros utilizam principalmente o corpo para expressar os estados de ânimo, as emoções e percepções sobre as coisas que acontecem ao seu redor. Por isso, se você quer entender seu melhor amigo e melhorar o vínculo com ele, é fundamental estudar um pouco sobre a linguagem corporal dos cães e os possíveis significados de suas posturas, expressões faciais e olhares.

Meu cachorro me mordeu: o que devo fazer?

Em casos nos quais cachorro morde dono ou tenta fazê-lo, você não deve tentar castigá-lo, gritar com ele ou ter qualquer atitude que desenvolva ainda mais a tensão. Lembre-se que, ao responder uma agressão com mais agressão, você poderia terminar causando um novo e pior ataque, correndo o risco de sair seriamente machucado.

Nesse contexto, você precisa agir de forma serena, definida e equilibrada para transmitir segurança e tranquilidade ao seu cachorro. Mantenha uma postura neutra e atue com naturalidade, evite fazer gestos bruscos ou movimentos rápidos e não olhe fixamente ou diretamente para os olhos do pet. Quando o cão desviar o olhar, você poderá se afastar bem devagar, sem dar as costas para ele.

Seu cachorro te mordeu? Você precisará esperar que o cachorro se tranquilize e recupere o comportamento normal para se aproximar novamente dele. Durante esse tempo, aproveite para lavar com água e sabão neutro a região onde ocorreu a mordida e analise a gravidade da ferida. Se for necessário, busque atenção médica.

Quando o cachorro já estiver calmo e equilibrado, será o momento ideal para levá-lo ao veterinário para comentar o incidente e verificar a causa da conduta agressiva do seu cachorro. Encontrar um profissional especializado em etologia canina é o mais indicado, o veterinário analisará o estado de saúde do seu melhor amigo para descartar qualquer problema de saúde que poderia causar um desenvolvimento da agressividade. Logo, poderá te orientar a procurar um educador canino para, em conjunto, estabelecer um tratamento baseado nas necessidades próprias do seu cachorro.

Por último, vale relembrar que é muito perigoso aplicar métodos que você não conhece ou não domina completamente, principalmente tratando-se de um cão agressivo. Procure ajuda profissional pelo bem do seu cão e de todos ao seu redor.

E aí, já saber o que fazer se conviver com um cachorro mordendo o dono? Descubra ainda os cachorros com mordidas mais fortes do mundo no nosso vídeo no YouTube:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro morde dono: o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
46 comentários
A sua avaliação:
Ana Paula
Olá meu Shitzu de 1 ano e 2 meses dorme na cama comigo e meu Marido . Quando meu marido vai me beijar ou me dar remédio de manhã o Shitzu morde ele , o que fazer ? Desde já eu sou grata
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Ana Paula. Temos este post que explica "Meu cachorro late quando me vê beijando - é ciúmes?": https://www.peritoanimal.com.br/meu-cachorro-late-quando-me-ve-beijando-e-ciumes-24836.html
Esperamos que seja útil! 🐶
A sua avaliação:
Wilma da Silva
Criamos uma cachorra desde quando nasceu, hoje tá com dois anos , ela sempre foi dócil, mas ultimamente anda agressiva. Já mordeu meu cunhado duas vezes , meu filho e meu marido, eu já disse que dá próxima vez que ela morder vou tirar de dentro de casa, tenho neta pequena e tenho medo dela morde-la, o estrago foi grande na mão e no braço do meu cunhado.
A sua avaliação:
Luis
Eu tava com esse mesmo problema aqui em casa... já tinha visto várias dicas de blog e tentado de tudo, mas nada resolvia. Obrigado, PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Luciana
Uns meses atrás nosso Golden atacou minha filhinha de 3 anos a mordeu na cabeça, meu marido sempre bateu nele será q ele ficou agressivo assim p causa disso, também jao doei essa semana
Walter
Fez muito bem ao doar. Marido vc arruma em qualquer canto.
A sua avaliação:
fluvia
Boa tarde.
Meu filho tem dois cachorros já adultos e tiveram um filho.
Agora que o bebê fez 7 meses, eles estão avançando nele.
O que fazer?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Fluvia. Recomendamos a leitura deste artigo em que explicamos por que um cachorro ataca outro, as causas e as soluções para isso:
https://www.peritoanimal.com.br/por-que-um-cachorro-ataca-outro-causas-e-solucoes-23516.html
Esperamos que seja útil
A sua avaliação:
Rachle
Preciso de uma ajuda .


Um dos familiares que mora no mesmo quintal. Tem um cachorro bão sei a raça dele . A dona da casa já disse a eles que ela não quer cachorro e eles mesmo assim pegaram passaram por cima da ordem dela .
E esse cachorro eles já tento nós morde muita vezes . Não sei o que devemos fazer me ajude. Por favor... Fico com medo de sair até Jô quinta por causa desse cachorro...

Toda vez que ele vem morde eu grito e busco um lugar que possa me proteger .
A sua avaliação:
Cibele
Preciso de ajuda com minha cachorrinha ela tem 2 anos, foi resgatada da rua é uma poodle porte médio e castrada, de uns tempos para cá quando vou pega lá no colo ela rosna muito para mim estou com medo dela , não consigo nem dar banho, porque tenho medo de pega lá, fui escovar os pelos dela e ela me mordeu não me machucou, mas ela está com os pelo enrolados, preciso leva lá para vacinar e tosar, mas como faço para pegar ela no colo sem ela me morder?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Cibele. Tudo bem? Temos aqui este artigo que fala tudo sobre cão agressivo - causas e tratamento: https://www.peritoanimal.com.br/cao-agressivo-causas-e-tratamento-6100.html.
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Nayalla Lee
Gostaria de uma ajuda 🙏🏻
Meu filho passou o dia brincando com uma cadela no cio,quando chegamos em casa minha cadelinha que por sinal é a melhor amiga dele o atacou, ela tentou morder ele,da primeira vez ele escapou,mas da segunda ela consegiu morder a boca dele, tem alguma relação por causa do cheiro da outra cadela ou não?
Desde já agradeço de coração.
A sua avaliação:
Michelle
Gente me ajudem, tenho um cachorro vira-lata de 1 ano, ele é muito carinhoso e brincalhão, mas todas as vezes que ele sobe na minha cama e eu tento tira-lo ele fica MT agressivo e já me mordeu, não sei oq fazer. Obs: ele adora ficar deitado na minha cama,as vezes eu deixo ele lá numa boa,mas as vezes quero ficar sozinha
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Michelle. Tudo bem? Temos este artigo para ensinar o cachorro a dormir na caminha dele: https://www.peritoanimal.com.br/ensinar-o-cachorro-a-dormir-na-caminha-dele-passo-a-passo-21417.html.
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Adriana Cristina
Ola ,tenho um cachorro vira lata (de porte médio) desde filhote ,ele sempre foi agitado e brincalhão com todos ,só que tem um tempo que percebi que ele mudou o comportamento ,ele não procura mais para brincar e não gosta de abraços .
Ele fica solto no quintal da casa da minha mãe ,só fica preso em coleira quando tem festa e fica em local reservado ,porem uma vez ele preso uma criança brincou com ele e ele a mordeu no rosto ,e em outro momento ,ele mordeu o rosto do meu irmão de 11 anos ,que mora na mesma casa e em outra ocasião ele também mordeu meu rosto quando eu fui pega-lo no colo,atitude essa que sempre fiz e nunca me aconteceu nada.
Não sei se ele adotou esse comportamento apos a castração ou se sofreu alguma violência na rua em uma de suas fugas.Atualmente ele deve ter uns 8 anos (humanos).
A sua avaliação:
Fatima
Resgatamos um cachorro em 06/2020. Ele é porte pequeno e desde o início mordia, deve ter sido maltratado, veio com o rabinho quebrado e teve que amputar.
Agora, após 4 meses ele está menos agressivo, porém, ele ataca do nada, minha filha 26 anos é uma apaixonada por pets e estava fazendo carinho nele, ele parecia feliz e até deitava a cabeça para receber carinho quando de repente começou a mordê-la. Pegou mão, braço ela se levantou e ele mordeu também sua perna. Não é a primeira vez que ele morde, no início entendamos que era porque devia ter sido maltratado, mas todos os dias desde que está em casa fazemos carinho, brincamos mas temos receio pq não sabemos o que desencadeia essa reação de raiva dele mesmo quando está recebendo carinho.
A vet disse que deve ter aproximadamente 2 anos, é pequeno mas extremamente forte e a sua mordida é profunda.
Em casa já mordeu meu marido, já atacou o namorado da minha filha e mordeu minha filha várias vezes.
O que fazer? Estou com muito medo de não ser capaz de mostrar a ele que já não existe perigo.
A sua avaliação:
Lourenza Mejia
MEU SHIHTZU DE 9 MESES ESTA AGRESSIVO COM BRINQUEDOS QUE ELE "TRANSA", TIPO BRINQUEDOS DE PELUCIA..TREME TODO QUANDO ESTA PERTO DO BRINQUEDO OU NOS MORDE AGRESSIVAMENTE SE TENTAMOS FAZER CARINHO NELE ELE ESTANDO PROXIMO AO DITO BRINQUEDO. POR QUE?
A sua avaliação:
Messias Martins de Oliveira Gomes
Olá , eu e minha esposa temos um cachorro rnd o Athila , amamos ele desde o dia que adotamos ele , ele estava com dois meses , hoje está perto de cinco anos de idade , alimentamos ele com ração de via qualidade , nunca deixamos faltar nada pra ele , até petiscos e ração em lata eu compro , passeio com ele , o tênis como uma filho até porque não temos filhos , no sábado passado dia 12 ele mordeu minha sogra que mora na casa de baixo , mordeu na não e ela sangrou precisamos levá-la ao hospital , não briguei com ele , amo o Athila , só que hoje dia 17 ele mordeu minha esposa , nas mãos , foi muito assustado ver ele se transformando , ele mordeu a mamãe dele , minha esposa sempre beijou abraçou ele e como um bebê peludo , só hoje dez esse ato , minha esposa está muito triste e eu também, não quero doar ele pois ele é muito apegado a nós eu nós a ele , só que derrepente ele se transformou . O que posso fazer não tenho grana pra um adestrador e acho que uso não vai funcionar porque tínhamos um apego enorme com o Athila. O que faço ?
A sua avaliação:
Cristian
Tenho um Boxer adulto e hoje ele mordeu a mão do meu pai na cama, simplesmente ele cobriu o cachorro com uma coberta e ele mordeu e avançou na cara dele,acho que ele deve ter algum problema psicológico,será que tem cura ou se a cura pro mal dele é a injeção letal?
Administrador PeritoAnimal
A injeção letal nunca é a solução. Recomendamos que você consulte um veterinário para descartar algum problema psicológico e que contate um etólogo (especialista em comportamento canino) para te ajudar a reverter a situação. Boa sorte!
A sua avaliação:
Ana
Boa tarde, tenho um maltes de 6 meses e agora ele esta começando a latir e também a morder se tentamos retirar algo que ele pegou da boca. Conseguimos adestrar em casa ou precisamos contratar um profissional?
A sua avaliação:
Mila
Tenho um pastor alemão adulto e essa semana eu cortei o cabelo curto, estou um pouco diferente e ele me atacou, não chegou a me morder mas ele não está me reconhecendo. O que deve fazer pra ter a confiança dele de volta?
A sua avaliação:
Joanice Caldas
Peguei meu cachorro da rua, na minha rua, na madrugada do dia 13 de dezembro de 2019, ele era filhote,acho que tinha no máximo 2 meses talvez, sempre demos muito amor e tudo de melhor pra ele, mas desde bebê percebi um pouco de agressividade nele, sei muito bem diferenciar um cachorro que morde na brincadeira , e quando morde com raiva.
Às vezes ele quer carinho, na verdade ele é um grude, mas do nada é agressivo com todos, às vezes um gesto de carinho ele ataca ferozmente e morde. Ele até dormia na minha cama, mas tive que não deixar mais, pois r qualquer movimento ele agride, não sei o porquê dele ser assim. Ele é terrível. Quando achei ele, ele tava sujo,com pulgas e um carrapato, e mancando de um pata, mas mediquei e logo ficou bom. Late pra tudo, quer avançar pra tudo, e pra todos. Sinceramente eu não quero me desfazer dele, mas tá difícil.
Não sei o porquê desse comportamento?
Ele passa o tempo todo correndo cheirando o chão, tipo como se tivesse a procura de caça, sei que ele seria um ótimo cachorro para uso em resgate, ou até mesmo ajudar encontrar outros animais perdidos, pois ele fica o tempo todo farejando. Tenho gatos em casa, e mesmo assim até hoje ele não se adptou 100% com eles, ele fica o tempo todo no rastros deles. Foco tempo todo corrigindo ele.
Me ajudem, eu não tenho condições de pagar um adestrador.

Administrador PeritoAnimal
A sua avaliação:
Rafael Felipe
Boa tarde, tenho um Chow Chow de 2 anos e meio, porém desde a 1 ano atrás ele está se tornando mais agressivo, principalmente quando eu tento fazer algo q ele não queira , exemplo: dar banho sempre consegui tranquilo mas dessa última vez ele rosnou e não deixou, e tbm quando eu abro o portão de casa ele sai pra fazer xixi e volta normal, porém se eu pegar ele, apressar ele, ou mandar ir logo pra dentro de casa ou algo parecido, ele também rosna ou tenta até morder... Ele nunca foi assim, mas ultimamente está piorando, eu nunca bati ele.
A sua avaliação:
Nailza a Antonia de lima
Boa noite.Tenho um cachorro de caça desde filhote,o peguei para criar.Ele mora em um canil e nunca caçou.Só damos ração.Ele é agressivo.Já mordeu quatro pessoas da família e rosna quando a gente se aproxima.Gostaria de saber porquê ele é tão agressivo e o que posso fazer para acalma-lo.Obrigada.
A sua avaliação:
Rafaela Costa
Tenho uma husk de 9 meses e sempre que ela pega algo que não pode comer, entre sacos, panos de chão dentre outras coisas, ela me morde. Isso já aconteceu novamente e não sei o que fazer. Ela passeia pela manhã e a noite. Porém tem se tornado constante e da última vez ela acabou me machucado. Fora o xixi que não faz no lugar certo.
Cachorro morde dono: o que fazer
1 de 2
Cachorro morde dono: o que fazer

Voltar ao topo da página ↑