Partilhar

O meu cachorro não dorme à noite, o que fazer?

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 8 julho 2016
O meu cachorro não dorme à noite, o que fazer?

Ver fichas de  Cachorros

Um problema muito comum são os cachorros que não deixam dormir os seus donos. Ou porque têm insônias ou porque choram, especialmente quando ainda são filhotes.

Para poder resolver os problemas que o seu pet tem para dormir, primeiro deve identificar a causa. Deve tentar perceber o que é que está tirando o sono do seu cachorro.

No seguinte artigo do PeritoAnimal vamos-lhe explicar o que pode fazer um cachorro não dormir a noite toda, e o que fazer para resolver o problema.

Também lhe pode interessar: Como fazer meu gato beber água

Por que o seu cachorro não dorme

São muitos os fatores que podem afetar o sono do seu cachorro, mas de seguida vamos resumir-lhe os mais comuns:

  • Ruídos: tal como acontece com você, um excesso de barulho, fogo de artifício ou uma tempestade pode fazer com que o seu cachorro não consiga dormir.
  • Problemas de saúde: o seu cachorro não pode falar e dizer-lhe que lhe dói algo. Se vir que o seu cachorro deixa de conseguir dormir de maneira repentina pode ser porque algo lhe esteja doendo. Neste caso deverá ir com ele ao veterinário para descartar que a insônia se deve a uma doença.
  • Frio ou calor: qualquer excesso pode afetar o seu cão para não conseguir dormir. Por isso, pense bem onde vai colocar a cama do seu pet. Lembre-se que a umidade também tem influência no conforto do seu pet na hora de ir dormir.
  • Excesso de comida: um jantar excessivo pode provocar uma digestão pesada ao seu pet. Tente dar sempre o jantar ao seu cachorro pelo menos uma hora antes de ir dormir. Um bom conselho será repartir a comida diária do cachorro em duas ou três refeições, desta forma estará a ajudá-lo a estar saciado mais tempo e a não ter digestões pesadas.
  • Falta de exercício: Um ponto muito importante para conseguir a felicidade de um cachorro é o exercício. Se o seu pet não sai o suficiente, estará nervoso, inquieto e nada calmo. Se acredita que este pode ser o problema principal não hesite em consultar o nosso artigo sobre quantas vezes deve passear com o cachorro ou os exercícios para cachorros adultos.
O meu cachorro não dorme à noite, o que fazer? - Por que o seu cachorro não dorme

Como pode ajudar o filhote a dormir

É comum um cachorro ter problemas para dormir. Tente colocar-se por um segunda na sua pele. Acabam de se separar da sua mãe, estão em um ambiente que não conhecem e com pessoas estranhas, como você se iria sentir? Este ponto tem especial importância se tiverem separado o cachorro demasiado cedo. Nunca se deve separar um cachorro da sua mãe antes dos 2 meses, a sua saúde física e psíquica podem ser afetadas.

A primeira regra importante para conseguir que o seu filhote durma profundamente é manter uma rotina. Estabeleça um horário de passeios, jogos e refeições e respeite-o à risca. Uma vida ordenada gera muito mais tranquilidade no cachorro.

O cachorro deve ter o seu espaço, a sua zona. O ideal seria que contasse com uma pequena casinha, em qualquer pet shop poderá encontrar casinhas para cães com solos acolchoados. Ou então você também pode fazer uma cama para seu cachorro.

Um filhote tem muita energia, por isso deve se certificar que faz o exercício necessário e esgota toda essa energia que tem dentro de si. Na primeira semana coloque um relógio perto da sua cama para que ele ouça o tique taque. O som vai tranquilizar o seu cachorro uma vez que se lembrará dos batimentos do coração da sua mãe.

Aqueça a cama do seu cachorro com um secador antes dele se deitar. Também pode colocar uma bolsa de água quente, esse calor vai relaxar o cachorro e vai ajudá-lo a dormir a noite toda.

Atenção: algumas pessoas colocam uma manta elétrica debaixo da cama. Esta é uma boa ideia sempre que tomar as devidas precauções. Deve ter a certeza que o cachorro não consegue chegar ao cabo assim como não deverá ter um contato direto com a própria manta elétrica. O melhor é enrolar a manta com uma toalha.

Nos primeiros dias é normal que o cachorro chore. Embora lhe custe, não deve ir ter com ele constantemente. O filhote começará a relacionar que cada vez que chora consegue a sua atenção. Lembre-se que esta etapa é um pouco complicada pois devemos ensinar o cachorro como se deve comportar e será fundamental que todos os membros da família sigam as mesmas regras.

O meu cachorro não dorme à noite, o que fazer? - Como pode ajudar o filhote a dormir

Como fazer o cachorro dormir

Um cachorro dorme umas 13 horas diárias, umas 8 ou 9 por noite. As restantes horas são sestas que faz durante o dia. Se descartou a hipótese do seu cachorro ter um problema de saúde e não consegue dormir, confira os seguintes pontos:

  • Sítio: O sítio onde o cachorro dorme é adequado? Se dorme em uma cama, experimente fazer-lhe uma casinha. Tal como no caso do filhote, uma casinha vai proporcionar-lhe tranquilidade. De certeza que assim vai adormecer mais rápido.
  • Exercício: É fundamental. Se o seu cachorro não esgotou toda a energia que tem dentro de si, é impossível que consiga dormir. De fato, o problema não é apenas não conseguir dormir. Um pet que não realiza o exercício necessário, é um pet infeliz que pode sofrer com muito estresse.
  • O jantar: Lembre-se de dar a última refeição do dia antes de chegar a hora de ir dormir. Uma má digestão tira o sono a qualquer um.
  • Rotinas: Leva o seu cachorro a passear sempre às mesmas horas? Não há nada pior para um cachorro que uma falta de rotina. Qualquer mudança na vida do seu pet deve ser feita pouco a pouco.
  • Ruídos: Já parou para pensar se onde o cachorro dorme há ruídos? Pode ser que a zona que escolheu para o seu cachorro dormir não seja adequada porque tem ruídos da rua ou algo que faz com que o seu cachorro fique nervoso.

Tal como explicamos no ponto anterior com o filhote, um bom truque é aquecer a cama do cachorro antes de se deitar. Se vir que com todas estas mudanças o seu cachorro continua sem dormir, deve consultar um especialista em comportamento animal.

O meu cachorro não dorme à noite, o que fazer? - Como fazer o cachorro dormir

Se deseja ler mais artigos parecidos a O meu cachorro não dorme à noite, o que fazer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.

Escrever comentário sobre O meu cachorro não dorme à noite, o que fazer?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
27 comentários
A sua avaliação:
Denise
O q devo fazer quando o cachorro q ficar só dentro de casa mija em tudo ranha á porta pula a a janela fica presso na grade da janela não deixa ninguém dormir ele tem 3 anos ganhei com essa idade
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Denise! Temos dois artigos que podem te ajudar, confira:
- Educar um cachorro a fazer as necessidades fora de casa: https://www.peritoanimal.com.br/educar-um-cachorro-a-fazer-as-necessidades-fora-de-casa-20161.html

- O reforço positivo em cães: https://www.peritoanimal.com.br/o-reforco-positivo-em-caes-20281.html

A educação é um processo que exige paciência e constância. No entanto, depois de algum tempo, se o seu cachorro não mudar o comportamento recomendamos que você busque ajuda de um profissional especialista em comportamento canino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Ana Claudia
Eu tenho um Shinzo de 10 mêses que late anoite e não consegue dormir e de dia ele dorme o dia todo, ele escuta os outros cães da vizinhança latindo e os acompanha não sei mais o que fazer.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ana! Você tentou as dicas do artigo?
É muito importante ter paciência e ser contante na educação. Porém, caso o seu cachorro continuar com esse comportamento, o mais indicado é buscar ajuda e um profissional especialista em comportamento canino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Thasiely
Estou com uma pug de três meses, na primeira noite ela chorou uns 15 minutos antes de na caminha dela no lado da cama, na segunda e terceira noite dormiu a noite toda em sua cama, na quarta e quinta ela acordou de madrugada e ficou chorando até que eu levantasse, o quê pode ser?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Thasiley! Como mencionamos no artigo, existem várias causas que podem fazer com que um cachorro não durma durante a noite.
Você tentou as dicas do artigo? Elas podem te ajudar.
De qualquer forma, se a sua cachorra continuar com esse comportamento, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
HELLEN PINHEIRO
Minha cadela está muito doente (com febre, falta de ar, secreção nos olhos), ainda estamos fazendo exames... Mas faz dois dias inteiros que ela não dorme. Quanto tempo ela consegue ficar sem dormir?
Adenia Carvalho
Meu cachorro tem seis meses e nao faz cocô nem xixi na fralda higienica e quando faz ele sempre come o coco nao sei mais o que fazer!!já tentei de tudo me ajude
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Adenia! Temos dois artigos que podem te ajudar, um é sobre porque cachorro come fezes e o outro com algumas dicas de como ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo:
https://www.peritoanimal.com.br/porque-meu-cachorro-come-fezes-20025.html
https://www.peritoanimal.com.br/ensinar-cachorro-a-fazer-xixi-no-lugar-certo-21113.html
De qualquer forma é importante buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Gustavo
Preciso de ajuda. Adotei uma filhotinha há uns 3 dias, ela tem 40 dias. Coloquei ela pra dormir no meu quarto no primeiro dia, foi um pesadelo por ela acordava com fome toda hora e também para fazer cocô, pois de jeito algum ela faz no jornal, tenho que levantar e levar ela até a rua para fazer. No segundo dia eu coloquei ela no banheiro dos fundos da casa, com vários panos, pelúcia, relógio e a água quente numa garrafa em baixo da manta, mas agora ela dorme o dia todo e acorda de madrugada chorando querendo fazer cocô na rua. O que faço nesse caso??
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Gustavo! A sua cachorrinha é muito pequena e você adotou há muito pouco tempo, por isso, é preciso ter paciência e ir educando de acordo com as suas preferências, mas sempre utilizando o reforço positivo.
Você pode ver mais informações sobre os cuidados com filhotes de cachorro no nosso artigo, confira: https://www.peritoanimal.com.br/cuidados-com-filhotes-de-cachorro-7442.html
De qualquer forma, recomendamos que o seu pet seja acompanhado por um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte!
Jéssica
Adotei uma vira-lata e hoje ela está com 4 meses, toda manhã, ao acordar, ela fez necessidades por toda lavanderia (onde ela dorme), espalhando pelo chão, paredes e portas, tira o paninho dela de dentro da casinha (onde eu não posso deixar mais do que 1 pano, muito menos colchão, pois tem que ser lavados todos os dias), sendo que eu deixo brinquedos com ela, alimento em antes da hora de dormir, brinco bastante. Eu só não passeio porque ela ainda não tem todas as vacinas. E ela pode ficar a tarde toda sozinha no mesmo local que ela não apronta nada. O que eu devo fazer? Não estou aguentando limpar a lavanderia e lavar os paninhos todos os dias? Moro em um local muito frio, mas ela não me deixa colocar roupinhas também!
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Jéssica! Temos um artigo que explica como ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo, confira: https://www.peritoanimal.com.br/ensinar-cachorro-a-fazer-xixi-no-lugar-certo-21113.html
De qualquer maneira, se ela continuar com esse comportamento, o mais indicado é buscar ajuda de um profissional especialista em comportamento canino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Pâmella
Tenho uma cachorra, mistura de vira-lata com pincher, ela tem 1 ano, já teve o 1º cio.
Ela é muito agitada, SUPER teimosa e todas as noites de 15:00 até 16:30 ela fica chorando e pulando na janela pelo lado de fora. Ela nunca dormiu dentro de casa. Não sabemos mais o que fazer, porque isso está afetando nosso sono, não adianta brigar, nem bater porque ela não para.
Já compramos vários brinquedos, passeamos com ela e o quintal onde ela fica é grande, pra ela correr, mas ela é muito agitada e teimosa, fica em cima, morde, fica pulando, fora a quantidade de pelos que elas solta.. tá realmente difícil continuar com ela. Não sabemos mais o que fazer.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Pâmela! Você já tentou as dicas do artigo?
Nivia
Olá meu fhote chegou a minha candidatura faz 01 semana, sua raça Golden, ele dorme no meu quarto. Mas ele quer ficar no chão frio , coloco manta ele sai da manta e vai deixar no chão, ele muda de lugar o tempo todo até conseguir dormir, sabe dizer pq?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Nivia! Existem várias situações que podem fazer o seu cachorro não dormir direito. Porém, se ele esta na sua casa ha apenas uma semana, possivelmente ainda esta se adaptando. Observe seu cachorro e se persistir esse comportamento o mais indicado é procurar um médico veterinário de confiança.
jessica brandi
Tenho uma cachorra de 1mes e 20 dias..to 2 dias cm ela..ela so qer dormi no sofa com alguem, se fica sozinha quase morre d gritae, faz coco e xixi td dentro da cs ..n sei oq razer me ajuda pfv
L
e
ylza costa de carvalho
Jessica, Trata-se de um bebezinho. Um bebe teria fraldas e nao gostaria de estar so.
Separe um lugarzinho com jornal para ela ficar e fazer suas necessidades quando quiser, Ali, coloque uma caixinha para ela dormir e um tic tac de relogio ou uma musica suave pode acalma-la. Tenha paciencia, um bebe.

O meu cachorro não dorme à noite, o que fazer?
1 de 4
O meu cachorro não dorme à noite, o que fazer?

Voltar ao topo da página