Partilhar

Sintomas de velhice em gatos

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 5 novembro 2018
Sintomas de velhice em gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são criaturas espetaculares que, por mais que os anos passem, parece que beberam da fonte da eterna juventude. Mas, embora eles pareçam sempre jovens e reluzentes, como todas as criaturas no mundo, também envelhecem.

Embora não nos demos conta, a velhice nos gatos é um processo que ocorre mais rapidamente que em outros animais, de fato, um gato é considerado adulto quando alcança a idade de 7 anos. Tal como acontece com os seres humanos, uma vez que um gato atinge esta etapa, a sua saúde começa a decair e a mostrar sinais de envelhecimento.

Como companheiros humanos dos nossos pets, é importante conhecer quando começa essa fase para tomar as medidas adequadas e proporcionar-lhe o estilo de vida mais ideal. Convidamos você a ler o nosso artigo do PeritoAnimal poderá descobrir quais são os sintomas de velhice em gatos.

Também lhe pode interessar: 10 sinais de velhice no cachorro

Cabelos grisalhos

Não espere que o seu gato passe de preto a branco, mas deve saber que os gatos também ficam com cabelos grisalhos. Este é um sinal de que a sua pele está envelhecendo e embora o seu pelo não mude completamente, poderá ver os cabelos brancos no seu gato na região da boca e perto das sobrancelhas e nariz. Também começam a aparecer cabelos brancos nas patas, lombo e eventualmente podem se espalhar um pouco mais.

Sintomas de velhice em gatos - Cabelos grisalhos

Perda dos sentidos

A perda da audição não acontece em todos os felinos mas é muito comum. Assim sendo, se chamar o seu felino várias vezes e ele não responder com a mesma rapidez, é porque o seu ouvido não está tão jovem como antes. Existem diversos níveis de gravidade, enquanto que em alguns casos por vezes não é tão perceptível, em outros, o gato acaba totalmente surdo.

Se reparar em alguma mudança importante será necessário que vá ao veterinário para descartar a presença de algum outro problema de saúde. O mesmo acontece com a perda de visão e o olfato. A degeneração dos sentidos do seu animal de estimação trará um déficit de atenção e o gato poderá começar a apresentar um certo desconforto nos seus movimentos, tal como manifestar alterações no seu humor, pelo que poderá estar um pouco irascível.

Sintomas de velhice em gatos - Perda dos sentidos

Alterações nos hábitos alimentares, sobrepeso ou magreza

Quando o seu gato estiver envelhecendo verá que comerá mais devagar que antes e inclusivamente comerá menos. Já não será tão devorador de comida como era antes, quando era mais jovem. Isto acontece porque o seu sistema digestivo trabalhará mais lentamente e isso poderia trazer problemas de prisão de ventre. A velocidade irá baixar e a digestão será mais difícil, assim sendo, o gato poderá começar a perder peso. Deve mudar as porções da sua dieta e reestruturar a sua vida alimentar. Por outro lado, devido ao fato de a atividade física dos gatos mais velhos diminuir, muitos deles têm tendência a engordar.

As mudanças físicas são muito relativas. A situação poderá complicar quando não reparamos nestes sinais, uma vez que também é possível que sejam manifestações da diabetes. Se, por exemplo, o seu gato come muito e está todo o dia procurando beber água e ainda assim continua perdendo peso, deverá levá-lo ao veterinário porque é possível que tenha esta doença.

Sintomas de velhice em gatos - Alterações nos hábitos alimentares, sobrepeso ou magreza

Lentidão de movimentos

O seu gato já não é tão saltitão e ativo como antes? Isso é porque está envelhecendo. Os gatos quando envelhecem tornam-se mais preguiçosos, preferem dormir todo o dia em vez de perseguir um ratinho. Também lhes custará mais para se movimentarem e realizarem esses movimentos contorcionistas que faziam antes e que captava toda a sua atenção.

Continuará brincando mas com menor intensidade e fica entediado mais rapidamente. Caminhará mais tenso e com menor fluidez, isto pode indicar que tem algum problema de articulações ou muscular, especialmente, na zona dos quadris e patas traseiras, sendo estes, sinais típicos da idade.

Sintomas de velhice em gatos - Lentidão de movimentos

Problemas nos dentes

Os gatos velhos ficam com sua dentição mais enfraquecida com o passar da idade. Podem estar mais sensíveis e se tiverem tendência para tártaro, podem acelerar problemas de gengivites, estomatites (inflamação geral das gengivas e os seus suportes).

Tal como os seres humanos, alguns gatos, podem perder peças dentais, o que dificultará o processo de comer. Para ajudar o seu gato e para que isto não represente demasiados desconfortos, deverá substituir a sua ração habitual por uma mais natural e considerar realizar uma higiene bucal.

Sintomas de velhice em gatos - Problemas nos dentes

Lembre-se que os gatos de idade avançada precisam de mais cuidados que um gato adulto assim como um especial interesse na sua alimentação e estado de saúde. Por esse motivo não duvide em visitar o nosso guia completo de cuidados para gatos idosos.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Sintomas de velhice em gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Sintomas de velhice em gatos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Silvia
Oi tudo bem tenho uma gata siamesa que já tem 17 anos ela já está magrinha e anda com dificuldade estou dando carne moída e de frango pra ela e também ração de um tempo pra cá ela está fazendo xixi em vários lugares isso é normal da velhice?
Roselaine marques
Minha gata está com 6 anos, ela é mestiça a siameses e está com o pela da região da barriga e rabo caindo , é sinal de alguma doença?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Roselaine! Sim, ela pode estar com algum fungo, ácaros ou mesmo uma alergia. É importante que ela seja vista pelo seu médico veterinário de confiança que faça as devidas provas para chegar ao diagnóstico e possam iniciar o tratamento mais adequado.
Ana Paula
Porque será a minha gata está 13 ano agora o pelo dela esta caindo será melhice ou nao
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ana Paula! Está caindo o pelo em zona localizadas ou de uma forma mais generalizada?
A sua avaliação:
Marilene Fernandes
Minha gata está com 20 anos e esta semana ficou cega e já vinha emagrecendo muito não come e só fica andando em circulo, O veterinario disse que só esperar e cuidar com paciência, Mas se ela morrer eu não sei direito o que fazer. É o que vai acontecer muito rapidamente.
Liliana Ramos (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Marilene! Lamentamos muito que esteja chegando este momento de partida mas temos a certeza que você vai providenciar os melhores cuidados para ela nos últimos dias e que com certeza as boas memórias ficarão para sempre. Temos um artigo que pode ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/meu-pet-morreu-o-que-fazer-22276.html
A sua avaliação:
Nathan
Adorei o artigo! Muito obrigado pelas informações

Sintomas de velhice em gatos
1 de 6
Sintomas de velhice em gatos

Voltar ao topo da página