Partilhar

Suplementos caseiros para cachorros

Por Liliana Ramos, Jornalista especializada em mundo animal. Atualizado: 13 março 2018
Suplementos caseiros para cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Como todo o mundo já sabe, vivemos em tempos em que as carências vitamínicas ou enérgicas podem ser rapidamente solucionadas com suplementos com vitaminas e antioxidantes ou bebidas energéticas. Contudo, suplemento para cachorro é bom? A partir de que idade devem ser oferecidos?

No PeritoAnimal, queremos que você saiba quais são os melhores suplementos caseiros para cachorros e quais são adequados para as necessidades do seu pet. Dentro dos produtos que temos à nossa disposição, como óleos, levados e/ou especiarias, não estaremos dependentes de um produto específico que, muitas vezes, é caro e difícil de conseguir. Por vezes, a solução está mais perto do que pensamos. Continue lendo!

Por que devemos dar suplementos a um cachorro?

Os suplementos alimentares são substâncias que estão destinadas a complementar uma dieta, ou seja, são um extra que enriquece a sua alimentação. Os complementos nutricionais costuma ser vitaminas, minerais ou aminoácidos e existe uma grande variedade no mercado.

Costumam ser usados suplementos de origem natural, uma vez que são mais fáceis de conseguir, mais econômicos e com uma probabilidade menor de provocar efeitos secundários. São extraídos a partir de produtos naturais e, em alguns casos, estão acondicionados para facilitar o seu uso tanto em pessoas como em animais. São grandes aliados da alimentação, especialmente em animais que são alimentados com dietas caseiras.

Estes suplementos ajudam a prevenir deficiências nutricionais, mas também são úteis para dar brilho ao pelo e melhorar a saúde e vitalidade, especialmente em cachorros em crescimento. As quantidades devem ser reguladas e os conselhos do veterinário sempre respeitados mas, assim que o cachorro começar a comer ração ou comida caseira, é possível começar a suplementar.

Recorde que os suplementos devem ser dados em pequenas doses uma vez que não substituem a dieta ou nutrição essencial do cachorro, são apenas uma ajuda para o crescimento saudável e feliz. Aqui, daremos uma lista de benefícios do seu uso:

  • Melhora a saúde em geral
  • Oferece cálcio e ácidos graxos em dietas caseiras
  • Melhora o crescimento de ossos e fortalece os músculos e tendões
  • Reforça as defesas do cachorro
  • Melhoram a digestão e o pelo
Suplementos caseiros para cachorros - Por que devemos dar suplementos a um cachorro?

1. Levado de cerveja

O levado de cerveja é um bom suplemento caseiro para cachorros, uma vez que é uma fonte de fósforo que lhe dará grandes benefícios a nível mental e equilíbrio cálcio/fósforo nos ossos dos filhotes, sendo também um aliado importante na saúde da pele e do pelo.

A pele ficará mais densa e saudável e o pelo muito mais brilhante. Também é um bom aliado contra os parasitas, uma vez que interage com a vitamina B1, mudando o odor e sabor do sangue do seu filhote ou cachorro adulto, funcionando como um repelente natural de mosquitos, pulgas e carrapatos.

Não se esqueça que, para começar a administrar este suplemento alimentar, deve começar com doses pequenas, como qualquer complemento, de modo a evitar diarreias. A dose recomendada é de 1 colher de café 3 ou 4 vezes por semana em adultos e, em filhotes até 1 ano de idade, meia colher de café 2 vezes por semana.

Suplementos caseiros para cachorros - 1. Levado de cerveja

2. Vinagre de maçã

É um potente antibacteriano, uma vez que protege o nosso animal de infecções urinárias, cálculos (pode dissolver depósitos de cálcio), problemas digestivos, evita os maus odores do cachorro (tanto corporais como na boca) e problemas de gengivas e feridas na boca.

Ajuda a eliminar o excesso de gordura em animais com excesso de peso e, por esse motivo, também auxilia indiretamente as articulações. É muito útil em cachorros que não passeiam fora de casa nem brincam muito e ganham peso, especialmente quando atingem os 8 meses de idade, sendo já quase adultos.

Em algumas ocasiões, você pode limpar o comedouro com um pouco de vinagre para, logo, colocar a sua comida nova e deixá-la impregnada com a substância. Também pode adicionar uma colher de café na comida do cachorro uma vez por semana, isso será suficiente.

Suplementos caseiros para cachorros - 2. Vinagre de maçã

3. Óleo de peixe

É o suplemento caseiro para cachorros mais utilizado em dietas caseiras, especialmente o óleo de salmão, uma vez que é rico em ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, EPA e DHA. Também é muito recomendado para proteger o coração, uma das suas principais funções. Também atua sobre a pele e o pelo, dando brilho e saúde e, por esse motivo, é muito popular em animais de exposição.

Regula também o nível de triglicéridos e colesterol, melhora a fertilidade, estimula o sistema imunitário, melhora a visão e a audição, etc. Pode conferir um exemplo de dieta BARF ou ACBA que ampliará mais todos os conceitos indicados. Contudo, uma colher de café por dia em filhotes e uma colher de sopa em adultos é o ideal.

Suplementos caseiros para cachorros - 3. Óleo de peixe

4. Kéfir

Embora os cachorros não digiram bem o leite, o certo é que o kéfir não tem lactose, sendo uma opção que pode ser oferecida sem problemas. Se, mesmo assim, estiver relutante, pode procurar kéfir de água, já que contém as mesmas propriedades.

A sua ação principal é digestiva, uma vez que melhora a flora intestinal, especialmente em animais que estão recuperando de alguma condição debilitante, tendo estado expostos a grandes quantidades de antibióticos ou fármacos que varreram a sua flora intestinal. Também regula diarreias e prisão de ventre, gastrite e problemas de vesícula biliar.

Podemos complementar a dieta do cachorro com uma colher de café na comida diária mas, se o cachorro tiver diarreia como consequência, baixe a dose para metade para que o seu intestino se acostume.

Suplementos caseiros para cachorros - 4. Kéfir

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Suplementos caseiros para cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Suplementos caseiros para cachorros

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Safira
Remédio caseiro paraseu cão não soltar pelos?
maria do carmo
o meu cachorro esta flaco e muito velho.gostei muito das dicas. (obrigado)
Daisi
amoo este blog, informacoes que ajudam mito.
acompanhei o parto da minha cadela ( charlotte )e foi tudo tranquilo, gracas as informacoes que colhi aqui... obtendo conhecimento e sabendo auxiliar a mamae nos momentos corretos, e atenta a qualquer sinal de complicacoes. Parabens pelo trabalho.
MArcia
Adoro seu blog...e essas informações a respeito de dietas naturais são simplesmente sensacionais. Obrigada
Joelma
Super legal

Suplementos caseiros para cachorros
1 de 6
Suplementos caseiros para cachorros

Voltar ao topo da página