Partilhar

Remédio caseiro para cachorro com diarreia com sangue

Por Carolina Costa, Médica Veterinária. Atualizado: 17 junho 2019
Remédio caseiro para cachorro com diarreia com sangue

Ver fichas de  Cachorros

A diarreia em cachorros é comum no dia-a-dia de muitos animais e se torna um problema quando o seu pet a tem e você não consegue ajudá-lo. Este problema gastrointestinal pode ter muitas origens, se apresentar de muitas formas e estar associado a outros sintomas.

No entanto, umas situações são mais graves do que outras e o importante é saber o que fazer para melhorar a condição do seu cachorro. Se você quer saber mais sobre este problema e qual o melhor remédio caseiro para cachorro com diarreia com sangue, continue lendo este artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Remédio caseiro para a diarreia de cachorro

Cachorro com diarreia com sangue: outros sintomas

A diarreia se define como o aumento da frequência e volume das fezes do animal, surgindo como resultado de doenças que afetam todo o intestino ou partes dele, interferindo o funcionamento normal. Um cachorro com diarreia pode ter todo o sistema digestivo afetado ou apenas parte dele (estômago, fígado, pâncreas, intestino delgado e/ou intestino grosso). E, dependendo da extensão da doença ou problema, pode ter diferentes sintomas associados, como por exemplo:

  • Vômitos;
  • Náuseas;
  • Dor abdominal;
  • Desidratação;
  • Perda de apetite;
  • Perda de peso;
  • Febre;
  • Apatia;
  • Postura e marcha anormais.

A diarreia em cachorro não é uma doença, mas sim um sintoma de uma ou várias doenças. Além do mais, a diarreia pode indicar um certo tipo de doença, enquanto que, quando você estiver diante de um cachorro com diarreia com sangue, pode indicar outro tipo de doença. É muito importante que você saiba que qualquer diarreia não controlada pode evoluir para uma diarreia com sangue, no entanto, a diarreia com sangue também pode surgir subitamente como primeiro sintoma. Por estas razões, você deve controlar muito bem a rotina do seu animal de forma que você possa explicar todo o histórico ao veterinário.

Cachorro com diarreia com sangue: tipos

A cor do sangue na diarreia pode ter várias tonalidades, sendo classificada como:

Cachorro evacuando sangue: hematoquezia

Caracteriza-se pela presença de sangue fresco, de cor vermelho vivo, nas fezes. A hematoquezia está geralmente associada à porção inferior do sistema digestivo (intestino grosso). Nestes casos, o sangue não foi digerido e por isso é expelido na cor natural, podendo surgir envolvido nas fezes ou sob a forma de gotas de sangue separadas. A diarreia desta porção de intestino pode ainda apresentar muco, originando cachorro com fezes gelatinosa com sangue, que pode ser muito grave.

Cachorro evacuando sangue: melena

Caracteriza-se pela presença de sangue digerido, de cor escura, nas fezes e com muito mau cheiro. É geralmente associada à porção superior do sistema digestivo e muitos tutores reconhecem esta situação pelas fezes apresentarem uma aparência de alcatrão. Em casos menos graves, é mais difícil de identificar cachorro com diarreia escura do que com sangue vivo (hematoquezia), uma vez que são necessárias grandes quantidades de sangue gastrointestinal para a cor escura ser identificada nas fezes. Ou seja, cachorros com uma hemorragia gastrointestinal leve a moderada podem não apresentar melena. Este tipo de fezes é mais preocupante, uma vez que pode estar associado a tumores em cães idosos, úlceras gástricas e casos de intoxicações ou envenenamentos graves.

Um pequeno truque para você identificar sangue nas fezes do cachorro é colocar as fezes em papel branco absorvente e observar se surge uma coloração avermelhada no papel. Se isso aconteceu é muito provável que as fezes contenham sangue. No artigo cachorro com diarreia com sangue, você pode encontrar mais informação sobre esse tema, incluindo causas, tratamentos e diagnóstico.

3 remédios caseiros para cachorro com diarreia com sangue

Antes de mais, é importante que você saiba que diarreia e/ou vômitos que persistam há mais de 24 horas são motivos de alerta e de preocupação, devido aos desequilíbrios fisiológicos que o animal pode ter. Por isso, nestas situações deve sempre pedir ajuda ao veterinário para tratar o problema. É igualmente importante relembrar que, se o animal está muito debilitado, é filhote ou idoso, você não deve nunca auto-medicá-lo e que um simples remédio caseiro pode não resolver nada.

  • Em primeiro lugar, você deve retirar toda a ração/alimento do seu cachorro durante 12 horas, para ajudar a acalmar a mucosa intestinal;
  • Não retire a água. Deixe sempre água fresca à disposição;
  • No final do jejum recomendado, inicie a dieta branca, a qual consiste em arroz e frango cozidos, sem condimentos ou ossos, e ofereça pequenas porções ao seu pet e avalie a atitude. Durante um a dois dias forneça apenas esse alimento;
  • De seguida, e se o cachorro não tiver tido mais episódios de diarreia, introduza a ração habitual do cachorro junto com a dieta branca, mas em pequenas quantidades e por refeições;
  • Por fim, retome apenas a ração e observe o comportamento do animal.

Se a diarreia persistir, significa que algo mais grave está provocando a diarreia além de uma simples indisposição. Nesse momento, é altura de pedir ajuda ao veterinário. Em seguida vamos lhe dar uma lista com alguns remédios caseiros para cachorros com gastroenterite que tenham diarreia. Estes remédios são utilizados para acalmar o trato gastrointestinal e diminuir a diarreia, mas não param a perda de sangue nem o que a está causando.

Remédio caseiro para diarreia de cachorro com áloe vera (Babosa)

A Aloe vera é muito conhecida pelas suas propriedades curativas e cicatrizantes. No entanto, ela também é muito boa para acalmar o trato gastrointestinal e aliviar sintomas como a diarreia com sangue em cachorro. Pode utilizar sob a forma de suco e aplicar diretamente na boca do cachorro ou na água de bebida cerca de 1 mililitro três vezes por dia.

Remédio caseiro para diarreia de cachorro com canela

Esta especiaria, nas proporções adequadas, pode ser utilizada para controlar enjoos, vômitos e diarreia. Para isso, basta fazer uma infusão numa xícara de chá com um pau de canela ou o equivalente a meia colher de chá de canela moída. Deixe resfriar, coe e aplique na água da bebida ou ofereça diretamente ao cachorro.

Remédio caseiro para diarreia de cachorro com abóbora em lata

A abóbora acalma a mucosa intestinal e previne a diarreia em cachorros. Pode dar pequenos cubos (1-3) junto com a ração. Se o seu cachorro também está vomitando, confira esse artigo do PeritoAnimal sobre remédio para cachorro com diarreia e vômito e saiba mais sobre o tema.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para cachorro com diarreia com sangue, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Bibliografia
  • Hall, E. J., Simpson, J.W. e Williams, D.A. (2005) BSAVA Manual of Canine and Feline Gastroenterology. Second Edition.

Escrever comentário sobre Remédio caseiro para cachorro com diarreia com sangue

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Lu
Meu cachorro está evacuado sangue oq eu dou pra ele melhorar?
Zilda
Meu cachorro está avaliando um pouco mole e de cor escura mais continua comendo estou preocupada pois já faz mais de uma semana o que fazer ela não perdeu o ânimo ela está muito esperta .
Raffaell
Bom dia,minha filhote de 2 meses e 8 dias apresentou vomito, e era escuro ai fiz um soro caseiro agua sal e açúcar na medida uma colher de cha. Ela ate fico um pouco melhor porem logo apos,hoje mais cedo ela fez nescessidade e é um vermelho escuro e antes disso ela n tinha feito nd ai n poderia saber. O soro pode te sido a causa da diarreia e ter esse tom vermelho escuro? Oq eu posso fazer pra ela melhora logo
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Raffaell! Sem ver o seu cachorro não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
De qualquer forma, temos um artigo sobre cachorro com diarreia com sangue que pode te ajudar com algumas informações, confira: https://www.peritoanimal.com.br/cachorro-com-diarreia-com-sangue-causas-e-tratamento-22853.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Raffaell
Obrigada. Mas ela se foi!

Remédio caseiro para cachorro com diarreia com sangue
Remédio caseiro para cachorro com diarreia com sangue

Voltar ao topo da página