Partilhar

Tratamentos caseiros para conjuntivite em cachorro

Tratamentos caseiros para conjuntivite em cachorro

Ver fichas de  Cachorros

Os remédios caseiros como a camomila, a calêndula ou o funcho são realmente eficazes no tratamento da conjuntivite canina, desde que sejam devidamente aplicados. É claro, diante do primeiro sintoma de conjuntivite devemos visitar o veterinário, já que essa condição pode ser provocada por algumas causas bastante sérias. Depois que o diagnóstico é feito e o tratamento estipulado, os tratamentos naturais podem ser usados para acelerar o processo de cura. Da mesma forma, se por qualquer motivo não puder ir ao especialista de imediato, você pode aplicar os tratamentos caseiros para conjuntivite em cachorro que compartilhamos aqui no PeritoAnimal como uma medida de primeiros socorros até a visita veterinária, continue a leitura!

Também lhe pode interessar: A conjuntivite canina - Causas e sintomas

Conjuntivite em cachorro: causas e sintomas

Antes de falar sobre os melhores tratamentos naturais para a conjuntivite em cães é essencial verificar se o animal realmente sofre com esse problema ocular. Assim, podemos detectar os principais sintomas da conjuntivite em cães dentre os seguintes:

  • Lacrimejamento;
  • Dificuldade em abrir o olho;
  • Secreção ocular;
  • Vermelhidão;
  • Rejeição à luz;
  • O cão esfrega o olho.

Mas, o que causa a conjuntivite? Esta condição é definida como uma inflamação da mucosa interna das pálpebras e estende-se para o globo ocular anterior. Tal inflamação pode ser causada por vários fatores, a conjuntivite constituindo uma condição por si só ou como parte dos sintomas de uma doença. Assim, conjuntivite pode ser desenvolvida por corpos estranhos nos olhos, por ressecamento ocular, por um trauma, por uma reação alérgica, por infecção, por malformação em algumas das partes do olho, etc. Nestes casos são, geralmente, observados os sintomas típicos da conjuntivite e nenhum outro.

Quando a causa que a provoca é outra e no encontramos com uma conjuntivite viral, bacteriana ou fúngica geralmente o animal doente costuma mostrar outros sinais relacionados com a causa subjacente. É, portanto, possível que o animal afetado apresente conjuntivite, como resultado de uma patologia de natureza viral, tais como cinomose, pela presença de bactérias oportunistas que exploram a redução das defesas, hepatite, por um resfriado ou outras doenças das vias respiratórias.


Tratamentos caseiros para conjuntivite em cachorro - Conjuntivite em cachorro: causas e sintomas

Conjuntivite em cachorro: o que fazer?

Sabendo que algumas das causas que provocam a conjuntivite em cães são de natureza grave, a primeira coisa a fazer é ir ao veterinário. Se tiver acesso a um veterinário especializado em oftalmologia será melhor, já que ele poderá descobrir a causa do problema mais rápido. O especialista analisará o tipo de conjuntivite e determinará se é um sintoma ou não. Em caso de ser resultado de uma patologia grave, se iniciará o tratamento da doença em questão e serão aplicados os medicamentos necessários para combater a inflamação ocular, dependendo se é viral ou bacteriana. Em geral, são utilizados colírios para conjuntivite com antibióticos e/ou anti-inflamatórios ou pomadas.

Se a conjuntivite for alérgica, um colírio para conjuntivite antialérgico pode ser usado. Se for resultado da entrada de corpos estranhos, um golpe, etc., o veterinário pode recomendar o uso de soro fisiológico para limpar a área e um colírio para a conjuntivite canina com componentes anti-inflamatórios. Quando o olho afetado apresentar alguma ferida, será necessário curá-lo seguindo as indicações do especialista. Como complemento ao tratamento veterinário, você pode usar qualquer um dos tratamentos caseiros que compartilhamos abaixo.

Conheça: Catarata em cachorros: tratamento e cirurgia

Tratamento caseiro para conjuntivite em cachorro: soro fisiológico

Embora seja verdade que a solução salina fisiológica não é um tratamento caseiro, é o primeiro passo a ser realizado, por indicação do veterinário. É um produto totalmente seguro para limpar a área ocular do cão quando ele sofre algum problema, como a presença de secreções secas produzidas pela conjuntivite. Pode ser encontrado em qualquer farmácia e aplicá-lo várias vezes ao dia. Para limpar os olhos do cachorro com conjuntivite, devemos apenas usar uma gaze estéril, molhá-la com o soro e massagear o olho afetado com muito cuidado. Se o cachorro tiver conjuntivite em ambos os olhos, será essencial usar uma gaze para cada olho, pois, a condição pode piorar se for usada a mesma gaze para os dois olhos.

Tratamento caseiro para conjuntivite canina: camomila

Um dos remédios mais populares para curar a conjuntivite em cães é a infusão de camomila. Esta planta medicinal possui poderosas propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e calmantes, além de ter a capacidade de restaurar a pressão ocular. Portanto, é um tratamento caseiro tão usado e recomendado por muitos especialistas para combater condições como essa. Naturalmente, é importante aplicá-lo com cuidado e corretamente, porque quando usado incorretamente, pode complicar a condição do olho afetado em vez de resolvê-lo.

Para usar este remédio caseiro para conjuntivite em cachorro é melhor preparar um chá de camomila totalmente natural. Basta coar e, em temperatura morna, molhar uma gaze estéril e limpar o olho. É importante não deixar a preparação fermentar, porque se isso acontecer, será propício para uma cultura de bactérias não recomendada para o olho doente.

Tratamentos caseiros para conjuntivite em cachorro - Tratamento caseiro para conjuntivite canina: camomila

Tratamento caseiro para conjuntivite em cachorro: tomilho

O tomilho é outra das plantas medicinais mais utilizadas no tratamento das afecções oculares. Suas propriedades anti-inflamatórias e desinfetantes fazem dele um excelente remédio caseiro para conjuntivite canina, tanto alérgica quanto infecciosa. Para fazer uso deste tratamento, deve-se preparar uma infusão de tomilho natural, coar para remover os restos e deixar esfriar. Tal como acontece com a infusão de camomila, não é recomendável deixá-lo fermentar para evitar a proliferação de bactérias. Depois de fria, uma gaze estéril e umedeça na infusão, o olho afetado é limpo com uma suave massagem.

Sendo um tratamento caseiro para a conjuntivite canina totalmente natural, nada acontece se o líquido penetrar um pouco dentro do olho. É claro, você deve prestar atenção para que a quantidade penetrada não seja abundante, apenas o suficiente para tratar o problema.

Tratamento caseiro para conjuntivite em cachorro: calêndula

Devido às propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, calmantes, antissépticas e cicatrizantes da calêndula, esta planta medicinal é perfeita para o tratamento da conjuntivite bacteriana em cães, bem como a conjuntivite causada por ressecamento ocular, corpos estranhos ou um golpe. Por outro lado, por ser cicatrizante também favorece a cura de possíveis lesões que possam existir. Tanto assim, que representa um dos melhores remédios para cicatrizar todos os tipos de feridas em cães.

Para aplicar este tratamento caseiro para a conjuntivite em cachorro, você deve simplesmente preparar uma infusão de calêndula natural, coar e deixá-la esfriar. Depois de morna, recomenda-se umedecer uma gaze estéril e limpar o olho afetado com cuidado. Em caso de ambos os olhos sofrerem inflamação, lembre-se que uma gaze por olho deve ser usada.

Tratamento caseiro para conjuntivite em cachorro: orégano

Algumas das propriedades mais marcantes do orégano são as anti-inflamatórias, antibacterianas e antifúngicas, por isso, este é um tratamento natural eficaz para a conjuntivite bacteriana, alérgica e causada por fungos. Da mesma forma, também permite reduzir a inflamação e irritação da conjuntivite causada por corpos estranhos, por exemplo.

Para usar este remédio caseiro para conjuntivite em cachorro você deve preparar uma infusão de orégano natural, coar, deixar esfriar um pouco, umedecer uma gaze estéril e massagear suavemente o olho afetado.

Veja também: Por que meu cachorro tem remelas verdes?

Como tratar conjuntivite em cachorro com funcho

O funcho é um dos remédios naturais mais destacados para combater problemas e problemas oculares, devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, consegue não só reduzir a inflamação, mas também combater a vermelhidão e as bactérias em caso de conjuntivite bacteriana.

Prepare uma infusão com uma colher de sementes de funcho, coe, deixe esfriar, umedeça uma gaze estéril e aplique o remédio caseiro para conjuntivite canina.

Saiba mais: Como tirar as remelas do cachorro

Tratamentos caseiros para conjuntivite em cachorro - Como tratar conjuntivite em cachorro com funcho

Tratamento caseiro para conjuntivite em cachorro: compressas frias e quentes

A combinação de frio e calor ajuda a combater tanto a irritação dos olhos como a inflamação e a vermelhidão causada pela conjuntivite. Portanto, outro tratamento caseiro que pode ser usado para cuidar dessa condição é a aplicação de compressas frias e quentes. Para fazer isso, você deve alternar as compressas e deixar agir no olho afetado durante cinco minutos. Deve observar que é importante usar diferentes compressas para cada olho, se ambos estiverem afetados pela conjuntivite.

Tratamento caseiro para conjuntivite em cachorro: recomendações gerais

Algumas recomendações gerais para o tratamento caseiro de conjuntivite canina:

  • Prepare as infusões aquecendo um litro de água e apenas uma ou duas colheres de sopa da planta escolhida. Você também pode reduzir o valor mantendo essa relação;
  • Não conserve a infusão preparada por mais de 12 horas, sendo mais aconselhável preparar uma nova infusão para cada utilização;
  • Aplique duas a três vezes por dia os tratamentos caseiros para conjuntivite canina;
  • Você pode alternar os remédios, desde que sejam 100% naturais;
  • Não deixe que as infusões atinjam a fermentação;
  • Se a conjuntivite piorar com os remédios, é possível que o animal seja alérgico a um deles ou que você não o esteja aplicando adequadamente, então você devera interromper o uso e procurar um veterinário o quanto antes;
  • Se após duas semanas a conjuntivite continuar, vá ao veterinário, já que essa afecção ocular, em geral, não dura mais do que esse tempo;
  • Nunca use remédios caseiros para substituir o tratamento prescrito pelo veterinário, eles devem ser um complemento para promover a cura.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tratamentos caseiros para conjuntivite em cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Remédios caseiros.

Bibliografia
  • Atlas de oftalmología clínica del perro y del gato. Editorial Servet. Zaragoza.

Escrever comentário sobre Tratamentos caseiros para conjuntivite em cachorro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Romulo Nunes
Na conjuntivite em cães qual colírio usar???

Tratamentos caseiros para conjuntivite em cachorro
1 de 4
Tratamentos caseiros para conjuntivite em cachorro

Voltar ao topo da página