Remédio caseiro para cachorro com diarreia com sangue

Remédio caseiro para cachorro com diarreia com sangue

A diarreia em cachorros é comum no dia-a-dia de muitos animais e se torna um problema quando o seu pet a tem e você não consegue ajudá-lo. Este problema gastrointestinal pode ter muitas origens, se apresentar de muitas formas e estar associado a outros sintomas.

No entanto, umas situações são mais graves do que outras e o importante é saber o que fazer para melhorar a condição do seu cachorro. Se você quer saber mais sobre este problema e qual o melhor remédio caseiro para cachorro com diarreia com sangue, continue lendo este artigo do PeritoAnimal.

Cachorro com diarreia com sangue: outros sintomas

A diarreia se define como o aumento da frequência e volume das fezes do animal, surgindo como resultado de doenças que afetam todo o intestino ou partes dele, interferindo o funcionamento normal. Um cachorro com diarreia pode ter todo o sistema digestivo afetado ou apenas parte dele (estômago, fígado, pâncreas, intestino delgado e/ou intestino grosso). E, dependendo da extensão da doença ou problema, pode ter diferentes sintomas associados, como por exemplo:

  • Vômitos;
  • Náuseas;
  • Dor abdominal;
  • Desidratação;
  • Perda de apetite;
  • Perda de peso;
  • Febre;
  • Apatia;
  • Postura e marcha anormais.

A diarreia em cachorro não é uma doença, mas sim um sintoma de uma ou várias doenças. Além do mais, a diarreia pode indicar um certo tipo de doença, enquanto que, quando você estiver diante de um cachorro com diarreia com sangue, pode indicar outro tipo de doença. É muito importante que você saiba que qualquer diarreia não controlada pode evoluir para uma diarreia com sangue, no entanto, a diarreia com sangue também pode surgir subitamente como primeiro sintoma. Por estas razões, você deve controlar muito bem a rotina do seu animal de forma que você possa explicar todo o histórico ao veterinário.

Cachorro com diarreia com sangue: tipos

A cor do sangue na diarreia pode ter várias tonalidades, sendo classificada como:

Cachorro evacuando sangue: hematoquezia

Caracteriza-se pela presença de sangue fresco, de cor vermelho vivo, nas fezes. A hematoquezia está geralmente associada à porção inferior do sistema digestivo (intestino grosso). Nestes casos, o sangue não foi digerido e por isso é expelido na cor natural, podendo surgir envolvido nas fezes ou sob a forma de gotas de sangue separadas. A diarreia desta porção de intestino pode ainda apresentar muco, originando cachorro com fezes gelatinosa com sangue, que pode ser muito grave.

Cachorro evacuando sangue: melena

Caracteriza-se pela presença de sangue digerido, de cor escura, nas fezes e com muito mau cheiro. É geralmente associada à porção superior do sistema digestivo e muitos tutores reconhecem esta situação pelas fezes apresentarem uma aparência de alcatrão. Em casos menos graves, é mais difícil de identificar cachorro com diarreia escura do que com sangue vivo (hematoquezia), uma vez que são necessárias grandes quantidades de sangue gastrointestinal para a cor escura ser identificada nas fezes. Ou seja, cachorros com uma hemorragia gastrointestinal leve a moderada podem não apresentar melena. Este tipo de fezes é mais preocupante, uma vez que pode estar associado a tumores em cães idosos, úlceras gástricas e casos de intoxicações ou envenenamentos graves.

Um pequeno truque para você identificar sangue nas fezes do cachorro é colocar as fezes em papel branco absorvente e observar se surge uma coloração avermelhada no papel. Se isso aconteceu é muito provável que as fezes contenham sangue. No artigo cachorro com diarreia com sangue, você pode encontrar mais informação sobre esse tema, incluindo causas, tratamentos e diagnóstico.

3 remédios caseiros para cachorro com diarreia com sangue

Antes de mais, é importante que você saiba que diarreia e/ou vômitos que persistam há mais de 24 horas são motivos de alerta e de preocupação, devido aos desequilíbrios fisiológicos que o animal pode ter. Por isso, nestas situações deve sempre pedir ajuda ao veterinário para tratar o problema. É igualmente importante relembrar que, se o animal está muito debilitado, é filhote ou idoso, você não deve nunca auto-medicá-lo e que um simples remédio caseiro pode não resolver nada.

  • Em primeiro lugar, você deve retirar toda a ração/alimento do seu cachorro durante 12 horas, para ajudar a acalmar a mucosa intestinal;
  • Não retire a água. Deixe sempre água fresca à disposição;
  • No final do jejum recomendado, inicie a dieta branca, a qual consiste em arroz e frango cozidos, sem condimentos ou ossos, e ofereça pequenas porções ao seu pet e avalie a atitude. Durante um a dois dias forneça apenas esse alimento;
  • De seguida, e se o cachorro não tiver tido mais episódios de diarreia, introduza a ração habitual do cachorro junto com a dieta branca, mas em pequenas quantidades e por refeições;
  • Por fim, retome apenas a ração e observe o comportamento do animal.

Se a diarreia persistir, significa que algo mais grave está provocando a diarreia além de uma simples indisposição. Nesse momento, é altura de pedir ajuda ao veterinário. Em seguida vamos lhe dar uma lista com alguns remédios caseiros para cachorros com gastroenterite que tenham diarreia. Estes remédios são utilizados para acalmar o trato gastrointestinal e diminuir a diarreia, mas não param a perda de sangue nem o que a está causando.

Remédio caseiro para diarreia de cachorro com áloe vera (Babosa)

A Aloe vera é muito conhecida pelas suas propriedades curativas e cicatrizantes. No entanto, ela também é muito boa para acalmar o trato gastrointestinal e aliviar sintomas como a diarreia com sangue em cachorro. Pode utilizar sob a forma de suco e aplicar diretamente na boca do cachorro ou na água de bebida cerca de 1 mililitro três vezes por dia.

Remédio caseiro para diarreia de cachorro com canela

Esta especiaria, nas proporções adequadas, pode ser utilizada para controlar enjoos, vômitos e diarreia. Para isso, basta fazer uma infusão numa xícara de chá com um pau de canela ou o equivalente a meia colher de chá de canela moída. Deixe resfriar, coe e aplique na água da bebida ou ofereça diretamente ao cachorro.

Remédio caseiro para diarreia de cachorro com abóbora em lata

A abóbora acalma a mucosa intestinal e previne a diarreia em cachorros. Pode dar pequenos cubos (1-3) junto com a ração. Se o seu cachorro também está vomitando, confira esse artigo do PeritoAnimal sobre remédio para cachorro com diarreia e vômito e saiba mais sobre o tema.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para cachorro com diarreia com sangue, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Bibliografia
  • Hall, E. J., Simpson, J.W. e Williams, D.A. (2005) BSAVA Manual of Canine and Feline Gastroenterology. Second Edition.