Outros problemas de saúde

Remédios caseiros para a seborreia em cachorros

Remédios caseiros para a seborreia em cachorros
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Quando falamos de seborreia em cachorros, estamos falando de um transtorno da pele que se caracteriza por um excesso na produção do tecido córneo, também conhecido como queratinização excessiva ou por um transtorno nas glândulas sebáceas que provocam maior volume de oleosidade na pele do seu cachorro. Por esse motivo, os transtornos possuem diferentes classificações sobre as quais falaremos em seguida.

O PeritoAnimal quer ajudar a combater a seborreia canina usando, especificamente, remédios caseiros para a seborreia em cachorros que podem guiar o caminho até à cura definitiva do seu pet.

Também lhe pode interessar: Remédio caseiro para tosse de cachorro

Índice

  1. Tipos de seborreia em cachorro
  2. Remedios caseros para caspa canina
  3. Remédios caseiros para a seborreia oleosa

Tipos de seborreia em cachorro

Podemos identificar 3 tipos de seborreia:

  1. Dermatite seborreica canina: é uma seborreia gordurosa que, em geral, é acompanhada de inflamação da pele provocada por uma infecção grave na mesma. É uma
  2. Seborreia seca ou caspa canina: como o seu nome indica, é a descamação excessiva da primeira capa da pele. Muito comum em raças como pastor alemão ou setter inglês, entre outros. Por não ser tratada a tempo, pode piorar e evoluir para a fase que indicamos em seguida.
  3. Seborreia oleosa: muito comum em raças como o shar pei ou o basset hound ou por complicações da fase anterior onde é possível observar uma produção excessiva de gordura sobre o pelo e a pele do animal. Pode formar úlceras gordurosas com nós no pelo em determinadas zonas. Não deve ser confundida com a dermatite alérgica por pulgas.

A primeira coisa a fazer para escolher um tratamento é entender qual o tipo de seborreia que o cachorro tem, uma vez que tratar caspa e seborreia oleosa não é igual. Devemos sempre consultar o veterinário, mas aqui indicamos alguns sintomas que você pode notar no seu cachorro para que tenha uma ideia:

  • Descamação severa que se nota durante a escovagem do pelo
  • Gordura acumulada na cara, nas pregas corporais, nas orelhas, na região perianal, etc.
  • Placas de escamas que, ao serem descoladas, podem até sangrar
  • Muito prurido
  • Perda de pelo em excesso
  • Mau odor corporal
Remédios caseiros para a seborreia em cachorros - Tipos de seborreia em cachorro

Remedios caseros para caspa canina

Para começar a tratar a caspa canina, devemos dar banhos regulares ao cachorro. Você pode usar o detergente da roupa, como sabão natural ou de coco, uma vez que conserva melhor o p.H da pele dele. Também é imprescindível manter a pele o mais hidratada possível.

Não use secador, uma vez que não seca apenas o pelo, mas também a pele. As toalhas e mimos, nestes casos, são os melhores aliados. A escovagem diária também estimula a pele, por isso é essencial que seja regular. Dessa forma, os óleos essenciais da pele são produzidos naturalmente e distribuídos por todo o corpo homogeneamente.

Dê água de qualidade ao seu cachorro para mantê-lo hidratado, de preferência de garrafa, e uma alimentação muito natural e o mais proteica possível.

Você pode suplementar a dieta dele com ácidos graxos ômega 3 e ômega 6 na comida para ajudar a manter a pele saudável e o pelo brilhante sem muito esforço. O azeite de oliva e o óleo de girassol também podem ajudar nestes casos, considerando uma colher de chá em cachorros pequenos e uma de sopa em cachorros grandes por dia.

Remédios caseiros para a seborreia em cachorros - Remedios caseros para caspa canina

Remédios caseiros para a seborreia oleosa

Assim como no caso anterior, tratar a seborreia oleosa também requer banhos regulares, mas com outras preparações que ajudam a evitar a coceira e a diminuir a oleosidade da pele

Podemos preparar um sabão caseiro para tratar este tipo de seborreia com produtos muito fáceis de encontrar. para isso, você deve misturar:

  • 3 copos de água
  • 1 copo de bicarbonato de sódio (que ajudará a esfoliar e hidratar a pele)
  • 2 copos de aveia natural triturada

Esta mistura ajudará a eliminar o prurido da pele, gerando um alívio total. Tem propriedades anti-inflamatórias e esfoliantes (muito suaves). Comece por molhar o cachorro com água morna, adicione o sabão caseiro pronto e, no final, enxágue com água morna novamente para remover os restos. Em seguida, seque bem com a toalha. Este procedimento pode ser repetido até uma vez por semana.

Também podemos preparar um sabão caseiro fervendo um punhado de tomilho (fresco ou seco) ou alecrim em um litro de água. Assim que a mistura esfriar, faça o mesmo procedimento que o remédio caseiro anterior para dar banho ao cachorro.

Um terceiro e último preparado consiste em lavar muito bem uma taça de arroz branco e fervê-lo até ficar pastoso. Uma vez frio, pode ser usado como champô, massageando muito bem a pele do cachorro antes de molhar e enxaguar com água morna.

Remédios caseiros para a seborreia em cachorros - Remédios caseiros para a seborreia oleosa

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a seborreia em cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
18 comentários
A sua avaliação:
Marcelo
Bom dia, minha cachorrinha está com muita coceira e esta com descamação que parasse caspa e esta ficando com a visão meia opaco, ela ainda esta enxergando. Tem receita caseira para esses 2 problemas que estou passando com a minha cachorrinha? Grato.
Equipe editorial do PeritoAnimal
Olá, Marcelo. Não, não temos um remédio caseiro para estes problemas. Recomendamos que vá a um veterinário o quanto antes para que ele possa fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado para sua cachorrinha.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Márcia Cristina Castilho Arruda da Silva
Remédio caseiro para acaba com a tosse do cachorro??
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Márcia. Tudo bem? Temos este artigo com 7 remédios caseiros para tosse de cachorro: https://www.peritoanimal.com.br/remedio-caseiro-para-tosse-de-cachorro-21747.html.
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
SANDRA LUCIA PEREIRA DE ALMEIDA PRADO
Boa noite minha cachorrinha está com um cheiro muito forte dou banho e não adianta nada só piora me ajude por favor obrigada
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Sandra. Tudo bem? Temos dois artigos que talvez possam ser úteis para você. Neste você verá 5 dicas para evitar que o cachorro cheire mal: https://www.peritoanimal.com.br/dicas-para-evitar-que-meu-cachorro-cheire-mal-3834.html. Neste outro, você vai saberá como fazer perfume caseiro para cachorro: https://www.peritoanimal.com.br/fazer-perfume-caseiro-para-cachorro-20216.html.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Juliana
Meu cachorro está com muita tosse..
Administrador PeritoAnimal
Oi. Este artigo pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/remedio-caseiro-para-tosse-de-cachorro-21747.html

No entanto, apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Afonso duque
Alguém sabe dizer oque pode ser isso que cresceu na pata do meu cachorro ? Parece uma junção de pelos e carne ou uma deformação na almofada da pata ,parece ser igual ao tecido da almofada da pata só que nascendo de forma anômala .
Por favor se alguém puder ajudar estamos preocupados e não temos condições no momento de levar a um profissional
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Mariana
Minha cachorrinha está com seborréia seca e eu não sei o que fazer, porque ela está perdendo os pelos e se coça muito!
Dou banho nela com shampoo pra dermatite e não funciona!
Eu já cansei de levar ela em veterinário e nada adiantar!
O que eu faço?
Afonso
De bastante proteína a ela ,carne ,ovos crus ...proteína omega 3 e banhos regulares com escovação dos pêlos e não seque com o secador ,já que com secador você acaba descendo a pele também ...acredito ajudar.
A sua avaliação:
ANGELA APARECIDA BEAL
Boa noite,tenho um shitzu ele tem seborreia oleosa,qual o melhor remédio caseiro pra passar?? Eu vi a receita de agua,bicarnonato e aveia,mas qual a quantidade??? Tipo copo grande?copo americano.aguardo obrigado
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Angela! Desde que você use o mesmo copo para todas as medidas, pode usar qualquer um.

Jandira
Acredito que a mesma medida para o bicabornato, é muito. Acho que uma ou duas colheres de chá ou café, seja o suficiente!
A sua avaliação:
Danielle Sombra
Minha cadela solta um odor muito forte, e é insuportável, já fiz de tudo. Oque devo fazer
Rosiene paixão
Dei. Banho 2 dias em seguida em meu pet com sabão de Coco e depois com o o shampoo dele ai hje vi que ele ta cheio de cascas braNcas oque faço pra acabar com isso ?
A sua avaliação:
MARCY CERVANTES GUAIATO
Obrigada pelas dicas.
A sua avaliação:
marcos
Quando meu filhote tinha 2 mes, levei no vete, ele falo que ele estava com seboréia seca, isso faz . Meses atras desde la venho tratando, ele esta com 6mes agora, ja lavei. Com varios sabonete e nao adianta, queria saber de um remédio caseiro, que é tiro e queda..
Ou um medicamento bom..
Esse do oleo eu passo no pelo ou dou pra ele engerir?
Luísa Savala
Oi Marcos! Você tentou as dicas do artigo?
De qualquer forma, é indicado buscar ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele possa indicar o melhor tratamento para seu pet.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
marcos soares
Não cheguei a fazer ,mais vou tentar a do oleo, eu passo a colher de sopa de oleo na pele?
Obrigado!
Jandira
Marcos, acho que é para o animal ingerir e não passar na pele! Acho!
Jurema
Meu cachorro tem uma alergia mto forte na pele , dizem que é do sangue . Mais agora esta com cascões na costa e na cabeça , já passei remédio , já dei tbm remédios , mais parece que nada resolve . Não tenho condições financeiras para estar levando no veterinário sempre , o que fazer ?
Mary
O que o meu amigo que trabalha no pet me recomendou para minha York foi pomada de bebê, Bepantol passo nos cascas que se formam e elas caem e a pele regenera, a minha York tem alergia a água sanitária, eu limpo os corretores dela com sabão neutro ou de coco e álcool, assim diminuir o aparecimento dessas descamações na pele. Espero ter ajudado.
Adriana
Minha cachorra estaba assim, me indicaram banha de porco com enxofre, achei estranho, mas no desespero fiz e vou te falar que realmente funcionou, foram várias vezes que passei porém sarou, e nao teve mais.
Elaine Pompeu
Essa receita do shampoo pode ficar guardado por quanto tempo ou terá q usar Td no dia ?
Rachel mello
Gostaria de saber como curar a caspa da minha cadela, ela está com muita coçeira e o pelo está caindo. Boa noite.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rachel! Existem diferentes possibilidades para o que está passando. Sem um exame físico e respectivas provas, não é possível chegar a um diagnóstico. O tratamento a fazer depende desse diagnóstico e por isso é imprescindível que você visite um médico veterinário. Rápidas melhoras para a sua cadela!
Rosana
Minha cachorra tá com o bumbum ferido que não sara o que eu posso Fazer?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rosana! Ela precisa ser vista por um veterinário se a situação persiste.
Angela
Yorkshire tem pelo oleoso o que devo fazer?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Angela! Como você faz a higiene do pelo dele?
claudiane
me explica melhor por favor
Valdomiro
Só ler com calma e prestar a atenção, esta bem explicado, basta saber interpretar.
claudiane
oi a receita do arroz voce cozinha ele na mesma agua que você o lavou ?
Marcelo
Bom dia, Minha cachorrinha esta se cosando muito e esta escamando e esta ficando com a visão meia opaco, mas ela ainda esta enxergando. Tem receita caseira para esse dois problemas que edtou passando com minha cachorrinha?
1 de 4
Remédios caseiros para a seborreia em cachorros