Cuidados básicos

Cuidados dos gatos siameses

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 2 novembro 2018
Cuidados dos gatos siameses
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Se decidiu adotar um filhote de gato siamês ou já tem um, deve saber que se trata de um gato com vida prolongada, forte e normalmente muito saudável que além disso cresce a uma velocidade incomum.

Tendo em conta que a esperança de vida de um gato siamês é de cerca de 20 anos, podemos afirmar que têm uma grande esperança média de vida. Ao serem gatos de casa e não andarem a vaguear normalmente pelas ruas, como acontece com outras raças de gatos, não costumam se contagiar com doenças comuns entre os gatos de rua.

Preserve as suas fantásticas caraterísticas físicas com uma boa alimentação e, verá que os cuidados do gato siamês são muito simples. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e aprenda corretamente os adequados cuidados dos gatos siameses.

Também lhe pode interessar: Cuidados dos camarões de aquário

Índice

  1. Controle veterinário do gato siamês
  2. Alimentação do gato siamês
  3. Convivência com o gato siamês
  4. Cuidados do pelo
  5. Cuidado ao repreendê-los

Controle veterinário do gato siamês

Assim que adotar o seu pequeno siamês é fundamental que o leve a um veterinário, para avaliar o seu estado de saúde e confirmar que não tem nenhuma alteração física ou genética evidente. Se o fizer logo depois de o adotar, poderá reclamar ao vendedor no caso de alguma deficiência de origem.

O calendário de vacinações para gatos em dia e as revisões periódicas por parte do veterinário são necessárias para que o seu siamês viva de forma segura e confortável. Consultar o especialista a cada 6 meses será suficiente.

Alimentação do gato siamês

Dependendo da idade que tiver o gato siamês quando o adotar, deverá dar-lhe um tipo de alimentação ou outra. O veterinário irá dar-lhe a orientação alimentar a seguir.

Normalmente os gatos siameses não se devem adotar antes dos três meses de vida. Deste modo, através da convivência com a mãe e irmãos aprenderá com eles os bons hábitos e crescerá equilibrado. É muito importante que mame de forma natural para que seja um gato muito saudável depois.

No início podem alimentá-los, depois de desmamados, com alimento fresco e ração equilibrada. Eles gostam de fiambre de frango e de peru em fatias, mas é importante não lhe dar estes alimentos segurando-os entre os dedos, pois ao comerem com tanta vontade quando acabar o fiambre vão começar nos seus dedos apetitosos com sabor a frango ou peru.

Durante a sua fase adulta deverá proporcionar-lhes ração de qualidade, fundamental para um bom desenvolvimento e uma alta qualidade do pelo. Por fim, na sua fase de idosa, deve oferecer-lhe alimento sênior que cubra as suas necessidade de velhice.

Convivência com o gato siamês

Os gatos siameses são bastante inteligentes, são animais sociáveis que gostam de estar na companhia de outros pets e dos seres humanos.

Os gatos siameses podem conviver com outros animais de estimação, não têm medo dos cachorros e sabem lidar com eles para conviverem bem na casa de ambos. Com os humanos mostram-se muito carinhosos e sociáveis, sempre prontos para receberem carícias.

São bastante limpos e comunicativos, em 24 horas aprendem a usar corretamente a caixa de areia. Quando lhes falta água ou alimento, não hesitem em pedir aos humanos através de miados insistentes. Se não lhes satisfizer estas necessidades de imediato, eles não hesitarão em procurá-lo na sua cozinha em qualquer local fora do seu alcance, pois eles contam com uma agilidade extraordinária.

Esta raça de gatos gosta de brincar com as crianças e suportam de forma paciente qualquer forma que os agarrem ou mexam.

Cuidados do pelo

Os gatos siameses têm uma densa e sedosa camada de pelo curto. É recomendável escová-los umas duas vezes por semana, se o realizar todos os dias demorará menos de um minuto a eliminar o pelo morto e o seu siamês irá sentir-se amado e acariciado. Deverá utilizar uma escova para gatos de pelo curto.

Para conservar a qualidade do pelo é conveniente que o seu gato siamês consuma alimentos ricos em ômega 3. Deverá ler atentamento a composição da ração e constatar que são ricos neste alimento. Se lhes der salmão ou sardinhas, é importante que não lhos dê crus. Ferva estes peixes antes de os oferecer ao seu gato.

Não lhes deve dar banho com frequência, a cada mês e meio ou dois será suficiente. Se vir que o seu gato siamês odeia a água talvez seja bom experimentar alguns truques para o limpar sem lhe dar banho, como usar um xampu seco ou toalhitas úmidas para bebês.

Cuidados dos gatos siameses - Cuidados do pelo

Cuidado ao repreendê-los

Os gatos no geral e os siameses em particular não percebem se os repreender se não os apanhar com as mãos na massa, como se costuma dizer.

Um exemplo: se apanhar o gato a arranhar o canto de um sofá com as suas unhas, mesmo ao lado do arranhador que lhe tinha comprado para não estragar o sofá, deverá aproximá-lo do sítio do sofá que arranhou e dizer um "Não!" firme. Assim o gato irá compreender que você não gosta que ele destrua aquele lado do sofá. Mas é provável que pense que, você prefira que ele faça isso do lado oposto, como se fosse para compensar o aspeto do sofá.

O importante será conservador intato aquele brinquedos que lhe trouce e com tanto esforço ele resiste a arranhar. Por isso, aquilo que deve fazer é ensiná-lo a usar o arranhador.

Se não o repreender no momento em que estiver a fazer algo de errado, ele nunca irá compreender porque você está gritando com ele.

Você adotou recentemente um gato siamês? Veja a nossa lista de nomes para gatos siameses.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados dos gatos siameses, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
A sua avaliação:
obrigada perito anima!
muito obrigada perito animal!tenho uma gatinha siamêsa de dois meses,que é muito ativa isso me ajudou muito!
A sua avaliação:
Gracinda Mari Santos Manarte Caratão
A.minha gata tem 7meses e foi retirar os ovários e dai em diante notei que ela vai à caixa fajer xixi mad já me fez xixi duas vezes ao colo acho que ficou com incontinência urinária o que fazer
Benia
Tenho Uma gatinha isadora ja esta castrada a 2 anos peguei 2 gatinha na rua e mandei castra e pra doação mais só dou se a pessoa realmente amar se não eles fica aqui .O problema é porque a Isadora nao pode se encotra com elas porque a briga e feia.pra eles ir pro quintal tenho que feicha as porta que dá acesso o quintal.nessa foto tem a Isadora ,tigresa,neguinha e linda Maria.
A sua avaliação:
Oi
Lindooo
A sua avaliação:
KimDuda
Olá eu tenho uma gata chamada Daiana. Ela começou a um tempo a urinar sangue (gotas) O que pode ser? Eu já estou desesperada e não tenho condições de pagar um veterinário
Luísa Savala
Oi Kimduda! Nosso artigo sobre gato urinando sangue pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/meu-gato-esta-urinando-sangue-o-que-pode-ser-20933.html
No entanto, sua gata precisa de atendimento veterinário o quanto antes. Uma boa dica é buscar ONGs ou Associações que possam dar ajuda profissional.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Julia Duarte
Tenho uma gatinha siamês e ela é realmente muito brincalhona, mas também muito estabanada rs. De uns dias pra cá, ela não tem mais conseguido pular em lugares altos, ela fica um tempão calculando o pulo mas erra. Depois de errar algumas vezes ela fica envergonhada e se esconde, tadinha. O que pode ser?
Luísa Savala
Oi Julia! O mais indicado é buscar um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Gabriela Magalhães
Tenho um siames lindo e maravilhoso chamado Bigodes, que é muito amado e mimado por toda a família. Adoro ler os vossos artigos sobre gatinhos.AMO GATOS
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Gabriela! Que lindão é o Bigodes. Obrigada por seguir o PeritoAnimal. Continue nos acompanhando!
A sua avaliação:
Célia
Boa tarde eu tenho um gato siameses e levei ele no veterinário e fiz vários exames e descubri que ele tem um rins maior que o outro ele Aidar e filhote e usar uma racao especial ..... Tem dias que ele fica bom é tem época ele começa a babá muito ele não é gato de rua e de casa agora mesmo está babando muito e não sei o que fazer ele só come racao
A sua avaliação:
Claudia
Minha gatinha está com um tipo de problema nas pernas, como se houvesse um deslocamento, porém não reclama de dores, qdo ocorre ela senta e levanta andando normalmente, estou sem condições de pagar uma consulta, pois estou desempregada, amo minha pequena de paixão ela é minha bebezinha, super carinhosa , porém me parte o coração vê-la desta forma. Já procurei por sintomas parecidos e ñ encontrei nada. Ela está se alimentando e fazendo as necessidades normalmente...
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Claudia! Infelizmente, sem fazermos um exame físico e as respetivas provas não podemos ajudar. Ela precisa mesmo ser vista por um médico veterinário pois é a única forma de ter um tratamento correto. Hoje em dia várias clínicas veterinárias têm opção de pagamento em parcelas para pessoas com dificuldades econômicas.
Ana Claudia Martins
Tenho um gato siamês, ja esta com 5 anos eu adotei porque chogaram no lixo quando nasceu, deixei passar 45 dias castrei, vacinas etc. A minha dúvida ele adora me morder, olha que é só eu e ela em casa, manhosa faladeira reclamona, mas nunca encostei a mão nela, ate no meu rosto ela ja arranhou, meus braços são todos arranhados, o que eu posso fazer com essa manhosa.
Sirlene Anacleto de Meira
o meu gato tem medo de outras pessoas e se esconde de tudo tem medo de outros gatos e me morde quando ele não pode sair de dentro de casa e é siameses o que eu faço. Ele se chama fred
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Sirlene! Os gatos realmente são complexos e alguns precisam de mais paciência e tempo para serem conquistados. Leia este artigo que pode ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/porque-o-meu-gato-se-esconde-quando-vem-gente-22282.html
1 de 2
Cuidados dos gatos siameses