Partilhar

Soro caseiro para cachorros desidratados

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 18 novembro 2019
Soro caseiro para cachorros desidratados

Ver fichas de  Cachorros

A desidratação é uma condição que pode ocorrer nos cachorros quando eles eliminam mais líquidos do que aqueles ingeriram e isso pode acontecer em diversas condições (diarreias, vômitos, insolação...). Longe de se tratar de um assunto banal, pode chegar a converter-se em uma urgência veterinária, já estados graves de desidratação podem colocar em perigo a vida do animal.

Para tratar esta situação perigosa o quanto antes e de forma adequada, é importante que o tutor aprenda a reconhecer aquelas situações em pode ocorrer desidratação canina, assim como os sintomas que indicam um nível de fluídos corporais baixos.

Tratar essa condição pode ser simples, desde que não se trate de uma desidratação grave. Neste artigo do PeritoAnimal explicamos como fazer soro caseiro para cachorros desidratados e tudo o que você precisa saber sobre o tema.

Também lhe pode interessar: Como saber se um gato está desidratado

Causas e sintomas da desidratação canina

Como referimos inicialmente a desidratação ocorre quando os líquidos eliminados superam os líquidos que o animal ingeriu, isto acontece normalmente no caso de vômitos e diarreias, assim como perante temperaturas muito elevadas que podem provocar uma insolação.

Problemas renais também podem causar a desidratação canina. Além de outras condições como a febre, por exemplo, que nem sempre tem a desidratação como principal sintoma, mas pode fazer com que o cachorro coma menos e tome menos água.

Sintomas de um cachorro desidratado

Os sintomas mais típicos da desidratação são os seguintes:

  • Perda de elasticidade na pele;
  • Gengivas secas;
  • Saliva espessa;
  • Língua seca;
  • Falta de energia e ânimo;
  • Urina mais escura;
  • Falta de apetite;
  • Letargia (apatia);
  • Olhos profundos (em casos mais graves).

Outro sinal que nos pode alertar é o aumento do tempo do enchimento capilar, isso significa que ao pressionar uma das almofadas do cachorro esta demora muito tempo para recuperar a sua cor anterior, o que indica uma diminuição da irrigação sanguínea.

Outro teste simples que pode indicar um cachorro desidratado é puxar a pele da parte de cernelha (parte de cima do pescoço) entre os dedos e soltá-la. Em um cachorro saudável essa pele deve voltar à sua posição e forma original rapidamente (elasticidade de pele), enquanto em um cachorro desidratado essa pele demora mais para voltar .

A partir dese teste é possível ter uma ideia da gravidade da situação e tomar uma atitude o quanto antes:

Graus de desidratação canina

  • Sem sintomas aparentes: nos casos mais leves muitas vezes (menos de 4% de desidratação) os cachorros mal apresentam sintomas de desidratação e essa percepção pode ser mais comportamental e o soro caseiro para cachorro pode ser uma alternativa.
  • Quando a pele da cernelha demora um pouco para se recuperar, isso já configura entre 5 e 6% de desidratação canina.
  • Quando já é evidente o fato de que a pele demora para se recuperar, isso já pode ser considerado entre 6 e 8% de desidratação.
  • Se além do sintoma de recuperação da pele você também nota as mucosas secas e os globos oculares mais profundos, isso já configura entre 8 e 10% de desidratação.
  • Se você nota as mucosas pálidas, extremidades frias, além dos sintomas anteriores, o cachorro já está entrando em choque. Isso é grave e configura entre 10 e 12% de desidratação em um cachorro.
  • Quando o choque é severo e há risco de morte a desidratação já está entre os 10 e 15%, sendo que a partir de 15% essa desidratação já não é considerada

Em cachorros filhotes a desidratação é ainda mais grave e sempre é uma urgência veterinária. Quanto menor o cachorro, mais perigosa é a desidratação e maiores os riscos de vida. O sinal mais fácil de identificar nesses casos de filhotes é a boca seca, a pele sem elasticidade e também uma fraqueza geral. Você pode perceber isso quando oferece um dedo para ele chupar e não sente a pressão da sucção.

Soro caseiro para cachorros desidratados - Causas e sintomas da desidratação canina

Por que se deve tratar de forma urgente a desidratação?

Em um cachorro desidratado, a perda de fluídos corporais leva a uma perda de eletrólitos. Os eletrólitos são minerais com carga elétrica que estão presentes no sangue assim como em outros fluídos, cumprem com importantes funções como a regulação do pH, participando em inúmeras reações químicas.

A perda de eletrólitos pode se traduzi em uma alteração do equilíbrio ácido-base (pH) assim como na alteração de múltiplas reações químicas. Tendo em conta que na fisiologia tudo se rege por reações químicas, a perda de eletrólitos pode levar o organismo do cachorro desidratado a um estado grave de desequilíbrio que coloca a sua vida em perigo.

Apenas casos de desidratação realmente leves podem ser revertidos com a ingestão de água (se ele vomitou algumas vezes ou passou muito tempo sem beber água em um dia quente, por exemplo) e soro caseiro para cachorro doente. É por isso que o atendimento veterinário é fundamental para tratar a verdadeira causa dessa desidratação e evitar ou já tratar os sintomas consequentes dessa situação. O soro caseiro para cachorros deve ser usado enquanto você ainda chegou ao veterinário.

Posso dar soro de farmácia para cachorro?

Sim. Em qualquer farmácia podemos encontrar soro fisiológico para hidratação oral que também podem ser dados aos nossos pets, como soro fisiológico para cachorro mas, se você não tiver esta possibilidade, você mesmo pode fazer soro para cachorro caseiro. Confira a receita a seguir.

Soro caseiro para cachorros desidratados - Por que se deve tratar de forma urgente a desidratação?

Como fazer soro caseiro para cachorro

Para fazer o soro caseiro para cães você vai precisar de:

  • 1 litro de água mineral natural;
  • 3 colheres de sopa de açúcar;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • Suco de meio limão.

Modo de preparo do soro caseiro para cachorro

  1. Ferva o litro de água;
  2. Quando começar a ferver, desligue o fogo e verta a água num recipiente adequado, que não seja de plástico.
  3. Adicione todos os ingredientes restantes e mexa bem.

Este soro caseiro para cachorro deve substituir a água e tem uma duração de 24 horas. Por isso, no dia seguinte você precisa retirar o que ele não bebeu e trocar a água.

Vale lembrar que a quantidade de água diária varia de acordo com a dieta dele (comida úmida ou não), mas também pelo peso e a quantidade de comida que o cachorro ingere. No artigo sobre a quantidade de água que um cachorro deve beber por dia explicamos esse cálculo.

Soro caseiro para cachorros desidratados - Como fazer soro caseiro para cachorro

Meu cachorro está com diarreia, posso dar soro caseiro?

Para entender quando você pode soro caseiro para cachorro com diarreia é fundamental saber a causa dela já que, como explicado, a desidratação é uma consequência dessa condição. Um cachorro com diarreia precisa se manter hidratado para que o quadro não evolua. Então, se você percebe uma desidratação leve, pode dar soro caseiro para cachorro com diarreia, mas é fundamental saber a causa do problema e tratá-lo adequadamente.

O soro caseiro para cachorro com diarreia combate apenas a desidratação leve. Um veterinário poderá passar o diagnóstico certeiro que pode conter desde remédios caseiros para a diarreia em cachorro até medicamentos, dependendo do grau e da causa.

Durante o tratamento do soro caseiro para cachorro

Um artigo informativo não substitui um diagnóstico e tratamento veterinário. Portanto, ao menor sinal de desidratação canina considere sempre que:

  • São muitas as doenças caninas (problemas renais, golpe de calor, intoxicação...)que podem causar desidratação, por isso é fundamental que leve o seu cachorro ao veterinário para este fazer um check-up.
  • Um tratamento caseiro com soro de reidratação oral não substitui a supervisão de um veterinário.
  • Se os sintomas de desidratação forem graves e o animal estiver muito afetado, deve ir urgentemente ao veterinário, uma vez que em alguns casos é necessária a reposição de fluídos através de via intravenosa.
  • Se o seu cachorro não beber o soro, deve ir ao veterinário o quanto antes para o reidratar através de outras vias.

Quer evitar a desidratação no dias mais quentes do ano? Previna essa condição com essas 10 dicas para aliviar o calor nos cachorros!

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Soro caseiro para cachorros desidratados, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Vídeos relacionados com Soro caseiro para cachorros desidratados

1 de 3
Vídeos relacionados com Soro caseiro para cachorros desidratados

Escrever comentário sobre Soro caseiro para cachorros desidratados

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
17 comentários
A sua avaliação:
Iara
Soro e visa, meu cachorro estão com parvo um infelizmente partiu, a outra está lutando o se está deixando ela lutar e o soro caseiro, soro na veia, tem mas coisa ,mas o soro e muito bom
A sua avaliação:
Daniel
Esse é um soro caseiro simples para cachorro?
A sua avaliação:
maju
é pra ser dado morno natural ou gelado?
Karina oliveira
Esse soro tem esse gosto se sabão msm ou eu q fiz errado kkk.. to cm medo de dar e ter outro tipo de reação..
Irene Rodrigues dos Reis Milhorato
Preciso saber o que faço, já perdi 6 pets com doenças tal de pavirose, cinomose, os bichinhos emagrece fica correndo. Babá grita chora. A noite toda, outra, está sem andar não consegue nem ficar em pé e quando pega nela ela grita. Socorro misericórdia , a veterinária, disse k eles vao morrer todos , veterinária, boa neh? E as vacinas estão ok. E emportada.e m smo assim .adoeceram
A sua avaliação:
LAÉRCIO MALDONADO
SORO PARA CACHORRO, ADOREI A DICA, OBRIGADO.
Luísa Savala
Oi Laércio! Obrigada pelo comentário, continue nos acompanhando! 🐶
A sua avaliação:
José Américo Menezes
Como dar o soro caseiro pro cachorro se ele não quiser tomar.
Luísa Savala
Oi José! Esse artigo pode te ajudar a saber como dar remédio líquido para cachorro: https://www.peritoanimal.com.br/como-dar-remedio-liquido-para-cachorro-21716.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
fernanda
esse soro pode ser administrado junto com remédios do tipo corticoides? por haver bicarbonato na composição.
claudia
estou com duas filhotinhas com 42 dias e uma delas esta com diarreia, evacuando quase liquido, mas está espertinha, comendo a comidinha, oque pode ser? fiz soro caseiro e estou dando a ela
lucio
porque o meu cachorro não para de vomitar e nem quer comer nada mesmo já medicado a 2 dias
Giovana
Retorne ao veterinário, urgente
Ele aplicará medicacao injetável para cessar o vomito.

Soro caseiro para cachorros desidratados
1 de 4
Soro caseiro para cachorros desidratados

Voltar ao topo da página