Prevenção

Meu cachorro comeu uma meia - O que faço?

 
Laura García Ortiz
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 14 fevereiro 2024
Meu cachorro comeu uma meia - O que faço?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

"Meu cachorro comeu uma meia", "meu cachorro engoliu uma meia" ou "meu filhote comeu uma meia" podem ser frases pronunciadas pelos cuidadores de cães quando observam seus companheiros brincando e acabam ingerindo ou até mordiscando uma meia até engolir.

Quando isso acontece, é importante saber que o mais comum é que não consigam expulsá-la, pois é raro que ela atravesse todo o trato digestivo até ser eliminada nas fezes. O mais provável é que os cães vomitem após ingeri-la, devido à irritação gástrica causada por esse corpo estranho no estômago. No entanto, isso também pode ser difícil, e muitas vezes acabam se tornando corpos estranhos gastrointestinais que levam à obstrução do trânsito intestinal normal do seu cão, colocando em risco sua saúde e qualidade de vida.

Se você se interessa pelo tema da ingestão de meia pelos cachorros e o que fazer em casos como esses, convidamos você a ler este artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Como saber se o meu cachorro está gordo?

Índice

  1. Por que meu cachorro comeu uma meia?
  2. Como saber se meu cachorro engoliu uma meia?
  3. O que fazer se meu cachorro comer uma meia?
  4. Quanto tempo leva para um cachorro expulsar uma meia?
  5. Como evitar que meu cachorro coma meias?

Por que meu cachorro comeu uma meia?

Nossos cães são animais inteligentes, mas ao mesmo tempo curiosos, brincalhões e gulosos. Então se encontrarem uma meia pela casa, isso pode chamar muito a atenção deles, pelos seguintes motivos:

  • A textura, que se assemelha à de um chiclete para nós.
  • O cheiro, que eles associam ao seu cuidador.
  • Por estarem passando por um transtorno alimentar ou estresse.

Se o seu cachorro chama a sua atenção a ponto de colocar uma meia na boca e engolir, você deve saber que algo grave pode acontecer, pois o organismo dele não é capaz de digerir o tecido de uma meia.

O melhor cenário, caso o seu cão tenha ingerido uma meia, é que ele a expulse sozinho, mas isso é algo difícil, a menos que seja uma meia pequena e o seu cachorro, de grande porte. Se tiverem passado menos de quatro horas desde a ingestão da meia, pode-se induzir o vômito para extraí-la do estômago, mas, se tiverem passado mais de quatro horas, a peça já avançou o suficiente para estar no intestino, onde pode causar uma obstrução intestinal.

Meu cachorro comeu uma meia - O que faço? -  Por que meu cachorro comeu uma meia?

Como saber se meu cachorro engoliu uma meia?

Caso não tenhamos visto nosso cachorro engolir a meia, mas dermos pela falta dela, devemos ficar muito atentos aos sintomas e mudanças de comportamento do nosso amigo canino:

  • Vômitos.
  • Dor abdominal.
  • Perda de apetite.
  • Apatia.
  • Diarreia.
  • Ausência de defecação.

Estes sinais geralmente demoram 24 horas para aparecer, mas podem demorar mais para se manifestar. Por isso, se você observar esses sintomas em seu cão, para ter certeza de que ele engoliu uma meia, você deve levá-lo a uma clínica veterinária onde possam realizar os exames de diagnóstico por imagens adequados para localizar a presença da meia no sistema digestivo do cachorro.

É importante ressaltar que às vezes as meias podem atuar como corpos estranhos lineares e se emaranhar em alguma região do intestino onde podem causar severos danos como necrose ou peritonite. Em algumas ocasiões, essas obstruções causadas por meias podem rasgar o intestino, provocando uma infecção grave e colocando em risco a vida do cachorro afetado.

O que fazer se meu cachorro comer uma meia?

Se você observou que seu cachorro comeu uma meia, deve procurar urgentemente uma clínica veterinária o mais rápido possível, pois, se passaram somente quatro horas ou menos da ingestão da meia, o veterinário poderá induzir o vômito do cachorro para fazê-lo vomitar a peça.

Por outro lado, se já passaram mais de quatro horas ou você não viu seu cachorro comer a meia, essa medida já não poderá mais ser aplicada, e será necessário localizar onde a meia está alojada e considerar como removê-la cirurgicamente, abrindo o intestino, o que às vezes pode exigir cortes devido à falta de irrigação ou danos.

Mantenha a calma e confie na equipe veterinária, pois eles farão tudo que estiver ao alcance deles para recuperar a saúde do seu cachorro. Você não deve esperar para ver se o cachorro consegue expulsar a meia ou não, e se ele está se sentindo mal ou não, pois um corpo estranho dentro do organismo do cachorro nunca é algo bom e pode causar danos muito graves e irreversíveis.

Você também não deve aplicar "remédios caseiros" por conta própria, como dar aspargos brancos por conter fibras não digeríveis para acelerar o trânsito intestinal, mas deve ir a uma clínica veterinária para que possam monitorar seu cachorro a todo tempo e realizar o procedimento necessário para resolver o problema.

Quanto tempo leva para um cachorro expulsar uma meia?

Se o nosso cachorro for de grande porte, e a meia em questão não for muito grande, ou for uma meia de bebê ou de uma criança pequena, pode ser que o organismo de seu cachorro seja capaz de expulsar o corpo estranho por meio das fezes, ajudado pelos movimentos peristálticos que se produzem naturalmente no tubo digestivo para mobilizar o conteúdo até o final do trajeto e ser expelido.

Isto não é muito comum, mas, se for o caso, saiba que geralmente não se estende além de 48 ou 72 horas, embora tenha havido casos de cachorros que o expeliram depois de 5 dias.

Lembramos que você não deve esperar que seu cachorro expulse a meia por conta própria, caso você tenha certeza de que ele a engoliu, pois pode ser muito perigoso para a saúde dele. Outra possibilidade é de que ela seja expelida pelo vômito, caso este que geralmente ocorre após as primeiras quatros horas após a ingestão, pois posteriormente a meia avança para a próxima etapa do trato digestivo.

Meu cachorro comeu uma meia - O que faço? - Quanto tempo leva para um cachorro expulsar uma meia?

Como evitar que meu cachorro coma meias?

A melhor maneira de evitar que seu companheiro canino coma uma meia é evitando que ele possa acessá-la, mantendo a casa frequentemente limpa e arrumada, sem deixar nada pelo caminho, e guardando-as em lugares altos ou inacessíveis para os cães, pois, se não for uma meia, poderá ser outra pequena peça de roupa ou objeto que esteja ao alcance dele.

Isto geralmente não está relacionado à falta de alimentação, portanto, alimentá-lo mais abundantemente não é útil e, em muitos casos, pode fazer com que engordem excessivamente, resultando em sobrepeso e obesidade, condições que afetam a qualidade de vida de nossos cachorros e os predispõem a sofrer doenças ou agravar as que já existem.

Também é importante que seu cachorro tenha suficientes distrações e interações com o cuidador ou os cuidadores, através de passeios, brincadeiras, caricias, jogos interativos e variados, e excursões pelo campo.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro comeu uma meia - O que faço?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.

Bibliografia
  • J. Cerón, M.J. Fernández, C. García, M. Hervera, S. M. Angulo, D. Pérez, C. Pérez, G. Santamarina. (2016). Manual clínico de medicina interna en pequeños animales I. ESVPS, Ed. SM Publishing Ltd. Sheffield, UK.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Meu cachorro comeu uma meia - O que faço?