Outros problemas de saúde

Remédio caseiro para dermatite em cachorros com Aloe Vera

Remédio caseiro para dermatite em cachorros com Aloe Vera
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A pele é um órgão muito importante porque não apenas exerce uma função protetora face ao meio externo, mas também porque em múltiplas ocasiões, através da pele se manifestam transtornos que afetam de forma generalizada o organismo do seu pet, como é o caso de uma reação alérgica ou um mau funcionamento hepático.

Para garantir o melhor para o seu pet, você, como tutor, deve estar a par de todos aqueles sinais que indicam que algo pode estar mal. Por isso, a observação regular da pele e pelo do seu cachorro deve fazer parte dos cuidados quotidianos.

Se você procura tratar a pele do seu cachorro de uma forma natural, neste artigo falamos sobre os benefícios do Aloe Vera sendo um ótimo remédio caseiro para a dermatite em cachorros.

Também lhe pode interessar: Remédio caseiro para caspa de gato

Índice

  1. Dermatite em cachorro - o que é?
  2. Sintomas de dermatite em cachorro
  3. Aloe Vera para tratar a dermatite em cachorros
  4. Como usar o Aloe Vera?

Dermatite em cachorro - o que é?

O termo dermatite indica simplesmente "inflamação da pele" e corresponde a uma situação onde a pele está irritada e inflamada, causando coceira e ardor. A dermatite canina pode ser produzida por diferentes causas, entre elas, as que costumam provocar dermatite de forma mais frequente são as seguintes:

Perante esta diversidade de possíveis causas, é muito importante que você consulte um médico veterinário se tem a suspeita que o seu cachorro sofre de dermatite, já que é prioritário estabelecer a causa subjacente para fazer um tratamento adequado.

Remédio caseiro para dermatite em cachorros com Aloe Vera - Dermatite em cachorro - o que é?

Sintomas de dermatite em cachorro

Se o seu cachorro sofre de dermatite, você poderá observar um ou mais dos seguintes sintomas:

  • Coceira contínua
  • Presença de caspa
  • Descamação da pele
  • Crostas e feridas
  • Secura da pele
  • Alterações no pelo
  • Inquietude

Caso você observe algum destes sinais, examine detalhadamente a pele do seu cachorro para avaliar as lesões e consulte um médico veterinário facilitando-lhe a informação necessária para o ajudar a descobrir a causa deste problema dermatológico.

Remédio caseiro para dermatite em cachorros com Aloe Vera - Sintomas de dermatite em cachorro

Aloe Vera para tratar a dermatite em cachorros

Embora na atualidade existam muitas controvérsias no que diz respeito à aplicação de Aloe Vera em animais, inclusive existe quem acredite que o Aloe Vera é tóxico para gatos, mas a realidade é que muitos veterinários especialistas em medicina holística utilizam o Aloe Vera como um tratamento de eleição perante muitos problemas de saúde.

Para aproveitar todos os benefícios do Aloe Vera, deve-se extrair a polpa que está dentro das folhas, na qual se encontram diferentes propriedades para tratar a dermatite canina:

  • O suco de Aloe Vera possui um efeito antibacteriano, pelo que impede uma infeção tópica no caso da dermatite ser acompanhada de feridas provocadas pela coceira intensa.
  • O Aloe Vera é capaz de regenerar a pele, o que permite uma adequada cicatrização das feridas e ajuda a pele a renovar de uma forma adequada.
  • Se trata de uma susbtância altamente hidratante, pelo que acalma rapidamente o prurido e a coceira associadas às dermatites.
  • O Aloe Vera contém componentes ativos que atuam diminuindo a inflamação da pele, o que também é muito importante para reduzir os sintomas.
Remédio caseiro para dermatite em cachorros com Aloe Vera - Aloe Vera para tratar a dermatite em cachorros

Como usar o Aloe Vera?

Neste caso, estamos realizando um tratamento tópico e sintomático da dermatite, que nada tem a ver com a causa subjacente, que deve ser determinada pelo veterinário e tratada da forma que corresponda.

Por isso, a melhor opção é realizar uma aplicação tópica, ou seja, aplicar a pola do Aloe Vera diretamente sobre a pele afetada 2 ou 3 vezes por dia.

Para isso, a melhor opção é adquirir um gel de Aloe Vera 100% puro. Uma dica para avaliar a pureza do produto é verificar sempre a lista dos ingredientes, onde o Aloe Vera tem de surgir em primeiro lugar.

Remédio caseiro para dermatite em cachorros com Aloe Vera - Como usar o Aloe Vera?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para dermatite em cachorros com Aloe Vera, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
A sua avaliação:
Eliane
Olá e precisa deixar escorrer aquele primeiro líquido que sai da babosa?qdo se corta as laterais?
A sua avaliação:
Patricia
Depois que passar o aloe verá quanto tempo deixa na pele do Cachorro? O artigo não fala quanto tempo é para deixar.
A sua avaliação:
Vanessa
bom dia, tenho uma cachorra que tosse vai e vem o posso estar fazendo. , dei canela em pó deu uma parada mais volto.Obrigado
Administrador PeritoAnimal
Oi Vanessa. Este artigo pode te ajudar:  https://www.peritoanimal.com.br/remedio-caseiro-para-tosse-de-cachorro-21747.html

No entanto, apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Valdeci Monteiro
Meu pet porte pequeno está com alergia está com feridas já de tanto se cossar que remédio caseiro vc me indica tem algum
Adarlan Cavalcanti
Meu PET de porte pequeno está com um pequeno descame de pele como "Rabujo " ! quais remédios caseiros posso usar ?
Ana Paula
Olá! ! Meu cachorro está com dermatite e hoje eu peguei várias polpas de babosa medicinal e bati no liquidificador (pura, só a polpa mesmo, sem adicionar água)...virou um suco...aí eu derramei esse liquido sobre a pele toda dele e deixei secar...não enxaguei mais. Esse modo está certo? Obrigada
A sua avaliação:
Gabriel Oliveira
Onde posso adquirir esse óleo natural?, são encontrados em farmácias?, Quais marcas são boas?
Patricia
Vc acha em casa de produtos naturais.
A sua avaliação:
Rita de Cassia
tenho um Bulldog inglês de um aninho, foi constatado que ele tem demartite atópica cronica, comecei a usar Aloe Vera pura nas feridas e vermelhidão, inclusives nas bolinhas que tem pelo corpo. mas nas patas são os lugares mais afetados que ainda não estou passando Aloe Vera pois tenho medo pois ele vive lambendo. gostaria de saber se posso se não vai fazer mal por ele lamber Obrigado
gislaine
nao deixa lamber , coloca aquelas proteçao que me esqueci o nome , que ele nao consegue lamber , a minha lambeu e teve vomito.
Jose
Minha cachora teve contato com butox... o q faço pra aliviar a alergia na pele
Luísa Savala
Oi Jose! Sem ver a sua cachorro não conseguimos dar nenhum diagnóstico, no entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Neusa
Boa Tarde,
Gostaria de saber se o cachorro ao lamber o aloe vera não ocorrerá nenhum problema.
A sua avaliação:
Adri
Posso pegar o gel da planta e passar direto na pele do cachorro?
Luísa Savala
Oi Adri! Tal como referimos no artigo: para usar Aloe Vera, você está realizando um tratamento tópico e sintomático da dermatite, que nada tem a ver com a causa subjacente, que deve ser determinada pelo veterinário e tratada da forma que corresponda. Por isso, a melhor opção é realizar uma aplicação tópica, ou seja, aplicar a pola do Aloe Vera diretamente sobre a pele afetada 2 ou 3 vezes por dia.
No entanto, antes de começar qualquer tratamento, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
Roneide rosa
Tenho uma pinscher vacina em dias.mas há poucos dias apresentou manchas tipo queimadura. No fucinho. Depois cabeça. Agora mais duas na Costa. São descamações secas. Ela não se coça. Esta comendo e brincando nolmalmentecoc
Luísa Savala
Oi Roneide! Recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário para diagnosticar com precisão e passar o tratamento ideal para sua cachorrinha.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
1 de 5
Remédio caseiro para dermatite em cachorros com Aloe Vera