PARTILHAR

Evitar que o cachorro coce uma ferida

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 20 setembro 2016
Evitar que o cachorro coce uma ferida
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Compartilha a sua casa com um cachorro? Então de certeza que já se deu conta do quão complexa pode chegar a ser a saúde do seu pet, uma vez que os nossos amigos peludos são suscetíveis a inúmeras condições, tal como acontece conosco.

É importante que o dono tenha alguns conhecimentos básicos sobre os primeiros socorros nos cachorros, no entanto, devemos saber que estes estão destinados a realizar uma intervenção rápida e urgente, mas não a substituir a atenção veterinária. É muito importante que o cachorro vá ao veterinário sempre que precisar, assim como é importante você realizar um seguimento adequado em casa.

Se o seu cachorro sofreu de alguma lesão tópica, então saber como evitar que o seu cachorro coce a ferida é essencial. Para isso, continue lendo este artigo do PeritoAnimal no qual lhe vamos explicar tudo o que precisa de saber.

Também lhe pode interessar: Evitar que o meu gato coce uma ferida

Coçar e lamber a ferida

De certeza que depois de ter sido picado por um mosquito coçou a picada sem parar, mas esse coçar sem parar pode causar uma ferida leve. Mas coçar uma ferida ou lesão que nos incomoda e causa dor é um ato instintivo em todos os seres vivos, especialmente nos nossos animais de companhia, que conservam os seus instintos em maior grau que nós.

O principal problema é que este ato instintivo pode ser contraproducente para a adequada cicatrização da ferida, além disso, coçar e lamber em excesso provoca a liberação de substâncias que são agradáveis para o nosso cachorro, o que converte este mau hábito num círculo vicioso. Este mesmo mecanismo de lamber-recompensa-lamber é um fator causal do granuloma acral.

Evitar que o cachorro coce uma ferida - Coçar e lamber a ferida

Colar elizabetano

O colar elizabetano ou colar isabelino é muito utilizado sobretudo após intervenções cirúrgicas, para evitar que o cachorro retire os pontos antes do tempo.

Trata-se de um cone de plástico altamente estressante para os cachorros, pois priva-os de uma adequada visão e faz com que o controle sobre o ambiente seja menor. Um cachorro com um colar isabelino pode manifestar o seguinte comportamento:

  • Choca contra os objetos cotidianos
  • Não quer caminhar
  • Rosna e mostra os dentes se alguém se aproximar
  • Não pode comer nem beber água

Apesar do uso deste cone não ser nada agradável para o nosso cachorro, às vezes é a melhor opção, sobretudo quando estamos perante uma ferida pós-cirúrgica.

Mas podemos tornar esta experiência mais agradável para o cão, ao nunca se aproximar dele de surpresa, falar para ele antes de perceber que está se aproximando, ficar à frente dele para o incentivar a caminhar, retirar os móveis que são um obstáculo para o pet e elevar o seu comedouro e bebedouro para poder se alimentar e hidratar sem dificuldade.

Evitar que o cachorro coce uma ferida - Colar elizabetano

Bandagem

O uso de uma bandagem como ferramenta para prevenir que o cachorro coce e lamba a ferida vai depender do tipo de ferida, do tipo de bandagem e do comportamento do cachorro. Vamos ver de seguida com mais detalhe estes fatores:

  • Ferida: Nem todas as feridas podem ser tapadas com bandagem. Geralmente aquelas derivadas de uma intervenção cirúrgica levam a bandagem antes de dar alta ao animal, mas em contrapartida outras mais leves, como cortes, podem ser beneficiadas pelo contato com o ar livre.
  • Bandagem: Uma bandagem leve pode não parar os efeitos nocivos de lamber e coçar a ferida. Enquanto que uma bandagem grossa e compressiva já pode ajudar, mas isto deve ser definido pelo veterinário.
  • Comportamento: Um cachorro firmemente disposto a coçar e lamber a ferida pode ser capaz de destruir inclusive a mais complexa bandagem, por isso promover a tranquilidade no cachorro e vigiá-lo será determinante para optar por um método ou outro.
Evitar que o cachorro coce uma ferida - Bandagem

Protetor de feridas

Para proteger aquelas feridas mais leves esta pode ser uma excelente opção, ao mesmo tempo que muito cômodo para o nosso pet. Tratam-se de produtos em forma de spray ou loções que criam uma película protetora sobre a ferida, permitindo assim uma adequada cicatrização da mesma.

Podem ser adquiridas facilmente em farmácias, mas é muito importante que se trate de um produto para uso veterinário, neste sentido a melhor opção é comprá-lo em uma loja de animais.

Evitar que o cachorro coce uma ferida - Protetor de feridas

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Evitar que o cachorro coce uma ferida, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
George
Meu cachorro amanheceu do nada com dois pontos de ferimentos na cabeça, só que daí em diante ele fica se coçando direto, já passei diversos medicamentos só quem não sicatriza pelo fato de que ele usa as patas traseiras pra coçar e ele é muito forte acaba se ferindo cada vez mais!!!!
jair guilherme da silva
tenho um maltês, ele tem muita coceira, nas axilas diantira e traseira,chegando a formar feridas, já levei em vários veterinários, todos medicam, e sem resolver o problema, cada um fala uma coisa, diferente, gostaria de ter apoio de alguém experiente no assunto,quanto medicação e protetor, para evitar que ele se coce e morda o local ferido.
A sua avaliação:
Américo
O meu cachorro está com uma ferida na pata traseira e estas dicas estão ajudando muito. Obrigado!
Evitar que o cachorro coce uma ferida
1 de 5
Evitar que o cachorro coce uma ferida

Voltar ao topo da página ↑