Partilhar

Como saber se o cachorro está com febre

Por Aline Kitamura Prata, Estudante de Medicina Veterinária. 13 dezembro 2017
Como saber se o cachorro está com febre

Ver fichas de  Cachorros

Em nós humanos é um costume bastante popular colocar a mão na testa e nuca do corpo para verificar se uma pessoa está com febre. Igualmente, com cães, há um certo hábito de achar que um cachorro com nariz seco e quente apresenta febre, porém, diferentemente de nós humanos, isso não é bem verdade.

Cães possuem uma temperatura mais elevada em relação a nós humanos, e deve-se ter isso em mente ao medirmos a temperatura corporal de um cachorro a fim de verificarmos se ele está com febre ou não. Neste artigo do PeritoAnimal vamos te explicar como saber se o cachorro está com febre. Continue lendo!.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu gato tem febre

Como saber se o cachorro está doente

Atualmente, os cães passaram a ser tratados como filhos e membros da família, daí vem uma maior preocupação em relação a saúde e bem-estar dos nossos peludos. Diferente de quando ele era apenas um animal a ficar no quintal da casa e com o qual o tutor tinha pouco contato, o que acabava por não permitir que os primeiros sintomas fossem notados rapidamente. Agora, com os cães dentro de casa e muitas vezes, até dormindo com seus donos, eles estão mais próximos de nós e de nossa rotina, o que permitiu tornar-se mais fácil notar as alterações de comportamento que são indicativas de que a saúde do cãozinho não anda bem.

Sintomas, portanto, que podem indicar que seu cachorrinho anda doente são alterações bruscas de comportamento, por exemplo, um cachorro calmo e manso que passou a demonstrar sinais de agressividade. Outros sinais podem incluir apatia em que o cão não responde a estímulos, falta de apetite, vômito, diarreia, desmaios, convulsões, ingestão excessiva de água, etc.

De qualquer forma, mesmo que o cão não esteja apresentando nenhum sintoma como estes apresentados, porém você notou mudanças em seu comportamento, leve-o ao veterinário. Este procederá com o atendimento ao cãozinho de forma a averiguar se ele está com dor, ou o que realmente se passa. Veja estes outros cinco sinais de que seu pode estar com dor.

Quais são os sinais da febre no cachorro

É raro um cachorro apresentar febre sem estar apresentando algum outro sinal de infecção, pois a febre é um sintoma e não a doença em si. Além disso, a febre no cachorro pode ser sintoma de qualquer doença desde infecções leves até as mais graves e fatais, e podem ser causadas por bactérias, fungos ou vírus.

A temperatura corporal normal dos cães pode variar entre 37,5°C a 39,5°C, portanto uma temperatura abaixo disso ou acima disso já é motivo para procurar um veterinário, sendo que temperaturas acima de 40°C são consideradas perigosas e caso de emergência, devendo-se procurar um médico veterinário imediatamente, pois pode ser fatal.

Tendo isto em mente, os sintomas clássicos de febre que um cachorro pode apresentar são:

  • Apatia, geralmente vista pelo tutor como tristeza.
  • Secreção nasal.
  • Mal-estar.
  • Sonolência.
  • Perda de apetite.
  • Olhos opacos e sem brilho.
  • Vômitos.
  • Diarreia.
  • Tremores no corpo.

Outros sinais como nariz seco, nariz quente ou orelhas quentes nem sempre são sinais de que o cão está com febre, então, a única forma realmente eficaz de se averiguar é por meio da aferição da temperatura corporal com o auxílio de um termômetro, seja ele retal ou auricular.

Como medir a temperatura do cachorro

Para medir a temperatura do cachorro, procure um local com pouco barulho e tenha, pelo menos, o auxílio de alguém para segurar o cachorro, pois pode se tratar de um processo um tanto quanto incômodo para o cachorrinho. É importante escolher um momento adequado, por exemplo, quando o cão estiver descansando ou em estado de repouso em local com sombra, e não quando o cão estiver deitado ao sol ou logo após se exercitar. Deve-se efetuar a descontaminação adequada do termômetro e introduzir apenas a sua ponta no reto do animal, de forma que fique encostada em uma das paredes laterais do ânus.

É importante ressaltar que esta técnica, por ser um pouco delicada, exige prática para não machucar o cachorro, então se estiver se sentindo inseguro quanto a realizá-la e suspeitar que seu cãozinho está com febre procure a orientação de um médico veterinário.

Para mais informações sobre como medir a temperatura do cachorro, leia o nosso artigo completo sobre essa matéria.

Termômetro para cachorro

Existem ainda, como opção no mercado pet, termômetros auriculares especializados para cães e termômetros com sensores infravermelhos. Com este tipo de termômetro para cachorro, você nem precisa encostar no animal além de ter a capacidade de ser bem preciso. Porém, este termômetro para cachorro é vendido com valores um pouco acima da média para uso doméstico, sendo mais comum seu uso em clínicas e hospitais veterinários de grande porte.

Como saber se o cachorro está com febre - Termômetro para cachorro

Como baixar a temperatura ou a febre do meu cachorro

Se for constatado que seu cão está realmente com febre, a febre cessará quando seu cão estiver sendo tratado da doença que o levou a manifestar a febre em primeiro lugar.

Jamais medique seu cachorro por conta própria apenas para a febre, pois além de mascarar o sintoma que pode ser importante para fechar o diagnóstico, medicamentos antitérmicos usados por humanos como paracetamol, aspirina, entre outros, são tóxicos e extremamente prejudiciais aos cães. Portanto, apenas o médico veterinário saberá o tratamento e medicamentos corretos de acordo com a doença que foi diagnosticada.

O que você pode fazer em casa, é monitorar para que a febre do animal não suba demais, e se mesmo com o tratamento a febre não cessar é preciso avisar o veterinário que está acompanhando o caso.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se o cachorro está com febre, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Como saber se o cachorro está com febre

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Marcia
Meu cachorro está com as orelhas quente barriga a boca acho que está com febre mas não tenho nada para dar ele o que posso fazer .não está comendo e muito triste.

Como saber se o cachorro está com febre
1 de 2
Como saber se o cachorro está com febre

Voltar ao topo da página