Partilhar

Remédio para cachorro com diarreia e vômito

Por Carolina Costa, Médica Veterinária. 30 maio 2019
Remédio para cachorro com diarreia e vômito

Ver fichas de  Cachorros

A diarreia e o vômito são situações muito comuns na prática clínica veterinária e acometem muito cães e gatos durante algum período da sua vida. Eles são a resposta do organismo do animal para tentar eliminar corpos estranhos ou toxinas.

Se você se encontra em uma situação de cachorro com diarreia ou cachorro vomitando e com falta de apetite, saiba que esses sintomas são um alerta de ele está passando mal. Você se deve preocupar, mas não se assustar, existem certas causas de cachorro com diarreia e vômito que são simples e fáceis de tratar. Neste artigo do PeritoAnimal, vamos explicar a você quais os remédios para cachorro com diarreia e vômito e como proceder nessa situação.

Cachorro com diarreia - Causas comuns

Geralmente, em algum período da vida do animal, ele vai ter diarreia e/ou vômitos (a chamada gastroenterite) e você deve estar preparado para saber atuar nessas situações.

Existem diversas causas para vômitos e diarreia em cachorros:

  • Estresse
  • Alterações da dieta
  • Ingestão excessiva ou rápida de alimentos ou água
  • Corpos estranhos
  • Bolas de pelo (mais comum em gatos)
  • Intolerâncias ou alergias alimentares
  • Infeções bacterianas, virais ou parasitárias
  • Alterações nos órgãos (esôfago, estômago, intestino, fígado, pâncreas, vesícula biliar, rim, etc.)
  • Tumores

Acima de tudo, é importante que você saiba que uma diarreia e/ou vómitos persistentes (há mais de 24 horas) é sempre motivo de preocupação devido aos desequilíbrios de eletrólitos e à desidratação que o animal pode sofrer. Por isso, nestas situações cachorro com diarreia deve sempre pedir ajuda ao veterinário para tratar o problema com algum remédio para cachorro com diarreia e vômito ou tratamento mais adequado.

Cachorro vomitando e com diarreia, o que fazer?

Se o seu cachorro é filhote, idoso ou está muito debilitado, você não deve experimentar nenhum remédio para cachorro com diarreia e vômito sem antes levar o seu amigo ao veterinário.

Remédios para cachorros adultos com diarreia e vômito

A seguir damos algumas dicas de como proceder e quais os remédios utilizados em cachorros adultos com gastroenterite:

  1. Para começar você deve retirar a ração do seu cachorro com diarreia durante aproximadamente 8 a 12 horas, não fornecendo qualquer tipo de guloseima ou biscoitos. Porque se ele está irritando o trato gastrointestinal vamos estar sempre estimulando a produção de ácidos e a motilidade gastrointestinal.
  2. A água deve estar sempre à disposição (você não deve retirá-la nunca). Um truque para ajudar no aumento da ingestão de água é colocar na água de bebida um pouco de caldo de frango para aumentar a palatabilidade da mesma.
  3. Depois de esse pequeno jejum, inicie a dieta branca até voltar ao normal, que se baseia em fornecer pequenas porções de arroz e frango cozidos (sem condimentos e ossos) para acalmar o estômago e intestino do cachorro com diarreia.
  4. Se 1 a 2 horas depois da ingestão da dieta branca o animal não estiver vomitando, você pode dar mais porções de frango e arroz cozidos.
  5. Para fazer a transição entre a dieta branca e a ração, você deve introduzir aos poucos a ração com o frango e arroz misturados, ir retirando pequenas porções de frango a cada dia e deixando sempre um pouco mais de ração a cada dia, até que fique apenas a ração.
  6. O uso de probióticos é recomendado como remédio para cachorro com diarreia para restablecer a flora intestinal, reparar a barreira intestinal e aumentar as defesas do organismo. Os mais conhecidos são a inulina, os FOS (fruto-oligossacáridos), GOS (galacto-oligossacáridos) e a lactulose, encontrados em certos alimentos. Existem probióticos para cachorros que são adequados para casos como este.
  7. Existem ainda os prebióticos que impedem o sobrecrescimento dos microrganismos da flora intestinal. Os iogurtes são um bom exemplo de prebióticos, contudo o seu uso em animais é ainda controverso devido à sua eficácia e aos efeitos adversos da intolerância à lactose.
  8. No final, avalie a evolução do seu cachorro e observe se a diarreia e o vômito persistem. Caso persistam, peça ajuda veterinária.

Remédios caseiros para cachorro com diarreia e vômito

Existem algumas plantas que são utilizadas em cachorros com distúrbios gastrointestinais que podem ser adicionados na água de bebida ou diluindo a ração:

Aloe vera (ou babosa)

A babosa é uma planta muito utilizada para curar feridas e ajudar na sua cicatrização. No entanto, ela também pode ser utilizada para problemas digestivos. Na forma de suco, pode aplicar diretamente na boca do cachorro através de uma seringa, na água de bebida ou no alimento cerca de 1mL três vezes ao dia (dependendo do peso vivo do animal).

Camomila

A camomila é um dos remédios caseiros para cortar vômito de cachorro porque apresenta propriedades anti-inflamatórias e é indicada para úlceras, feridas, dermatites, animais estressados e com problemas gastrointestinais, ajudando a controlar o vômito e o enjoo. Bastam duas colheres de chá ou uma colher de sopa de flores de camomila em cerca 500mL de água para infusão (chá), esquentar, coar e fornecer na água de bebida depois de resfriar.

Canela

A canela, nas quantidade adequadas, pode ser muito boa para tratar nauseas, vômitos e para acalmar o trânsito intestinal de um cachorro com vômito e diarreia. Utilize metade de uma colher de chá ou um pau de canela para uma xícara de água, deixe refriar, coe e forneça na água de bebida.

Gengibre

É um dos remédios caseiros para cortar vômito de cachorro e para o controlar. Utilize certa de 500mL de água e coloque pequenos pedaços de gengibre e leve ao lume até ferver. Deixe resfriar e retire os pedaços. Pode ir fornecendo na água de bebida pequenas quantidades desse chá.

Soja

Existem autores que defendem que umas gotas de molho de soja no alimento promove o sabor do alimento, aumentando o apetite e fornecendo aminoácidos e sódio que possam ter sido perdidos nos episódios de diarreia.

Estas soluções também podem ser utilizadas como remédio para cachorro com vômito e diarreia com sangue ou para cachorro com diarreia escura, mas não se esqueça que o sangue (seja ele de cor viva ou escura) pode ser indicativo de algo mais grave que os remédios caseiros podem não resolver.

Cachorro com diarreia e vômito, quando se preocupar?

Caso estes remédios não resolvam o problema, é hora de visitar o médico veterinário para o ajudar a diagnosticar o que está causando esses sintomas e possivelmente um remédio para cachorro com diarreia e vômito

Diagnóstico de cachorro com diarreia e vômito

É importante que você explique tudo o que fez e as características do vômito/diarreia:

  • Presença de: muco, sangue ou parasitas
  • Consistência: líquida, pastosa, dura ou normal
  • Coloração: amarela, vermelha, negra, verde ou com pontilhado branco
  • Frequência dos acontecimentos
  • Quantidade expulsa
  • Comportamento do animal

Com a sua ajuda é mais fácil o veterinário incluir ou descartar os possíveis diagnósticos. Além disso, ele vai completar o historial do animal através de um completo exame físico e exames complementares que achar necessário (análises sanguíneas e bioquímicas, exame coprológico, radiografia, ecografia ou endoscopia).

Depois de diagnosticado o problema, o veterinário pode receitar protetores gástricos (como o omeprazol), antieméticos (para controlar o vômito), antibióticos (em casos de infeções bacterianas), anti-inflamatórios, fluidoterapia (para repor os eletrólitos e fluídos perdidos), entre outros fármacos.

Lembre-se que você nunca deve automedicar o seu animal sem consultar previamente o veterinário. Existem casos de automedicação que terminam na morte do animal.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédio para cachorro com diarreia e vômito, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Bibliografia
  • Hall, E. J., Simpson, J.W. e Williams, D.A. (2005) BSAVA Manual of Canine and Feline Gastroenterology. Second Edition, p334.
  • Volkmann, M. Steiner, J.M., Fosgate, G. T., Zentek, J., Hartmann, S. e Kohn, B. (2017) Chronic Diarrhea in Dogs – Retrospective Study on 136 Cases. Journal of Veterinary Internal Medicine, 31 (4): 1043-1055.

Escrever comentário sobre Remédio para cachorro com diarreia e vômito

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Alexandra Jesus
É muito interessante saber quais os produtos que podemos usar e que temos em casa, bem perto.
Carolina Costa
Olá Alexandra!
Obrigada pelo seu comentário e interesse! Ainda bem que gostou!
Importa recordar que apesar de existirem remédios caseiros eles não substituem o médico veterinário para diagnosticar e tratar o problema!

Obrigada pelo interesse!

Remédio para cachorro com diarreia e vômito
Remédio para cachorro com diarreia e vômito

Voltar ao topo da página