Partilhar

Remédio caseiro para ferida de gato

Por Lucas Andrade, Biólogo. Atualizado: 5 agosto 2019
Remédio caseiro para ferida de gato

Ver fichas de  Gatos

Gatos são animais que gostam muito de se aventurar e, em muitas situações, correm o risco de se machucarem, o que pode causar ferimentos em seu corpo. Os tutores desses pequenos felinos precisam estar atentos de forma a conseguir que o seu gatinho esteja sempre o mais saudável e feliz possível.

Em todos os casos de ferida em gato, é essencial que exista acompanhamento de seu médico veterinário para garantir que a lesão não apresenta riscos à saúde e bem-estar do animal. Caso você não consiga levar seu pet para algum médico veterinário, ou se a ferida for bem superficial e puder ser tratada em casa, existem algumas opções de remédios caseiros para ferida de gato, e nós no Perito Animal vamos te dar mais detalhes sobre eles neste artigo.

Feridas em gatos: passos prévios ao tratamento

Antes de indicarmos todos os remédios caseiros para ferida em gatos, é importante que o tutor conheça algumas medidas prévias caso o seu gato esteja com feridas na pele. Primeiramente, você deve saber que existem dois tipos de feridas, as superficiais, e as profundas.

As feridas superficiais são aquelas em que o machucado não perfura a pele, são pouco dolorosas e, na maioria das vezes, podem ser tratadas em casa. Um exemplo de ferida superficial são os arranhões que o gato pode adquirir brincando, ou caçando. Já as feridas profundas são aquelas que cortam a pele e deixam outros tecidos à mostra, como os músculos. As feridas profundas precisam ser tratadas com ponto cirúrgico, e caso não recebam tratamento, podem resultar em infecções.

Em ambos os casos, você deve realizar alguns procedimentos de primeiros-socorros. Tente manter a região do ferimento limpa, livre de impurezas e seca. Se você viu o seu gato com feridas no pescoço, o ideal é a utilização de um colar elizabetano para que, assim, o seu gato evite coçar a ferida, o que pode piorar o machucado.

Dependendo do tipo de ferimento, poderá ser indicada uma pomada cicatrizante para gatos, o que impedirá que o quadro de seu gatinho possa piorar. Caso o ferimento não for grave, ou você não tenha forma de levar o seu gatinho para uma consulta no veterinário em instantes, você poderá utilizar alguns remédios caseiros para ferida em gatos (de novo, apenas em feridas superficiais!).

Remédio caseiro para ferida de gato - Feridas em gatos: passos prévios ao tratamento

Remédios caseiros para cicatrizar feridas em gatos

Aloé vera

O aloé vera ou babosa é uma planta conhecida por suas diversas propriedades medicinais. Essas propriedades abrangem o processo de cicatrização de feridas em gatos, pois promovem regeneração dos tecidos, o que auxilia no processo de cicatrização. Além disso, o aloé vera apresenta outros benefícios como: ação anti-inflamatória, apoio em processos de regeneração de pele, ação antisséptica, ação antibiótica, ação analgésica, entre outros.

Para realizar a aplicação do aloé vera sobre feridas em gatos, você deverá realizar o seguinte procedimento:

  1. Limpe a região, com água e sabão neutro para uso veterinário.
  2. Aplique o suco de aloé vera sobre a ferida.

Esse procedimento pode ser repetido 3 vezes ao dia. A aplicação de babosa apenas é recomendada para feridas superficiais.

Mel

O mel é um produto natural utilizado há séculos. Conhecido pelas suas propriedades e benefícios à saúde, o mel pode ser utilizado como remédio natural. Um de seus benefícios é a capacidade de promover cicatrização em feridas, uma vez que estimula regeneração de tecidos. Além disso, o mel possui propriedades antibacterianas, calmantes e antissépticas.

Para realizar aplicação do mel sobre a ferida do seu gato, você deverá realizar o seguinte procedimento:

  1. Limpe a região com água e sabão neutro para uso veterinário.
  2. Aplique uma camada fina de mel puro de abelhas.
  3. Cubra a ferida com gaze e curativos e deixe agir por 1 hora.
  4. Tire o curativo e lave o local com água e sabão neutro para uso veterinário.

Esse procedimento pode ser repetido 2 vezes ao dia. A aplicação de mel é recomendada para feridas superficiais.

Camomila

A camomila é considerada o melhor cicatrizante natural há muito tempo. Esse produto natural tem capacidade de regenerar e curar a pele rapidamente, além disso, apresenta propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, e cicatrizantes. Porém, você deve estar atento, pois algumas variedades de camomila podem fazer mal ao seu animal, são estas as camomila-romana e camomila-de-Paris, então caso você opte por este tratamento na ferida do seu gato, use a camomila-recutita (também conhecida como camomila-vulgar).

Para aplicar camomila sobre a ferida de seu gato, você deverá realizar o seguinte procedimento:

  1. Limpe a região com água e sabão neutro para uso veterinário.
  2. Ferva 1 sachê de chá de camomila, ou uma colher de sopa de camomila.
  3. Deixe o sachê esfriar, ou coloque as flores com um pouco o do chá de camomila em um papel toalha, e deixe esfriar.
  4. Coloque o sachê ou o papel toalha sobre a região da ferida de seu gato, e faça um pouco de pressão para a água entrar em contato com a pele.
  5. Cubra a região com gaze e curativos, e deixe agir por 30 minutos.
  6. Remova o curativo e lave o local com água e sabão neutro para uso veterinário.

Esse procedimento pode ser repetido 3 vezes ao dia. A aplicação da camomila é recomendada para feridas superficiais.

Açafrão

O açafrão da terra, também chamado como cúrcuma, é um remédio natural conhecido há muito tempo. Esse produto tem propriedades antissépticas, anti-inflamatórias, e auxilia na regeneração e cura da pele, o que ajuda a tratar seu gato com feridas. Para aplicar o açafrão sobre a ferida de seu gato, realize o seguinte procedimento:

  1. Limpe a região com água e sabão neutro para uso veterinário.
  2. Prepare uma mistura espessa de açafrão em pó com algumas gotas de água. Misture até ficar com uma consistência de uma pomada cicatrizante para gatos.
  3. Espalhe essa pomada sobre a ferida.
  4. Cubra a região com gaze e curativos, e deixe agir por 24 horas.

Além disse, você pode aplicar o pó de açafrão diretamente na ferida de seu gato. Realize a limpeza do local com água e sabão neutro para uso veterinário, e passe o pó de açafrão sobre a ferida. A aplicação da açafrão é recomendada para feridas superficiais.

Óleo de coco

O óleo de coco promove regeneração e cura as feridas, sendo um bom remédio para ferida de gato. Possui ação antibacteriana e antiviral, o que previne com que a ferida infeccione, além de prevenir e tratar ação de fungos. Para aplicar o óleo de coco sobre a ferida de seu gato, você deverá realizar o seguinte procedimento:

  1. Limpe a região com água e sabão neutro para uso veterinário.
  2. Aplique uma pequena quantidade de óleo de coco na região da ferida.
  3. Cubra a região com gaze e curativos.

Esse procedimento pode ser repetido 3 vezes ao dia. A aplicação da óleo de coco é recomendada para feridas superficiais.

Óleo essencial de lavanda

O óleo essencial de lavanda é conhecido por suas propriedades calmantes, porém esse produto também pode ser utilizado como remédio natural para feridas em gatos, pois possui propriedades cicatrizantes, que auxilia na regeneração e cura de feridas, além de ter ação antisséptica. Para aplicar o óleo essencial de lavanda sobre a ferida de seu gato, você deverá realizar o seguinte procedimento:

  1. Limpe a região com água e sabão neutro para uso veterinário.
  2. Aplique algumas gotas de óleo essencial de lavanda até cobrir a ferida em seu gato.
  3. Cubra a região com gaze e curativos.

A aplicação da óleo essencial de lavanda é recomendada para feridas superficiais.

Suco de cenoura

A cenoura é um produto natural que pode funcionar como remédio, pois tem potencial de regeneração e cura de feridas, possui ações anti-inflamatórias e antissépticas, além de ser uma opção de remédio econômico para feridas em gatos. Para aplicar o suco de cenoura sobre a ferida de seu gato, você deverá realizar o seguinte procedimento:

  1. Limpe a região com água e sabão neutro para uso veterinário.
  2. Remova o casca de meia cenoura, e limpe com água para remover os restos.
  3. Divida a cenoura em vários pedaços, e bata-os dentro de um liquidificador com meio copo de água.
  4. Depois disso, você terá o suco da cenoura pronto para ser utilizado como remédio caseiro para ferida em gato.
  5. Mergulhe algodão no suco, e aplique-o sobre a ferida de seu gato.
  6. Cubra a região com gaze e curativos, e deixe agir por 15 minutos.
  7. Após os 15 minutos, lave o local com água e seque suavemente com uma toalha.

Esse procedimento pode ser repetido 2 vezes ao dia. A aplicação de suco de cenoura é recomendada para feridas superficiais.

Remédio caseiro para ferida de gato - Remédios caseiros para cicatrizar feridas em gatos

Feridas em gato que não cicatrizam

Caso a ferida do seu gato não cicatrize com os tratamentos prescritos pelo médico veterinário e com a utilização dos remédios caseiros para feridas em gatos, o seu gato pode estar com uma doença chamada esporotricose felina ou outro problema.

Sendo assim, destacamos novamente a necessidade e importância do acompanhamento de seu médico veterinário, para garantir melhor tratamento, saúde e qualidade de vida para o seu gato.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para ferida de gato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Remédios caseiros.

Vídeos relacionados com Remédio caseiro para ferida de gato

1 de 3
Vídeos relacionados com Remédio caseiro para ferida de gato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
57 comentários
A sua avaliação:
Viviane
Boa tarde!! Peguei um gato de Rua,ela estava cm 2 perfurações uma abaixo do pescoço e a outra acima da pata. Essa que estar acima da pata estar saindo muita secreção,estou usando uma pomada a base de neomicina.Nao tenho condições de levar no veterinário,não sei o que fazer,pois tirei ela da rua pq fique cm dó.
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Liese Cristina
Eu também acolhi um gato de rua com ferimento. Mas tive de isolar ele e por o colar elizabetano, pq ele lambia a pomada. Eu tô passando miconazol.
A sua avaliação:
Haissa pilke vogues
Olá meu gato esta com uma ferita profunda na perna já faz 2 semanas e infecquiciono não sabemos como devemos cuidar deles
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Liese Cristina
Olá, tem que ver se não é esporotricose, eu comecei a tratar um gato de rua, daí a ferida não sarava e estava pior, com secreção, tive de entrar com antifúngico itraconazol ( gratuito pelo SUS) e passar pomada vaginal no ferimento. Gratuito também. Não enfaixe a ferida, põe o colar e dê comida em prato. O tratamento é longo. Boa sorte
A sua avaliação:
Giselly katriny
Bom gente adotei um gatinho de três meses lindinho porem na outra casa onde ele estava, o pai dele bateu nele deu uma patada na orelha dele e rasgou o corte pegou bem na ponta da orelha e tem tipo uns dois dedos o corte e não vai mais fecha o corte não está tão profundo e nem tão feio sab já está começando a cicatriza mais hj ele coçou a sangra , mais mesmo assim adotei ele e no momento não tenho condições de leva lo ao um veterinário e estou cuidando como posso lavando bem a orelhinha dele e passando pomada lavando cm soro mais tô procurando um remédio caseiro que realmente funciona se alguém poder me ajudar ....
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Sabrina
Meu gato andou brigando, deram uma unhada nele na parte de baixo do focinho, um lugar bem escondido, agora uma parte de cima está inchada e arroxeada. Ele fica lambendo e arrancando a casquinha que se formou e por isso não sicatriza direito. O que posso passar no ferimento? Ou que remédio posso dar? Tinha uma pílula de baytril sobrando e dei para ele.
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Liese Cristina
Já deu dexametasona? Comprimido de uso veterinário ou meloxicam? Ambos são antinflamatorio. 1 x dia. É vem baratinho.
A sua avaliação:
Maria
Olá, minha gata está com uma ferida atrás da orelha na cabeça, o pêlo caiu apenas na ferida e ela está num tom vermelho vivo mas não sangra, acredito que foi numa briga com gatos da região.
Isso é uma ferida superficial? Eu planejo deixar ela dentro de casa com caixa de areia durante a noite até sarar para evitar que os outros gatos machuquem tudo de novo e parem a cicatrização. Peço que por favor respondam se pode ser considerada superficial pois estou bem preucupada com elaas por conta da pandemia não consigo levá-la ao veterinário :(
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A sua avaliação:
Felipe Gabriel
Boa tarde, o meu gato fugiu e voltou com a pata totalmente machucada e eu procurei veterinário mas não encontrei por causa do Lookdown e eu queria um concelho de como fazer o próprio remédio ou curativo em casa:)
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Betânia silva
Queria perguntar sobre está ferida da imagem. Pois meu gato foi castrado e passaram três tipos de medicamentos: rifamicina spray, cetoprofeno gotas e exrofloxacino. Será que algum desses medicamentos causou essa ferida?
A sua avaliação:
Ursula
Minha gata tem 3 anos.. em fevereiro foi retirado um berne da cauda dela, e de lá para cá, não cicatrizou, apareceu outros machucados na orelha dela, na boca, nas patinhas, esses dias abriu outro machucado ao lado do outro na cauda, enfim.. foi feito exame da esporotricose, deu Negativo, raio x, deu sinusite, foi feito fiv e felv que deu Negativo, proteínas totais que deu normal.. esta em tratame tô da sinusite, mas os machucados pressiona, agemoxi, nada cicatriza os machucados.. sendo que apareceu um machucado no olho dela.. e já não sei mais o que fazer.. vejo ela cada dia mais triste é medicações parece não fazer efeito.. nos machucados estou passando passando pomada também crema 6a, mas nada soluciona..
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte outro profissional para receber uma segunda opinião.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Lucia
Não sem obque fazer não tenho recursos para um veterinário
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Samira
Meu gato deve ter levado uma unhada na frente do focinho, agora não quer comer nem beber água.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!

Remédio caseiro para ferida de gato
1 de 3
Remédio caseiro para ferida de gato

Voltar ao topo da página