Partilhar

Exemplo de dieta BARF ou ACBA para cachorros

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 24 maio 2017
Exemplo de dieta BARF ou ACBA para cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Está procurando um exemplo de dieta BARF ou ACBA para cachorros? Se está planejando iniciar uma dieta de consumo de carne crua para o seu pet, deve se informar para não criar carências alimentares ou problemas de saúde no seu cachorro.

O significado literal das siglas é Alimentação Crua Biologicamente Adequada, uma vez que nem todos os tipos de alimentos são benéficos para a saúde do nosso amigo de quatro patas. Embora este tipo de dieta possua muitos detratores, a verdade é que cada vez mais pessoas estão aderindo ao fenômeno da dieta BARF (ou ACBA, em português) criada pelo veterinário australiano Ian Billinghurst.

Gostaria de saber mais? Continue lendo esse artigo do PeritoAnimal para conhecer todos os detalhes da dieta BARF.

Em que consiste a dieta BARF

Muitos peritos consideram que o cachorro é um animal omnívoro, algo em que muitos tutores acreditam também. O lobo, que se alimenta unicamente de carne no estado selvagem, tem uma alimentação rica em proteínas e muitas pessoas procuram fazer o mesmo com o cachorro.

Por esse motivo, a dieta BARF é composta por 60% de osso com carne e músculo, 25% de carne apenas e, finalmente, 15% que incluem algum tipo de fruta, vegetal, ovo ou vísceras. Tudo isto é ingerido cru, sem ser cozinhado.

Esta é uma dieta diferente que não considera a adição de conservantes, cereais ou trigo, alimentação que o cachorro não necessita. Alimentar o seu cachorro com a dieta BARF não é um trabalho fácil pois exige tempo, esforço, consciência e informação, uma vez que o tutor deve avaliar e assimilar todo o conteúdo para não criar deficiências nutricionais no seu pet.

Exemplo de dieta BARF ou ACBA para cachorros - Em que consiste a dieta BARF

Vantagens da dieta BARF

A dieta BARF gera um sistema imunológico mais forte e saudável. Alguns seguidores da dieta garantem que a mesma influencia outros benefícios para os animais, como por exemplo:

  • Diminuição de alergias e outras doenças.
  • Maior atividade física.
  • Hálito fresco e dentes limpos.
  • Diminuição da gordura corporal e melhorias musculares.
  • Pelo mais brilhoso.
  • Seu cachorro vai adorar, especialmente se você oferecer comidas variadas. Os alimentos devem ser sempre frescos e naturais.
Exemplo de dieta BARF ou ACBA para cachorros - Vantagens da dieta BARF

Desvantagens da dieta BARF

Não existe dúvida que alguns tutores, ao não se informarem de forma adequada, podem criar deficiências no cachorro ao adotar o sistema BARF. Indicamos alguns problemas que podem surgir se a dieta for aplicada de forma incorreta:

  • Pode provocar carências nutricionais se não sabe compensar bem os alimentos e variar de forma adequada.
  • Se os alimentos não são frescos, podem provocar infeções bacterianas no sistema intestinal do cachorro.
  • O nosso cachorro pode sofrer uma ruptura de um dente ou um congestionamento do sistema intestinal. Para evitar este grave problema que pode levar à morte do cão, devemos optar por triturar todo o alimento em uma picadora.
Exemplo de dieta BARF ou ACBA para cachorros - Desvantagens da dieta BARF

Alimentos que podem ser incluídos na dieta BARF

Quando nos referimos a carne com osso, queremos dizer asas de pássaro e pescoço, carcaças de porco, costeletas de cordeiro, e assim por diante. A proporção deve ser 50% osso, 50% carne. Também se pode adicionar peixe como salmão, sardinhas, cavala ou anchovas, todos eles inteiros.

As vísceras ruas incluem coração de galinha, cordeiro ou baca, moelas de frango e fígados que podem ser de aves ou carnes bovinas. Os rins também estão incluídos.

Por fim, deve incluir uma pequena proporção de outros alimentos como óleos e gorduras animais, algumas frutas e verduras, legumes, ovos crus, iogurte e queijo, um pouco de arroz, pão ou aveia integral.

Deve ter em conta que alguns alimentos nunca devem ser oferecidos ao seu cachorro:

Exemplo de dieta BARF ou ACBA para cachorros - Alimentos que podem ser incluídos na dieta BARF

Exemplo de dieta BARF

De seguida, encontrará um exemplo de dieta BARF. Deve ter em conta que, se a sua intenção é alimentar o seu cachorro com alimentos crus, deverá consultar o veterinário antes e comprovar que o pet se encontra em perfeita condição física. Além disso, deverá pedir algumas recomendações específicas para o seu cachorro ao veterinário ou nutricionista.

O segredo da dieta inventada pelo alemão Ian Billinghurst está na variedade, por isso não se esqueça de misturar diferentes tipos de carne, peixes e algumas frutas ou verduras.

Que é necessário para uma ração diária de um cachorro de 30 kg?

  • 300 gramas de ossos carnudos crus (pode usar pescoços de galinha, costelas de vaca ou costeletas de cordeiro)
  • 100 gramas de carne picada (frango, peru, cordeiro ou peixe)
  • 50 gramas de carcaça (intestinos, coração, rins ou moelas de frango)
  • 50 gramas de vegetais e hortaliças (cenoura, abóbora, espinafres ou brócolis)
  • 1 ovo cru com casca ou um iogurte natural sem açúcar
  • 1 colher de óleo de fígado de bacalhau ou óleo de salmão

Como pode ver, oferecemos diversas opções para elaborar o cardápio. Escolha os alimentos que o seu cachorro mais gosta e misture tudo com muito carinho. É garantido que ele vai adorar!

Também deve saber...

Todos estes alimentos juntos somam cerca de 500 gramas de alimentos crus que devem ser divididos em duas ou três porções diárias, de forma a facilitar a digestão do cachorro.

Se o seu cachorro não está acostumado, recomendamos que vá incluindo a BARF em sua vida pouco a pouco, não de repente. Tenha também um cuidado especial com os ossos, triturando na picadora ou pedindo no mercado que o façam. Também pode tostar um pouco a carne na panela sem usar óleo ou sal para que o cachorro a aceite melhor nas primeiras vezes.

Exemplo de dieta BARF ou ACBA para cachorros - Exemplo de dieta BARF

Se deseja ler mais artigos parecidos a Exemplo de dieta BARF ou ACBA para cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Escrever comentário sobre Exemplo de dieta BARF ou ACBA para cachorros

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Bruno Scariot
Ótimo e super recomendável! Na natureza, cães não invadem lavouras de soja para se alimentarem, nem mesmo cozinham os produtos. Muito eu apóio!

Exemplo de dieta BARF ou ACBA para cachorros
1 de 6
Exemplo de dieta BARF ou ACBA para cachorros

Voltar ao topo da página