Alimentação para cachorro com diarreia
Ver fichas de Cachorros
Quando o seu cachorro está doente por ter comudo demasiado ou por ter ingerido alimentos tóxicos ou estragados, ele pode ter vômitos ou diarreia. Nessa situação, a única coisa que queremos é que o nosso pet melhore depressa, não é mesmo? Uma boa alimentação à base de produtos saudáveis é o ideal para aliviar os sintomas nestes casos.
No PeritoAnimal, recomendamos uma alimentação para cachorro com diarreia que vai aliviar o mal-estar gástrico que ele está sofrendo. Contudo, o veterinário deve sempre ser consultado para confirmar se concorda com a administração desta dieta. Não esqueça que apenas temos um objetivo: que o seu cachorro melhore!
Objetivos de uma dieta leve
A alimentação para cachorro com diarreia deve ser leve e está indicada, principalmente, para os pets que estão sofrendo com esse problema, mas também outros problemas de saúde como:
- Problemas digestivos como diarreia e/ou vômitos
- Falta de apetite
- Transição de alimento comercial a dieta natural caseira
- Recuperação de cirurgias
- Alguns tipos de câncer
Contudo, os objetivos desta dieta leve para cachorros são os mesmos - garantir que o cachorro está nutrido e hidratado e que consiga digerir o alimento facilmente. Sempre, de acordo com as causas, o veterinário terá os melhores conselhos para você. No caso de animais mais debilitados, a carga energética deve ser alta, pelo que deve haver um foco maior nas proteínas e calorias.
Ingredientes a escolher
Se o seu cachorro tem diarreia, é muito provável que tenha fome e que esteja desidratado, pelo que você deve evitar o seu sofrimento desnecessário. Comece por oferecer pequenas porções para ver como tolera o alimento.
O objetivo não é ingerir tudo o que perdeu nem que passe fome, mas você deve avançar com cuidado. A dieta dele deve ser composta pelas seguintes porcentagens:
- 80% de carne bovina, frango ou peixe sem gordura e sem ossos
- 20% frutas e/ou verduras
Dentro das carnes (ou peixes) escolha as que contêm menos gorduras como o frango, o coelho, o peru ou a merluza. Deve oferecer a carne crua, uma que é mais difícil de digerir quando é cozida. Para quem não gosta da ideia de oferecer carne crua com medo de salmonela, embora os cachorros adorem comer a carne desse jeito, pode grelhar em ambos os lados. Evite usar condimentos, adicionando apenas um pouco de sal para que beba água, pois a diarreia provoca uma grande perda de líquidos Contudo, não esqueça que o sal não é bom para os cachorros, apenas deve ser oferecido neste caso específico.
As verduras e/ou frutas devem ser de fácil digestão, como a maçã, a cenoura, a abóbora, a batata, etc, evitando verduras de folha ou cítricos. Se forem cozinhadas, podem ser digeridas mais facilmente do que cruas (podem ser cozidas).
também pode adicionar um ovo mexido na frigideira (sem gordura) em pequenas quantidades, uma vez que é muito nutritivo e reforça as defesas do cachorro, além de ser rico em cálcio.
Se o veterinário recomendar uma dieta líquida, que costuma ser específica para depois de uma cirurgia, especialmente do trato digestivo, pode optar por um caldo de frango natural (não industrial). Ferva o frango com água e um pouco de sal, sem nunca usar legumes como a cebola ou o alho francês, pois são alimentos nocivos para cães. Com oi caldo, será possível hidratar o cachorro e estimular o seu apetite aos poucos até que ele consiga tolerar os sólidos. Também pode preparar uma sopa de arroz espessa.
Porções diárias
Não esqueça que um cachorro doente estará fraco e, assim que começar se sentindo melhor, necessitará de mais comida que, em alguns casos, deve ser regulada para que não volte a ficar doente. As tomas devem ser distribuídas, 4 a 5 vezes por dia em um cachorro adulto (que normalmente come entre 1 e 2 vezes por dia) em menor quantidade. Desse jeito, o trato digestivo trabalhará mais facilmente e sobrecargas indesejadas serão evitadas.
Normalmente, a diarreia dura entre 2 e 3 dias e será necessário ver uma evolução, mas não esqueça que a flora intestinal necessita de se repôr e isso leva o seu tempo. Para melhorar a flora intestinal, você também pode adicionar iogurte ou kefir à dieta, sempre em pequenas quantidades. Outra coisa a considerar é possível fazer um puré com todos os alimentos inlcuídos na lista da alimentação para cachorro com diarreia para favorecer a digestão e garantir que os nutrientes são bem assimilados.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentação para cachorro com diarreia, recomendamos que entre na nossa categoria de Problemas de alimentação.