Remédio caseiro para caspa de gato
Ver fichas de Gatos
Apesar da independência e do perfeccionismo com a higiene que caracteriza os gatos, sabemos que os felinos domésticos são susceptíveis de sofrer vários transtornos, não só a nível interno, como também externos, no pelo e couro cabeludo. Não obstante, em numerosas ocasiões estas afecções cutâneas não são graves e podem ser tratadas de uma forma natural. Os tratamentos naturais são alternativas que cada vez mais despertam interesse dos tutores de gatos.
Você sabia que tal como acontece com você, o seu gato também pode ter caspa? Você pode combater este problema de uma forma simples e por esse motivo o PeritoAnimal vai te dizer quais são os remédios caseiros para a caspa em gatos.
Gato com caspa - como tratar naturalmente
A caspa em gatos é um problema que se localiza no couro cabeludo e que dá a impressão de que está descamando. Na verdade, os pontinhos brancos que você observa no pelo do seu gato são células mortas que se estão acumulando.
Tal como acontece com os humanos, as células da derme dos gatos sofrem um processo de regeneração periódico. Este processo pode se alterar por distintos motivos e originar uma acumulação de células mortas que não se conseguem desprender. O principal problema que esta condição apresenta é a coceira intensa. Como consequência, o gato raspa demasiado a pele e pode mesmo chegar a causar feridas. Por isso, embora não seja um problema grave, você deve prestar a atenção necessária.
Os remédios caseiros para tratar a caspa dos gatos que podemos aplicar destinam-se a acalmar a coceira da pele e a favorecer um ciclo de regeneração celular adequado. Não obstante, você deve saber que a caspa pode ser um sinal de outras doenças dermatológicas, pelo que recomendamos que consulte o seu médico veterinário de confiança, para descartar qualquer patologia associada.
Omega 3 para gato com casa e queda de pelo
Os ácidos gordos com omega 3 são os que popularmente conhecemos como gorduras saudáveis, já que possuem inúmeros efeitos benéficos, não só para o organismo humano, mas também no dos nossos pets. Um suplemento alimentar de omega 3 vai atuar da seguinte forma:
- Efeito benéfico na saúde do couro cabeludo e pelo, melhorando o estado geral do estado da pele e das estruturas anexas.
- O omega-3 é um potente anti-inflamatório, por isso, se o seu gato está com muita coceira e a pele inflamou de tanto ele coçar, o omega-3 ajudará a aliviar esse sintoma.
Recomendamos que você revise a alimentação do gato antes de recorrer a um suplemento nutricional. A forma mais natural de obter esta substância é através do azeite de oliva.
Aloé Vera, o melhor remédio para a caspa de gato
Os efeitos do Aloé Vera na pele do gato são absolutamente surpreendentes. A polpa extraída desta planta contém inúmeros princípios ativos, todos eles estudados e relacionados com os efeitos terapêuticos desta planta.
O aloé vera vai favorecer a adequada regeneração celular e, para além disso, vai aliviar a coceira devido ao efeito refrescante. As propriedades anti-inflamatórias vão diminuir a inflamação que o gato causou na própria pele por coçar excessivamente.
Bons hábitos higiênicos para tratar e prevenir a caspa em gatos
Os gatos são muito perfeccionistas com a higiene deles, por essa razão os médicos veterinários não recomendam que os gatos tomem banho de forma regular, a não ser que seja estritamente necessário. Se você dá banho ao seu gato com demasiada frequência ou não utiliza os produtos adequados, pode estar contribuindo para o aparecimento de caspa ou piorando se a caspa já existia.
Um produto de higiene especificamente elaborado para gatos, vai ajudar a prevenir este problema de pele. Caso já exista este problema na pele do seu gato, um produto específico para a caspa em gatos pode ser a solução. Mas deve fazer este tratamento de forma esporádica, já que o banho regular não é uma boa forma de tratar este problema.
O que você deve fazer com frequência é escovar o pelo do gato, já que isso vai ajudar a eliminar as células mortas e a melhorar a circulação sanguínea desta zona e consequentemente regenerar as células. Não obstante, não se recomenda uma escovagem com escovas de cerdas metálicas porque podem aumentar a inflamação. Você deve preferir uma escova de cerdas macias. Escolha uma escova para gatos de pelo curto ou para gatos de pelo longo, conforme seja o pelo do seu gato.
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para caspa de gato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.