Partilhar

Porque o meu cachorro não engorda

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 25 abril 2016
Porque o meu cachorro não engorda

Ver fichas de  Cachorros

Quando um cachorro não come o suficiente, ou come mas não engorda, você está lidando com um problema sério que deve solucionar. A alimentação providenciada pode não ser a mais correta ou o cachorro pode ter algum problema de saúde.

Neste artigo do PeritoAnimal, explicamos quais são as principais causas que podem fazer com que o seu cachorro não ganhe peso. Continue lendo e descubra porque o seu cachorro não engorda, assim como possíveis soluções.

Também lhe pode interessar: Como fazer o meu cachorro engordar

O meu cachorro está muito magro

Antes de determinar se o seu cachorro está demasiado magro, é importante conhecer as características da sua raça. Nem todos os cachorros são iguais e, dessa forma, cada raça possui um tipo de corpo e um peso diferente.

Se acabou de adotar o seu cachorro e ele vem da rua ou teve problemas, é normal que não coma com regularidade no início. É importante dosear o seu alimento em pequenas quantidades até que ele recupere o seu peso. Não é recomendável que sobrealimente o animal. Em pouco tempo será capaz de notar melhorias.

Se o seu cachorro começou a perder peso sem motivo aparente, está cansado e é possível ver as suas costelas a olho nu é provável que ele tenha um problema. Para saber se esse é o caso, deve conhecer o peso ideal do seu cachorro.

Porque o meu cachorro não engorda - O meu cachorro está muito magro

O peso ideal

A obesidade é um problema que afeta muitos cachorros atualmente. Por esse motivo, foram apurados os valores de índice de massa corporal em cachorros. Estes valores indicam o peso ideal de um cachorro de determinada raça ou tamanho. É muito útil conhecer estes dados: não só para determinar se o seu cachorro está demasiado magro, como também para controlar que não excede o seu peso.

Dependendo do tamanho do seu cachorro, o peso ideal deve ser encontrado entre os seguintes valores:

  • Raças nano: 1-6 kg
  • Raças pequenas: 5-25 Kg
  • Raças médias: 14-27 Kg
  • Raças grandes: 21-39 Kg
  • Raças gigantes: 32-82 Kg

Estes valores conferem uma ideia aproximada do que deve pesar o seu cachorro. Pode se informar sobre o peso específico para a raça do seu cachorro. Alguns exemplos são os seguintes:

Se o seu cachorro está debaixo desses valores, necessita de ganhar peso.

Porque o meu cachorro não engorda - O peso ideal

Porque meu cachorro não engorda?

As principais causas por que um cachorro não engorda ou está mais magro do que deveria são as seguintes:

  • Má alimentação

Uma má alimentação que não fornece a energia necessária para o seu cachorro pode provocar insuficiências graves. Rações inadequadas, de baixa qualidade ou uma quantidade escassa vão fazer com que o cachorro emagreça rapidamente.

Podem surgir problemas como a DII (Doença inflamatória do Intestino) que impede uma correta absorção dos nutrientes.

  • Doenças ou transtornos

Os parasitas intestinais podem prejudicar muito a saúde dos cachorros. É importante desparasitar o animal interna e externamente a cada três meses.

Existem algumas doenças que fazem o cachorro emagrecer rapidamente. Afetam a absorção de nutrientes e, por isso, é importante consultar o veterinário caso veja o seu cachorro perder peso de forma drástica. Algumas doenças que provocam magreza incluem:

  1. Diabetes: as mudanças de peso são muito drásticas. A falta de insulina provoca graves deficiências na absorção de nutrientes.
  2. Doença de Addison: perdas de peso acompanhadas de vômitos.
  3. Cancro
  4. Doenças relacionadas com a tiroide
  • Excesso de exercício

O excesso de exercício, quando não é acompanhado de uma dieta adequada, pode provocar desequilíbrios. Cachorros em fase de crescimento ou cachorras lactantes não devem fazer consumos excessivos de energia. Se o nosso cachorro é muito ativo, devemos aumentar a quantidade de comida, sempre adaptando ao nível de exercício realizado.

Porque o meu cachorro não engorda - Porque meu cachorro não engorda?

Que posso fazer para que engorde?

Para aumentar o peso do seu cachorro, deve escolher uma ração de qualidade. Tenha em conta o seu tamanho, idade e nível de atividade física na hora de selecionar o alimento certo para ele. Quando tiver a ração, providencie a quantidade recomendada e compare com a quantidade oferecida anteriormente. Se a diferença for muito grande, aumente a quantidade de forma gradativa. Assim, evitará diarreias e problemas digestivos.

O fígado, rico em ferro e vitaminas, pode ajudar o seu cachorro. Pode ser de vaca ou de galinha cozida e pode ser oferecido várias vezes por semana durante o ganho de peso. Tenha em conta que os alimentos enlatados contêm uma grande quantidade de água e, geralmente, contêm menos calorias.

Enquanto ganha peso, não submeta o cachorro a exercício excessivo. Os passeios diários serão suficientes, assim ele poderá dedicar toda a sua energia à recuperação e armazenamento de gordura. Por outro lado, e como mencionado anteriormente, a desparasitação é fundamental para a saúde do nosso cachorro.

Se, depois de aplicar estes conselhos, o seu cachorro não ganhou peso, consulte o seu veterinário para que possa determinar que ele tem alguma doença que esteja afetando seu metabolismo. caso contrário, uma dieta de engorda e suplementos vitamínicos deveriam ser suficientes.

Porque o meu cachorro não engorda - Que posso fazer para que engorde?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque o meu cachorro não engorda, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas para engordar.

Escrever comentário sobre Porque o meu cachorro não engorda

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
41 comentários
A sua avaliação:
Alexandre
meu trailer tem 8 anos e não está comendo direito come bem pouco meus de uma chácara de ração godem de arroz com carne só come tudo quando fico em cima dele oque eu faço par ele come melhor e volta al pesso dele
A sua avaliação:
Matheus
Olá tenho um doberman de 03 anos, ele é muito ativo se alimenta bem mas está muito magro, além do normal, come ração Premium não tem os olhos fundo e está desverminado! Não sei mais o que fazer!
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Matheus! Recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele possa passar uma dieta específica de acordo com as necessidades do seu pet.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
claudio ferreira
OI BOM DIA !!!!!
O NOME DA MINHA CACHORRINHA E KIARA TENHO ELA NO PERIODO DE 6 MES ELA COME COME MAIS NAO ENGORDA EU ESTOU PREOCULPADO COM A SAUDE DELA OQUE DEVE SER ELA COME NORMALMENTE .
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Claudio! Como mencionamos no artigo, existem várias causas para um cachorro não engordar. Desde a má alimentação até um problema de saúde. O ideal é que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele faça um correto diagnóstico e passe o tratamento mais adequado de acordo com as condições do seu pet.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Lara
Tenho uma cadela que ta comigo a mais ou menos 4 anos.. Ela é de porte médio , nao é muito gorda,
Mas a uns tempos parra ca ela emagreceu bastante.. Mas come normal.. Nao noto reaçoes diferentes nela , mas vejo que as vezes fica um pouco quieta.. O coco dela tambem é normal..
Mas sinto que algo nao está bem , sabe me dizer uma resposta?
Kaylane Soares
Eu tenho duvidas. Pois tenho uma cadela de 2 anos e 2 meses,mas ela sempre foi magrinha. Não sei se é devido a alimentação ou se é algo da raça. Poderia me ajudar?
Ana Carolina
Olá tenho duas cadelas com 12 meses, elas comem a quantidade suficiente porém não engordam estão muito magra. Não está vomitando e nem com diarreia. Elas correm muito no quintal. Gostaria de saber o porquê elas não engordam? Gostaria de saber se posso dar vitamina ou suplemento ? E qual ?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ana Carolina! Como referimos no artigo pode ser por uma má alimentação, por alguma doença ou por excesso de exercício físico. O mais indicado é que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele faça o diagnóstico e passe o tratamento mais indicado.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Fernanda
Oi boa noite o meu cachorro ésta muito magro não sei mais o que fazer mim ajuda por favor.
Ana paula fortunato
Tenho um rottweiler tem 1 ano e 5 meses ele pesa 36 km me disseram que ele tá fino e magro,gostaria de saber se o peso está certo pra idade dele ?
Guimaraes
Meu cachorro tinha em media 14 kg , hoje tem 5 kg , ele come muito e bebe em totrno de 800ml de agua por dia.
Na verdade so tem n osso e pele , fiz todos os exames com o veterinario , mas eles nao acharam nada , gastei basrante mas nao adantou de nada.
Se alguem poder ajudar entre em ctto.

vanderlino da silva
meu cachorro pinche era gordo agora ficou magro come normau e ta muito magro

Porque o meu cachorro não engorda
1 de 5
Porque o meu cachorro não engorda

Voltar ao topo da página