Sinais de que o meu gato é feliz

Sinais de que o meu gato é feliz

Quando um gato está feliz todo o seu entorno está em harmonia, incluindo os seus companheiros humanos. Mas se os gatos não falam, como pode saber se estão contentes?

De fato existem muitas formas de saber o estado de ânimo do seu gato. Os gatos são criaturas que expressam os seus sentimentos através de uma ampla linguagem corporal e de todos os ruídos e miados que fazem.

Para que conheça cada dia mais um pouco sobre o seu animal e possa comunicar melhor com ele, continue lendo este artigo do Perito Animal onde lhe mostramos alguns sinais de que o seu gato está feliz.

A postura corporal

A postural corporal de um gato pode revelar-nos se ele se está contente. Quando o seu animal tem a cabeça para cima e a mantém desse modo, está lhe dizendo que se sente muito bem e seguro nesse momento e lugar. Se ao mesmo tempo, a sua cabeça aponta para a frente significa que está saudando e dando as boas-vindas para que lhe possam tocar e acariciar. Este é o momento indicado para estender a sua mão para que o seu gato a possa cheirar e depois posá-la sobre a sua cabeça para o cumprimentar.

Acontece o mesmo com o rabo, se está levantado para cima é um sinal de contentamento e passamos a um nível de emoção quando, com a ponta do rabo, faz um pequeno gancho.

Sabemos que o nosso gato está tendo um sonho bom e feliz, quando dorme com as suas patas esticadas para baixo, porque é um sinal de que está confortável e totalmente relaxado nesse ambiente. O seu gato sente-se em casa.

A expressão corporal de alegria e plenitude para um gato é quando se deitam de costas com as suas patas para o ar. Quando vir que o seu felino se encontra assim, aproxime-se e dê-lhe muitos mimos e expresse agora a sua própria felicidade.

Ruídos e sons

Quando um gato se sente feliz quer que todo o mundo o saiba e a sua forma de o manifestar será tentando ter "conversas" consigo através de longos miados. Um dado: os tons mais agudos expressam alegria e contentamento, no entanto, os tons mais graves indicam que se encontra desconfortável, descontente e reservado.

Os gatos são animais muito vocais. Não só se comunicam com o miar, mas também o fazem com ruídos muito próprios da sua espécie como é o caso do ronronar. Mantenha-se atento se o seu gato ronrona ao mesmo tempo que o acaricia porque é um sinal de que está feliz. No entanto, se ronrona enquanto se aproxima, pode ser que se encontre muito assertivo com esse próximo encontro.

Os olhos são a porta da alma

Se o seu gato o olha com os olhos semifechados, não o está observando em tom misterioso, mas sim o contrário. Este é um sinal que gosta de si e que se sente feliz. Lembre-se que os olhos de um gato são uma porta de expressão emocional.

Se por exemplo, ao colocar-lhe a sua deliciosa comida, vê que os olhos do gato dilatem, isto quer dizer que se encontra muito feliz e satisfeito. A dilatação repentina dos olhos de um gato são um claro sinal de excitação e felicidade.

Ações que o fazem estar feliz

Os gatos gostam muito de se limpar, e isto não é só um sinal que gostam de manter limpos, mas também é um estado de felicidade. Se vir o seu gato limpando-se constantemente ou limpando outros gatos ou animais de estimação que tenha em casa, quer dizer que está sempre contente.

Um sinal de felicidade e de apreço em relação a si ou outro ser humano, é quando se esfregam contra o corpo de uma pessoa. Esta é a forma que os gatos têm de saudar e oferecer um cordial e forte abraço.

Leia o nosso artigo com toda a informação sobre como fazer um gato feliz.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Sinais de que o meu gato é feliz, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.