Partilhar

Porque meu gato me morde

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 31 outubro 2018
Porque meu gato me morde

Ver fichas de  Gatos

Todos os proprietários de gatos gostam de fazer carinhos enquanto eles estão ronronando, mas este momento de relaxamento pode converter-se em um pesadelo quando o nosso gato nos ataca repentinamente e sem aviso prévio nos arranho ou nos morde. Noutros casos pode acontecer que ele fuja de você.

A maioria dos ataques acontece quando acariciamos o nosso gato ou quando estamos brincando com ele, mas alguns donos temem ataques do seu gato inclusivamente quando estão tranquilamente sentados assistindo televisão ou quando estão dormindo. Os ataque e a sua gravidade variam muito dependendo dos casos.

Para resolver este problema a primeira coisa a fazer é entender a causa destas agressões. Neste artigo do PeritoAnimal.com vamos ver as diferentes razões que explicam porque o seu gato ataca.

Também lhe pode interessar: Porque meu gato me morde quando faço carinho

Agressão por problemas médicos

Se de repente o seu gato tem um comportamento agressivo, a primeira coisa a fazer é levá-lo ao veterinário para verificar que não tem nenhum problema de saúde.

A raiva ou um problema hormonal podem causar comportamentos agressivos, mas se a causa é um problema de saúde, uma motivo muito frequente é a artrite. Alguns gatos com problemas neurológicos podem ter momentos repentinos de dor muito intensa.

Se o exame físico do seu gato feito pelo veterinário não conseguir isolar o problemas, é possível que uma radiografia o consiga fazer.

Porque meu gato me morde - Agressão por problemas médicos

Agressão por brincadeira

Os gatos são predadores e é algo inato neles realizar condutar de brincadeira quando são filhotes para treinarem a caça de presas reais quando forem adultos. Efetivamente não é raro ver um gatinho atacando e mordendo sem magoar os pés ou as mãos do dono, e por muito lindo que pareça este tipo de comportamento, se continuar na idade adulta será um problema.

Os ataques e mordidas na brincadeira são comportamentos frequentes nos gatinhos jovens e quando se mantem na idade adulta é porque o gato "aprendeu" este comportamento.

Frequentemente são os próprios donos do gato que o ensinam a atacar em tom de brincadeira. Quando o gato é pequeno brincam com ele movendo as suas mãos ou os seus pés como se fossem presas para o gatinho as atacar, porque quando o gatinho faz isso pode parecer gracioso e engraçado- No entanto, com este ato estamos ensinando um comportamento que manterá na idade adulta, não por maldade mas sim por diversão e porque realmente pensam que o podem fazer.

Outra causa dos ataques em tom de brincadeira é o aborrecimento. Brincar com o nosso gato com objetos desenhados para isso em vez de o fazer com as mãos ou pés é algo que deve fazer. Mas se estas sessões de brincadeira são pouco frequentes ou se o nosso gato passa o seu dia num recinto fechado sem fazer nada, é natural que fique muito excitado e acumule energia que pode ser libertada em um ataque como forma de chamar a atenção.

Por vezes, o gato lambe e depois morde. Leia o nosso artigo para entender esse comportamento.

Porque meu gato me morde - Agressão por brincadeira

Agressão ou mordida por medo

Um gato que tem medo adota tipicamente um posição agachada com as orelhas para trás e com o rabo curvado para dentro, inclinando o seu corpo para trás para se afastar da ameaça.

O gato assustado tem três opções: fugir, imobilizar-se ou atacar. Se um gato assustado não tem escapatória e a "ameaça" continua presente depois de se imobilizar por uns segundos, é muito provável que ataque.

Um gato que não tenha sido socializado adequadamente quando tinha entre 4 a 12 semanas pode ser medroso e desconfiado com os humanos e ter este comportamento. Mas também pode acontecer com um gato corretamente socializado que está num novo meio ambiente, ou com um desconhecido ou que está na presença de um objeto novo que o pode assustar como um secador em funcionamento.

Porque meu gato me morde - Agressão ou mordida por medo

Agressão territorial

Um gato pode atacar um humano para defender uma zona da casa que considera sua: o humano é então considerado como uma ameaça que poderia roubar o seu território.

Este tipo de agressão ocorre geralmente com estranhos ou pessoas que não costumam vir muitas vezes a casa. Os gatos que têm esta conduta costumam urinar na zona que consideram como o seu território para o marcar. Descubra como evitar que o seu gato urine em casa.

Porque meu gato me morde - Agressão territorial

Agressão por dominância

Alguns gatos agem com os seus donos como se fossem outros gato e tentam dominá-los para ficar por cima na ordem hierárquica do lar. Os gatos começar a mostrar sinais sutis de agressão que no começo o dono pode interpretar, erradamente, como um jogo, mais à frente o gato grunhe ou sopra para os seus dono e pode morder ou arranhar.

Os gatos dominante costumam também ser muito territoriais, fazendo com que a agressão por dominância seja acompanhada com a agressão territorial.

Porque meu gato me morde - Agressão por dominância

Agressão redirecionada

A agressão redirecionada é um fenômeno peculiar que consiste em que um gato aborrecido ou estressado com alguma coisa ou alguém não ataca a pessoa ou o animal em causador do seu problema mais o seu dono, redirecionando a agressão para ele. A tensão devida a esse problema que o gato enfrentou pode ser retida por um longo período de tempo e só atacará mais tarde.

A vítima do ataque do gato não tem nada a ver com o motivo da sua raiva, mas pode acontecer que o gato volte a ver a sua vítima e se lembre do problema/tensão voltando a atacar novamente.

Porque meu gato me morde - Agressão redirecionada

Agressão porque já não quer ser acariciado

Um gato pode atacar poque não quer que lhe dê mais carinhos, e isso pode acontecer por duas razões:

  • Uma das causas é que o gato não tenha sido socializado adequadamente e não entenda as intensões amistosas de um humano que o acaricia.
  • A outra causa é que simplesmente não está acostumado a receber mimos ou é muito sensível e ao fim de um tempo chateia-se e morde por estar irritado.
Porque meu gato me morde - Agressão porque já não quer ser acariciado

Agressão maternal

Todas as gatas que são mães de filhotes são muito protetoras com eles, e se perceberem uma ameaça podem atacar pessoas ou animais em quem normalmente confiam. Esta reação acontece devido aos hormônios do gato e é mais intensa durante a primeira semana depois do parto. Com o tempo esta atitude diminui progressivamente.

Porque meu gato me morde - Agressão maternal

Como gerir a situação

Cada caso é diferente e requer uma gestão específica, agora que leu este artigo pode saber porque o seu gato morde e ataca e será mais fácil adequar o seu comportamento para solucionar a situação.

O importante é ser sempre paciente com o seu gato e não colocá-lo em uma situação de medo ou de estresse que provoque este tipo de reação agressiva. Pode utilizar o reforço positivo, como os carinhos ou um pedacinho de queijo quando o seu gato se portar bem.

Com paciência e compreendendo as razões do comportamento do seu gato poderá ajudá-lo a melhorar o seu comportamento.

Porque meu gato me morde - Como gerir a situação

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque meu gato me morde, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário sobre Porque meu gato me morde

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
Luana
Olá! Gostaria de saber o que estar acontecendo com a minha gata.Sempre quando estou deitada na cama ela vem e deita em cima de mim depois começa a me lamber e em seguida me morde com força e em outra situação ela mia várias vezes seguida eu faço carinho depois eu paro aí, ela começa a me dar cabeçadas e me pega de surpresa com um tapa no rosto seguido de arranhão de imediato a repreende com um não forte mas no fundo estou com medo dela esse tipo de comportamento tem acontecido do nada como devo me proceder diante desse situação? Obrigada!
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Luana! Esse artigo pode de ajudar a entender porque sua gata tem esses comportamentos e o que fazer: https://www.peritoanimal.com.br/meu-gato-me-morde-e-arranha-o-que-fazer-20759.html
Mary
Oieh, eu só sou uma criança meu gato ele me morde mas e com brincadeiras e as vezes não, ela se esconde pra eu achar mas como acho ele, ele me mordo, ele fica de traz da curtina como eu parso ou minha mãe e etc....... Ele atacam
Lara
Meu gato é muito agressivo,qualquer coisa que eu faço ele me morde. Ele está com manias muito diferentes como fazer xixi pela casa,bagunçar as plantas da casa,roubar comida... Faço de tudo mas nada adianta.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Lara! Esse artigo pode te ajudar a entender as causas e soluções de um comportamento agressivo no seu gato: https://www.peritoanimal.com.br/gato-agressivo-causas-e-solucoes-21337.html
A sua avaliação:
Noemi
Olá! Eu estava acariciando minha gata e ela avançou em mim com muita força, porém qnd eu parava ela volta a pedir mais, e qnd eu voltava a fazer, ela me mordia de novo... Esse comportamento é normal ou devo me preocupar?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Noemi! Tente perceber se é o tipo de carinho que você faz ou o local que ela não gosta. Antes que ela ataque quando está fazendo carícias, observe se ela mostra sinais de que já não está gostando, como abanar a cauda ou mover as orelhas para trás. Este artigo pode ajudar você a compreender melhor a linguagem corporal dos gatos: https://www.peritoanimal.com.br/linguagem-corporal-dos-gatos-3148.html
Lívia Alves
meu gatinho tem 2 meses e ele passa o tempo todo mordendo e arranhando, mas por brincadeira, como no post ele trata as nossas mãos e pés como "isca" pra atacar kkkk. queria saber uma maneira de repreendê-lo para ele não fazer isso com tanta frequência, ele está muito agressivo, não pode ver ninguém andando que já pula no pé e ele está começando a morde forte.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Lívia! Quando ele começar a morder, você deve dar um brinquedo para ele atacar e brincar. Quando ele estiver calmo ou a brincar com brinquedo como deve, reforce ele positivamente com carinhos e petiscos próprios. Este artigo pode ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/meu-gato-me-morde-e-arranha-o-que-fazer-20759.html
A sua avaliação:
Andraina
Olá tudo bem? Sempre tiro m8nhas dúvidas nesse blogue...gostaria que me esclarecesse uma dúvida... Eu tenho uma gata e nós mimamos ela muito era o bebê da casa ela teve 3 filhotes e cuidou deles muito bem... Os filhotes tem 7 meses agora e faz uns 15 dias que ela começou ficar agressiva com eles... Os filhotes foram castrados... No começo achamos que poderia estar com dores mas depois vimos que ela ficava agressiva só quando eles estavam perto... Eles ñ podem passar perto dela que ela quer bater neles e fica miando como se fosse estar brigando ou se eles tiverem deitados algum lugar ela chega e dá um peyeleco na cabeça...ou se eles tiverem caminhando ela vai atrás e dá uma mordida nas pernas deles....ah....ela parou de brigar com os gatos da vizinhança que as vezes vem aqui até divide a comida com eles....antes ela surrava todos gatos que apareciam por aqui...agora faz o contrário...pq desse comportamento? E como fazer ela voltar a conviver bem com os filhotes?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Andraina! A situação que você descreve é muito comum. Agora que a gata já não precisa de cuidar deles, não os vê mais como filhos que precisam da proteção dela, mas sim como competição. Os gatos são muito territoriais e caso não tenham recursos suficientes, podem sentir essa necessidade de defender o território deles. As nossas dicas são: adequar o número de bebedouros e comedouros ao número de gatos. Não coloque a comida de todos juntos, separe, para que todos possam comer tranquilos sem se sentirem ameaçados. O número de caixas de areia também é importante, leia este artigo: https://www.peritoanimal.com.br/quantas-caixas-de-areia-por-gato-temos-a-resposta-22390.html
Pedro
Meu gato é de rua, já é adulto e era bonzinho e mansinho nas primeiras semanas, mas ai ele começou a ter comportamentos violentos de noite quando tentam se quer tocar nele e agora esses comportamentos passaram para ser de dia também. Eu acho que é por causa dos meus pais que passaram a brincar de um modo que irrita o gato, fazendo ele ficar atiçado. O que posso fazer?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Pedro! O gato deve ter os brinquedos próprios que estimulem o comportamento de caça e jamais se deve brincar com as mãos. Leia este artigo que pode ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/meu-gato-me-morde-e-arranha-o-que-fazer-20759.html
Giulia
A minha gata nos primeiros meses não apresentou ações agressivas, porém de uns tempos para cá os ataques não só se tornaram corriqueiros como vem aumentando a intensidade. Hoje ela tem quase 1 ano e eu não sei o que fazer. É complicado pois entendo as causas só nao sei a conduta a ser tomada. Acho que não fica claro nos textos que abordam esse assunto.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Giulia! Este artigo tem algumas soluções e condutas que devem ser tomadas: https://www.peritoanimal.com.br/meu-gato-me-morde-e-arranha-o-que-fazer-20759.html
A sua avaliação:
henrique
No final das contas gato é chato msm. Ataques do nada, cheios de não me toque. Se fosse cachorro era melhor amigo desdo primeiro segundo...agora to com um gato que me morde a cada carinho mas deita na minha cama e come minha comida. e eu tenho que ter paciência pra não irritar o deus gato...to frito.
mariana
nao gosta de gato? é simples, nao tenha um!!!!
Victor
Todos sem limite.
Se você stressa um cachorro e entra no espaço de um cachorro, com certeza ele vai te morder também.
Não ponha a culpa no gato se você é inconveniente.
Rubens Cutini Bruzadelle Júnior
O que fazer se o gato apresentar sinais de envenenamento? Meu gato solta muito pelo, o que fazer?
Victor
Envenenamento: Faça-o beber leite e leve imediatamente ao veterinário.
Pelo: Escove-o.

Porque meu gato me morde
1 de 10
Porque meu gato me morde

Voltar ao topo da página