Remédios caseiros

Remédios caseiros para anemia em cachorro

Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 18 junho 2022
Remédios caseiros para anemia em cachorro
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A principal função do sangue, tanto nos humanos quanto nos animais, é o transporte de substâncias essenciais para a vida, como oxigênio, nutrientes e hormônios. A alteração hematológica (do sangue) mais observada em cães e gatos é a anemia, que é um processo em que ocorre a diminuição da concentração das células que carregam o oxigênio para os órgãos do corpo. No cão, o volume normal de sangue fica em torno de 10% do seu peso corporal, sendo a medula óssea a grande responsável pela sua produção.

Mas o que pode causar anemia no cão? Quais os tratamentos possíveis? Neste artigo do PeritoAnimal falaremos sobre isso, além de apresentarmos alguns remédios caseiros para a anemia em cachorro. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para carrapato em gato

Índice

  1. Causas de anemias em cachorros
  2. Sintomas de anemia em cães
  3. Tratamento para anemia canina
  4. Remédios caseiros para anemia em cachorro

Causas de anemias em cachorros

A anemia raramente é uma doença primária, sendo, geralmente, resultado de uma doença generalizada. Dessa forma, é necessário que se saiba a causa dessa anemia para que o tratamento seja iniciado, pois ele deve ser direcionado para o agente principal.

A anemia pode ocorrer devido a uma perda de sangue (hemorragia), que pode se apresentar de forma intensa e rápida (aguda) ou lenta e duradoura (crônica), ambas decorrentes de causas bem variadas:

Hemorragia aguda:

  • Traumas;
  • Úlceras gastrointestinais graves;
  • Cirurgias;
  • Problemas de coagulação (intoxicação por venenos e samambaias, deficiência de vitamina K).

Hemorragia crônica:

  • Parasitismo (carrapatos, pulgas, parasitas intestinais);
  • Úlceras gastrointestinais com sangramento lento;
  • Perda de sangue pela urina;
  • Tumores com sangramento;
  • Perda de sangue pelas fezes.

Além da perda de sangue, a anemia pode se instalar devido a uma destruição acelerada das hemácias e uma menor produção dessas células pela medula óssea, como acontece na doença do carrapato. Nesse caso, o agente causador da doença, a bactéria Erliquia canis, transmitida pelo carrapato Rhipicephalus sanguineus, causa a morte das células maduras e imaturas da medula óssea, resultando em uma baixa produção de células sanguíneas.

A anemia pode também ser causada por deficiência nutricional, chamada de anemia ferropriva (com privação de ferro). Pode ocorrer em animais que mamam, devido ao fato de o leite ser um alimento pobre em ferro. Nesses casos, os filhotes tentam compensar essa carência do nutriente comendo terra. Já nos animais adultos, a causa mais comum da anemia ferropriva é a perda crônica de sangue, mais frequentemente pelo trato gastrointestinal, associada à má-absorção do ferro devido a doenças como gastrite, úlceras e parasitoses.

Sintomas de anemia em cães

Na anemia, três situações ocorrem simultaneamente: há uma diminuição do volume de sangue circulando pelo corpo (queda da volemia) que, por sua vez, causa uma redução do aporte de oxigênio aos tecidos (hipóxia tecidual), colocando em funcionamento mecanismos compensatórios do corpo.

Como resultado da menor quantidade de sangue circulante, teremos:

  • Mucosas e conjuntivas pálidas, o que pode ser observando ao se examinar a gengiva e os olhos do cachorro.
  • O animal demonstrará baixa resistência ao exercício físico, pois os músculos receberão menos oxigênio, tornando a atividade penosa, onde o cachorro pode vir a apresentar mucosas cianóticas (arroxeadas).
  • O cachorro passa a respirar com mais dificuldade, apresentando quadros de falta de ar e respiração ofegante.
  • Em relação ao coração, o tutor pode perceber um aumento na frequência de batidas do coração, em consequência da ativação dos mecanismos compensatórios (o coração bombeia mais rápido, na tentativa de levar mais oxigênio para os órgãos).

Além desses sintomas, podemos encontrar ainda: manchas na pele, sangue nas fezes e na urina, febre, apatia, falta de apetite e desidratação.

Remédios caseiros para anemia em cachorro - Sintomas de anemia em cães

Tratamento para anemia canina

O tratamento da anemia em um cachorro deverá ser direcionado à causa principal. Por exemplo, se o seu amigo peludo estiver anêmico por conta de uma infestação por carrapatos, nada adiantará suplementar a dieta com ferro sem livrá-lo dos parasitas. Diante disso, o ideal é que o tutor, ao perceber algum dos sintomas citados anteriormente, leve o cachorro ao veterinário, para que sejam realizados exames laboratoriais e de imagem, definindo a causa da anemia.

Após instituído o tratamento da causa principal, deve-se manter o cachorro hidratado até que se recupere totalmente, preservando, dessa forma, sua função renal. Alguns cães ficam tão fracos que não conseguem caminhar até o prato de água e comida, devendo ser alimentados pelo tutor com uma dieta específica. Pode ser oferecido também soro caseiro, com o auxílio de uma seringa, administrado diretamente na boca do cãozinho.

As perdas sanguíneas, quando intensas, devem ser repostas por meio de transfusões de sangue. Mas lembre-se que somente o veterinário está capacitado a decidir quando o procedimento será necessário. Um bom remédio caseiro para anemia em cachorro é uma alimentação reforçada e com alimentos ricos em ferro, que será bastante benéfica na recuperação do animal anêmico.

 

Remédios caseiros para anemia em cachorro

O fígado bovino é um clássico entre os remédios caseiros para anemia em cães. Isso porque esse órgão é rico em ferro, vitamina B12 e ácido fólico, nutrientes necessários para que a medula óssea produza os glóbulos vermelhos. Por apresentar um sabor acentuado, o fígado é costumeiramente rejeitado pelos humanos. No entanto, tal fato se torna uma vantagem para seu uso em animais.

Mas como prepará-lo para o cachorro com anemia? O fígado pode ser oferecido cru, cozido ou desidratado (liofilizado) ao cão. No primeiro caso, deve-se ter um cuidado maior, utilizando uma peça em bom estado, fresca e livre de parasitas. Quando cozido, o fígado pode ser oferecido ao animal como refeição ou petisco. Na forma desidratada, pode ser encontrado como bifinhos em lojas especializadas em produtos para animais. É bom ter em mente que o fígado deve ser oferecido sempre em pequenas porções devido à sua grande quantidade de gorduras.

Outros alimentos que são considerados bons remédios caseiros para cães anêmicos são as frutas, fontes de vitamina C, considerada facilitadora da absorção de ferro. Caso o cãozinho goste de acerola, laranja, manga, tomate ou morango, o tutor pode oferecer esses alimentos como petiscos ou misturados na alimentação. Outro alimento rico em ferro e muito estimado pelos cães é a gema de ovo, que pode ser cozida e misturada à dieta habitual. Ainda, pode ser feito arroz com brócolis e couve, alimentos com grande quantidade desse micronutriente.

Apesar dessas opções caseiras ajudarem bastante, o tutor deve sempre ficar alerta aos sinais de anemia, que é considerada emergência médica, com elevadas taxas de mortalidade caso não seja tratada de forma adequada e a tempo.

Agora que você conheceu os principais alimentos considerados remédios caseiros para a anemia em cachorro, não perca o vídeo a seguir em que apresentamos opções caseiras para acabar com carrapatos em cães:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para anemia em cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Remédios caseiros.

Referências
  1. Boculo, M.R.M.; Silva, Y.A.G.; Paulin, C.; Barros, D.L.;Almeida, B.F.M. Ocorrência e Classificação das Anemias de Cães e Gatos em Ourinhos-SP. Disponível em: <https://cic.unifio.edu.br/anaisCIC/anais2016/pdf/10_14.pdf>. Acesso em 17/06/2022.
  2. González, F.H.D.; Silva, S.C. Patologia clínica Veterinária: texto introdutório. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Veterinária, 2008. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/lacvet/livros/Analises_Clinicas_Vet.pdf>. Acesso em 17/06/2022.
  3. Sá, R. et al. Erliquiose canina: Relato de caso. PubVet, v. 12, n. 06, p.131, 2018. Disponível em:<https://www.pubvet.com.br/artigo/4899/erliquiose-canina-relato-de-caso#:~:text=A%20erliquiose%20%C3%A9%20uma%20doen%C3%A7a,levar%20o%20animal%20%C3%A1%20%C3%B3bito.>. Acesso em: 17/06/2022.
  4. Drumond, M.R.S. Ocorrência, classificação e fatores de risco de anemia em cães. Universidade Federal de Viçosa, dissertação de mestrado, 2013. Disponível em: <https://www.locus.ufv.br/bitstream/123456789/5160/1/texto%20completo.pdf>. Acesso em 17/06/2022.
  5. Leão, L.L. et al. Alimentos fontes de ferro e vitamina C consumidos entre lactentes da atenção primária à saúde. Cogitare Enferm., 2018, v.(23)2, p. e51908. Disponível em:<file:///C:/Users/carlamoreira/Downloads/51908-237174-1-PB.pdf>. Acesso em 17/06/2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Mirian
Qual medicamento dou pra meu cachorrinho ele não está comendo e esta triste
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Mirian. Temos um artigo no qual justamente explicamos o que fazer quando um cachorro não quer comer e está triste:
https://www.peritoanimal.com.br/meu-cachorro-nao-quer-comer-e-esta-triste-o-que-fazer-22498.html
Esperamos que seja útil!
1 de 2
Remédios caseiros para anemia em cachorro