Primeiros socorros

Feridas em gatos - Primeiros socorros

Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 8 novembro 2018
Feridas em gatos - Primeiros socorros
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos têm uma essência muito selvagem e adoram atividades que requerem um certo risco. E embora sejam muito inteligentes e precavidos, é muito comum que costumem acontecer acidentes que lhes provoquem certas feridas.

Um bom companheiro humano deve saber que este tipo de eventos pode acontecer, por isso deve estar informado e ter todos os conhecimentos necessários em primeiros socorros, para assim poder curar feridas ou evitar que estas piorem antes de ir ao veterinário.

A boa notícia é que a maioria destas feridas podem ser tratadas diretamente em casa. Em seguida neste artigo do PeritoAnimal, apresentamos-lhe uma lista de feridas em gatos, as mais comuns e os seus correspondentes primeiros socorros.

Também lhe pode interessar: Feridas em cachorros - Primeiros socorros

Índice

  1. Unhas arrancadas e quebradas
  2. Picadas ou mordidas de insetos
  3. Mordidas de animais ou feridas e perfurações
  4. Primeiros socorros gerais

Unhas arrancadas e quebradas

As unhas dos gatos são muito importantes, é um dos traços que mais os identificam e que fazem com que possam brincar, caçar, pular, marcar território e até caminhar. Uma unhas arrancada ou quebrada é considerada uma lesão que deve ser tratada e curada.

É uma lesão que à primeira vista pode chamar à atenção, dependendo da sua profundidade, por provocar a saída de pouco ou muito sangue. Se observar que o seu gato está coxeando, deixa gotas de sangue ao passar, mastiga a sua pata ou se lambe demasiado, é porque tem uma unha arrancada ou quebrada. As unhas dos gatos são muito delicadas e têm muitos nervos, por isso ao mínimo desconforto ou ferida, o felino reage de forma elétrica ou bastante agressiva, no momento de o tratar.

Se pretende curar, deverá fazer o seguinte:

  • Parar o fluxo de sangue
  • Dilua solução de peróxido ou betadine, limpe a ferida e em seguida remova todo o resto de químico da pata do seu pet.
  • Aplique bicarbonato de sódio, pó adstringente ou farinha para secar a região
  • Caso seja necessário, coloque uma bandagem por 12 horas.
Feridas em gatos - Primeiros socorros - Unhas arrancadas e quebradas

Picadas ou mordidas de insetos

Embora não o pareça, os insetos também podem picar outros animais, em especial, os gatos. E como os seres humanos, isto pode causar-lhes muito desconforto. Se o seu gato é picado por um inseto como uma abelha ou vespa, os primeiros socorros baseiam-se no seguinte:

  • Procurar, pacientemente, o ferrão e depois removê-lo.
  • Aplicar uma compressa fria na região que se encontre inflamada para reduzir o inchaço.
  • Observar o seu comportamento e progressão para ver se não se encontra demasiado em baixo, se a inflamação aumenta em vez de parar, ou se apresenta problemas respiratórios como indicativo de uma reação alérgica que mereça uma ida ao veterinário.

Se tudo se encontra sob controlo pode fazer uma pasta de aveia, farinha e água, e aplicá-la para aliviar a coceira. Também pode usar leite de magnésio ou aloe vera.

Feridas em gatos - Primeiros socorros - Picadas ou mordidas de insetos

Mordidas de animais ou feridas e perfurações

As lutas entre cachorros e gatos são comuns, mas as lutas de gatos com gatos são ainda mais populares. Nestas lutas, alguns felinos saem com mordidas fortes e perigosas que acabam em perfurações na pele do animal. O mesmo acontece se se perfurarem com algum vidro no chão ou se cairem por acidente sobre algo afiado.

Perante estes casos o mais importante é revisar todo o corpo do gato para encontrar as feridas, uma vez que se não se identificarem a tempo, pode chegar a formar desconfortáveis abcessos, algo que é perfeito para alojar todo o tipo de bactérias. Ao encontrar a zona em questão, o protocolo de primeiros socorros é o seguinte:

  • Limpar a zona afetada a fundo
  • Aplicar pomada ou creme antibiótico e revisar continuamente para ver se apresenta sinais de infecção como vermelhidão, inflamação, aumento da dor, secreção na ferida e até dificuldade para mover a zona afetada.
  • Feridas profundas podem precisar de suturas e antibióticos orais, para estes casos, não tente fazê-lo em casa e recorra ao veterinário.
Feridas em gatos - Primeiros socorros - Mordidas de animais ou feridas e perfurações

Primeiros socorros gerais

Para que se sinta ainda mais preparado no caso de algum acidente, damos-lhe uma lista de recomendações gerais, dependendo do caso. Escreva isto em uma folha e cole-a na sua geladeira como se fosse uma lista de compras de supermercado e tenha-a sempre à vista:

  • Em caso de um grande sangramento, corte a hemorragia comprimindo a ferida. Não faça um torniquete a menos que seja uma lesão grave, o qual deverá ser colocado entre a ferida e o coração, aliviando-o a cada 10 minutos no máximo.
  • Antes de desinfectar as feridas, corte os pelos em volta, para que não lhe toquem e se colem a ela.
  • Tenha sempre em casa um colar Elizabetano, caso o tenha que colocar para que o gato não lamba ou morda a ferida.
  • Se a lesão é perto dos olhos ou outros órgãos sensíveis, não faça muita coisa, tampe apenas a ferida e corra para o veterinário.
Feridas em gatos - Primeiros socorros - Primeiros socorros gerais

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Feridas em gatos - Primeiros socorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Primeiros socorros.

Conselhos

  • Depois de aplicar os primeiros socorros vá imediatamente ao veterinário.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
A sua avaliação:
Helena
Oi! Meu gato brigou com um gato, esse gato que ele brigou arrancou a unha da esquerda de trás, não tá sangrando mas ele agora ta bem quietinho, o que eu faço?
A sua avaliação:
Jenifer fiorindo marques
ola,adotei um gato a algum tempo, há alguns dias apareceu um pequeno tumor um pouco acima do olhos. Há 4 dias estourou e formou uma pequena ferida, mas agora está enorme e toda a regiao do olho direito esta vermelho, nao tenho dinheiro para veterinario, estou desesperada pois eu amo mto . Alguem poderia me ajurar??????
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Jenifer. Tudo bem? Poxa, apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. E é melhor que isso seja feito pessoalmente. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Rogeria
Meu gato brigou com outro gato e fez uma ferida dentro do ouvido coloquei violeta gensiana limpei aos tá agora um mal cheiro horrível,o que fazer já que não tenho condições de levar no veterinário 😢
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Kátia Irovski
Por gentileza, ví seu comentário e orientações acima, meu gato é grandão e subiu numa grande árvore, fugindo de meu cão, conseguimos pega lo, cortei as unhas das patas dianteiras e nem se quer imaginei, depois de 1 semana, (ontem) vi q as unhas das patas traseiras não estavam e junto com lesões totalmente abertas, precisam de ser cauterizadas, ou fechará com os cuidados orientados?
geni santos da costa nunes
meu gato feriu a cabeça da minha gata ela esta no cio caiu o pelo nascera novamente?
Manoel
Minha gatinha filhote está com uma inflamação como secreção as vezes...tô cuidando e passando pomada para gatos mesmo...que e para inflamação....Ela não sente dor está normal e comendo bem...Só que ainda está um pouco inchado e do lado da boca....tem algo natural que eu possa fazer...?
Luísa Savala
Oi Manoel! Temos um artigo sobre remédios caseiros para ferida em gato que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/remedio-caseiro-para-ferida-de-gato-22692.html
De qualquer forma, é recomendável que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Aline
Mue gatinho esta com a unha para fora, não sei ao certo o que aconteceu porém não identifiquei sangue somente um odor, já fiz os primeiros socorros é necessário levar ao veterinario?
Luísa Savala
Oi Aline! Sim, recomendamos que leve a um médico veterinário de confiança para ver seu gatinho e ter a certeza de que esta tudo bem.
A sua avaliação:
Dionata Henrique Serpa Diel
meu gato esta cm a pata trazeira quebrada e esta sangrado mas essa hora nn tem venterinaro aberto oq eu faco
Luísa Savala
Oi Dionata! Você tentou as dicas do artigo?
O PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
cristiane
meu gato esta com um pequeno corte no pescoço ,isto acontrceu devido porque ele brigou com outro gato como ele se cosça abriu um pouco estou passando lodopolividona e uma pomoda veterinaria frinase isto ajuda ...mas assim que passo ele se lambe
vani Feliciano
meu gato esta com a almofadinha direita com inchaxoe tem uma unha machuca.Passei iodo ,ele sente dor .o que fazer
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Vani! Provavelmente ele vai precisar de um anti-inflamatório. Consulte o seu médico veterinário de confiança.
maria das dores Silva Diniz
Meu gatinho está ferido. Qual spray devo usar? ??pq a pomada acho q vai incomodá-lo.
1 de 5
Feridas em gatos - Primeiros socorros