Outros problemas de saúde

Como fazer soro caseiro para cachorro

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 13 julho 2023
Como fazer soro caseiro para cachorro
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A desidratação é uma condição que pode ocorrer nos cachorros quando eles eliminam mais líquidos do que aqueles ingeriram e isso pode acontecer em diversas condições (diarreias, vômitos, insolação...). Longe de se tratar de um assunto banal, pode chegar a converter-se em uma urgência veterinária, já estados graves de desidratação podem colocar em perigo a vida do animal.

Para tratar esta situação perigosa o quanto antes e de forma adequada, é importante que o tutor aprenda a reconhecer aquelas situações em pode ocorrer desidratação canina, assim como os sintomas que indicam um nível de fluídos corporais baixos.

Tratar essa condição pode ser simples, desde que não se trate de uma desidratação grave. Neste artigo do PeritoAnimal explicamos como fazer soro caseiro para cachorros desidratados e tudo o que você precisa saber sobre o tema.

Também lhe pode interessar: Cachorro vomitando amarelo: O que fazer?

Índice

  1. Causas e sintomas da desidratação canina
  2. Por que se deve tratar de forma urgente a desidratação?
  3. Como fazer soro caseiro para cachorro
  4. Meu cachorro está com diarreia, posso dar soro caseiro?
  5. Durante o tratamento do soro caseiro para cachorro
  6. O que dar para hidratar cachorro?
  7. Pode dar soro fisiológico para cachorros?

Causas e sintomas da desidratação canina

Como referimos inicialmente a desidratação ocorre quando os líquidos eliminados superam os líquidos que o animal ingeriu, isto acontece normalmente no caso de vômitos e diarreias, assim como perante temperaturas muito elevadas que podem provocar uma insolação.

Problemas renais também podem causar a desidratação canina. Além de outras condições como a febre, por exemplo, que nem sempre tem a desidratação como principal sintoma, mas pode fazer com que o cachorro coma menos e tome menos água.

Sintomas de um cachorro desidratado

Os sintomas mais típicos da desidratação são os seguintes:

  • Perda de elasticidade na pele;
  • Gengivas secas;
  • Saliva espessa;
  • Língua seca;
  • Falta de energia e ânimo;
  • Urina mais escura;
  • Falta de apetite;
  • Letargia (apatia);
  • Olhos profundos (em casos mais graves).

Outro sinal que nos pode alertar é o aumento do tempo do enchimento capilar, isso significa que ao pressionar uma das almofadas do cachorro esta demora muito tempo para recuperar a sua cor anterior, o que indica uma diminuição da irrigação sanguínea.

Outro teste simples que pode indicar um cachorro desidratado é puxar a pele da parte de cernelha (parte de cima do pescoço) entre os dedos e soltá-la. Em um cachorro saudável essa pele deve voltar à sua posição e forma original rapidamente (elasticidade de pele), enquanto em um cachorro desidratado essa pele demora mais para voltar .

A partir dese teste é possível ter uma ideia da gravidade da situação e tomar uma atitude o quanto antes:

Graus de desidratação canina

  • Sem sintomas aparentes: nos casos mais leves muitas vezes (menos de 4% de desidratação) os cachorros mal apresentam sintomas de desidratação e essa percepção pode ser mais comportamental e o soro caseiro para cachorro pode ser uma alternativa.
  • Quando a pele da cernelha demora um pouco para se recuperar, isso já configura entre 5 e 6% de desidratação canina.
  • Quando já é evidente o fato de que a pele demora para se recuperar, isso já pode ser considerado entre 6 e 8% de desidratação.
  • Se além do sintoma de recuperação da pele você também nota as mucosas secas e os globos oculares mais profundos, isso já configura entre 8 e 10% de desidratação.
  • Se você nota as mucosas pálidas, extremidades frias, além dos sintomas anteriores, o cachorro já está entrando em choque. Isso é grave e configura entre 10 e 12% de desidratação em um cachorro.
  • Quando o choque é severo e há risco de morte a desidratação já está entre os 10 e 15%, sendo que a partir de 15% essa desidratação já não é considerada

Em cachorros filhotes a desidratação é ainda mais grave e sempre é uma urgência veterinária. Quanto menor o cachorro, mais perigosa é a desidratação e maiores os riscos de vida. O sinal mais fácil de identificar nesses casos de filhotes é a boca seca, a pele sem elasticidade e também uma fraqueza geral. Você pode perceber isso quando oferece um dedo para ele chupar e não sente a pressão da sucção. Por isso é importante saber como fazer soro caseiro para cachorros.

Como fazer soro caseiro para cachorro - Causas e sintomas da desidratação canina

Por que se deve tratar de forma urgente a desidratação?

Em um cachorro desidratado, a perda de fluídos corporais leva a uma perda de eletrólitos. Os eletrólitos são minerais com carga elétrica que estão presentes no sangue assim como em outros fluídos, cumprem com importantes funções como a regulação do pH, participando em inúmeras reações químicas.

A perda de eletrólitos pode se traduzi em uma alteração do equilíbrio ácido-base (pH) assim como na alteração de múltiplas reações químicas. Tendo em conta que na fisiologia tudo se rege por reações químicas, a perda de eletrólitos pode levar o organismo do cachorro desidratado a um estado grave de desequilíbrio que coloca a sua vida em perigo.

Apenas casos de desidratação realmente leves podem ser revertidos com a ingestão de água (se ele vomitou algumas vezes ou passou muito tempo sem beber água em um dia quente, por exemplo) e soro caseiro para cachorro doente. É por isso que o atendimento veterinário é fundamental para tratar a verdadeira causa dessa desidratação e evitar ou já tratar os sintomas consequentes dessa situação. O soro caseiro para cachorros deve ser usado enquanto você ainda chegou ao veterinário.

Posso dar soro de farmácia para cachorro?

Sim. Em qualquer farmácia podemos encontrar soro fisiológico para hidratação oral que também podem ser dados aos nossos pets, como soro fisiológico para cachorro mas, se você não tiver esta possibilidade, você mesmo pode fazer soro para cachorro caseiro. Confira a receita a seguir.

Como fazer soro caseiro para cachorro - Por que se deve tratar de forma urgente a desidratação?

Como fazer soro caseiro para cachorro

O soro caseiro é uma solução simples que pode ser preparada em casa com ingredientes facilmente encontrados. Aqui está uma receita de soro caseiro para cachorro:

  • 1 litro de água mineral natural;
  • 3 colheres de sopa de açúcar;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • Suco de meio limão.

Como fazer soro caseiro para cachorro

  1. Ferva o litro de água;
  2. Quando começar a ferver, desligue o fogo e verta a água num recipiente adequado, que não seja de plástico.
  3. Adicione todos os ingredientes restantes e mexa bem.

Este soro caseiro para cachorro deve substituir a água e tem uma duração de 24 horas. Por isso, no dia seguinte você precisa retirar o que ele não bebeu e trocar a água.

Vale lembrar que a quantidade de água diária varia de acordo com a dieta dele (comida úmida ou não), mas também pelo peso e a quantidade de comida que o cachorro ingere. No artigo sobre a quantidade de água que um cachorro deve beber por dia explicamos esse cálculo.

Como fazer soro caseiro para cachorro - Como fazer soro caseiro para cachorro

Meu cachorro está com diarreia, posso dar soro caseiro?

Para entender quando você pode soro caseiro para cachorro com diarreia é fundamental saber a causa dela já que, como explicado, a desidratação é uma consequência dessa condição. Um cachorro com diarreia precisa se manter hidratado para que o quadro não evolua. Então, se você percebe uma desidratação leve, pode dar soro caseiro para cachorro com diarreia, mas é fundamental saber a causa do problema e tratá-lo adequadamente.

O soro caseiro para cachorro com diarreia combate apenas a desidratação leve. Um veterinário poderá passar o diagnóstico certeiro que pode conter desde remédios caseiros para a diarreia em cachorro até medicamentos, dependendo do grau e da causa.

Durante o tratamento do soro caseiro para cachorro

Um artigo informativo não substitui um diagnóstico e tratamento veterinário. Portanto, ao menor sinal de desidratação canina considere sempre que:

  • São muitas as doenças caninas (problemas renais, golpe de calor, intoxicação...)que podem causar desidratação, por isso é fundamental que leve o seu cachorro ao veterinário para este fazer um check-up.
  • Um tratamento caseiro com soro de reidratação oral não substitui a supervisão de um veterinário.
  • Se os sintomas de desidratação forem graves e o animal estiver muito afetado, deve ir urgentemente ao veterinário, uma vez que em alguns casos é necessária a reposição de fluídos através de via intravenosa.
  • Se o seu cachorro não beber o soro, deve ir ao veterinário o quanto antes para o reidratar através de outras vias.

Quer evitar a desidratação no dias mais quentes do ano? Previna essa condição com essas 10 dicas para aliviar o calor nos cachorros!

O que dar para hidratar cachorro?

Agora que você já sabe como fazer soro caseiro para cachorro, é bom conhecer outras possibilidades para hidratar o cão. Aqui estão algumas opções de líquidos que você pode oferecer ao seu cachorro para ajudá-lo a se hidratar:

  • Água: A água é a opção mais básica e essencial para hidratar um cachorro. Certifique-se de que haja sempre água fresca e limpa disponível para o seu animal de estimação.
  • Caldo de frango sem tempero: O caldo de frango sem tempero é uma opção saborosa que pode incentivar o cachorro a beber mais líquidos. Certifique-se de que o caldo esteja frio e sem gorduras antes de oferecê-lo ao seu cachorro.
  • Água de coco: A água de coco natural, sem adição de açúcares ou adoçantes artificiais, é uma ótima opção para hidratar cachorros. Ela contém eletrólitos naturais que podem ajudar a reidratar o animal.

Lembre-se de que, em casos de desidratação grave ou persistente, é essencial buscar atendimento veterinário imediato. Um profissional poderá avaliar o estado de saúde do seu cachorro e fornecer o tratamento adequado.

Pode dar soro fisiológico para cachorros?

Embora o soro fisiológico possa ser seguro para uso ocasional em alguns casos, é importante consultar um veterinário antes de administrá-lo ao seu cachorro. O soro fisiológico é uma solução estéril de água e sal, sem adição de açúcar, que pode ser utilizada para limpar feridas ou lavar os olhos do animal. No entanto, sua composição difere do soro caseiro, que contém sal e açúcar, elementos essenciais para repor eletrólitos e fornecer energia em situações de desidratação.

Ao considerar o uso de soro fisiológico para hidratar um cachorro, é fundamental buscar orientação profissional. Um veterinário poderá avaliar a condição de saúde do animal e determinar se o soro fisiológico é adequado para o caso específico. O profissional também poderá fornecer as instruções corretas sobre a quantidade e a forma correta de administração do soro fisiológico, caso seja indicado.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer soro caseiro para cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Vídeos relacionados com Como fazer soro caseiro para cachorro

1 de 3
Vídeos relacionados com Como fazer soro caseiro para cachorro
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
15 comentários
A sua avaliação:
Rita de Cassia
Boa noite minha cachorra não come e tá com diarreia há 9 dias, mijando amarelo e vomitando ela só tem 1 mês e 21 dias.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Rita. Temos este artigo com remédios para cachorro com diarreia e vômito: https://www.peritoanimal.com.br/remedio-para-cachorro-com-diarreia-e-vomito-22979.html
De qualquer forma, este quadro já está durando muitos dias, é muito importante que que a leve um veterinário urgente. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
bruna carla da silva da costa
Meu filhote é um shih Tzu e tem 3 meses e começou um diarréia nele e agora com pintas de sangue
A sua avaliação:
Fernando Soares
Meu cachorro esta com papo mole, abaixo do queixo. O que devo devo fazer de imediato?
existe algum remédio caseiro ou terei que leva-lo ao Veterinário?
Obrigado
Fernando Soares
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Fernando. Recomendamos a leitura deste artigo sobre cachorro com papo inchado e mole: https://www.peritoanimal.com.br/cachorro-com-papo-inchado-e-mole-o-que-pode-ser-23116.html. De qualquer maneira, é melhor procurar um veterinário o quanto antes, sim. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Iara
Soro e visa, meu cachorro estão com parvo um infelizmente partiu, a outra está lutando o se está deixando ela lutar e o soro caseiro, soro na veia, tem mas coisa ,mas o soro e muito bom
A sua avaliação:
Daniel
Esse é um soro caseiro simples para cachorro?
A sua avaliação:
maju
é pra ser dado morno natural ou gelado?
Karina oliveira
Esse soro tem esse gosto se sabão msm ou eu q fiz errado kkk.. to cm medo de dar e ter outro tipo de reação..
Irene Rodrigues dos Reis Milhorato
Preciso saber o que faço, já perdi 6 pets com doenças tal de pavirose, cinomose, os bichinhos emagrece fica correndo. Babá grita chora. A noite toda, outra, está sem andar não consegue nem ficar em pé e quando pega nela ela grita. Socorro misericórdia , a veterinária, disse k eles vao morrer todos , veterinária, boa neh? E as vacinas estão ok. E emportada.e m smo assim .adoeceram
A sua avaliação:
LAÉRCIO MALDONADO
SORO PARA CACHORRO, ADOREI A DICA, OBRIGADO.
Luísa Savala
Oi Laércio! Obrigada pelo comentário, continue nos acompanhando! 🐶
A sua avaliação:
José Américo Menezes
Como dar o soro caseiro pro cachorro se ele não quiser tomar.
Luísa Savala
Oi José! Esse artigo pode te ajudar a saber como dar remédio líquido para cachorro: https://www.peritoanimal.com.br/como-dar-remedio-liquido-para-cachorro-21716.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
fernanda
esse soro pode ser administrado junto com remédios do tipo corticoides? por haver bicarbonato na composição.
claudia
estou com duas filhotinhas com 42 dias e uma delas esta com diarreia, evacuando quase liquido, mas está espertinha, comendo a comidinha, oque pode ser? fiz soro caseiro e estou dando a ela
lucio
porque o meu cachorro não para de vomitar e nem quer comer nada mesmo já medicado a 2 dias
Giovana
Retorne ao veterinário, urgente
Ele aplicará medicacao injetável para cessar o vomito.
Jaqueline
Meu Basset não quer comer , está com o olho remelando de mais. O que eu faço , não tenho dinheiro pra levar no veterinário . Será que alguém poderia me informar alguma coisa que eu possa fazer em casa pra ele melhora , por favor 😔
Izakdavis
Jaqueline, não sou veterinário, mas pelo que vc falou deve ser cinomose. Perdi um cachorro recentemente para essa doença. Pela data de seu comentário seu cão já deve estar bem grave ou pior. Se ele já começou a apresentar sintomas nervosos, não recomendo usar soroglobulim, caso contrário aplique. Se vc tinha outros cães em contato com ele, leve-os para o veterinário urgente. Eu subestimei essa doença. Quanto antes começar o tratamento, mais chance de sobreviver.
Mas em todos os casos, leve ao veterinário antes pelo menos para diagnosticar.
Giovana
Sempre essa mesma desculpinha quando o animal fica doente
"nao tenho condicoes"
"nao tenho dinheiro"
Pede pro animal marcar na agenda a proxima vez que ele quiser ficar doente.
Gente sem noção! Vende alguma coisa e leva teu bichinho ao veterinário!
Luzenia
Tenho uma cachorrinha paciente renal que está com diarréia , ela n está debilitada, está comendo bebendo e tudo mais , esse soro tem alguma contra indicação ?
1 de 4
Como fazer soro caseiro para cachorro