Problemas de alimentação

Alimentação para cachorro com diarreia

Alimentação para cachorro com diarreia
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Quando o seu cachorro está doente por ter comudo demasiado ou por ter ingerido alimentos tóxicos ou estragados, ele pode ter vômitos ou diarreia. Nessa situação, a única coisa que queremos é que o nosso pet melhore depressa, não é mesmo? Uma boa alimentação à base de produtos saudáveis é o ideal para aliviar os sintomas nestes casos.

No PeritoAnimal, recomendamos uma alimentação para cachorro com diarreia que vai aliviar o mal-estar gástrico que ele está sofrendo. Contudo, o veterinário deve sempre ser consultado para confirmar se concorda com a administração desta dieta. Não esqueça que apenas temos um objetivo: que o seu cachorro melhore!

Índice

  1. Objetivos de uma dieta leve
  2. Ingredientes a escolher
  3. Porções diárias

Objetivos de uma dieta leve

A alimentação para cachorro com diarreia deve ser leve e está indicada, principalmente, para os pets que estão sofrendo com esse problema, mas também outros problemas de saúde como:

  • Problemas digestivos como diarreia e/ou vômitos
  • Falta de apetite
  • Transição de alimento comercial a dieta natural caseira
  • Recuperação de cirurgias
  • Alguns tipos de câncer

Contudo, os objetivos desta dieta leve para cachorros são os mesmos - garantir que o cachorro está nutrido e hidratado e que consiga digerir o alimento facilmente. Sempre, de acordo com as causas, o veterinário terá os melhores conselhos para você. No caso de animais mais debilitados, a carga energética deve ser alta, pelo que deve haver um foco maior nas proteínas e calorias.

Ingredientes a escolher

Se o seu cachorro tem diarreia, é muito provável que tenha fome e que esteja desidratado, pelo que você deve evitar o seu sofrimento desnecessário. Comece por oferecer pequenas porções para ver como tolera o alimento.

O objetivo não é ingerir tudo o que perdeu nem que passe fome, mas você deve avançar com cuidado. A dieta dele deve ser composta pelas seguintes porcentagens:

  • 80% de carne bovina, frango ou peixe sem gordura e sem ossos
  • 20% frutas e/ou verduras

Dentro das carnes (ou peixes) escolha as que contêm menos gorduras como o frango, o coelho, o peru ou a merluza. Deve oferecer a carne crua, uma que é mais difícil de digerir quando é cozida. Para quem não gosta da ideia de oferecer carne crua com medo de salmonela, embora os cachorros adorem comer a carne desse jeito, pode grelhar em ambos os lados. Evite usar condimentos, adicionando apenas um pouco de sal para que beba água, pois a diarreia provoca uma grande perda de líquidos Contudo, não esqueça que o sal não é bom para os cachorros, apenas deve ser oferecido neste caso específico.

As verduras e/ou frutas devem ser de fácil digestão, como a maçã, a cenoura, a abóbora, a batata, etc, evitando verduras de folha ou cítricos. Se forem cozinhadas, podem ser digeridas mais facilmente do que cruas (podem ser cozidas).

também pode adicionar um ovo mexido na frigideira (sem gordura) em pequenas quantidades, uma vez que é muito nutritivo e reforça as defesas do cachorro, além de ser rico em cálcio.

Se o veterinário recomendar uma dieta líquida, que costuma ser específica para depois de uma cirurgia, especialmente do trato digestivo, pode optar por um caldo de frango natural (não industrial). Ferva o frango com água e um pouco de sal, sem nunca usar legumes como a cebola ou o alho francês, pois são alimentos nocivos para cães. Com oi caldo, será possível hidratar o cachorro e estimular o seu apetite aos poucos até que ele consiga tolerar os sólidos. Também pode preparar uma sopa de arroz espessa.

Alimentação para cachorro com diarreia - Ingredientes a escolher

Porções diárias

Não esqueça que um cachorro doente estará fraco e, assim que começar se sentindo melhor, necessitará de mais comida que, em alguns casos, deve ser regulada para que não volte a ficar doente. As tomas devem ser distribuídas, 4 a 5 vezes por dia em um cachorro adulto (que normalmente come entre 1 e 2 vezes por dia) em menor quantidade. Desse jeito, o trato digestivo trabalhará mais facilmente e sobrecargas indesejadas serão evitadas.

Normalmente, a diarreia dura entre 2 e 3 dias e será necessário ver uma evolução, mas não esqueça que a flora intestinal necessita de se repôr e isso leva o seu tempo. Para melhorar a flora intestinal, você também pode adicionar iogurte ou kefir à dieta, sempre em pequenas quantidades. Outra coisa a considerar é possível fazer um puré com todos os alimentos inlcuídos na lista da alimentação para cachorro com diarreia para favorecer a digestão e garantir que os nutrientes são bem assimilados.

Alimentação para cachorro com diarreia - Porções diárias

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentação para cachorro com diarreia, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
A sua avaliação:
Valneide Silva
Boa noite mim ajude minha cachorrinha está vomitando e com diarréia o que posso da 😭
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Valneide. Apenas um veterinário ou veterinária pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Priscila e Roberto
Vocês salvaram minha filhote de Rotweiler que começou ter reações graves após a vacina e onde moro não tem fácil acesso para cidade devido não termos carro, sou eternamente grata , vou divulgar muito o canal.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Ficamos muito felizes em poder ajudar!!!
A sua avaliação:
Serafim
Meu cachorro filho de bumastife está muito doente o que fazer para melhorar
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Serafim. Apenas um veterinário ou veterinária pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Stefany
Minha cachorrinha está com diarreia e essa diarreia está saindo com sangue.
Se for uma doença qual o nome ?
E qual é o tratamento pra isso ?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Dyon marcos silva Alves
Boa noite meu cachorro esta a treis dias sem comer normalmente esta sem apetite esta com diarrria e esta recogitando a agua que bebe oque serar a causa disto ... obs ele esta esperto
A sua avaliação:
Renilda Elias dos santos
Meu pet está triste .não quê comer está com diarreia e não consegue sê levantar .
silvania
boa tarde, tenho uma pinscher, está com 4 quilos, faz 2 meses e meio que está com diarreia, fiz exames e ultrassom, consta irritação gástrica e intestinal. Comprei a ração para intestino, probiótico e ela não quer comer a ração, quer comer a comida que estamos comendo, estou no 3 antibiótico e ela não melhora a diarreia, já levei em 3 veterinários, não sei mais o que fazer. Estou pensando em entrar com comida ao invés de ração, o que me indicam? Obrigada
Ivana
Minha Pit bull tem 2 meses..
Está com muita diarreia e muito magra.. o que pode ser ..??
Luísa Savala
OI Ivana! Sem ver a sua cachorra não conseguimos dar nenhum diagnóstico.
Ela realmente está muito magra, recomendamos que você busque um médico veterinário o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
fabio rodrigues
oi bom dia meu cachorro está com diarreia e não come há um dia e meio esta ficando muito magro,oque posso fazer? .
Luísa Savala
Oi Fabio! Tal como referido no artigo a alimentação de um cachorro com diarreia deve ser leve e ter a ingestão de muita água. Se você já tentou essas alternativas, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Lilian Ramos
Nossa levei um.susto quando vi seu nome kkkkkk
Bruna Alves Machado
Bom dia! O meu cachorro teve diarreia muito escura e aquosa, não está comendo a um dia e tomou muita pouca água. O que pode ser?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Bruna! Este artigo indica algumas das possíveis causas: https://www.peritoanimal.com.br/meu-cachorro-nao-come-e-esta-triste-o-que-fazer-22498.html É importante que você consulte o seu médico veterinário de confiança.
A sua avaliação:
Bruno Scariot
Olá! Excelente matéria! Sou médico veterinário e trabalho inclusive com nutrição saudável de cães. Na clínica reparo diariamente os problemas que as rações comerciais causam.
E saber que o alho, por exemplo, é um excelente antiparasitário! Babosa para peles e etc...
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Bruno! Valeu pelo comentário e obrigada por acompanhar a nossa página!
Nycoly Oliveira
A Minha Cachorra Tem esses sintomas ai,E ela começou a ficar meio estranha, sem querer comer,vomitando primeiramente e depois começou uma diarréia terrível, ela esta melhorando um pouco pq já esta levantando e andando por causa do soro q estou dando mas continua a diarréia e esta muitos dias (Uma semana) sem comer,estava biliscando só mas n esta mais,oque eu poderia fazer??
Luísa Savala
Oi Nycoly! Você já tentou as dicas do artigo?
Recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
1 de 3
Alimentação para cachorro com diarreia