Partilhar

Remédio caseiro para ferida de gato

Por Lucas Andrade, Biólogo. Atualizado: 5 agosto 2019
Remédio caseiro para ferida de gato

Ver fichas de  Gatos

Gatos são animais que gostam muito de se aventurar e, em muitas situações, correm o risco de se machucarem, o que pode causar ferimentos em seu corpo. Os tutores desses pequenos felinos precisam estar atentos de forma a conseguir que o seu gatinho esteja sempre o mais saudável e feliz possível.

Em todos os casos de ferida em gato, é essencial que exista acompanhamento de seu médico veterinário para garantir que a lesão não apresenta riscos à saúde e bem-estar do animal. Caso você não consiga levar seu pet para algum médico veterinário, ou se a ferida for bem superficial e puder ser tratada em casa, existem algumas opções de remédios caseiros para ferida de gato, e nós no Perito Animal vamos te dar mais detalhes sobre eles neste artigo.

Feridas em gatos: passos prévios ao tratamento

Antes de indicarmos todos os remédios caseiros para ferida em gatos, é importante que o tutor conheça algumas medidas prévias caso o seu gato esteja com feridas na pele. Primeiramente, você deve saber que existem dois tipos de feridas, as superficiais, e as profundas.

As feridas superficiais são aquelas em que o machucado não perfura a pele, são pouco dolorosas e, na maioria das vezes, podem ser tratadas em casa. Um exemplo de ferida superficial são os arranhões que o gato pode adquirir brincando, ou caçando. Já as feridas profundas são aquelas que cortam a pele e deixam outros tecidos à mostra, como os músculos. As feridas profundas precisam ser tratadas com ponto cirúrgico, e caso não recebam tratamento, podem resultar em infecções.

Em ambos os casos, você deve realizar alguns procedimentos de primeiros-socorros. Tente manter a região do ferimento limpa, livre de impurezas e seca. Se você viu o seu gato com feridas no pescoço, o ideal é a utilização de um colar elizabetano para que, assim, o seu gato evite coçar a ferida, o que pode piorar o machucado.

Dependendo do tipo de ferimento, poderá ser indicada uma pomada cicatrizante para gatos, o que impedirá que o quadro de seu gatinho possa piorar. Caso o ferimento não for grave, ou você não tenha forma de levar o seu gatinho para uma consulta no veterinário em instantes, você poderá utilizar alguns remédios caseiros para ferida em gatos (de novo, apenas em feridas superficiais!).

Remédio caseiro para ferida de gato - Feridas em gatos: passos prévios ao tratamento

Remédios caseiros para cicatrizar feridas em gatos

Aloé vera

O aloé vera ou babosa é uma planta conhecida por suas diversas propriedades medicinais. Essas propriedades abrangem o processo de cicatrização de feridas em gatos, pois promovem regeneração dos tecidos, o que auxilia no processo de cicatrização. Além disso, o aloé vera apresenta outros benefícios como: ação anti-inflamatória, apoio em processos de regeneração de pele, ação antisséptica, ação antibiótica, ação analgésica, entre outros.

Para realizar a aplicação do aloé vera sobre feridas em gatos, você deverá realizar o seguinte procedimento:

  1. Limpe a região, com água e sabão neutro para uso veterinário.
  2. Aplique o suco de aloé vera sobre a ferida.

Esse procedimento pode ser repetido 3 vezes ao dia. A aplicação de babosa apenas é recomendada para feridas superficiais.

Mel

O mel é um produto natural utilizado há séculos. Conhecido pelas suas propriedades e benefícios à saúde, o mel pode ser utilizado como remédio natural. Um de seus benefícios é a capacidade de promover cicatrização em feridas, uma vez que estimula regeneração de tecidos. Além disso, o mel possui propriedades antibacterianas, calmantes e antissépticas.

Para realizar aplicação do mel sobre a ferida do seu gato, você deverá realizar o seguinte procedimento:

  1. Limpe a região com água e sabão neutro para uso veterinário.
  2. Aplique uma camada fina de mel puro de abelhas.
  3. Cubra a ferida com gaze e curativos e deixe agir por 1 hora.
  4. Tire o curativo e lave o local com água e sabão neutro para uso veterinário.

Esse procedimento pode ser repetido 2 vezes ao dia. A aplicação de mel é recomendada para feridas superficiais.

Camomila

A camomila é considerada o melhor cicatrizante natural há muito tempo. Esse produto natural tem capacidade de regenerar e curar a pele rapidamente, além disso, apresenta propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, e cicatrizantes. Porém, você deve estar atento, pois algumas variedades de camomila podem fazer mal ao seu animal, são estas as camomila-romana e camomila-de-Paris, então caso você opte por este tratamento na ferida do seu gato, use a camomila-recutita (também conhecida como camomila-vulgar).

Para aplicar camomila sobre a ferida de seu gato, você deverá realizar o seguinte procedimento:

  1. Limpe a região com água e sabão neutro para uso veterinário.
  2. Ferva 1 sachê de chá de camomila, ou uma colher de sopa de camomila.
  3. Deixe o sachê esfriar, ou coloque as flores com um pouco o do chá de camomila em um papel toalha, e deixe esfriar.
  4. Coloque o sachê ou o papel toalha sobre a região da ferida de seu gato, e faça um pouco de pressão para a água entrar em contato com a pele.
  5. Cubra a região com gaze e curativos, e deixe agir por 30 minutos.
  6. Remova o curativo e lave o local com água e sabão neutro para uso veterinário.

Esse procedimento pode ser repetido 3 vezes ao dia. A aplicação da camomila é recomendada para feridas superficiais.

Açafrão

O açafrão da terra, também chamado como cúrcuma, é um remédio natural conhecido há muito tempo. Esse produto tem propriedades antissépticas, anti-inflamatórias, e auxilia na regeneração e cura da pele, o que ajuda a tratar seu gato com feridas. Para aplicar o açafrão sobre a ferida de seu gato, realize o seguinte procedimento:

  1. Limpe a região com água e sabão neutro para uso veterinário.
  2. Prepare uma mistura espessa de açafrão em pó com algumas gotas de água. Misture até ficar com uma consistência de uma pomada cicatrizante para gatos.
  3. Espalhe essa pomada sobre a ferida.
  4. Cubra a região com gaze e curativos, e deixe agir por 24 horas.

Além disse, você pode aplicar o pó de açafrão diretamente na ferida de seu gato. Realize a limpeza do local com água e sabão neutro para uso veterinário, e passe o pó de açafrão sobre a ferida. A aplicação da açafrão é recomendada para feridas superficiais.

Óleo de coco

O óleo de coco promove regeneração e cura as feridas, sendo um bom remédio para ferida de gato. Possui ação antibacteriana e antiviral, o que previne com que a ferida infeccione, além de prevenir e tratar ação de fungos. Para aplicar o óleo de coco sobre a ferida de seu gato, você deverá realizar o seguinte procedimento:

  1. Limpe a região com água e sabão neutro para uso veterinário.
  2. Aplique uma pequena quantidade de óleo de coco na região da ferida.
  3. Cubra a região com gaze e curativos.

Esse procedimento pode ser repetido 3 vezes ao dia. A aplicação da óleo de coco é recomendada para feridas superficiais.

Óleo essencial de lavanda

O óleo essencial de lavanda é conhecido por suas propriedades calmantes, porém esse produto também pode ser utilizado como remédio natural para feridas em gatos, pois possui propriedades cicatrizantes, que auxilia na regeneração e cura de feridas, além de ter ação antisséptica. Para aplicar o óleo essencial de lavanda sobre a ferida de seu gato, você deverá realizar o seguinte procedimento:

  1. Limpe a região com água e sabão neutro para uso veterinário.
  2. Aplique algumas gotas de óleo essencial de lavanda até cobrir a ferida em seu gato.
  3. Cubra a região com gaze e curativos.

A aplicação da óleo essencial de lavanda é recomendada para feridas superficiais.

Suco de cenoura

A cenoura é um produto natural que pode funcionar como remédio, pois tem potencial de regeneração e cura de feridas, possui ações anti-inflamatórias e antissépticas, além de ser uma opção de remédio econômico para feridas em gatos. Para aplicar o suco de cenoura sobre a ferida de seu gato, você deverá realizar o seguinte procedimento:

  1. Limpe a região com água e sabão neutro para uso veterinário.
  2. Remova o casca de meia cenoura, e limpe com água para remover os restos.
  3. Divida a cenoura em vários pedaços, e bata-os dentro de um liquidificador com meio copo de água.
  4. Depois disso, você terá o suco da cenoura pronto para ser utilizado como remédio caseiro para ferida em gato.
  5. Mergulhe algodão no suco, e aplique-o sobre a ferida de seu gato.
  6. Cubra a região com gaze e curativos, e deixe agir por 15 minutos.
  7. Após os 15 minutos, lave o local com água e seque suavemente com uma toalha.

Esse procedimento pode ser repetido 2 vezes ao dia. A aplicação de suco de cenoura é recomendada para feridas superficiais.

Remédio caseiro para ferida de gato - Remédios caseiros para cicatrizar feridas em gatos

Feridas em gato que não cicatrizam

Caso a ferida do seu gato não cicatrize com os tratamentos prescritos pelo médico veterinário e com a utilização dos remédios caseiros para feridas em gatos, o seu gato pode estar com uma doença chamada esporotricose felina ou outro problema.

Sendo assim, destacamos novamente a necessidade e importância do acompanhamento de seu médico veterinário, para garantir melhor tratamento, saúde e qualidade de vida para o seu gato.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para ferida de gato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Remédios caseiros.

Vídeos de Remédio caseiro para ferida de gato

1 de 3
Vídeos de Remédio caseiro para ferida de gato

Escrever comentário sobre Remédio caseiro para ferida de gato

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
23 comentários
A sua avaliação:
aline da silva vicente
Boa noite eu tenho um gato que ele tem noves anos e ele estar com uma grande ferida nas orelhas e nas patas dele e eu naõ tenho dinheiro p levar ele pra veterinário que eu sei que é muito caro o que eu coloco nele pra ele fica bom que ele n estar nen conseguindo andar por causa d ferida
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Aline! O seu gato precisa de atendimento profissional o quanto antes. Uma boa dica é buscar por ONGs ou Associações que possam prestar atendimento veterinário sem custos.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
JeisaMarjorie
Oi, obrigada pelas dicas. Ouvi dizer que oleo de coo cura sarnas. Mas parei por aqui pra dizer qe meu gato, em poucas semanas se enceu de feridas que não se curam, nem com antibioticos. Pode ser sim ESPOROTRICOSIS, mas se o gato estiver com a metade do nariz vermelho (tambem conhecido como NARIZ DE PALHAÇO) pode ser que ele está com uma doena chamada CRIPTOCOCOSE...encontrada nas fezes de pombos ou mesmo em lugares humidos. Não é contagiosa, mas tem qe levar em um veterinário ou em um hospital veterinario, se vc não tiver condição de ancar um no momento!
A sua avaliação:
Denise
notei muitas feridas na pele do gato, não sei se foi briga ou se tem algum problema na pele
MARTA
Meu gato tem dois anos, ele aparecer com pálpebra inchada, apalpei para ver o que era e começou a sair um líquido escuro como se fosse sangue misturado com pus.
Jane
Meu gato apareceu com um machucado embaixo do queixo. Ferida aberta. Não sei como se machucou. Se foi na caça. Ou briga. Como fechar esse ferimento?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Jane! Temos um artigo sobre primeiros socorros para ferida em gatos, veja: https://www.peritoanimal.com.br/feridas-em-gatos-primeiros-socorros-22032.html
De qualquer forma, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Luciana
Meu gato com 8 anos fez penectonia. Ele está c colar e a forma q ele achou de "mexer" na ferida foi arrastando o bumbum...e nesse movimento saltaram alguns pontos pela segunda vez casionando uma deiscencia isso ocorreu a quase 24h ele continua internado. Decidi dar curcuma via oral mas não
sei a dosagem q devo dar ele pesa 7.600kg e tbm preciso saber se devo passar curcuma no local? Se puder me responder agradeço.
Elizama Queiroz
Oi boa noite meu gatinho esta doente já faz cinco dias ele teve febre, e não está comendo direito, esta desanimado e dormir a maioria do tempo por favor me ajude
Maria da Conceição
Meu gato apareceu com uma alergia numa das axilas e desde setembro/2018 venho colocando diprogenta, sem sucesso. Precso colocar atadura pois ele lambe e irrita mais a pele. Não tem mais pelo na região e cria uma crosta escura. O que devo fazer? O meu gato tem 18 anos.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maria! Você deve levar o seu gato em um médico veterinário o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Gabriel
Olá , minha gatinha a uma semana vem se conçando muito e queda de pelos em certo lugares.Estou na dúvida de ser uma micose,mas pra não tirar conclusões precipitadas pode me responder se posso passar Açafrão para a melhora a minha gatinha ?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Gabriel! Sem ver a sua gatinha não conseguimos passar nenhum diagnóstico. O mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Bia Oliveira
Boa tarde tenho um gatinho e ele está com ferimento dentro da boca. no céu da boca que remédio posso está usando?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Bia! Recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!

Remédio caseiro para ferida de gato
1 de 3
Remédio caseiro para ferida de gato

Voltar ao topo da página