Partilhar

Porque o meu cachorro não engorda

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 25 abril 2016
Porque o meu cachorro não engorda

Ver fichas de  Cachorros

Quando um cachorro não come o suficiente, ou come mas não engorda, você está lidando com um problema sério que deve solucionar. A alimentação providenciada pode não ser a mais correta ou o cachorro pode ter algum problema de saúde.

Neste artigo do PeritoAnimal, explicamos quais são as principais causas que podem fazer com que o seu cachorro não ganhe peso. Continue lendo e descubra porque o seu cachorro não engorda, assim como possíveis soluções.

Também lhe pode interessar: Por que o meu gato não quer comer

O meu cachorro está muito magro

Antes de determinar se o seu cachorro está demasiado magro, é importante conhecer as características da sua raça. Nem todos os cachorros são iguais e, dessa forma, cada raça possui um tipo de corpo e um peso diferente.

Se acabou de adotar o seu cachorro e ele vem da rua ou teve problemas, é normal que não coma com regularidade no início. É importante dosear o seu alimento em pequenas quantidades até que ele recupere o seu peso. Não é recomendável que sobrealimente o animal. Em pouco tempo será capaz de notar melhorias.

Se o seu cachorro começou a perder peso sem motivo aparente, está cansado e é possível ver as suas costelas a olho nu é provável que ele tenha um problema. Para saber se esse é o caso, deve conhecer o peso ideal do seu cachorro.

Porque o meu cachorro não engorda - O meu cachorro está muito magro

O peso ideal

A obesidade é um problema que afeta muitos cachorros atualmente. Por esse motivo, foram apurados os valores de índice de massa corporal em cachorros. Estes valores indicam o peso ideal de um cachorro de determinada raça ou tamanho. É muito útil conhecer estes dados: não só para determinar se o seu cachorro está demasiado magro, como também para controlar que não excede o seu peso.

Dependendo do tamanho do seu cachorro, o peso ideal deve ser encontrado entre os seguintes valores:

  • Raças nano: 1-6 kg
  • Raças pequenas: 5-25 Kg
  • Raças médias: 14-27 Kg
  • Raças grandes: 21-39 Kg
  • Raças gigantes: 32-82 Kg

Estes valores conferem uma ideia aproximada do que deve pesar o seu cachorro. Pode se informar sobre o peso específico para a raça do seu cachorro. Alguns exemplos são os seguintes:

Se o seu cachorro está debaixo desses valores, necessita de ganhar peso.

Porque o meu cachorro não engorda - O peso ideal

Porque meu cachorro não engorda?

As principais causas por que um cachorro não engorda ou está mais magro do que deveria são as seguintes:

  • Má alimentação

Uma má alimentação que não fornece a energia necessária para o seu cachorro pode provocar insuficiências graves. Rações inadequadas, de baixa qualidade ou uma quantidade escassa vão fazer com que o cachorro emagreça rapidamente.

Podem surgir problemas como a DII (Doença inflamatória do Intestino) que impede uma correta absorção dos nutrientes.

  • Doenças ou transtornos

Os parasitas intestinais podem prejudicar muito a saúde dos cachorros. É importante desparasitar o animal interna e externamente a cada três meses.

Existem algumas doenças que fazem o cachorro emagrecer rapidamente. Afetam a absorção de nutrientes e, por isso, é importante consultar o veterinário caso veja o seu cachorro perder peso de forma drástica. Algumas doenças que provocam magreza incluem:

  1. Diabetes: as mudanças de peso são muito drásticas. A falta de insulina provoca graves deficiências na absorção de nutrientes.
  2. Doença de Addison: perdas de peso acompanhadas de vômitos.
  3. Cancro
  4. Doenças relacionadas com a tiroide
  • Excesso de exercício

O excesso de exercício, quando não é acompanhado de uma dieta adequada, pode provocar desequilíbrios. Cachorros em fase de crescimento ou cachorras lactantes não devem fazer consumos excessivos de energia. Se o nosso cachorro é muito ativo, devemos aumentar a quantidade de comida, sempre adaptando ao nível de exercício realizado.

Porque o meu cachorro não engorda - Porque meu cachorro não engorda?

Que posso fazer para que engorde?

Para aumentar o peso do seu cachorro, deve escolher uma ração de qualidade. Tenha em conta o seu tamanho, idade e nível de atividade física na hora de selecionar o alimento certo para ele. Quando tiver a ração, providencie a quantidade recomendada e compare com a quantidade oferecida anteriormente. Se a diferença for muito grande, aumente a quantidade de forma gradativa. Assim, evitará diarreias e problemas digestivos.

O fígado, rico em ferro e vitaminas, pode ajudar o seu cachorro. Pode ser de vaca ou de galinha cozida e pode ser oferecido várias vezes por semana durante o ganho de peso. Tenha em conta que os alimentos enlatados contêm uma grande quantidade de água e, geralmente, contêm menos calorias.

Enquanto ganha peso, não submeta o cachorro a exercício excessivo. Os passeios diários serão suficientes, assim ele poderá dedicar toda a sua energia à recuperação e armazenamento de gordura. Por outro lado, e como mencionado anteriormente, a desparasitação é fundamental para a saúde do nosso cachorro.

Se, depois de aplicar estes conselhos, o seu cachorro não ganhou peso, consulte o seu veterinário para que possa determinar que ele tem alguma doença que esteja afetando seu metabolismo. caso contrário, uma dieta de engorda e suplementos vitamínicos deveriam ser suficientes.

Porque o meu cachorro não engorda - Que posso fazer para que engorde?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque o meu cachorro não engorda, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas para engordar.

Escrever comentário sobre Porque o meu cachorro não engorda

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
35 comentários
Kaylane Soares
Eu tenho duvidas. Pois tenho uma cadela de 2 anos e 2 meses,mas ela sempre foi magrinha. Não sei se é devido a alimentação ou se é algo da raça. Poderia me ajudar?
Ana Carolina
Olá tenho duas cadelas com 12 meses, elas comem a quantidade suficiente porém não engordam estão muito magra. Não está vomitando e nem com diarreia. Elas correm muito no quintal. Gostaria de saber o porquê elas não engordam? Gostaria de saber se posso dar vitamina ou suplemento ? E qual ?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ana Carolina! Como referimos no artigo pode ser por uma má alimentação, por alguma doença ou por excesso de exercício físico. O mais indicado é que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele faça o diagnóstico e passe o tratamento mais indicado.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Fernanda
Oi boa noite o meu cachorro ésta muito magro não sei mais o que fazer mim ajuda por favor.
Ana paula fortunato
Tenho um rottweiler tem 1 ano e 5 meses ele pesa 36 km me disseram que ele tá fino e magro,gostaria de saber se o peso está certo pra idade dele ?
Guimaraes
Meu cachorro tinha em media 14 kg , hoje tem 5 kg , ele come muito e bebe em totrno de 800ml de agua por dia.
Na verdade so tem n osso e pele , fiz todos os exames com o veterinario , mas eles nao acharam nada , gastei basrante mas nao adantou de nada.
Se alguem poder ajudar entre em ctto.

vanderlino da silva
meu cachorro pinche era gordo agora ficou magro come normau e ta muito magro
Tatiana
Minha cadela está com 10 filhotes mas não sai leite de todas as tetas, O que devo fazer?
Emerson Marin
Olá, boa noite!
Tenho uma pinscher numero 1 e ela teve filhotes recentemente e depois de criar emagreceu muito, os cachorrinhos então com 35 dias e ela esta seca, vê até seus ossos, ela não quer comer de jeito nenhum, demos vitamina e etc, não sei o que fazer, por favor nos ajude, obrigado
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Emerson! Já tentou dar comida caseira ou sachê? Se sim e ela não come de jeito nenhum, você deve consultar um médico veterinário que diagnostique o que está passando com ela e prescreva um tratamento adequado.
Wania
A minha cachorra tem 9 anos.
Ela fica o dia inteiro deitada e muito magrinha os ossos da costela dela da para contar a parte traseira dela muito magro. Porém come bem e ração com arroz. Ela bebe muita água aproximadamente 3 litros por dia.
Estou preocupada.
O que posso estar fazendo ?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Wania! Você já consultou um médico veterinário? É importante que ela seja diagnosticada e façam um tratamento adequado.
A sua avaliação:
Viviane
Tenho um pincher numero 1 desde bebe ele come bem fezes normais mais só come ração se come comida passa mal vomita e da diarreia. Já troquei de ração já deixei ele preso mais nada funciona veterinário receitou vitamina mais tbem não funcionou fica aparecendo as costelinhas dele da uma do que nossa ate parece que e mal tratado.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Viviane! O meu conselho é que volte a consultar o seu médico veterinário ou consulte uma segunda opinião. A situação que você descreve não é normal e o seu cachorro precisa ser corretamente diagnosticado e elaborar uma dieta específica assim como muito provavelmente um tratamento farmacológico.

Porque o meu cachorro não engorda
1 de 5
Porque o meu cachorro não engorda

Voltar ao topo da página