Tipos de fezes de cachorro

Tipos de fezes de cachorro

Embora possa parecer um pouco estranho para você, analisar as fezes do seu cachorro é algo que você como tutor devia fazer todos os dias. Seja a coloração, consistência, frequência ou quantidade, qualquer alteração em algum destes parâmetros pode ser indicativo de que algo de errado está passando com o seu melhor amigo.

Por mais desagradável que possa parecer esta temática, é extremamente importante que você saiba o que os diferentes tipos de fezes de cachorro podem significar. Por esse motivo, o PeritoAnimal preparou este artigo. Continue lendo!

Tipos de fezes de cachorro

As fezes podem ser um dos primeiros sinais de que algo não está bem com o seu cachorro, por isso é tão importante saber quais os tipos de fezes e o que significam. Existem alguns tipos de fezes que o seu cachorro pode apresentar, entre elas estão as fezes:

  • Preta;
  • Com verme;
  • Com giárdia;
  • Verde;
  • Com muco amarelo;
  • Branca;
  • Cinza;
  • Com sangue.

Nas próximas seções vamos explicar detalhadamente cada um desses tipos de fezes.

Aparência das fezes de cachorro

Com certeza você, melhor do que ninguém, será o primeiro a detectar qualquer alteração nos dejetos do seu cachorro. Nem sempre as pequenas alterações indicam que algo grave está passando. Por vezes, pode mesmo se tratar de um pequeno desarranjo gastrointestinal, tal como com os humanos. De qualquer forma, você deve relembrar que o seu cachorro não fala para te dizer que não se sente bem. Por isso, você deve estar atento não apenas às fezes dele, como a todos os outros sinais de que algo possa estar acontecendo, como alterações na urina (cor, frequência, cheiro), alterações comportamentais, alterações no apetite e outros sinais de dor no cachorro.

Como devem ser as fezes de cachorro?

Provavelmente você já conhece perfeitamente a aparência normal das fezes de cachorro, já que é você limpa todos os dias as fezes do seu pet. De qualquer forma, exitem 4 parâmetros que os veterinários utilizam para avaliar as fezes e que você deve estar atento, são eles:

  • Cor: a cor normal das fezes de cachorro deve ser um marrom "chocolate", cor proporcionada pelo pigmento chamado de estercobilina. Alterações na coloração das fezes podem indicar uma série de problemas, como vamos explicar a seguir.
  • Consistência: as fezes do cachorro devem ter uma consistência firme. Dejetos sem forma podem indicar que o intestino do seu cachorro não está realizando uma correta absorção dos nutrientes. Por outro lado, fezes de cachorro muito duras podem indicar desidratação. Se o seu cachorro tem, ocasionalmente, alteração na consistência, não é caso para você se preocupar. Caso a alteração persista por mais de um dia, entre em contato com um médico veterinário de confiança.
  • Conteúdo: A aparência do dejeto deve ser uniforme. Porém, você pode observar desde vermes, corpos estranhos, pelos, etc. Por esse motivo é importante estar atento.
  • Revestimento: as fezes de cachorro não deveriam ter uma camada ou revestimento em seu redor. Quando você recolhe os dejetos do seu cachorro na rua, não devia ficar nenhum rastro de muco para trás. O mesmo se aplica à presença de sangue, não é uma situação normal e o seu cachorro deve ser observado por um médico veterinário.

Fezes de cachorro preta

Se você observou fezes escuras de cachorro, praticamente pretas, você deve se preocupar. As fezes de cachorro mole e pretas são comuns e geralmente indicam que existe a presença de sangue na parte superior do trato gastrointestinal do cachorro. Existem diversas possibilidades que podem fazer com que exista sangue nas fezes do cachorro, nesse caso, principalmente uma úlcera no estômago.

O seu cachorro fez fezes desta cor? Você deve consultar assim que possível o seu médico veterinário de confiança.

Imagem: Reprodução/dogdoorants.com

Fezes de cachorro com verme

Se as fezes do cachorro apresentam pequenos pontos brancos que parecem grãos de arroz ou pedaços de espaguete, provavelmente as fezes do seu cachorro estão com vermes. Os parasitas internos são, muitas vezes, eliminados pelas fezes e por isso você pode observá-los quando estiver limpando os dejetos do seu melhor amigo. Você deve também estar atento ao anus do cachorro, porque algumas vezes, é possível observar diretamente os parasitas nessa região.

Se você observou fezes de cachorro com verme, o seu pet precisa ser desparasitado. Os parasitas consomem nutrientes essenciais para o seu pet e provocam uma queda nas defesas do sistema imunológico. Por esse motivo, é essencial cumprir um plano de desparasitação. Existem diferentes parasitas que podem surgir nas fezes do cachorro. É importante que você leve uma amostra de fezes para o seu veterinário poder analisar e escolher o vermífugo mais adequado.

Imagem: Reprodução/veterinary-tips.ucoz.com

Fezes de cachorro com giárdia

A giárdia em cachorros é uma doença que tem como um dos principais sintomas a diarreia. Se o seu cachorro está infetado por este parasita, você não vai poder observar a olho nu os parasitas nas fezes dele. Estes protozoários podem apenas ser observados com o auxílio de um microscópio. De qualquer forma, as fezes de cachorro com giárdia não têm uma aparência normal, por isso você deve estar atento às possíveis fezes de cachorros com giárdia. A consistência das fezes de cachorro nesse caso são de moles a totalmente aquosas, algumas vezes podem ser verdes e ter excesso de muco.

Para além disso você deve estar atento a outros possíveis sintomas de fezes de cachorro com giárdia:

  • Perda de peso;
  • Perda de apetite;
  • O cachorro pode apresentar vômitos ocasionalmente, embora seja raro.

Se o seu cachorro apresenta qualquer um destes sintomas, consulte o seu médico veterinário de confiança.

Imagem: Reprodução/pupsor.com

Fezes de cachorro verde

Tal como já referimos, fezes de cachorro verde podem indicar a presença de parasitas como a giárdia. Também pode indicar a presença de outros parasitas ou até mesmo ser algo tão simples como o seu cachorro ter ingerido muita grama e agora as fezes estão verdes por esse motivo. Outra possibilidade é tratar-se de uma alergia alimentar a algum componente da dieta do seu cachorro.

De qualquer forma, se você verificar mais de uma vez fezes de cachorro verde, o melhor é consultar o seu veterinário e levar uma amostra dos dejetos para que ele as possa analisar. É muito frequente o médico veterinário volte a pedir uma nova amostra de fezes para fazer uma segunda análise, uma vez que muitos parasitas, como a giárdia, são eliminados de forma intermitente nas fezes, daí a importância de repetir os testes.

Imagem: Reprodução/dogsdinner2.webs.com

Fezes de cachorro com muco amarelo

Se você observou muco nas fezes de cachorro ou uma espécie de fezes de cachorro parecendo gelatina amarela, pode ser indicativo de diferentes tipos de problemas, por exemplo:

  • Alergia ou intolerância alimentar;
  • Parasitas;
  • Síndrome do intestino irritável.

Para saber mais sobre as causas de fezes amarelas em cães, leia esse artigo do PeritoAnimal.

Fezes de cachorro branca

Fezes de cachorro brancas podem indicar que o seu pet está comendo uma dieta com muito cálcio. Esta situação é mais comum em cachorros alimentados com uma dieta BARF que ingerem grande quantidade de ossos. Outro possível motivo é que o seu cachorro esteja ingerindo objetos que não deveria. Alguns cachorros, por estresse ou outros motivos, ingerem por exemplo pedras, papel ou outros objetos, condição chamada de pica. Esteja atento ao comportamento do seu cachorro e, se você observar que ele ingere algo que não devia, consulte o seu médico veterinário porque o seu cachorro pode estar com falta de algum nutriente ou apresentar algum problema de origem comportamental que pode precisar de intervenção de um especialista em comportamento animal, ou seja, um etólogo.

Imagem: Reprodução/ozhiphop.com

Fezes de cachorro cinza

Fezes de cachorro cinza são também um motivo de preocupação. Este tipo de fezes podem indicar problemas a nível hepático (fígado), pâncreas e vesícula biliar. Algumas possibilidades de problemas desecadeantes são:

  • Insuficiência pancreática exócrina: o pâncreas não está produzindo suficientes enzimas digestivas e por esse motivo as fezes de cachorro não apresentam a coloração marrom como deveriam;
  • Problemas hepáticos: o fígado não está funcionando corretamente;
  • Obstrução do ducto biliar: Ao existir uma obstrução, as enzimas não podem passar da vesícula biliar para o intestino e por esse motivo as fezes de cachorro são cinza e não marrom.

Fezes de cachorro com sangue

Existem inúmeras razões para você ter um cachorro defecando sangue. Por esse motivo, é extremamente importante que você visite o seu médico veterinário o quanto antes, principalmente se o seu cachorro apresentar sangue em grande quantidade.

Estas são algumas das possíveis causas para fezes de cachorro com sangue:

  • Parvovírus;
  • Parasitas;
  • Corpo estranho no intestino;
  • Câncer;
  • Lesão no anus.

Como você pode ver existem inúmeras razões para um cachorro defecando sangue. Desde algo simples, como ele ter comido lixo e algum objeto ter causado dano ao passar no anus, até algo mais grave como um câncer. Você deve tentar manter a calma, consultar o seu veterinário e, se possível, levar uma amostra de fezes para a clínica. Se a hemorragia for grande, não espere até o seu cachorro voltar a defecar. Quanto mais rápido o seu cachorro for diagnosticado e se iniciar um tratamento, melhor é o prognóstico.

Leia esse artigo do PeritoAnimal sobre sangue nas fezes do cão para saber mais.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de fezes de cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.