Partilhar

Truques para dar brilho ao pelo do cachorro

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 6 fevereiro 2017
Truques para dar brilho ao pelo do cachorro

Ver fichas de  Cachorros

Existem vários truques caseiros para que o pelo do cachorro se mantenha brilhante e saudável. O mais simples e econômico é escová-lo suavemente com uma frequência diária (5 minutos são suficientes) embora possa utilizar muitas outras técnicas para que esteja perfeito quer seja inverno ou verão.

Também existem muitos truques que desde a antiguidade têm sido usados para realçar a beleza do pelo, tanto em humanos como em animais, no entanto, estes truques demoram mais tempo para serem elaborados e aplicados que a escovagem habitual. Neste artigo do PeritoAnimal explicamos-lhe os mais habituais e fáceis de aplicar para que o pelo do seu cachorro fique brilhante.

Além disso, deve ter em conta que fatores como a alimentação se repercutem diretamente na qualidade e brilho do pelo do cachorro. Continue lendo e descubra vários truques para dar brilho ao pelo do cachorro.

 

A cerveja

A aplicação de cerveja sem álcool no pelo do cachorro ao finalizar o banho, está comprovada que melhora o seu brilho porque nutre o bulbo piloso e suaviza a raiz do pelo.

Este processo deve realizar-se depois de dar banho ao cachorro e em seguida aplicar a cerveja através de uma esponja, deixando atuar na derme e no seu pelo por uns 3 ou 4 minutos. Passado esse tempo deve limpar com água abundante. Se não o fizer bem o pelo ficará pegajoso.

É um método simples e econômico, sempre que o cão não seja muito grande e com o pelo muito comprido. Por exemplo, não deve usar este truque caseiro em um galgo afegão. Nesse caso prefira o truque da lanolina.

Truques para dar brilho ao pelo do cachorro - A cerveja

A lanolina

A lanolina é uma gordura natural que provém da lã das ovelhas. Pode ser adquirida em farmácias e lojas de produtos naturais. Existe a lanolina natural e a lanolina anidra. A primeira cheira a lã e a segunda está desodorizada.

Para preparar o fluído que aplicará no pelo do cachorro deve fazer o seguinte:

  1. Ponha duas colheres de lanolina em banho-maria para a fundir.
  2. Em seguida acrescente 1 litro de água morna à lanolina derretida.
  3. Emulsione, ou seja, bata com um batedor ambas as matérias e coloque-as em uma garrafa estanque para esfriar a emulsão e guarde-a para quando for precisa.

Faça um processo idêntico ao da cerveja: Quando der banho ao cachorro, e antes de o enxaguar, aplique o fluído por todo o seu corpo excepto a cabeça. Passado 5 minutos, lave o cachorro com bastante água morna.

Truques para dar brilho ao pelo do cachorro - A lanolina

Gema de ovo

A gema de ovo outro produto totalmente natural que podemos utilizar para dar brilho ao pelo do cachorro. Para isso siga o seguinte processo:

  1. Bata 1 ou 2 gemas de ovo com água morna.
  2. A proporção é de meio litro de água por cada gema (a quantidade de gemas depende do tamanho do cachorro).

É importante que saiba que a mistura que sobrar deve ser jogada no lixo, não se deve guardar nunca. Quanto a aplicação, deve fazer exatamente o mesmo que fez com a cerveja: limpando bem o animal depois de cinco minutos de exposição aos efeitos da gema de ovo.

Truques para dar brilho ao pelo do cachorro - Gema de ovo

Óleo de Rosa Mosqueta

É um produto muito caro, mas eficaz. O óleo de rosa mosqueta pode ser adquirido em farmácias, parafarmácias, lojas de produtos naturais e em alguns supermercados.

É um produto que serve para eliminar as rugas da pele humana, e para limpar a fundo o focinho e as órbitas oculares dos cachorros (com muito cuidado para não atingir os olhos). Desaconselhamos o uso do óleo de rosa mosqueta na totalidade do pelo do cachorro, mesmo que este seja pequeno.

No entanto, para o cuidado da cara é um ótimo produto, uma vez que se usa pouca quantidade. Basta verter duas ou três gotas em um disco de algodão dos utilizados para maquiagem. Depois de espalhado por toda a região facial, deixe atuar sem limpar para que os seus efeitos sejam mais benéficos.

Também é bom para feridas, cicatrizes e problemas dérmicos. O uso prolongado deste óleo clareia a pele e o pelo exposto a ele.

Truques para dar brilho ao pelo do cachorro - Óleo de Rosa Mosqueta

A queratina

A queratina é uma proteína com um elevado conteúdo de enxofre. Constitui a base do pelo humano e animal, assim como os cascos e as unhas. Pode ser encontrada em forma líquida e ser usada como o óleo de rosa mosqueta, mas por todo o corpo do animal com a ajuda de um disco de maquiagem.

No entanto, desaconselhamos o uso direto deste produto, uma vez que existem no mercado preparados e xampus que contêm o dito elemento com proporções de uso mais equilibradas.

Truques para dar brilho ao pelo do cachorro - A queratina

Se deseja ler mais artigos parecidos a Truques para dar brilho ao pelo do cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Conselhos de beleza.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Bya
Meu shih tuz tem 40 duas possa dar banho?
paulo morais
bom dia tudo bem? tenho um cachorro spitz ele tem 1 ano 5 meses ele esta caindo muito pelo dele e esta aparecendo bolinha vermelha no corpo o que eu deve fazer .
Janicleia
Pode se alergia, o meu aconteceu isso tive que passar no veterinario e ele passou um shampoo muito bom para ele, como ele tem alergia a pulga dou remedio todo mes para pulga.

Truques para dar brilho ao pelo do cachorro
1 de 6
Truques para dar brilho ao pelo do cachorro

Voltar ao topo da página