Problemas intestinais

Remédio caseiro para cachorro com diarreia com sangue

Carolina Costa
Por Carolina Costa, Médica Veterinária. Atualizado: 17 junho 2019
Remédio caseiro para cachorro com diarreia com sangue
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A diarreia em cachorros é comum no dia-a-dia de muitos animais e se torna um problema quando o seu pet a tem e você não consegue ajudá-lo. Este problema gastrointestinal pode ter muitas origens, se apresentar de muitas formas e estar associado a outros sintomas.

No entanto, umas situações são mais graves do que outras e o importante é saber o que fazer para melhorar a condição do seu cachorro. Se você quer saber mais sobre este problema e qual o melhor remédio caseiro para cachorro com diarreia com sangue, continue lendo este artigo do PeritoAnimal.

Índice

  1. Cachorro com diarreia com sangue: outros sintomas
  2. Cachorro com diarreia com sangue: tipos
  3. 3 remédios caseiros para cachorro com diarreia com sangue

Cachorro com diarreia com sangue: outros sintomas

A diarreia se define como o aumento da frequência e volume das fezes do animal, surgindo como resultado de doenças que afetam todo o intestino ou partes dele, interferindo o funcionamento normal. Um cachorro com diarreia pode ter todo o sistema digestivo afetado ou apenas parte dele (estômago, fígado, pâncreas, intestino delgado e/ou intestino grosso). E, dependendo da extensão da doença ou problema, pode ter diferentes sintomas associados, como por exemplo:

  • Vômitos;
  • Náuseas;
  • Dor abdominal;
  • Desidratação;
  • Perda de apetite;
  • Perda de peso;
  • Febre;
  • Apatia;
  • Postura e marcha anormais.

A diarreia em cachorro não é uma doença, mas sim um sintoma de uma ou várias doenças. Além do mais, a diarreia pode indicar um certo tipo de doença, enquanto que, quando você estiver diante de um cachorro com diarreia com sangue, pode indicar outro tipo de doença. É muito importante que você saiba que qualquer diarreia não controlada pode evoluir para uma diarreia com sangue, no entanto, a diarreia com sangue também pode surgir subitamente como primeiro sintoma. Por estas razões, você deve controlar muito bem a rotina do seu animal de forma que você possa explicar todo o histórico ao veterinário.

Cachorro com diarreia com sangue: tipos

A cor do sangue na diarreia pode ter várias tonalidades, sendo classificada como:

Cachorro evacuando sangue: hematoquezia

Caracteriza-se pela presença de sangue fresco, de cor vermelho vivo, nas fezes. A hematoquezia está geralmente associada à porção inferior do sistema digestivo (intestino grosso). Nestes casos, o sangue não foi digerido e por isso é expelido na cor natural, podendo surgir envolvido nas fezes ou sob a forma de gotas de sangue separadas. A diarreia desta porção de intestino pode ainda apresentar muco, originando cachorro com fezes gelatinosa com sangue, que pode ser muito grave.

Cachorro evacuando sangue: melena

Caracteriza-se pela presença de sangue digerido, de cor escura, nas fezes e com muito mau cheiro. É geralmente associada à porção superior do sistema digestivo e muitos tutores reconhecem esta situação pelas fezes apresentarem uma aparência de alcatrão. Em casos menos graves, é mais difícil de identificar cachorro com diarreia escura do que com sangue vivo (hematoquezia), uma vez que são necessárias grandes quantidades de sangue gastrointestinal para a cor escura ser identificada nas fezes. Ou seja, cachorros com uma hemorragia gastrointestinal leve a moderada podem não apresentar melena. Este tipo de fezes é mais preocupante, uma vez que pode estar associado a tumores em cães idosos, úlceras gástricas e casos de intoxicações ou envenenamentos graves.

Um pequeno truque para você identificar sangue nas fezes do cachorro é colocar as fezes em papel branco absorvente e observar se surge uma coloração avermelhada no papel. Se isso aconteceu é muito provável que as fezes contenham sangue. No artigo cachorro com diarreia com sangue, você pode encontrar mais informação sobre esse tema, incluindo causas, tratamentos e diagnóstico.

3 remédios caseiros para cachorro com diarreia com sangue

Antes de mais, é importante que você saiba que diarreia e/ou vômitos que persistam há mais de 24 horas são motivos de alerta e de preocupação, devido aos desequilíbrios fisiológicos que o animal pode ter. Por isso, nestas situações deve sempre pedir ajuda ao veterinário para tratar o problema. É igualmente importante relembrar que, se o animal está muito debilitado, é filhote ou idoso, você não deve nunca auto-medicá-lo e que um simples remédio caseiro pode não resolver nada.

  • Em primeiro lugar, você deve retirar toda a ração/alimento do seu cachorro durante 12 horas, para ajudar a acalmar a mucosa intestinal;
  • Não retire a água. Deixe sempre água fresca à disposição;
  • No final do jejum recomendado, inicie a dieta branca, a qual consiste em arroz e frango cozidos, sem condimentos ou ossos, e ofereça pequenas porções ao seu pet e avalie a atitude. Durante um a dois dias forneça apenas esse alimento;
  • De seguida, e se o cachorro não tiver tido mais episódios de diarreia, introduza a ração habitual do cachorro junto com a dieta branca, mas em pequenas quantidades e por refeições;
  • Por fim, retome apenas a ração e observe o comportamento do animal.

Se a diarreia persistir, significa que algo mais grave está provocando a diarreia além de uma simples indisposição. Nesse momento, é altura de pedir ajuda ao veterinário. Em seguida vamos lhe dar uma lista com alguns remédios caseiros para cachorros com gastroenterite que tenham diarreia. Estes remédios são utilizados para acalmar o trato gastrointestinal e diminuir a diarreia, mas não param a perda de sangue nem o que a está causando.

Remédio caseiro para diarreia de cachorro com áloe vera (Babosa)

A Aloe vera é muito conhecida pelas suas propriedades curativas e cicatrizantes. No entanto, ela também é muito boa para acalmar o trato gastrointestinal e aliviar sintomas como a diarreia com sangue em cachorro. Pode utilizar sob a forma de suco e aplicar diretamente na boca do cachorro ou na água de bebida cerca de 1 mililitro três vezes por dia.

Remédio caseiro para diarreia de cachorro com canela

Esta especiaria, nas proporções adequadas, pode ser utilizada para controlar enjoos, vômitos e diarreia. Para isso, basta fazer uma infusão numa xícara de chá com um pau de canela ou o equivalente a meia colher de chá de canela moída. Deixe resfriar, coe e aplique na água da bebida ou ofereça diretamente ao cachorro.

Remédio caseiro para diarreia de cachorro com abóbora em lata

A abóbora acalma a mucosa intestinal e previne a diarreia em cachorros. Pode dar pequenos cubos (1-3) junto com a ração. Se o seu cachorro também está vomitando, confira esse artigo do PeritoAnimal sobre remédio para cachorro com diarreia e vômito e saiba mais sobre o tema.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para cachorro com diarreia com sangue, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Bibliografia
  • Hall, E. J., Simpson, J.W. e Williams, D.A. (2005) BSAVA Manual of Canine and Feline Gastroenterology. Second Edition.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
18 comentários
A sua avaliação:
Julia
Obrigada 🙌 eu estava desesperada e já era noite , foi reconfortante ler seu artigo e orientações
A sua avaliação:
Raimunda
Quak melhor remedio para cachorro que esta fazendo cocô com sangue e vomitando

A sua avaliação:
Fabiana
Quero sabe qual é o remédio pra cainbra de sangue no cachorro
A sua avaliação:
Sirleia
Meu cachorrinha acordou com diarreia com sangue.o que devo da pra ela
A sua avaliação:
Evanaide Maria de Jesus de Santana
O que fazer para o meu cachorro parar de fazer cocor mole e com coagulo de sangue e parar de vomitar
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Evanaide. Temos este artigo sobre cachorro com diarreia e vômito, o que pode ser? - https://www.peritoanimal.com.br/cachorro-com-diarreia-e-vomito-o-que-pode-ser-22654.html
De qualquer forma, apenas um veterinário ou veterinária pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Sara
Boa noite a minha cachorrinha está c diarreia muito forte ou que eu devo fazer ela só tem 3 meses 😞 estou muito preocupada com ela presso muito de ajuda 😞
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Sara. Temos um artigo no qual falamos especificamente sobre a alimentação para um cachorro com diarreia: https://www.peritoanimal.com.br/alimentacao-para-cachorro-com-diarreia-22170.html
De qualquer forma, se a sua cachorrinha não melhorou ainda, recomendamos que você a leve a um veterinário o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
marli
Boa tarde,tenho um cachorro pinther filhote,e esta cagando sangue o q fazer
A sua avaliação:
Jo
Meu cachorro tem dois dias que não comer é já deu diarreia é vômito agora só vômito como posso ajudá-lo tô sem condições de levar veterinário
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Jo. Apenas um veterinário ou veterinária pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
sírlei
Olá eu indico aloe vera "babosa"
Corta pequenos cubos a parte gelatinosa, de em forma de pílulas e suco . é simplesmente perfeito
A sua avaliação:
Luciana
Tenho uma cachorra
Ela está com perda de peso
Não está comendo normal
Torma água
E agora está cagando sangue.
Ela pra comer era muito alegre , ficava pulando. Mas agora ela vê a comida e nem liga.
E uma vira-lata , come comida caseira.
O que faço ?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Graça limeira
Bom dia meu cãozinho estar doete não quer comer e estar fazendo cocô muito mole e escuro . E não tem força para andar e um bebe ainda . O nao come e nem bebe água a urina ta bem densa e amarela.
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Ramon Rodrigues Ferreira
minha cachorra nao que comer, ela esta com diareia e cagando sangue,ela comecou a apresenta esse sintomas depois que ela comeu o chinelo da minha esposa
Carolina Costa
Oi Ramon!
Se a sua cachorra engoliu um chinelo ou parte de um chinelo pode ser muito perigoso pois pode causar obstrução ou perfuração de qualquer região do trato gastrointestinal e colocar a vida do animal em risco. Deve levar o quanto antes ao veterinário!
As melhoras para a sua cachorra!
Carol
Ela ficou boa ? Qual o remédio vc usou ?
A sua avaliação:
Milene
olá Boa tarde meu cachorro está a uma semana mau sem se alimantar direito ele começou a fazer fezes com cor escura preta e com mau cheiro comecei então por conta própria a dar a ele torcilax ele melhor mas só a respeito a dor e desconforto mas continuou e agora piorou muito agora ele ta fazendo as fezes com sangue vivo e com o odor muito ruim como se tivesse algum bicho morto no quintal ele esta triste mau se alimentando quieto sem latir ele é de porte pequeno e estou sem dinheiro por esses dias oque faço nem água soro caseiro ele quer
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Ângelo
Boa noite,Ontem meu cachorro começou a soltar gases e as fezes com um pouco de sangue. O que pode ser ? Tem algum medicamento caseiro ?
A sua avaliação:
Keila
Minha cachorrinha está fazendo um coco mole é com sangue , comeu algo que não fez bem
A sua avaliação:
Kátia dos santos Lourenço
Vou tentar seguir as instruções básicas pra conter a diarréia
A sua avaliação:
Lu
Meu cachorro está evacuado sangue oq eu dou pra ele melhorar?
Zilda
Meu cachorro está avaliando um pouco mole e de cor escura mais continua comendo estou preocupada pois já faz mais de uma semana o que fazer ela não perdeu o ânimo ela está muito esperta .
Raffaell
Bom dia,minha filhote de 2 meses e 8 dias apresentou vomito, e era escuro ai fiz um soro caseiro agua sal e açúcar na medida uma colher de cha. Ela ate fico um pouco melhor porem logo apos,hoje mais cedo ela fez nescessidade e é um vermelho escuro e antes disso ela n tinha feito nd ai n poderia saber. O soro pode te sido a causa da diarreia e ter esse tom vermelho escuro? Oq eu posso fazer pra ela melhora logo
Luísa Savala
Oi Raffaell! Sem ver o seu cachorro não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
De qualquer forma, temos um artigo sobre cachorro com diarreia com sangue que pode te ajudar com algumas informações, confira: https://www.peritoanimal.com.br/cachorro-com-diarreia-com-sangue-causas-e-tratamento-22853.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Raffaell
Obrigada. Mas ela se foi!
Remédio caseiro para cachorro com diarreia com sangue