Dietas para engordar

Porque o meu cachorro não engorda

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Editora e redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 8 maio 2023
Porque o meu cachorro não engorda
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Quando um cachorro não come o suficiente, ou come mas não engorda, você está lidando com um problema sério que deve solucionar. A alimentação providenciada pode não ser a mais correta ou o cachorro pode ter algum problema de saúde.

Neste artigo do PeritoAnimal, explicamos quais são as principais causas que podem fazer com que o seu cachorro não ganhe peso. Continue lendo e descubra porque o seu cachorro não engorda, assim como possíveis soluções.

Também lhe pode interessar: Como fazer o meu cachorro engordar

Índice

  1. O meu cachorro está muito magro
  2. O peso ideal
  3. Porque meu cachorro não engorda?
  4. Que posso fazer para que engorde?

O meu cachorro está muito magro

Antes de determinar se o seu cachorro está demasiado magro, é importante conhecer as características da sua raça. Nem todos os cachorros são iguais e, dessa forma, cada raça possui um tipo de corpo e um peso diferente.

Se acabou de adotar o seu cachorro e ele vem da rua ou teve problemas, é normal que não coma com regularidade no início. É importante dosear o seu alimento em pequenas quantidades até que ele recupere o seu peso. Não é recomendável que sobrealimente o animal. Em pouco tempo será capaz de notar melhorias.

Se o seu cachorro começou a perder peso sem motivo aparente, está cansado e é possível ver as suas costelas a olho nu é provável que ele tenha um problema. Para saber se esse é o caso, deve conhecer o peso ideal do seu cachorro.

Porque o meu cachorro não engorda - O meu cachorro está muito magro

O peso ideal

A obesidade é um problema que afeta muitos cachorros atualmente. Por esse motivo, foram apurados os valores de índice de massa corporal em cachorros. Estes valores indicam o peso ideal de um cachorro de determinada raça ou tamanho. É muito útil conhecer estes dados: não só para determinar se o seu cachorro está demasiado magro, como também para controlar que não excede o seu peso.

Dependendo do tamanho do seu cachorro, o peso ideal deve ser encontrado entre os seguintes valores:

  • Raças nano: 1-6 kg
  • Raças pequenas: 5-25 Kg
  • Raças médias: 14-27 Kg
  • Raças grandes: 21-39 Kg
  • Raças gigantes: 32-82 Kg

Estes valores conferem uma ideia aproximada do que deve pesar o seu cachorro. Pode se informar sobre o peso específico para a raça do seu cachorro. Alguns exemplos são os seguintes:

Se o seu cachorro está debaixo desses valores, necessita de ganhar peso.

Porque o meu cachorro não engorda - O peso ideal

Porque meu cachorro não engorda?

As principais causas por que um cachorro não engorda ou está mais magro do que deveria são as seguintes:

  • Má alimentação

Uma má alimentação que não fornece a energia necessária para o seu cachorro pode provocar insuficiências graves. Rações inadequadas, de baixa qualidade ou uma quantidade escassa vão fazer com que o cachorro emagreça rapidamente.

Podem surgir problemas como a DII (Doença inflamatória do Intestino) que impede uma correta absorção dos nutrientes.

  • Doenças ou transtornos

Os parasitas intestinais podem prejudicar muito a saúde dos cachorros. É importante desparasitar o animal interna e externamente a cada três meses.

Existem algumas doenças que fazem o cachorro emagrecer rapidamente. Afetam a absorção de nutrientes e, por isso, é importante consultar o veterinário caso veja o seu cachorro perder peso de forma drástica. Algumas doenças que provocam magreza incluem:

  1. Diabetes: as mudanças de peso são muito drásticas. A falta de insulina provoca graves deficiências na absorção de nutrientes.
  2. Doença de Addison: perdas de peso acompanhadas de vômitos.
  3. Cancro
  4. Doenças relacionadas com a tiroide
  • Excesso de exercício

O excesso de exercício, quando não é acompanhado de uma dieta adequada, pode provocar desequilíbrios. Cachorros em fase de crescimento ou cachorras lactantes não devem fazer consumos excessivos de energia. Se o nosso cachorro é muito ativo, devemos aumentar a quantidade de comida, sempre adaptando ao nível de exercício realizado.

Porque o meu cachorro não engorda - Porque meu cachorro não engorda?

Que posso fazer para que engorde?

Para aumentar o peso do seu cachorro, deve escolher uma ração de qualidade. Tenha em conta o seu tamanho, idade e nível de atividade física na hora de selecionar o alimento certo para ele. Quando tiver a ração, providencie a quantidade recomendada e compare com a quantidade oferecida anteriormente. Se a diferença for muito grande, aumente a quantidade de forma gradativa. Assim, evitará diarreias e problemas digestivos.

O fígado, rico em ferro e vitaminas, pode ajudar o seu cachorro. Pode ser de vaca ou de galinha cozida e pode ser oferecido várias vezes por semana durante o ganho de peso. Tenha em conta que os alimentos enlatados contêm uma grande quantidade de água e, geralmente, contêm menos calorias.

Enquanto ganha peso, não submeta o cachorro a exercício excessivo. Os passeios diários serão suficientes, assim ele poderá dedicar toda a sua energia à recuperação e armazenamento de gordura. Por outro lado, e como mencionado anteriormente, a desparasitação é fundamental para a saúde do nosso cachorro.

Se, depois de aplicar estes conselhos, o seu cachorro não ganhou peso, consulte o seu veterinário para que possa determinar que ele tem alguma doença que esteja afetando seu metabolismo. caso contrário, uma dieta de engorda e suplementos vitamínicos deveriam ser suficientes.

Porque o meu cachorro não engorda - Que posso fazer para que engorde?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque o meu cachorro não engorda, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas para engordar.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
55 comentários
A sua avaliação:
MARIA CRISTINA COSTA LIMA
Olá boa noite tenho uma cadelinha porém tem 9 anos de idade ,está muito magrinha mais nunca tomou vitaminas indica uma para mim dar a ela
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Maria Cristina. Temos este artigo com vitaminas para cachorro engordar: https://www.peritoanimal.com.br/vitaminas-para-cachorro-engordar-21400.html
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Lucas
Eu tenho um doberman , ele está muito magro , até de mais da para ver as costelas dele , eu sou ração Premium para ele , ele come a quantia certa por dia mas ele não engorda , o que eu faço me ajuda por favor.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Lucas. Tudo bem? Aqui temos um artigo que te mostra como fazer o cachorro engordar: https://www.peritoanimal.com.br/como-fazer-o-meu-cachorro-engordar-20732.html.
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Kelvin
Ola, tenho um pastor alemão e ele está muito magro, ele come mais não engorda, como faço para engordar ele se me ajudar serei muito grato
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Kelvin. Tudo bem? Temos alguns artigos que poderão ser úteis:
Como fazer o meu cachorro engordar: https://www.peritoanimal.com.br/como-fazer-o-meu-cachorro-engordar-20732.html e este outro com vitaminas para cachorro engordar: https://www.peritoanimal.com.br/vitaminas-para-cachorro-engordar-21400.html
Um abraço!
A sua avaliação:
Marly Andrade
Boa noite tenho um cachorro que ultimamente não consigo fazer com ele ganhe peso meses atrás ele foi acometido de uma doença que que atacou o intestino dele, ficou vários dias em um hospital veterinário tomou todos os medicamentos que foram passados, nas só que ultimamente ele come muito mas não engorda, por favor me de uma ideia para fazer ele engorda um pouco
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Marly. Tudo bem? Temos este post que explica como fazer cachorro engordar: https://www.peritoanimal.com.br/como-fazer-o-meu-cachorro-engordar-20732.html
Esperamos que seja útil! 🐶

A sua avaliação:
Myllena Cristina
Tenho uma cachorra labradora retriever de 5 meses ,o pêlo dela tá caindo demais e ela tá emagrecendo muito e sem apetite. Isso tudo começou de uma hora pra outra.ela come só ração.
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Elisangela
Boa tarde tenho uma cachorrinha de 7 anos está com alergias, levei ao veterinário me falou que é alergia a pulgas, já foi feito de tudo não tem pulgas, mas a alergia continua, antes não tinha essa alergia começou no ano passado, está com pelo caindo, e sem apetite. Já fiz de tudo. Será que é falta de vitamina também? Obrigada pela atenção...
Amábile
Oii, eu tive um cachorro na mesma situação! Demorei até encontrar um remédio eficaz. O único que funcionou foi Revolution. No começo tem que ser todo mês, depois, quando o cachorro melhorar, voltar a crescer o pelo, pode ser de três em três meses, mas sempre observando. Eu sofri muito no início, vendo ele sofrer, esse remédio foi a salvação!
A sua avaliação:
marcia
ele come bem mas nao em gorda
A sua avaliação:
Alexandre
meu trailer tem 8 anos e não está comendo direito come bem pouco meus de uma chácara de ração godem de arroz com carne só come tudo quando fico em cima dele oque eu faço par ele come melhor e volta al pesso dele
A sua avaliação:
Matheus
Olá tenho um doberman de 03 anos, ele é muito ativo se alimenta bem mas está muito magro, além do normal, come ração Premium não tem os olhos fundo e está desverminado! Não sei mais o que fazer!
Luísa Savala
Oi Matheus! Recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele possa passar uma dieta específica de acordo com as necessidades do seu pet.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
CAIO VINICIUS FLORENCIO ROCHA
o meu cachorro tambem esta assim ele come tudo normal raçao premium alem de ovo cozido figado de galinha cozido e po de casca de ovo na raçao para ajudar no calcio porem nao engorda esta vacinado vemifugado e com carrapaticida em dia.... voce descobriu o que seu cachorro tinha?
A sua avaliação:
claudio ferreira
OI BOM DIA !!!!!
O NOME DA MINHA CACHORRINHA E KIARA TENHO ELA NO PERIODO DE 6 MES ELA COME COME MAIS NAO ENGORDA EU ESTOU PREOCULPADO COM A SAUDE DELA OQUE DEVE SER ELA COME NORMALMENTE .
Luísa Savala
Oi Claudio! Como mencionamos no artigo, existem várias causas para um cachorro não engordar. Desde a má alimentação até um problema de saúde. O ideal é que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele faça um correto diagnóstico e passe o tratamento mais adequado de acordo com as condições do seu pet.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Lara
Tenho uma cadela que ta comigo a mais ou menos 4 anos.. Ela é de porte médio , nao é muito gorda,
Mas a uns tempos parra ca ela emagreceu bastante.. Mas come normal.. Nao noto reaçoes diferentes nela , mas vejo que as vezes fica um pouco quieta.. O coco dela tambem é normal..
Mas sinto que algo nao está bem , sabe me dizer uma resposta?
Kaylane Soares
Eu tenho duvidas. Pois tenho uma cadela de 2 anos e 2 meses,mas ela sempre foi magrinha. Não sei se é devido a alimentação ou se é algo da raça. Poderia me ajudar?
Ana Carolina
Olá tenho duas cadelas com 12 meses, elas comem a quantidade suficiente porém não engordam estão muito magra. Não está vomitando e nem com diarreia. Elas correm muito no quintal. Gostaria de saber o porquê elas não engordam? Gostaria de saber se posso dar vitamina ou suplemento ? E qual ?
Luísa Savala
Oi Ana Carolina! Como referimos no artigo pode ser por uma má alimentação, por alguma doença ou por excesso de exercício físico. O mais indicado é que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele faça o diagnóstico e passe o tratamento mais indicado.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Fernanda
Oi boa noite o meu cachorro ésta muito magro não sei mais o que fazer mim ajuda por favor.
Ana paula fortunato
Tenho um rottweiler tem 1 ano e 5 meses ele pesa 36 km me disseram que ele tá fino e magro,gostaria de saber se o peso está certo pra idade dele ?
Guimaraes
Meu cachorro tinha em media 14 kg , hoje tem 5 kg , ele come muito e bebe em totrno de 800ml de agua por dia.
Na verdade so tem n osso e pele , fiz todos os exames com o veterinario , mas eles nao acharam nada , gastei basrante mas nao adantou de nada.
Se alguem poder ajudar entre em ctto.

vanderlino da silva
meu cachorro pinche era gordo agora ficou magro come normau e ta muito magro
Tatiana
Minha cadela está com 10 filhotes mas não sai leite de todas as tetas, O que devo fazer?
Emerson Marin
Olá, boa noite!
Tenho uma pinscher numero 1 e ela teve filhotes recentemente e depois de criar emagreceu muito, os cachorrinhos então com 35 dias e ela esta seca, vê até seus ossos, ela não quer comer de jeito nenhum, demos vitamina e etc, não sei o que fazer, por favor nos ajude, obrigado
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Emerson! Já tentou dar comida caseira ou sachê? Se sim e ela não come de jeito nenhum, você deve consultar um médico veterinário que diagnostique o que está passando com ela e prescreva um tratamento adequado.
Wania
A minha cachorra tem 9 anos.
Ela fica o dia inteiro deitada e muito magrinha os ossos da costela dela da para contar a parte traseira dela muito magro. Porém come bem e ração com arroz. Ela bebe muita água aproximadamente 3 litros por dia.
Estou preocupada.
O que posso estar fazendo ?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Wania! Você já consultou um médico veterinário? É importante que ela seja diagnosticada e façam um tratamento adequado.
1 de 5
Porque o meu cachorro não engorda