O que precisa saber

Devo ter um ou dois gatos em casa?

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 2 novembro 2018
Devo ter um ou dois gatos em casa?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

O comportamento dos gatos não tem nada a ver com o comportamento dos cachorros, e fruto desta diferença, foram difundidos inúmeros mitos muito longe da realidade, como por exemplo que os gatos são ariscos, que não precisam de cuidados nem de afeto ou que trazem má sorte quando são de cor preta.

No entanto, quando falamos de gatos é importante conhecê-los bem, entender que não são tão sociais como os cães que se estressam muito facilmente quando ocorrem mudanças no seu ambiente, uma vez que eles vivem em harmonia quando consideram que podem ter tudo sob controle.

Se vive com um felino de certeza que já considerou a hipótese de ter um segundo e, nesta altura questionou se deve ter um ou dois gatos em casa. Esta pergunta não tem uma resposta única, por isso vamos abordá-la neste artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Um cachorro pode ter dois tutores?

Índice

  1. Se quer ter dois gatos, o melhor é ser desde o início
  2. Tem os recursos suficientes?
  3. Dois gatos são uma boa opção

Se quer ter dois gatos, o melhor é ser desde o início

Se decidiu adotar um gato e trazê-lo para sua casa, mas depois de um tempo decidiu aumentar a família felina, deve saber que isto é possível e existem muitas formas de conseguir que os dois gatos se deem bem, no entanto, esta situação também acarreta alguns riscos.

É possível que o gato que está em sua casa desde o início não se adapte de forma adequada a esta mudança, mostrando sinais de estresse que podem acabar derivando em comportamentos agressivos, que deve saber que também têm solução. No entanto, é possível que tenha de desempenhar uma boa estratégia de separação de gatos e aproximação progressiva.

Para ser mais fácil, o ideal é adotar dois filhotes de gato, de preferência da mesma família, pois ao contrário dos cachorros, os gatos são mais suscetíveis aos laços familiares tendo uma melhor relação entre irmãos.

Desta forma, ambos os gatos irão se habituar à presença um do outro desde o início e não terão que ter uma resposta de adaptação quando outro felino entra em casa.

Devo ter um ou dois gatos em casa? - Se quer ter dois gatos, o melhor é ser desde o início

Tem os recursos suficientes?

Dois gatos com o mesmo espaço delimitado pela sua família humana, com o mesmo comedouro, bebedouro e caixa de areia, muito dificilmente se irão dar bem, pois cada um deve ter o seu próprio espaço e sentir que pode exercer um total controle sobre o mesmo, caso contrário, o estresse pode aparecer.

É importante que a casa conte com as dimensões adequadas para permitir que cada gato organize o seu território, e coloque os acessórios de um felino a uma distância suficiente do outro gato.

Também é adequado um cômodo grande com uma saída para o exterior, uma vez que desta forma a organização do território ocorre de forma mais natural.

Devo ter um ou dois gatos em casa? - Tem os recursos suficientes?

Dois gatos são uma boa opção

Se as condições lhe permitirem, ter dois felinos em sua casa também tem várias vantagens como as seguintes:

  • Os dois gatos vão sentir-se mais acompanhados e menos aborrecidos.
  • Cada gato ajudará o outro a manter-se em forma, pois vão brincar juntos.
  • Quando dois gatos brincam juntos canaliza-se adequadamente o seu instinto de predadores, e isto diminuirá este comportamento felino com a família humana.

Claro que, antes de tomar esta decisão é importante pensar bem, entendendo que dois gatos requerem o dobro dos cuidados, os quais compreendem tempo, vacinação, comida a consultas veterinárias.

Se decidiu adotar um segundo gato, leia o nosso artigo sobre como acostumar um gato com outro filhote.

Devo ter um ou dois gatos em casa? - Dois gatos são uma boa opção

Se deseja ler mais artigos parecidos a Devo ter um ou dois gatos em casa?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Lee Sun
Olá, tenho uma gata, ela não consegue ter filhos, dá última vez que ela foi tentar ter , ela não conseguiu , eu não entendo ela parece não ter força , ela fica com os filhotes pendurados nela , pq? pode me ajudar?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Lee. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e explicar qual o problema. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
Um abraço!
A sua avaliação:
Giseli
Olá tenho um casal de gatos castrados. E quero adotar mais um, melhor ser macho ou fêmea para adaptação com eles?
Agradeço desde já
A sua avaliação:
Matheus
Olá, tenho um gato macho a 2 anos, quero adotar um filhote mas n sei qual sexo seria melhor para se adaptar com o macho que já tenho, qual o mais indicado? (isso levando em conta que não pretendo castrar nenhum dos dois)
A sua avaliação:
Rose
Gostaria de saber o sexo do meu gato ...ele tem 3 cores ...obrigado
Luísa Savala
Oi Rose! Para saber se o seu gato é macho ou fêmea, confira nosso artigo: https://www.peritoanimal.com.br/como-saber-se-o-gato-e-macho-ou-femea-20016.html
Bruno
Provavelmente é fêmea. É muito raro um gato tricolor ser macho
Joyce
Tenho um gato de 2 anos e agora peguei um de 1 mês na rua. Só que o mais velho não quer aceitar o filhote. Oque devo fazer?
Luísa Savala
Oi Joyce! Nosso artigo sobre como socializar um gato filhote pode te ajudar com algumas dicas: https://www.peritoanimal.com.br/socializar-um-gato-filhote-21622.html
Mariana
Olá, boa noite!
Me dá uma dica por gentileza?
Estou adotando meu primeiro gato e moro num ape de 36m2, eu li uma matéria q um gato sozinho faz mais bagunça q dois, dando o conselho para pegar dois pq eles brincam um com o outro e não se sentem sozinho, por trabalharmos fora de dia e nem destroem a casa hauahauah
Essa informação é válida?
Luísa Savala
Oi Mariana! Tal como referido no artigo: Se as condições lhe permitirem, ter dois felinos em sua casa tem várias vantagens, como as seguintes: Os dois gatos vão sentir-se mais acompanhados e menos aborrecidos, cada gato ajudará o outro a manter-se em forma, pois vão brincar juntos, quando dois gatos brincam juntos canaliza-se adequadamente o seu instinto de predadores e isto diminuirá este comportamento felino com a família humana. Claro que, antes de tomar esta decisão é importante pensar bem, entendendo que dois gatos requerem o dobro dos cuidados, os quais compreendem tempo, vacinação, comida a consultas veterinárias.
A sua avaliação:
Denise Maciel Selmo
Há dois meses perdemos nossa gatinha e o Spock sentiu muito a falta dela. Está miando mais pra tudo, especialmente à noite, mas aos poucos está se adaptando a ser o Rei do pedaço. O que seria melhor para ele em sua opinião? Reintroduzir um gatinho ou deixá-lo sozinho?
1 de 4
Devo ter um ou dois gatos em casa?